Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Homologação Anatel
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Homologação Anatel

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Homologação Anatel
    Postado: 31 Out 2018 as 10:39
Pois bem, dadas as notícias de que será necessário homologação de todo dispositivo com Bluetooth, ANT+ (ciclo computador, monitor cardíaco, smartwatch), entrei em contato com a Anatel.
O contato via site está com erro, então liguei.
Resposta pronta da atendente: se não houver selo da Anatel, o fabricante deve informar se é homologado. Produtos importados serão todos encaminhados pelos Correios à Anatel.
O importador deve preencher os formulários no site (que não está funcionando) e aguardar manifestação da Anatel.
Quando sugeri que eles elaborassem uma lista de produtos já homologados ela disse que não poderia registrar a sugestão e nem fazia sentido meu pedido.
Expliquei que fazia sim, pois tinham o fabricante e o modelo, basta montar uma planilha e colocar no site.
Ela desligou.

Editado por Leo Amaral - 31 Out 2018 as 13:37
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 10:45
Sacanagem...

GPS's podem ter que pagar a taxa na mairia da vezes....

Estava pensando em comprar um Bryton, agora fiquei com pé atras...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 12:12
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Pois bem, dadas as notícias, entrei em contato com a Anatel.
O contato via site está com erro, então liguei.
Resposta pronta da atendente: se não houver selo da Anatel, o fabricante deve informar se é homologado. Produtos importados serão todos encaminhados pelos Correios à Anatel.
O importador deve preencher os formulários no site (que não está funcionando) e aguardar manifestação da Anatel.
Quando sugeri que eles elaborassem uma lista de produtos já homologados ela disse que não poderia registrar a sugestão e nem fazia sentido meu pedido.
Expliquei que fazia sim, pois tinham o fabricante e o modelo, basta montar uma planilha e colocar no site.
Ela desligou.
O problema é que a homologação considera mais fatores:
- fabricante
- planta de produção do lote
- produto (modelo e serie)
- importador.

Então se o produto homologado e produzido na fabrica X e você importa um produzido na fabrica Y, do mesmo fabricante, este seu não é homologado.
Além disso, se você não consta no processo de homologação, seu produto também não é homologado. Se você importar um iphone ele não é considerado homologado já que a homologação foi feita pela Apple Brasil.
E por ai vai.

Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 13:01
Era melhor continuar essa conversa no outro tópico.
Uma pessoa lendo aqui nem vai entender o assunto, não tem o histórico.

https://www.pedal.com.br/forum/todas-encomendas-sendo-taxadas_topic72182_post1561921.html#1561921
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 13:26
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Era melhor continuar essa conversa no outro tópico.
Uma pessoa lendo aqui nem vai entender o assunto, não tem o histórico.

https://www.pedal.com.br/forum/todas-encomendas-sendo-taxadas_topic72182_post1561921.html#1561921


Achei melhor abrir outro. Não misturar assuntos.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 13:29
Eu discordo.
É o próprio Correios que vão mandar pra taxação da Anatel. Tem tudo a ver com o outro tópico e o que já estava sendo discutido.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 13:35
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Eu discordo.
É o próprio Correios que vão mandar pra taxação da Anatel. Tem tudo a ver com o outro tópico e o que já estava sendo discutido.

Atualizei o primeiro post
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2018 as 16:26
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Sacanagem...

GPS's podem ter que pagar a taxa na mairia da vezes....

Estava pensando em comprar um Bryton, agora fiquei com pé atras...
 
Cara, pior que eu comprei um Bryton na ultima semana de setembro, hj de manhã deu entrada no Correio de Curitiba.
Pensa na minha felicidade só de pensar em pagar tx de homologação que é praticamente o valor do GPS.........
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2018 as 03:09
Eu acho que vai ser difícil desses acessórios de bike caírem nas mãos da Anatel para serem taxados... No momento a anatel esta preocupada em pegar smartphones, drones e tv box porque são fáceis de serem identificados no raio x da receita sem contar que o volume dessas mercadorias é bem grande... Se eles forem homologar  todos os produtos que entram, vai levar muito tempo para fiscalizar tudo. Nem a receita consegue fiscalizar tudo que entra(por isso que criaram a taxa padrão para os smatphones), imaginem quanto tempo demoraria se a receita resolve-se pedir comprovação de valor para todo mundo... O mesmo vale para a anatel..


Editado por zex - 01 Nov 2018 as 03:10
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2018 as 12:16
Entrei em contato com a IGPSPORT.
Perguntei se tinha certificação europeia ou americana.
Pela resposta deles, abaixo, eles (ou a Multilaser) já devem ter tratado com a Anatel.

