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Híbrida ou MTB para cicloturismo e estradão/terra

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tomas.arruda Ver Drop Down
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Registrado: 14 Mar 2018
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    Enviado: 06 Ago 2019 as 22:32
Pessoal, ando lendo alguns tópicos e comentários mas mesmo assim acho que preciso fazer um específico para esclarecer uma dúvida cruel que estou passando.

Hoje tenho uma speed básica. No entanto, apesar da tentação de ter uma speed melhor, venho cada vez percebendo que meu objetivo não é participar de competições mas sim de viver umas aventuras por ai, sendo que com a Speed não consigo fazer isso.

Logo, me veio a seguinte ideia: Manter a Speed para treinar e aumentar meu condicionamento físico e resistência e adquirir uma segunda bike mais versátil, que me permita tanto fazer uns pedais mais estilo cicloviagem e também pegar uns estradões de terra e até uns passeios de boas na cidade.

Resumindo: quero uma bike versátil para aventura. 

Minha grande dúvida é: O que é melhor pra fazer cicloturismo/bikepacking no Brasil?

- Uma MTB (p. Ex. A Rockrider ST 520) que me permita fazer trilhas e estradões de terra com mais segurança e até eficiência (p. ex. o Caminho da Fé) e que quando a viagem for só no asfalto eu coloque um pneu slick, mas que por ter suspensão e quadro reforçado, é mais pesada, ou

- Uma híbrida (P. Ex A Caloi City Tour Comp) que seja mais leve e eficiente pra caramba no asfalto, mas que, apesar de aceitar pneus mistos/gravel (ela aceita até 700x42, salvo engano), me forçaria a andar bem mais devagar nos estradões de terra, pela falta de suspensão.

Pontos que valem esclarecer:

Quando me refiro a cicloturismo, digo viagens de poucos dias (5 dias, no max), o que significa pouca bagagem (um ou dois alforges médios).

Não pretendo fazer um MTB esportivo (trilhas técnicas, etc.). Seria, no máximo, pedais em estradão de terra ou, quando necessário, uma trilha leve.

Ambas as bikes citadas têm o mesmo preço, 27 marchas (Acera, sendo que a MTB tem relação um pouco mais leve) e freio a disco hidráulico.

ST 520:  https://www.decathlon.com.br/bicicleta-aro-29-para-mountain-bike-rockrider-st520/p?utm_source=google&utm_medium=cpc-search_categoria_dsa&utm_campaign=2019-trafego-dsacategorias-raio_gmn-todos_idade-todos_sexo&gclid=CjwKCAjwyqTqBRAyEiwA8K_4O6yLhmoyD-hRxVCmF9GJ-N8KHzvHAjyakFq0XIMVOjN7zR5s2Ad8thoC4ikQAvD_BwE - https://www.decathlon.com.br/bicicleta-aro-29-para-mountain-bike-rockrider-st520/p?utm_source=google&utm_medium=cpc-search_categoria_dsa&utm_campaign=2019-trafego-dsacategorias-raio_gmn-todos_idade-todos_sexo&gclid=CjwKCAjwyqTqBRAyEiwA8K_4O6yLhmoyD-hRxVCmF9GJ-N8KHzvHAjyakFq0XIMVOjN7zR5s2Ad8thoC4ikQAvD_BwE

City Tour Comp:  https://www.caloi.com/bike/city-tour-comp - https://www.caloi.com/bike/city-tour-comp

Pontos que me deixam em dúvida:

O quão necessária é uma suspensão em estradões de terra/trilhas leves?

Uma híbrida com garfo fixo, tipo a Caloi City Tour, aguenta pegar um estradão de terra se estiver com pneus mistos? (ninguem vai fazer um downhill com ela, obviamente)

Considerando ambas as bikes com pneu de asfalto, o desempenho da híbrida no asfalto é tão maior que o da MTB, a ponto de valor a pena abrir mão da versatilidade da MTB?
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Carrinho Ver Drop Down
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Registrado: 12 Fev 2018
RS
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carrinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Ago 2019 as 08:25
Então, você vai ouvir (ou ler) muita coisa rapaz, mas na realidade vai muito da sua preferência e sua vontade de desbravar, a gente vê cada bike por aí rodando esse mundo, então para o que vc tem em mente escolha a bike que mais lhe agradar.

O que eu posso te aconselhar é o seguinte, eu andei muito de mtb em estradas de chão, hj uso garfo, e sinto pouca diferença, mas aqui tem um segredo, quando minha bike usava pneus 700x35 era realmente desconfortável passar várias horas pedalando por estradões, mas quando mudei para um pneu mais largo, a coisa mudou da água para o vinho e sem perder rendimento considerável.

