| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Pedal Pink - O universo feminino e suas bicicletas
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - iniciante - bike urbana - mulher baixa
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

iniciante - bike urbana - mulher baixa

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
KarinaAM Ver Drop Down


Registrado: 10 Jun 2020
Santo André
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KarinaAM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: iniciante - bike urbana - mulher baixa
    Enviado: 10 Jun 2020 as 17:29
Boa tarde!
Li vários conteúdos aqui do fórum, vocês são fera!
Abri esse novo tópico porque, apesar de terem outros sobre bike para mulher baixinha, são antigos, e a compra era presencial, o que não vai rolar agora.

Gostaria de comprar uma bike pra ir ao trabalho (a 2 km da minha casa). Quando acabar a quarentena, já quero ir pedalando :)

Fiz uma pesquisa, tirei minhas medidas e gostaria de sugestões sobre qual seria a melhor bike, entre mil e 2 mil reais.

Altura: 1,54 m
cavalo: 71 cm
braço: 49 cm
joelho ao chão: 40 cm
tornozelo ao chão: 6 cm

Selecionei 10 bikes que me atenderiam, mas tenho dúvidas quanto ao tamanho do quadro, marca e especificações técnicas. Todas tem aro 26, excetuando duas, com aro 700.
Vou ter que comprar pela internet, seria legal contar com a experiência de vocês. Vocês me ajudam?

Tenho todas as especificações de cada bike em um arquivo PDF, com as fotos - posso mandar pra algum e-mail.

Muito obrigada!
Karina


Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Conectado
Mensagens:677
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2020 as 18:33
Karina,

Nessa faixa de preço haverão várias opções disponíveis para você.

Comece fazendo um bikefit virtual para ter uma referência do tamanho do quadro. Acredito que para você será mais adequado um quadro 15 ou 16.


A partir daí dá para fazer indicações melhores.

A bike precisa ter esse estilo urbano? Pretende usar para algo além de transporte nesse trajeto? Como é o percurso (plano, subidas?).

Dentre as opções que você postou, olhando por cima dá para descartar várias que usam aros de folha simples. Mas poste mais detalhes, como os modelos das bikes,que ficará mais fácil dar uma opinião sobre elas.


Editado por hug0.dts - 10 Jun 2020 as 18:42
Voltar para o topo
KarinaAM Ver Drop Down


Registrado: 10 Jun 2020
Santo André
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KarinaAM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jun 2020 as 23:31
Olá!
Obrigada pela resposta ;)

Meu bikefit:

Cavalo:     71 cm
Tronco (123-71):     52 cm
Braço:     49 cm
Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed:     47.57 cm
Quadro de MTB:     14.79"
Altura do Selim:     62.69 cm
Top tube efetivo + mesa:     54.5 cm

A bike será principalmente para ir ao trabalho, mas também para lazer. Na ida é plano e descida, e na volta uma subida gradual e suave (em alguns pontos há uma inclinação maior, mas nada de ladeira).
Acabei optando por esse estilo, porque o desenho do quadro facilita subir e descer da bike pra quem é baixinha, como eu.
Modelos:
1. Antonella da Nathor (marrom);
2. Caloi 100 confort feminina (petróleo);
3. Feminina Gama Metrópole Aro 700 tribal (branca);
4. Groove urban ID Aro 700 21 V da Tito (branca-marrom);
5. Feminina GTS M1 KS Retrô Aro 26 (creme-marrom);
6. Feminina GTS Retrô Low Beach Aro 26 (amarela);
7. Feminina GTS M1 Walk Urbano (vermelha);
8. DAKOTA da SCHWINN (azul);
9. MADISON da SCHWINN (creme);
10.Confort week 200 plus aro 26 da Track Bikes (branca).

Queria saber a necessidade de ter marchas (a amarela parece que não tem) e quantas marchas sao suficientes (a antonella só tem 3).
E não conheço essas marcas Schwinn, GTS, Tito, Track Bikes... são boas?

