Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Instalar cx de direção over em quadro com standard
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Instalar cx de direção over em quadro com standard

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Donnie_Darko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Donnie_Darko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 11:44
Cara.. eu estou tentando instalar uma caixa de direção e sinceramente, depois de ler muita coisa, eu queria citar minha experiência.

Standard, Over e MegaOver não é tamanho de HeadTube é tamanho da ESPIGA do garfo. 

O Head Tube tem umas 3 medidas padrões. 

Então existe uma combinação dos padrões, de Over com um movimento central mais estreito e tal. Tanto que comprei um desse na Decatlhon, pois meu quadro é "over" mas não cabia minha caixa "over" de uma caloi. Achei que Over era um padrão do conjunto inteiro, mas não, é só da espiga.

Essa tabela aqui explica os padrões.

Steerer column nominal ODHeadset standardHead tube nominal ID
1"/25.4 mm1" JIS28.8 mm
1" ISO30.0 mm
1" BMX/OPC32.5 mm
1"/28.6 mm1" standard, threaded and threadless33.8 mm
IS 1" integrated 45×3641.1 mm
Campagnolo "Hiddenset" 45×4541.9 mm
Zero Stack/ Internal43.9 mm
1¼"/31.75 mm1¼" standard36.8 mm
1.5"/ 38.1 mm1.5" standard49.6 mm

Estou errado? Eu juntei a informação de forma enganada?
Voltar ao Topo
Donnie_Darko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Donnie_Darko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 11:46
Esqueci de perguntar uma outra coisa. Alguém sabe como retirar aquele retentor da caixa de direção que fica na base do garfo? Geralmente se instala esse anel na base da porrada, daí ele fica muito justo na espiga.
Voltar ao Topo
eshneto Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jan 2011
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eshneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 12:05
Tira na base da porrada também. Eu já fiz isso usando um pedaço de madeira para não amassar.

Apóia a madeira na peça a ser removida e bate na outra ponta da madeira com um martelo.

Não é um retentor, mas sim onde o rolamento apóia as esferas. Acho que chama guia do rolamento. Em inglês chama "race", nesse caso é a "crown race".
Voltar ao Topo
REIROM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2003
Sorocaba-SP
Offline
Mensagens:3780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar REIROM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 12:12
Nem faço questão dos números, eu resumo tudo isso em:
Espiga                 : STD | Over

Head Tube          : STD |Over (pista da caixa deve ser externa) | MegaOver (pista da caixa deve set interna)

Caixa de direção: STD HeadSet | STD AHeadSet | Over HeadSet (tipo Caloi 100) | Over AHeadSet (pista externa) | MegaOver AHeadSet (pista Interna). 

Aqui no país tupiniquim e usuários normais é isso que tem que saber.



Editado por REIROM - 14 Mar 2014 as 12:17
Voltar ao Topo
Donnie_Darko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Donnie_Darko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 13:41
Cada loja que eu ligava me falava uma coisa diferente. Uma falou que Over é caixa de direção de rosca (que para comprar chama-se Treaded). Que toda de rosca é Standard. Enfim... no final das contas eu desisti de ligar para saber se tinha ou não caixa de direção. Fui na Decatlhon que a princípio não teria algo muito diferente e tinha uma caixa para espiga over, tamanho 33,8mm. A pista da caixa de fato é esterna. 

Quanto ao anel que está na espiga não dá para tirar com uma madeira. Ela está bem na base da espiga, na junção com o garfo, quase colada mesmo. Deveria enfiar uma chave de fenda pequena para abrir um espaço... mas ainda assim não tenho conseguido. Estou pensando em serrar e jogar fora o anel.
Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 14:19
Estou montando uma bike e importando a maioria das peças, mas a caixa de direção vou comprar aqui mesmo, são muitas medidas diferentes e as chances de comprar o errado é grande. 



