Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Iniciando no Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Iniciando no Speed

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Iniciando no Speed
    Postado: 26 Nov 2010 as 20:27
Fala pessoal. 
Tenho 26 anos e recentemente comprei uma Caloi 10 (novo modelo). 
Nunca pratiquei speed e queria alguns toques de quem já tem experiência:
1) A Caloi 10 é uma boa opção para quem não tem experiência nenhuma e está iniciando no speed?
2) É possível melhorar o rendimento da bike por substituir peças?
3) Eu pesava 72 quilos e ganhei peso após casar. Gostaria de saber que tipo de treinamento poderiam recomendar para um iniciante nessas condições. (Tempo de treino por dia/ semana, por exemplo) além de alguns cuidados a se tomar (técnica de pedalada, alguma coisa do genero)...

obrigado!
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 10:02
Marcos bem vindo ao fórum, quanto a bike, como vc já tem a bike, pedale o máximo que conseguir, se quebrar alguma peça, troca por uma qualidade melhor, ou se tiver dinheiro e conseguir fazer um rolo por outra bike melhor tudo bem, agora trocar peças apenas pra melhorar, vc vai gastar muito mais do que trocar a bike.
 
Faz uma busca aí pelo forum, tem muita coisa de C10, acho q vai te ajudar a me entender..rs
 
Abs e bom pedal.
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 11:34
Sobre treinamento tem muita coisa também, mas acredito que apenas pedalando com frequência (3 ou 4 vezes por semana, 1 a 2 horas por vez) já vá te trazer bons resultados quanto a perda de peso.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 14:15
obrigado pelos toques...
agora, eu achei o material do pneu dessa caloi 10 meio fino, sabe. Parece que na primeira pedalada maior que eu der ele vai se destruir. Normalmente os pneus são assim mesmo?
Outra coisa: a primeira pedalada que eu dei foi cerca de 30 min, mas me restou em uma leve dor exatamente na região de contato com o banco da bike. Será que não regulei corretamente a altura do banco?
obrigado.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 14:55
Se os pneus forem iguais aos que vem na caloi sprint, vai durar bastante, os meus duraram 5000 km.

Quanto a dor na "poupança", com o tempo você fica acostumado. Uma boa bermuda de ciclismo já ajuda um pouco.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2010 as 15:08
marcos, esse pneu da sua caloi 10 é um 700x28 (largura 28mm), é mais largo que os pneus que normalmente vem nas bikes de estrada, que é de 700x23. Você só precisa colocar a pressão adequada no pneu, que está escrito na lateral dele em psi, assim evita furos na câmara de ar. E sim, esses pneus aguentam mais porrada do que você imagina.

O selim original da caloi 10 é horrível, você pode trocar por um de melhor qualidade para eliminar essas dores.

Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2010 as 00:57
Primeiramente, leia os tópicos de C10. Vc vai ver que a bike não é muito boa, mas já que comprou , use e depois se tomar gosto por ciclismo de estrada, venda e compre uma melhor.
Vc pode dar sorte e nenhum componente dar pau, mas no geral alguns componentes abrem o bico rapidamente.
Dicas (por experiência própria):
-Troque o selim;
-compre uma bermuda, capacete, luvas;
-o pneu não é muito bom mas aguenta até 100psi, mas a câmara de ar estoura muito fácil;
-se não for usar sapatilha, não precisa trocar o pedal por enquanto;
-não troque mais componentes a não ser que for dando pau, pois não vale a pena.

quanto a treinamento, leia os tópicos a respeito disso no forum.

até.
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2010 as 01:20
Originalmente postado por MARUENF MARUENF escreveu:

...
-o pneu não é muito bom mas aguenta até 100psi, mas a câmara de ar estoura muito fácil;
...
se permite uma sugestão:
 
fita anti-furo, evita vários problemas, e quanto a camara estourar fácil,  verifique a fita de proteção do aro, se for o caso procure uma melhor
 
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2010 as 21:17
A caloi 10 costuma dar muitos problemas mesmo?
Eu não sei se marcas melhores estilo speed são diferentes, mas uma coisa que eu achei é queela é meio pesada. E há muita diferença entre as marchas mais leves e as mais pesadas... tipo... não tem um meio termo... ou o pedal é muito pesado, ou, se você altera as marchas, fica muito leve e a bike praticamente não sai do lugar a cada pedalada...

Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2010 as 22:09
Fala pessoal!
Hoje foi a terceira vez que peguei a bike para pedalar.
A primeira vez nem conta, já que eu andei somente cerca de dois quilômetros (muita subida, por sinal, sem embalar na reta), e quase morri. Como disse, eu tenho problema com peso, que ganhei nos últimos anos, e achei melhor não pegar muito pesado por causa de riscos (coração não aguentar e tal...).
Moro relativamente perto da rodovia raposo tavares, que tem um bom acostamento para pedalar, mas daqui até lá são muitas subidas e eu estou trabalhando meu condicionamento no caminho de ida até lá, pra que, no dia em que eu finalmente chegar na pista sem muito cansaço, possa pegar umas retas e uns aclives suaves e pedalar de verdade.
O trajeto que fiz hoje foi de apenas (não riam, por favor), 7 km, dos quais cerca de dois e meio aproximadamente, subida bem acentuada, duas delas (as maiores), bem íngremes.
Desta vez, nas retas, consegui imprimir uma velocidade maior, sem muita dor de cansaço muscular na região da coxa. A primeira subida pude manter bem o ritmo quase até a metade, só então diminuindo o esforço por trocar a marcha. Fiz esse trajeto em cerca de 15, 18 min. Desse ponto em diante, as dores musculares se tornam um tanto fortes e a respiração ofegante demais. Então eu paro, até que eu alcance um bom condicionamento. 
Isso é eficaz para um iniciante nas minhas condições, ou talvez seria melhor já pegar direto a pista, tipo, ir de carro e pegar a bike lá?