Tem gente que não vive sem suspensão e isso não é ruim, é apenas uma característica da pessoa, mas existindo a possibilidade tente iniciar com garfo + pneu largo (1.95 ~2.10) caso não se adapte pule para uma suspen. 
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Ago 2019 as 08:33
Numa cicloviagem de 200km, quantos km de asfalto e quantos de estradão tu imagina que irá enfrentar?

Eu imagino que em 200km, 180 sejam de asfalto e 20 de estradão... LOGO, eu iria priorizar a bike de asfalto...

E não esqueça, o MTB começou de garfo rígido... então suspensão é algo que pode ser avaliado a necessidade para cicloviagens
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lvieira1 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lvieira1 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Ago 2019 as 12:13
Ola Tomas, como disse o amigo acima, não existe uma resposta unica e certa pois depende de cada gosto pessoal e qual o trajeto.

Minha opinião pra esse assunto é a seguinte. 

Se o passeio (cicloviagem) é majoritariamente em asfalto, e curtas incursões na terra, eu iria de hibrida (com ou sem adaptações).
Caso seja uma viagem mais longa (+ de 1 dia) pedalando varias horas por dia em estradas de terra esburacadas, acho que ir de hibrida vai ficar desconfortável. Então iria de MTB, mesmo que rode mais lento que a hibrida.

Claro que há ainda outras possibilidades que não posso comentar por falta de experiencia. Como por exemplo colocar um pneu de MTB em uma hibrida (se couber) ou pegar uma MTB e trocar a suspenção por um garfo rigido. Mas tudo isso gera um custo extra.

Bons passeios e abraço.
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csrocha Ver Drop Down
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Registrado: 09 Jul 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de csrocha Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2019 as 10:14
Vou te dar 2 exemplos:

1. O Alexandre Miranda (veja no youtube) usa atualmente uma Caloi Comp como a que vc citou. Faz viagens incríveis, como a última, em que foi de Ferraz de Vasconcelos (GrandeSP) a Avaré em um dia... Já foi até Curitiba em 2 dias e por aí afora. Mas ele é um monstro, veterano de Audax e tal...

2. No outro extremo tem eu, uma tartaruga: faço em média 70 kms por dia, viagens de 600 a 1000 kms cada. Uso uma bike de supermercado, Track TK700, que tem aro 26, hehe... mas tem grupo Alivio. Uso pneus mistos e recentemente tirei a suspensão, coloquei um garfo duro. 80 a 90 por cento rodo em asfalto, mas enfrento estradas de terra se necessário. Pneu Kenda K841 e agora estou estreando um Pirelli Scorpion, ambos 1.95. Estamos felizes.

Outro caso é do Gerson Popeye, que mora em Suzano e recentemente chegou de uma viagem ida-e-volta até a Paraíba, quase 8.000 kms em uma Caloi 10.

Boas cicloviagens...


Realmente não existe bicicleta ideal, a gente vai com o que melhor se adaptar. 
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tomas.arruda Ver Drop Down
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Registrado: 14 Mar 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tomas.arruda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2019 as 10:31
Originalmente Postado por csrocha csrocha Escreveu:

Vou te dar 2 exemplos:

1. O Alexandre Miranda (veja no youtube) usa atualmente uma Caloi Comp como a que vc citou. Faz viagens incríveis, como a última, em que foi de Ferraz de Vasconcelos (GrandeSP) a Avaré em um dia... Já foi até Curitiba em 2 dias e por aí afora. Mas ele é um monstro, veterano de Audax e tal...

2. No outro extremo tem eu, uma tartaruga: faço em média 70 kms por dia, viagens de 600 a 1000 kms cada. Uso uma bike de supermercado, Track TK700, que tem aro 26, hehe... mas tem grupo Alivio. Uso pneus mistos e recentemente tirei a suspensão, coloquei um garfo duro. 80 a 90 por cento rodo em asfalto, mas enfrento estradas de terra se necessário. Pneu Kenda K841 e agora estou estreando um Pirelli Scorpion, ambos 1.95. Estamos felizes.

Outro caso é do Gerson Popeye, que mora em Suzano e recentemente chegou de uma viagem ida-e-volta até a Paraíba, quase 8.000 kms em uma Caloi 10.

Boas cicloviagens...


Realmente não existe bicicleta ideal, a gente vai com o que melhor se adaptar. 


O Alexandre Miranda quem me fez ter vontade de ter a City Tour Comp. O cara é uma máquina, não sei como passa tanto tempo em pedalando.
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EduardoRR Ver Drop Down


Registrado: 10 Ago 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EduardoRR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2019 as 10:44
Cicloviagens com maioria de asfalto e algumas estradas de terra com certeza você vai bem de City Tour, melhor se trocando o pneu por um mais grosso. 