O meu caso é igual ao do segundo da figura, o headtube do quadro mede 44mm internamente nos dois lados, e a suspensão comprei na medida 1 1/8" normal, não cônica/tapered. A caixa de direção seria uma semi-integrada 1 1/8".
Voltar ao Topo
Renatoinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renatoinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2014 as 09:47
Pessoal, estou trocando minha susp. Mas a anterior ficou com a "arroela" presa e não consigo tirar. Tenho que comprar uma cx de direção nova ou é possível achar os essa arroela?
Se tiver qual é o modelo dessa cx?
Como faço,para tirar ela?

Abs.
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2018 as 17:15
Amigos, gostaria de aproveitar o tópico para não ter que criar um outro:

Eu possuo uma bike speed antiga(Palazzo) que usa caixa de direção padrão Standard e está equipada com um garfo de carbono, porém o quadro ficou pequeno e estou planejando comprar um quadro da Caloi Strada 2012.
Pelo que pesquisei, a Caloi usa uma caixa de direção Over(Semi-integrada). Gostaria de saber se existe uma forma segura de eu adaptar meu garfo de carbono Standard no quadro da Caloi.

Obrigado a todos até o momento, e desculpem se a minha dúvida é muito básica.
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2018 as 17:54
Originalmente postado por Samuel Milanez Samuel Milanez escreveu:

Amigos, gostaria de aproveitar o tópico para não ter que criar um outro:

Eu possuo uma bike speed antiga(Palazzo) que usa caixa de direção padrão Standard e está equipada com um garfo de carbono, porém o quadro ficou pequeno e estou planejando comprar um quadro da Caloi Strada 2012.
Pelo que pesquisei, a Caloi usa uma caixa de direção Over(Semi-integrada). Gostaria de saber se existe uma forma segura de eu adaptar meu garfo de carbono Standard no quadro da Caloi.

Obrigado a todos até o momento, e desculpem se a minha dúvida é muito básica.

Completando: Tenho essa dúvida pois na internet eu não consegui achar a medida exata da caixa de direção da Calois Strada 2012, a única informação que achei foi esse " Over (semi-integrada).
Só para entender, eu devo procurar uma caixa que tenha medida externa igual ao quadro da Caloi e interna igual ao meu garfo?
Voltar ao Topo
nvljunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Jaú SP Brasil
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nvljunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 21:04
Desculpa já faz tempo, mas estou com o mesmo problema que vc, minha espiga do garfo speed que comprei nova veio com essa arruela mais grossa na base da espiga, mas notei que ela faz parte da junção entre a espiga e o garfo, ela não está deixando a caixa de direção descer até o final. Como vc resolveu, realmente cortou esse anel? Ele parece um espaçador mas fica na base da espiga e fixado.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 22:02
Originalmente postado por Donnie_Darko Donnie_Darko escreveu:

Esqueci de perguntar uma outra coisa. Alguém sabe como retirar aquele retentor da caixa de direção que fica na base do garfo? Geralmente se instala esse anel na base da porrada, daí ele fica muito justo na espiga.


Também tinha essa luta. Mas depois disso
tudo mudou.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764798519-extrator-caixa-de-direco-super-b-tb-1937-_JM
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 23:16
Acho que ele está falando do cônico que vai encaixado na coroa do garfo. Eu faço o que o RJ The Bike Guy faz no vídeo abaixo:

https://youtu.be/9G5R8-qitgM
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
nvljunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Jaú SP Brasil
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nvljunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 15:58
Voltar ao Topo
nvljunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Jaú SP Brasil
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nvljunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 16:01
Isso ela é fixa no quadro faz parte do reforço não tem como tirar. A haste tem 30mm e o reforço 32mm
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 20:45
Júnior, até onde eu sei, essa parte mais larga é parte da espiga do garfo, não é removível. Ela está lá pra encaixar o cônico, tb chamado de pista, da parte inferior do garfo.

Provavelmente, este garfo é de tamanho inadequado ao quadro. A solução é outro, não tem como.

Editado por dwsmartins - 03 Mai 2020 as 20:46
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
nvljunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Jaú SP Brasil
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nvljunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 20:49
Muito obrigado pela ajuda, amanhã vou ver na Bicicletaria pra tentar pedir outro. Abraços...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X