Hello Leo,

For Brazil ,which need Anatel Certification(which include EMC, Safety,RF .................)

as you mentioned European or American certification of radio frequency emissions ,i think that is RF.right ?

my products past CE certification,RF standard for CE report is a similar as Anatel.

Hope my reply answer your question.

If now .pls let me know

Best Wishes
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 13:56
Outro fator, é que  a potência necessária para trasmitir a 1m de distância é desprezível.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 14:32
Estou aguardando a chegada de um bryton 310 que comprei em setembro pelo Aliexpress. Fiquei preocupado agora com essa conversa de necessidade de homologação pela ANAEL. se tiver que pagar mais 200 reais o aparelho passa a não valer mais a pena.
Vou acompanhar isso, com pensamento positivo que não vai ocorrer como meu.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 17:37
O Bryton 330 é homologado usem o link abaixo:

https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml

Da IGPSPORT não achei nenhum. Como disse a atendente da fabricante, os certificados deles são similares aos da Anatel.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 20:34
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

O Bryton 330 é homologado usem o link abaixo:

https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml

Da IGPSPORT não achei nenhum. Como disse a atendente da fabricante, os certificados deles são similares aos da Anatel.

IGSPORT só encontrará na versão com nome ATRIO (trazido e homologado pela Multilaser).
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 21:50
Bryton 310 ( que eu comprei ) não aparece como homologado. Tomara que não peguem o meu.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 23:15
Acho que isso não quer dizer muito se a homologação for específica para o modelo.


Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

IGSPORT só encontrará na versão com nome ATRIO (trazido e homologado pela Multilaser).
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2018 as 23:29
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Acho que isso não quer dizer muito se a homologação for específica para o modelo.


Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

IGSPORT só encontrará na versão com nome ATRIO (trazido e homologado pela Multilaser).


Também acho que não.
Vai ficar retido e exigir a taxa pra homologar.
Voltar ao Topo
vshadow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
RJ
Offline
Mensagens:451
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vshadow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2018 as 03:38
Meu Bryton 310 foi liberado sem tributação e sem o tal pedido de homologação da Anatel!
Ufa!
Espero que chegue antes do próximo fim de semana....
2016 - Cannondale Trail 6
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2018 as 20:26
Galera boas notícias com meu bryton 310. Então, havia comprado ele no aliexpress dia 27/09/18. Não consegui comprar pelo epacket. Então ele veio pelo Frete Gratis que a muito tempo não venho utilizando, pois costumeiramente, demora MUITO.Foi gerado um um código de rastreio LP que não conseguia rastrear pelo site dos correios. No gráfico do aplicativo do Aliexpress estava pela metade com previsão de chegada só para o dia 26/11/18. Já estava preparado para pagar a taxa de 15,00 reais, mas quando vi esse tópico falando na possibilidade da receita manda-lo para a ANAEL para homologação com custo médio de 200 reais, fiquei muito preocupado. Daí hoje fui buscar na net uma forma de rastrear o produto com CÓDIGO LP pois não sabia. Depois que descobri, peguei o código de rastreamento gerado quando o produto chega ao BRASIL e que é compativel com o site dos correios e para minha surpresa, o meu Bryton 310 já saiu da Receita sem tributação, não foi cobrado os 15,00, não teve nada de Homologação e já está na unidade de distribuição praticamente ao lado da minha casa. Pelos meus cálculos devo estar recebendo ele SEGUNDA OU TERÇA. Fiquei aliviado.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2018 as 20:55
Muito bom! O 310 já está homologado. Pode ser isso ou a Anatel quer mesmo são os drones como dito em alguma das reportagens.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2018 as 10:01
Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Estou aguardando a chegada de um bryton 310 que comprei em setembro pelo Aliexpress. Fiquei preocupado agora com essa conversa de necessidade de homologação pela ANAEL. se tiver que pagar mais 200 reais o aparelho passa a não valer mais a pena.
Vou acompanhar isso, com pensamento positivo que não vai ocorrer como meu.


Se tiver que pagar, é bem mais que 200... Mas continuo duvidando disso... 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2018 as 21:56
Fala pessoal! Meu bryton chegou sem taxa, sem taxa de 15,00 de entrega e sem qualquer tipo de restrição para homologação de ANAEL.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 14:33
Anatel respondeu dizendo que aquilo que precisa de homologação está na lista abaixo. Se alguém souber onde GPS se enquadra...

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=309953&pub=original&filtro=1&documentoPath=309953.pdf
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 15:57
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Anatel respondeu dizendo que aquilo que precisa de homologação está na lista abaixo. Se alguém souber onde GPS se enquadra...

