Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Instalando Paralama
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Instalando Paralama

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
KreGg Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KreGg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Instalando Paralama
    Postado: 28 Abr 2015 as 20:45
Olá pessoal,

bom eu gostaria de instalar um par de paralamas na minha bike, porque quando chove é aquele problema pra passar em poça etc.
Mas eu estou com medo de comprar um e gastar dinheiro à toa...

Eu queria comprar um desse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640736242-paralama-26-t-sueco-em-aco-preto-p-bicicleta-acarbono-_JM#questionText

O traseiro:

O dianteiro:


Bom, ponto 1. O meu garfo não tem um buraquinho para eu prender o paralama dianteiro, conforme foto abaixo:


Pergunta 1: Eu pensei em fazer um furo aí, com uma furadeira/dremel. É viável?


Pergunta 2: Daria pra encaixar as hastes do paralama dianteiro nesse tipo de cubo com blocagem, abaixo?



Embaixo, o garfo é aberto, então daria pra entrar com uma pecinha pra segurar o paralama:



Bom e atrás, creio que não haja problema algum, pois as hastes do paralama prenderiam aqui nesse lugar, correto?


E o quadro possui esse furo, já para fixar o paralama, correto?


Abraços!

Voltar ao Topo
Joerly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2012
Recife
Offline
Mensagens:365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joerly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 21:43
Na minha MTB montei o paralamas traseiro na furacão do bagageiro e nos "furinhos" que vc mostrou e ficou bem, apesar de achar um pouco barulhento. Já o dianteiro foi um problema, pois apesar da suspenncao ter o furo para fixação no meio, prender na blocagem não ficou legal pois não conseguia bom aperto. O problema só se resolveu quando troquei a suspensão por um garfo rígido já com a furacão especifica , onde a fixação ficou firme ,se ruídos e sem problemas para tirar a roda dianteira, pois antes quando tentei por na blocagem era obrigado retirar as hastes e depois a roda.
Voltar ao Topo
H Marcio Rodrigues 1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2015
Saquarema RJ
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar H Marcio Rodrigues 1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 21:45
sugiro que vá a sua bicicletaria favorita e pergunte sobre este tema, sai muito barato e tem menos chance de dar errado, gastei nove Reais em uma regulagem na bicicletaria e a bicicleta ficou outra...
Acho que não vale a pena arriscar. se não der certo na primeira tente outra.
Voltar ao Topo
dompedro Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2012
Campinas, SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dompedro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 22:22
No seu caso o seu garfo não possui "eyelets", que são esses furos para colocação de paralamas e bagageiros. Sugiro consultar uma oficina para ver se uma adaptação é recomendável ou a compra de paralamas para quadros e garfos sem eyelets como esse abaixo, o problema é o preço e disponibilidade de encontrar no Br.


Voltar ao Topo
KreGg Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KreGg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 23:17
Hmm obrigado aos amigos pelas dicas.
Vou ver se levo numa bicicletaria aqui no RJ pra ver se eles teriam alguma solução, sem sair arriscando grana assim no escuro.
Eu só não queria aqueles paralamas que prendem no canote, pois são horríveis de feio, mas vamos ver...
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 08:43
Olá, KreGg, dá pra colocar, sim. Na minha mtb urbana fixei paralamas simples com "gambiarra", e a gambiarra está montada há praticamente 5 anos, sem desmontar nem nada. Não tenho nenhuma foto em close, no momento, mas dá pra ver nessa:


Na dianteira, pra fixar as hastes, usei aquelas abraçadeiras metálicas emborrachadas. Pra fixar a parte que vai no "crown" do garfo, não fiz furo extra - coisa que não recomendo. Apenas amarrei com abraçadeiras de nylon (as brancas, que são mais fortes), envoltas no garfo por pedaços de câmara de ar velha.

O paralama traseiro é um pouco mais complicado, que eu me lembre, mas nada sério. Ele está fixado com abraçadeiras de nylon em vários pontos, tanto do quadro quanto do bagageiro. Nesses pontos, eu furei o paralama (com uma faca aquecida na boca do fogão, mesmo rsrsr) pra poder passar essas abraçadeiras. Bem à direita da foto, dá pra ver um "para-barro" improvisado com aquelas capas de encadernação. Essa é a única parte 'frágil' do sistema e tive que trocar umas vezes, mas é só pq usei justamente um material reaproveitado e fraco, que rasga fácil. se for um plástico mais parrudo não deve dar nada.