Eu tenho a City Tour e a MTB, então posso lhe dizer que o rendimento da City no asfalto é um absurdo de bom. Como você tem Speed então não sei se vai sentir diferença. No mais recomendo muito esta bike, simples e eficiente, e muito bonita. 

Em relação a trajetos mais pesados com 90% de terra como o caminho da fé que vc mencionou o melhor seria uma mtb mesmo (eu já fiz o caminho)  A City Tour até vai, desde que trocando o pneu, mas vai haver um pouco mais de sofrimento.

A City se assemelha  muito com as bikes do começo do mtb, não existia suspensão, e todo mundo era feliz igual, andando nas mesmas terras de hoje, inclusive foi por isso que comprei a city, para voltar um pouco ao básico - garfo rígido, pedal sem clip, pouca manutenção, andar com roupa comum.
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tomas.arruda Ver Drop Down
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Registrado: 14 Mar 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tomas.arruda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2019 as 10:50
Originalmente Postado por EduardoRR EduardoRR Escreveu:

Cicloviagens com maioria de asfalto e algumas estradas de terra com certeza você vai bem de City Tour, melhor se trocando o pneu por um mais grosso. 

Eu tenho a City Tour e a MTB, então posso lhe dizer que o rendimento da City no asfalto é um absurdo de bom. Como você tem Speed então não sei se vai sentir diferença. No mais recomendo muito esta bike, simples e eficiente, e muito bonita. 

Em relação a trajetos mais pesados com 90% de terra como o caminho da fé que vc mencionou o melhor seria uma mtb mesmo (eu já fiz o caminho)  A City Tour até vai, desde que trocando o pneu, mas vai haver um pouco mais de sofrimento.

A City se assemelha  muito com as bikes do começo do mtb, não existia suspensão, e todo mundo era feliz igual, andando nas mesmas terras de hoje, inclusive foi por isso que comprei a city, para voltar um pouco ao básico - garfo rígido, pedal sem clip, pouca manutenção, andar com roupa comum.


Obrigado!! Era exatamente esse o tipo de opinião que eu queria ouvir: alguém que tem a city tour e uma MTB.
Acho que vou de city tour primeiro e se sentir a necessidade, depois vejo uma Mtb como segunda bike.
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flep Ver Drop Down
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Registrado: 06 Mai 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de flep Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2019 as 11:01
Como falaram acredito que uma bike mais hibrida seja o melhor pra você.

Só atenção com uma coisa: bike com pneu slick (slick mesmo) pra pegar estrada de terra é bem perigoso. Pra mim híbrida mesmo são as bikes multi-terreno como as Trek Dual Sport e Specialized CrossTrail, que possuem um pneu multi-terreno. Pneu slick é bike urbana.

Eu estava no mesmo dilema recentemente, e QUASE comprei uma MTB, aí me liguei que eu vou andar a maior parte do tempo em asfalto e as vezes pegar uma estrada de terra, nada de trilhas. E como também venho de speed e sou um cara alto, ia sofrer demais com a falta de marcha numa MTB com relação mais pesada sendo 40-11 que a maioria das MTB's vem hoje.

No fim me decidi por ir numa Trek DS3 que vem com 48D na frente e uma suspensão "ok". O fator decisivo foi assistir alguns videos gringos do pessoal testando a bike inclusive em trilhas simples e ela se saindo bem, sendo que ainda dá pra aumentar o pneu pra um 42C se for pegar uma trilha mais casca grossa.

Abs!
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Pantoja Ver Drop Down
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Registrado: 27 Fev 2013
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Creio que, de certo ponto, a regra é não ter regras.

Qualquer bike serve para viajar. Vi no youtube um casal onde a mulher fazia a viagem numa velha Caloi Ceci! Aqui em SP vejo esses entregadores de aplicativo de comida ralarem nessas bikes de supermercado o dia inteiro e elas aguentam. Não que não hajam problemas, mas depende mais da sua capacidade de realizar manutenção e na paciência de fazê-la mais vezes, por usar um equipamento mais simples. 

Para mim, se a bike não precisar de grandes adaptações para colocar algorjes, ela é apta. Falo isso porque quanto menos gambiarra nesse ítem, melhor. O que mais acontece é bagageiros se desprenderem por conta de sacolejadas. Portanto, quanto menos adaptações, menos dores de cabeça.

Estude o percurso, pense nos pneus para tal, hidrate-se bem, leve umas bananas prata e seja feliz!


Editado por Pantoja - 12 Ago 2019 as 11:43
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
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