Valeu!
Karina


Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Conectado
Mensagens:595
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jun 2020 as 10:01
Minha esposa já passou por isso e ficou com uma BTwin RockRider 300 feminina. É básica (tem aro 26” folha simples, 21 marchas e quadro de aço), mas era a única na Decathlon (moramos perto de uma loja física) que deu pro tamanho dela (sem apelar pra aro 24”, claro). A escolha de deu pela altura da minha esposa (1,50m), não pelo preço da bike, mas não reclamei de pagar R$700,00 na época (R$750,00 hoje).

Na época, pensei na mesma linha do Hugo: os aros de folha simples não iriam aguentar. Mas ela já está com a bike há um ano e os aros não deram problema em momento algum. O selim deveria ser mais largo, principalmente por ser uma bike feminina de postura mais ereta, por isso trocamos por outro ao gosto dela, assim como os pedais de plástico, que simplesmente não aguentam (todas as bikes da BTwin estão vindo com esses pedais, parece que já é pra trocar de cara...).

Eu eliminaria as GTS (modelos 5 a 7) devido à práticas desonestas do fabricante. Se te interessar, pesquisa aqui no fórum sobre GTSM1 e as outras tantas marcas que pirateiam a GT (GTS, GTA, GTR, GTX...) pra ver.

Sobre a Schwinn e a Caloi, são “marcas irmãs”, pertencentes ao mesmo grupo. Ambas cometem erros nos modelos de entrada, na faixa “baratinha”, mas tem nomes respeitáveis logo acima.

Eu repensaria essa pegada urbana, com quadro baixo. Nada impede que você monte em uma bike passando a perna sobre o selim (a não ser que esteja de saia, que não é adequada pra pedalar). A forma como eles são feitos cria um ponto de concentração de tensão na parte baixa do quadro, onde eu marquei na foto abaixo:



Peguei essa foto por essa bike ter tubo simples, sem reforço, o que obrigaria o fabricante a fazer uma solda reforçada com um tubo mais grosso e pesado sob pena de deixar ela mais fraca. O quadro típico das MTB, com dois triângulos, ainda é o mais forte. Mas você pode optar por um quadro rebaixado, como a 2ª, 8ª e 10ª ou a que eu citei antes (BTwin 300). Por essa lógica, elas me parecem as melhores opções, inclusive.

Pra finalizar, sua dúvida pela necessidade dos câmbios. Eu moro em uma cidade cheia de morros (Belo Horizonte/MG) e não abro mão deles, pois meu trajeto para o trabalho tem 6,5km de extensão com quase 200m de desnível vertical e passo rotineiramente por subidas de 15% ou mais de inclinação (aqueles morros que costuma ter degraus na calçada).

No entanto, você descreveu uma situação com poucos morros, talvez uma bike fixa (sem marchas) possa ser aceitável. O fato é que o sistema de marchas é um item a mais de manutenção na bike, além de adicionar uma complexidade a mais no uso dela, ainda que mínima. Sugiro que pegue uma bike sem marchas, alugada ou emprestada, pra tentar fazer o trajeto antes de decidir pela compra.

Acho que é só. Desculpa o textão, eu gosto de falar sobre bikes. Abaixo segue uma foto da BTwin RockRider 300 que eu te falei:

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Conectado
Mensagens:677
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jun 2020 as 08:42
Como imaginei, você precisará de uma bike com quadro pequeno, tamanho 15. Infelizmente as bikes mais em conta, que já seriam adequadas ao seu uso, não são encontradas nesse tamanho. Mas ainda assim existem opções no mercado.

Vou lhe responder por partes.

Em relação às marchas, o objetivo delas é manter um ritmo constante de pedal em diferentes inclinações do solo. Elas permitem que você faça menos força numa subida, por exemplo, mesmo que para isso haja um sacrifício em velocidade.

Esse vídeo do pedaleria explica como bem como funciona:


Quanto às três velocidades, pelo que você descreveu do seu trajeto, elas seriam mais do que suficientes (considerando apenas casa-trabalho-casa). Mas como o dwsmartins colocou, uma single speed possivelmente também lhe atenderia.

Em relação ao estilo de quadro, se você considerar comprar uma bike num tamanho inadequado, sim, seria o "mais adequado para uma pessoa baixa estatura". Mas isto apenas por facilitar a montaria na bike. Com um quadro de tamanho correto, isso não é problema.