Enfim, eu acho que a solução é bem "individual" e exige bastante atenção na montagem. Assim sendo, recomendo que você mesmo tente a instalação, em vez de levar numa oficina, pois em geral vão ter pressa e nem sei se teriam boa vontade pra ficar ajeitando o paralama pra lá e pra cá. E recomendo esses de plástico pelo peso e facilidade pra mexer. Também evita barulho.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 12:29
Olá KreGg,

no intuito de te prestar algum auxílio, reforço o comentário acima do amigo ninocoutinho, atentando para os seguintes pontos:

-se está com receio de gastar, opte pelo modelo mais barato - que costuma ser o de plástico. Com isso, ganha-se também em outros pontos, conforme citado por ninocoutinho: o das possibilidades de ajustes, e também o do barulho. O plástico permite fazer furos e emendas e, em comparação com os de metal, são bem silenciosos;

-furo no garfo pode ser um risco. Muitos dirão que é tranquilo e você pode até ver por aí gente que fez furos em garfo ou quadro há anos e nunca tiveram problema, mas só cabe à você optar ou não por isso, desde que pese os riscos. Há que se lembrar que se o garfo for de alumínio é melhor esquecer. Eu, particularmente, seguiria a ideia do nino, mais uma vez;

-para segurar as hastes, um excelente método é o das abraçadeiras indicado pelo nino também. Usando abraçadeiras os pára-lamas continuarão no lugar quando necessário tirar a roda.

Eu instalei pára-lamas de plástico no início desse ano, juntamente com pneus slick de 1,5 polegada. Usei de vários artifícios para conseguir um ajuste legal (gambiarras), e hoje estou com um modelo de instalação que me agrada e aguenta o pedal do dia-a-dia sem gerar preocupação ou barulhos. Segui muitas das ideias dos companheiros de pedal aqui do fórum, inclusive do próprio ninocoutinho, e também de outros sites: abraçadeiras, parafusos, pedaços de câmara, etc.

O legal de você mesmo montar é a sensação de prazer proporcionada pela realização. E, gambiarras são ajustes que nos incitam a trabalhar uma parte bastante pragmática de nossos cérebros. Sem dúvida ninguém fará por você tão bem e com tanto cuidado quanto você mesmo pode fazer.

Se precisar de qualquer ajuda, estamos à disposição. Se for necessário eu consigo tirar algumas fotos aqui para mostrar meu modelo de gambiarra funcional.

Grande abraços e bom pedal aos irmãos!

off-topic: ninocoutinho, esses seus pára-lamas são o modelo plástico da JKS, procede?
Voltar ao Topo
pride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 14:01
os eyelets são vendidos lá fora para instalar paralamas em garfos sem furação específica. só pesquisar que consegue

eu indicaria um paralamas como o que o pedro mostrou
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 14:23
Originalmente postado por sandinista sandinista escreveu:

ninocoutinho, esses seus pára-lamas são o modelo plástico da JKS, procede?

são sim! na época comprei na ciclourbano, 2011. acabei de achar um tópico antigo em que falo da instalação, e tem fotos antigas, antes de eu optar pela abraçadeira de metal no garfo (e não uso mais a tampa de caneta bic hahahaha):

http://www.pedal.com.br/forum/paralamas-jks-de-plastico_topic32088_page1.html

Originalmente postado por sandinista sandinista escreveu:

O legal de você mesmo montar é a sensação de prazer proporcionada pela realização. E, gambiarras são ajustes que nos incitam a trabalhar uma parte bastante pragmática de nossos cérebros. Sem dúvida ninguém fará por você tão bem e com tanto cuidado quanto você mesmo pode fazer.

Thumbs UpThumbs Up
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
augusto80 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2016
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto80 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2016 as 13:51
Pessoal,

Comprei um para-lama mas veio sem os parafusos que fixam no quadro/suspensão.

Alguem sabe o diâmetro/comprimento desses parafusos? Isso depende de cada quadro? ou é padrão?

Os furos que vou utilizar é aquele que fica bem acima no centro do garfo e no traseiro aquele que fica onde se fixa o descanso.


Obrigado
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X