Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - iniciando trail: fuse 2020 vs spark 970 2018
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


iniciando trail: fuse 2020 vs spark 970 2018

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
aruaei Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2017
brasília
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aruaei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: iniciando trail: fuse 2020 vs spark 970 2018
    Postado: 24 Mar 2022 as 16:04
Boa tarde amigos, estou procurando uma trail e gostaria de algumas opiniões pra me ajudar na escolha

há algum tempo que uso a bike como único meio de locomoção, minhas distâncias diárias são curtas, o maior trecho tem cerca de 5 km  

até pouco tempo atrás eu usava  uma gravel da giant que já foi vendida pois pretendo começar a me aventurar em umas trilhas nos fds além de poder "brincar" mais nos meus percursos diários, razão pela qual decidi comprar uma trail. No começo não vai ser nada muito pesado mas pretendo ir evoluindo com o tempo

pois bem, venho procurando bikes não muito usadas na faixa dos 10 - 12k e me deparei com duas possibilidades

uma delas é uma specialized fuse (hardtail) 2020 (geometria mais atual já que não foi alterada nos modelos mais novos) - a bike está zerada
grupo sram sx 1x12
suspensão rockshox recon RL 130mm
canote retrátil TranzX
freios sram level
rodas e pneus originais spz etc


a outra é uma scott spark 970 2018 (full suspension mas com a geometria um pouco "defasada'?, já que já existe uma versão nova da spark) - não vi a bike pessoalmente mas acredito que esteja um pouco mais usada mas também muito nova e com os seguintes componentes
grupo xt/xtr 2x11
susp rockshox judy silver rl 120mm
shock traseiro de 120mm x-fusion rl
freios shimano m315
e o resto dos componentes originais


minha ideia original era uma hardtail, até mesmo pela simplicidade, manutenção mais barata etc e por suprir as minhas necessidades, além de possivelmente ser mais rápida nos meus trajetos diários.
Acontece que apareceu essa spark full suspension com componentes que me parecem melhores (pelo menos as suspensões) e os preços estão bem salgados (uma bike usada com sram sx por 11-12k é foda)

as questões que eu tenho na cabeça são:
a geometria "mais moderna" vale o preço de ser uma ht ao invés de uma full?

quanto a geometria da spark está defasada (não consegui encontrar muitas informações a respeito)?

esse grupo 2x11 da spark, que segundo o dono tem k7 11x51, valeria a pena tirar uma coroa na frente e ficar com 1x11? vale trocar? manter?

quão mais lenta, se é que vai, será a bike full no meu dia a dia (maior parte asfalto, ciclovias bem quebradas e alguns trechos de grama)?

qual terá melhor desempenho em trilhas ? e caso eu queira dar uns pedais mais longos ocasionais?

qual vcs comprariam?


ah, e outra coisa que eu tento colocar na balança é o tanto que essa scott full vai chamar a atenção de ladrões no dia a dia... não que a spz não vá, mas acredito que bem menos

é isso ai, desde já obrigado pela ajuda



Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2022 as 16:06
Eu não pegaria nenhuma das duas. Se vc quer fazer trail, a tendência é gostar, se aventurar em trilhas mais difíceis e acabar no enduro. Logo essas opções vão se revelar insuficientes. Com esse valor vc encontra uma boa bike mais cascuda usada, tipo Santa Cruz Bronson, SPZ Stumpjumper, por ai
Voltar ao Topo
aruaei Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2017
brasília
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aruaei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2022 as 17:37
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Eu não pegaria nenhuma das duas. Se vc quer fazer trail, a tendência é gostar, se aventurar em trilhas mais difíceis e acabar no enduro. Logo essas opções vão se revelar insuficientes. Com esse valor vc encontra uma boa bike mais cascuda usada, tipo Santa Cruz Bronson, SPZ Stumpjumper, por ai

até encontra mas bikes mais antigas.. ai fica a dúvida

vale mais a pena uma full (stumpjumper, por exemplo) com geometria mais desatualizada ou uma ht (fuse) com a geometria mais em dia?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2022 as 18:29
Se você estiver preparado para manutenções mais caras, vai de full.

Se quer curtir bastante, estas Fuses com 27,5+ 2.8 são boas demais descendo e ainda sobem bem!

A Fuse não e trail, mas é mais pro lado trail que a Spark.

Editado por dimas2dimas - 30 Mar 2022 as 18:30
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2022 as 11:53
Originalmente postado por aruaei aruaei escreveu:

Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Eu não pegaria nenhuma das duas. Se vc quer fazer trail, a tendência é gostar, se aventurar em trilhas mais difíceis e acabar no enduro. Logo essas opções vão se revelar insuficientes. Com esse valor vc encontra uma boa bike mais cascuda usada, tipo Santa Cruz Bronson, SPZ Stumpjumper, por ai

até encontra mas bikes mais antigas.. ai fica a dúvida

vale mais a pena uma full (stumpjumper, por exemplo) com geometria mais desatualizada ou uma ht (fuse) com a geometria mais em dia?

Essa Fuse é uma boa hardtail, mas para trail/enduro não se compara ao conforto e capacidade de uma full, pelo menos eu penso assim. Uma stumpjumper FSR 2017, por exemplo, não está tão desatualizada assim. Eu tenho uma SC Nomad 2014 e uma Trek Slash 2022. A bike mais nova é melhor do que a antiga em quase tudo, mas não é uma diferença tão grande assim. Enfim, o ideal seria vc testar uma full e uma ht em trilha técnica e tirar suas próprias conclusões.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X