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=309953&pub=original&filtro=1&documentoPath=309953.pdf


Equipamento de RF
Equipamento de radiodifusão

Mas na listagem ao lado parece que não está focado nele.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 16:38
Os GPS, equipamento Wifi e Bluetooth se enquadram como "Equipamentos de Radiação Restrita" (ex: Wi-Fi e Bluetooth)...

E estão na tabela do link do Leo Amaral...

Em tese qualquer equipamento que use comunicação sem fio utiliza uma frequência de radio, e toda e qualquer frequência de radio é regulamentada pela Anatel...

Para mim foi um jeito de eles controlarem os Receptores piratas, TvBox, Smartphones, etc.. Porem que acabou prejudicando a gente que compra GPS...  


Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 20:39
O GPS em si não é o problema, mas a comunicação entre os sensores e/ou smartphones, entre outros gadjets, usar o protocolo Bluetooth ou ANT+ que é mais complexo.

O segundo, sei muito pouco. Já o primeiro, junto com WiFi, e todo tipo de internet wireless, é uma área livre do espectro, e de baixa potência. Não tende a dar problema no geral - salvo em feiras, shows, e aglomerações com dezenas de milhares de fontes em uma área concentrada...

Na prática, transmissores de microfones, deveriam ser homologados, mas... Raramente se vê deles, e passa de boa na receita...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 20:52
Se os correios cumprirem a proposta, ou melhor a ameaça, não vai passar nem microfone...

Mas não sei não se a Anatel tem esse contingente todo para eles fiscalizarem todas as encomendas regulamentadas por lei...

Acredito eu que vão focar em TV Box, Receptores e Smartphones... Deve ter um lobby danado das empresas de Tv Paga e Telecomunicação por trás dessa médida...

Poe recomendação, assim como no caso das taxas, vamos dar preferência por usar o frete registrado (Epaket e outros mais caros), reduzindo bastante o tempo de entrega e rosco de fiscalização...


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

O GPS em si não é o problema, mas a comunicação entre os sensores e/ou smartphones, entre outros gadjets, usar o protocolo Bluetooth ou ANT+ que é mais complexo.

O segundo, sei muito pouco. Já o primeiro, junto com WiFi, e todo tipo de internet wireless, é uma área livre do espectro, e de baixa potência. Não tende a dar problema no geral - salvo em feiras, shows, e aglomerações com dezenas de milhares de fontes em uma área concentrada...

Na prática, transmissores de microfones, deveriam ser homologados, mas... Raramente se vê deles, e passa de boa na receita...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 22:10
É meio bolor demasiado... Vetar pode, mas haja contingente, equipamento e pessoas para aferir a parada... Ainda assim, tanto os microfones quanto rádios amadores, PY, PX, e por aí vai... São passíveis de modificação, e voltam a ser o que eram...
O Bluetooth tem a sua frequência garantida, porque opera na mesma frequência do WiFi/WLAN/IEEE 802.11 e não depende de autorização, nem necessita de homologação para uso particular...

O ANT+ é a grande dúvida, e sei muito pouco dele... Como opera em 2.4 GHz cai na mesma anterior. Não há um motivo claro pra Garmin ter adotado ele. Até onde sei, o trunfo é que a forma como ele funciona, permite que um sensor trasmita para vários receptores, e as fontes convivem bem, gerenciando a frequência meio que automaticamente...  E bem, ele acaba sendo mais eficiente, já que não desperdiça energia com pacotes perdidos...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 22:12
EM SUMA... Para pedir homologação, precisarão criar um padrão, leis e blá blá blá...
Aqui é Brasil, dizem que em Janeiro, volta a produção de Del Rey, propaganda de cigarro e mertiolate volta a ser dolorido... Então há maiores preocupações que a rádio pirata transmitindo em ANT+
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 22:13
Precisam criar nada. Já existe.
Basta ter contingente pra executar.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2018 as 22:27
A homologação precisa sim, e já existe Lei para isso, ela não estabelece quais equipamentos, elas são bem superficiais...

Tem equipamentos que precisam de autorização para fazer transmissão quê é um pouco diferente...

Agora homologação a maioria dos equipamentos de comunicação precisam passar.... Homologação é diferente de autorização...

Na homologação vc apenas registra a marca , produto, fim de uso e frequência utilizada...

Então independente se o uso é doméstico ou não, homologação da Anatel os aparelhos precisam... (Gps, microfones sem fio, baterias, bluetooth, wi-fi)

Agora se conseguem aplicar 100% o que está na lei é outros 500...