valeu1
Voltar ao Topo
munsta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2009
Goiania
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar munsta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2010 as 22:20
mano, é assim mesmo, todo começo é difícil doloroso e cheio de obstáculos. Tambem começei aos poucos e hoje até me considero um bom ciclista. A cada dia que passa é uma peça nova e sempre melhorando a bike. Também começei com uma speed da caloi e hoje tenho uma TREK. Melhorei até bastante comparado com o que eu atualmente pedalo.
Mas é isso ae Marcos, com fé vc vai longe é só ter fé.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2010 as 01:18
Aee! Então, como vc está iniciando, não aconselho vc pegar pista ainda não. Seria interessante vc pegar mais prática e condicionamento andando nas redondezas para depois cair na pista.
Quando vc sentir confiança vc vai, pois lembre-se que tem muitos veiculos, principalmente grandes que atrapalham legal.
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 16:16
Rapaziada,
Acabei de pegar uma speedezinha bem simples e estou com algumas dúvidas, pois foi a primeira vez que andei de speed.
1. Existe posição exata dos stis no guidão? Como descobrir a posição ideal? Amigo meu disse que sim, mas fiz algumas mudanças de posição, mas ainda assim sinto dores desconfortáveis no punho esquerdo; o direito fica razoável.
2. Frear segurando nos STI´s me parece praticamente impossível, não consigo puxar os manetes com força adequada para frear, desta forma fico com medo de imprimir velocidades maiores. Meu freio está desregulado ou é ruim mesmo, claro, respeitando as limitações do meu equipo. (freios tektro)
3. a bike que comprei (usada) tem seat tube de 50cm, acho que é meio pequena pra mim (1,76m), apesar de minha mtb ser 19" (50cm também) e ficar perfeita. O canote do banco está no máximo e ainda quero subir mais. Será que posso colocar um canote maior sem risco de quebra do quadro?
4. fita anti-furo resolve mesmo, né? Posso instalar em casa, eu mesmo fazendo? Tem muita diferença entre as de 50 contos e as de 15?
Obrigado
Abs a todos e todas!
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 17:36
epyoneda, vou tentar te ajudar com o puco que estou aprendendo. Sempre é bom trocar experiências.

1- Os STI's tem que ficar em uma posição que ao você segurar na parte de baixo tenha total alcance nele. Você deve apenas abrir os dedos e já ter acesso aos manetes e fazer sua total modulação.

2- Se você está em alta velocidade, freie em posição aero. Evite descer pedalando forte segurando em cima dos STI's, pois a chance de tombo é considerável. Qualquer obstáculo e já era.
Os freios da speed não arrastam como de mtb e nem devem na minha opinião. O ideal é deixar os calipers bem alinhados para quando freiar as sapatas toquem ao mesmo tempo e no máximo 2mm de folga entre o aro e a sapata.

3- Meça o top tube do seu quadro. Com 1,76 m de altura e um bom alongamento (tocar os dedos no chão) você deve usar um quadro +/- como o meu, com 54,5 cm de top tube. O efetivo, do centro do guidão até o centro do selim para mim fica em torno de 62,5 cm.

4- Eu não estou usando fita. Também rodei pouco devido a alguns ajustes que estou fazendo na bike. Mas até agora não senti necessidade, coloco atrás 100 psi e na frente 90 psi aproximadamente.

Espero ter ajudado e me perdoe por algum equívoco.
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2011 as 17:58
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

epyoneda, vou tentar te ajudar com o puco que estou aprendendo. Sempre é bom trocar experiências.

1- Os STI's tem que ficar em uma posição que ao você segurar na parte de baixo tenha total alcance nele. Você deve apenas abrir os dedos e já ter acesso aos manetes e fazer sua total modulação.

2- Se você está em alta velocidade, freie em posição aero. Evite descer pedalando forte segurando em cima dos STI's, pois a chance de tombo é considerável. Qualquer obstáculo e já era.
Os freios da speed não arrastam como de mtb e nem devem na minha opinião. O ideal é deixar os calipers bem alinhados para quando freiar as sapatas toquem ao mesmo tempo e no máximo 2mm de folga entre o aro e a sapata.

3- Meça o top tube do seu quadro. Com 1,76 m de altura e um bom alongamento (tocar os dedos no chão) você deve usar um quadro +/- como o meu, com 54,5 cm de top tube. O efetivo, do centro do guidão até o centro do selim para mim fica em torno de 62,5 cm.

4- Eu não estou usando fita. Também rodei pouco devido a alguns ajustes que estou fazendo na bike. Mas até agora não senti necessidade, coloco atrás 100 psi e na frente 90 psi aproximadamente.

Espero ter ajudado e me perdoe por algum equívoco.


Fala, Marco! Cara, valeu a ajuda!

Eu estava mesmo pensando nisso, qdo for "andar" um pouco mais forte, segurar na parte baixa onde consigo "morder" o aro numa necessidade de frenagem. Concordo plenamente com vc sobre a frenagem " mais "mansa" das speeds até por que na posição "aero", uma freada mais forte é cara no chão! Sobre as medidas, vou verificar as minhas. Se for necessário, será possível trocar o canote por um maior?
Qto a fita, vou acabar comprando um par dos baratos mesmos, pois onde ando tem muitas pedrinhas e estou bem pesado pra minha altura (90kg). Eu mesmo vou (tentar) instalar.
Marco, Valeu a ajuda!
Everton
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X