Além disso, você não ficará numa posição confortável nela por estar utilizando uma bicicleta com o tamanho errado de quadro. Claro, o seu trajeto é curto, você não irá sentir muito desconforto. Porém andar numa bike com o tamanho correto é muito mais agradável.


Já em relação às opções que você colocou, são poucas as que com certeza vão ficar boas para o seu biotipo.

Como disse o dwsmartins, eu evitaria as GTS pelas práticas, mas não chegam a ser ruins.

As Schwinn são uma incógnita pois não especificam o tamanho nas especificações, assim com a Track & Bikes. Possivelmente é um quadro tamanho 17.


Sugiro, considerando o valor vs o que entrega e a adequação ao seu biotipo. Algumas são um pouco maiores (quadro de tamanho 16) mas não será nada crítico.

Groove Metropolitan Feminina - Tam. 16

Gama Metrópole - Tam. 16

Mobele Mobelinha - Tam. 15

Gama City Basic - Tam. 16



Há ainda a opção dessa Btwin Riverside 520, cujo tamanho P me parece ser 16 (a tabela de tamanho na descrição está claramente errada). É a bike mais interessantes nessa faixa de preço com foco em uso urbano.




Outras opções que fogem do estilo urbano:

South Legend - Tam. 15

Rava Novo - Tam. 15.5


Com qualquer uma delas você estará bem servida.


Editado por hug0.dts - 15 Jun 2020 as 08:46
Voltar para o topo
KarinaAM Ver Drop Down


Registrado: 10 Jun 2020
Santo André
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KarinaAM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jun 2020 as 13:38
Olás!
Nossa, super obrigada pelas dicas e informações.

Vou muito mais segura agora pra minha compra.

Tudo de bom pra vocês!

Karina
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down


Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:299
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jun 2020 as 09:17
eu nao abriria a mão de quadro clássico (dois triângulos, formato de diamente), é o mais robusto. Com o tempo se aprende a passar a perna pela roda de trás, como se subisse num cavalo

creio ser melhor uma híbrida ou MTB pequena, usada. Caloi, sense, oggi, audax. Algo nesse esquema
Voltar para o topo
KarinaAM Ver Drop Down


Registrado: 10 Jun 2020
Santo André
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KarinaAM Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jun 2020 as 15:44
Obrigada pelas respostas!

Eu gostaria de ler também opinião das bikers sobre essa coisa do desenho do quadro. Alguma garota se habilita?

Eu não tenho nem 50 kilos, será que um quadro desses urbanos (que facilitariam eu montar na bike, talvez até com a roupa de trabalho) não dariam certo pra mim?

E outra coisa: proporcionalmente ao meu peso (47 kg), até quanto minha bike deve pesar?

Gente, quanta coisa a se pensar, hein... não imaginava

Valeu!
Karina
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
DF
Conectado
Mensagens:677
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jun 2020 as 16:24
Nem esquente com isso, Karina. O seu uso será leve e você é leve. Risco mínimo de ter algum problema com esse desenho de quadro.

E como você mesma comentou, esses quadros urbanos realmente facilitam a montaria pois não exigem que você passe a perna por cima do selim. Se quiser testar e na sua cidade tiver, alugue uma daquelas bicicletas do Itaú. No geral as bikes que eles usam são uma porcaria mas dá para sentir como é com esse tipo de bicicleta.

De qualquer maneira, se esse estilo lhe agrada por ser mais adequado ao seu uso, vá em frente. Como eu disse no meu post anterior, você estará bem atendida com qualquer estilo que escolher.

Quanto ao peso, só vai realmente influenciar em três momentos: durante a aceleração e em subidas (se você não usar o câmbio), que serão mais lentos e exigirão mais de você, e quando precisar carregar o bike na mão, levando escada acima por exemplo. Para o uso que você vai fazer, não vai afetar muita coisa e com o tempo você se acostuma e aprende a pedalar da maneira mais adequada.
Voltar para o topo
danielle83rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Ago 2015
Piracicaba/SP
Desconectado
Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de danielle83rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jul 2020 as 13:30
Karina, você acabou comprando alguma? Eu estou interessada na Antonella, mas com muitas dúvidas!
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X