A Anatel sempre se preocupou com produtos revendidos aqui, e nunca importados diretamente por consumidores domésticos...

https://techinbrazil.com.br/produtos-que-necessitam-de-homologacao-pela-anatel

Editado por rafael_rtg - 06 Nov 2018 as 22:30
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 11:35
Vale dizer que os ciclocomputadores em si, não precisam da homologação se só receberem o sinal. Logo, deve pintar uma versão deles sem transmissão Bluetooth dos dados.
Por outro lado, os sensores precisariam de homologação, e os grupos eletrônicos também.
Dá teoria para a prática, são outros 500.

O step2step para homologar um drone é esse, então presumo que deva surgir algo assim...

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=347841&pub=original&filtro=1&documentoPath=347841.pdf
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 11:42
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Vale dizer que os ciclocomputadores em si, não precisam da homologação se só receberem o sinal. Logo, deve pintar uma versão deles sem transmissão Bluetooth dos dados.
Por outro lado, os sensores precisariam de homologação, e os grupos eletrônicos também.
Dá teoria para a prática, são outros 500.

O step2step para homologar um drone é esse, então presumo que deva surgir algo assim...

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=347841&pub=original&filtro=1&documentoPath=347841.pdf


Como assim "Logo, deve pintar uma versão deles sem transmissão Bluetooth dos dados."?

Essas versões já existem e são as mais baratas, mas ninguém quer isso. Nem devem vender direito mais.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 11:48
Pode ser, eu apenas não as conheço.

Talvez dei a entender quanto as versões com cabos. No entanto, me referia a um caso hipotético, onde não há a função de transmitir os dados para o Strava ou o Smartphone, via RF. O que não impede de RECEBER o sinal Bluetooth dos sensores (que precisariam homologação, em tese).

Já se ninguém quer, é algo meio empírico. Eu dispensaria essa função, mas também é algo empírico.

Editado por Ismah/Cabelo - 07 Nov 2018 as 11:49
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 11:58
Não, as empresas não vão criar uma versão sem a função de transmissão apenas para "burlar" a legislação brasileira, rs...  

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Pode ser, eu apenas não as conheço.

Talvez dei a entender quanto as versões com cabos. No entanto, me referia a um caso hipotético, onde não há a função de transmitir os dados para o Strava ou o Smartphone, via RF. O que não impede de RECEBER o sinal Bluetooth dos sensores (que precisariam homologação, em tese).

Já se ninguém quer, é algo meio empírico. Eu dispensaria essa função, mas também é algo empírico.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 12:01
A homologação para fins pessoais (feito pelo próprio usuário) não deve ser tão difícil, o problema a taxa... É taxa do correio, é taxa de importação e taxa da anatel... É tanta taxa que muitas vezes acaba por inviabilizar a importação,  e vamos ter que acabar comprando diretamente aqui no Brasil por um valor bem superior...

As taxações e burocracias que antes so preocupavam as empresas importadoras, agora estão chegando aos consumidores... 


Editado por rafael_rtg - 07 Nov 2018 as 12:03
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 12:04
Não posso afirmar se vão criar, mas é relativamente fácil uma modificação do SO, desativando a função.
Também não espero isso da Garmin, Polar, e demais... Mas Multilaser/Atrio sim...

Já as taxas... Aqui é BR...

Editado por Ismah/Cabelo - 07 Nov 2018 as 12:05
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 12:49
A Multilaser/Atrio ja devem fazer a homologação, eles Importam da Igpsport com a marca deles e provavelmente homologado na anatel, como empresas eles tem que seguir as regras... As regras e leis não mudaram...

O que mudou foi a forma com que eles estão vendo as compras sendo feitas pelos consumidores finais... Estamos falando de importação de um Bryton, de um Garmin chines ou americano, ou ate mesmo de um Igsport que não seja da atrio...  


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não posso afirmar se vão criar, mas é relativamente fácil uma modificação do SO, desativando a função.
Também não espero isso da Garmin, Polar, e demais... Mas Multilaser/Atrio sim...

Já as taxas... Aqui é BR...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 12:51
É so ver que um simples ciclo computador wireless da Atrio já é homologado na Anatel:


CERTIFICADO ANATELSIM
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2018 as 10:40
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

A Multilaser/Atrio ja devem fazer a homologação, eles Importam da Igpsport com a marca deles e provavelmente homologado na anatel, como empresas eles tem que seguir as regras... As regras e leis não mudaram...

O que mudou foi a forma com que eles estão vendo as compras sendo feitas pelos consumidores finais... Estamos falando de importação de um Bryton, de um Garmin chines ou americano, ou ate mesmo de um Igsport que não seja da atrio...  


Entonces, foi dito que as empresas não criariam uma versão especial para burlar as leis BR...
E eu disse que alterar o SO (Sistema Operacional) para desativar a conectividade via "dente azul", que seria relativamente simples e inlaw, pois apenas equipamentos que emitem RF precisam homologação...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X