Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Habilitação para bicicleta. Agora é lei.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Habilitação para bicicleta. Agora é lei.

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Habilitação para bicicleta. Agora é lei.
    Postado: 22 Out 2009 as 17:30
Legal, agora quem vai passar as férias em Camburiu não pode andar de bike se não fizer o curso da prefeitura. A lei vale para crianças também.

http://migre.me/9FvI
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:31
Se eu não me engano...

A prefeitura não tem competencia legal para exigir isso....

AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Erick_F. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2007
curitiba - parana
Offline
Mensagens:1764
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Erick_F. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:38
Caramba, tenho que me informar sobre isso, normalmente passo férias lá e tenho levado minha speed pra manter os treinos, adoro aquelas montanhas da região!

Então eu terei que respeitar os limites de velocidade? Não passar de 40kmh naquele plano é um pecado!

E se tiver alguma prova técnica nesse curso, imagino eu lá com minha speed, clip e lycra!


Mas vamos ver se isso vai acontecer de verdade, há um fluxo enorme de bicicletas lá!



Editado por Erick_F. - 22 Out 2009 as 17:45
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:43
Essa lei vale tanto quanto uma nota de R$ 7.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:47
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Essa lei vale tanto quanto uma nota de R$ 7.




Pois é...


Olha só nossos vereadores....kkkkkkkkkkkk


Nem sabem onde podem legislar...kkkkkkkkkk


Mas se o pessoas responsavel pelo transito só orientar...já é de uma ajuda.....

quanto habilitação...viajaram ...viajaram muito mesmo...kkkkkkkkk
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:52
Habilitação para ciclistas seria uma ótima iniciativa. Uma parcela enorme dos ciclistas não têm carteira de motorista e consequentemente desconhece a lei de trânsito.
 
Mas não é o município que tem que legislar sobre isso, não faz sentido algum! Imagine, sou de Curitiba e vou dar umas bandas em Camboja de magrela e tenha a dita apreendida porque não tenho habilitação de bike, pois ela só existe lá. E ai, como fica?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:53
Errado Voodoo, vale mais que isso, vale tanto quanto uma única nota de R$ 12,73... (mais valiosa que a de 7 não?)
Na verdade não vale nada, a competência para legislar sobre habilitação é federal. O município somente pode legislar sobre regras que o código expressamente autoriza: mão, contra-mão, estacionamento livre, regulamentado, circulação de determinados veículos em certos horários e locais (tal como o rodízio, caminhões no centro e fretados).
Mas não pode exigir carteira categoria D para veículos de passeio nem autorizar categoria C para dirigir ônibus escolar ou de cargas perigosas.

Em relação às bibiclitas a autoridade municipal de trânsito pode apenas trata do Registro e o Licenciamento (Art. 24, inc. XVII e Art. 129 , ambos do CTB.), os quais optarão pela exigência ou não desse requisito, podendo, logicamente, delegar tal competência ao órgão executivo estadual, Detran

Pode ainda em caso de infração aplicar as multas a que o código definir.


Editado por Mr.Sergius - 22 Out 2009 as 18:13
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:57
Acho interessante a ideia de educar os ciclistas, tem muitos ciclistas que fazem barbaridades mas mais por ignorância do que irresponsabilidade.

Agora, gostaria de saber o que isso irá melhorar na segurança dos ciclistas que andam por lá, se essa atitude fosse tomada junto com construção de ciclofaixas, bicicletários, etc, eu apoiaria.

Mas está parecendo que isso está mais para multar mais pessoas e retirar ao máximo os ciclistas das ruas, para que as mercedes e bmws conversíveis comum em Camburíu possam trafegar mais tranquilos.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:03
Só de raiva vou para lá algum final de semana desses! Quem vai comigo?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:08
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Só de raiva vou para lá algum final de semana desses! Quem vai comigo?
 
 
 
se pagar a passagem eu vou juntoLOLTongue
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:15
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Só de raiva vou para lá algum final de semana desses! Quem vai comigo?


Pena que é longe senão eu ia nessa e queria ver apreender a bike!!!
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:17
Vão fazer uma bicicletada lá? Espero que ninguém fique nu. Confused
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:18
Gente, pelo que eu andei vendo, o município pode sim legislar quanto a isso.

http://tinyurl.com/yhpfqme
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:22
Na boa, eu acho que pedir habilitação pra andar de bike é a melhor forma de dessistimular o uso dela. Imagina isso aqui em SP? Ter que perder uma tarde no trampo pra tirar habilitação de bicicleta. Ta certo que tem que educar, mas com certeza não é assim. Tanto é que em país nenhum de primeiro mundo isso existe.

Agora, olha que legal: você está fazendo uma cicloviagem e passa por Camburiu. Ai vem um guarda, prende sua bike e ta manda uma multa de quase 160 reais.


Editado por Cebo - 22 Out 2009 as 18:25
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:31
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

Se eu não me engano...

A prefeitura não tem competencia legal para exigir isso....



Isso é que dá eleger gente do povo !!!!  Deveria ser obrigatório curso superior para ser eleito !! Ou alguma empresa contrataria um "zé ninguem" para administrar????
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
GeisonPCarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2009
Sorocaba
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GeisonPCarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:32
E vai ter carteira, aula também?
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:33
Gente, leiam o tópico com atenção. O município pode legislar sobre isso. Se não me engano, essa parada já foi aprovada!

http://www.ondepedalar.com/ciclismo/ciclista_dever_ter_autoriza_o_para_circular_em_balne_rio_cambori.html
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
MVGL Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2007
-
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVGL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:42
Nenhum município tem competencia para legislar sobre transito dessa maneira. Essa lei é formalmente inconstitucional.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:43
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Gente, leiam o tópico com atenção. O município pode legislar sobre isso. Se não me engano, essa parada já foi aprovada!

http://www.ondepedalar.com/ciclismo/ciclista_dever_ter_autoriza_o_para_circular_em_balne_rio_cambori.html


Quero ver eles exigirem isso de pessoas de fora. Mesmo estando previsto na lei de trânsito, uma medida dessas é facilmente derrubada num tribunal num caso como o do cicloturista de passagem pela cidade ou turista.


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:45
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Vão fazer uma bicicletada lá? Espero que ninguém fique nu. Confused


Xiii Druíde ficou parecendo mesmo... mas nú nem pensar...
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:46
autorizaçao é uma coisa...

habilitação é outra...


o municipio pode proibir ou autorizar o uso de suas vias publicas, inclusive o como, onde, o que pode e o que não pode trafegar nelas....

Mas habilitação....


Tenho lá minhas duvidas...


Não ficou claro se motoristas já habilitados deverão ter a "tal habilitação" para bicicletas...o que seria um absurdo.

Só querem dificultar para o pobre do coitado que não tem dinheiro nem para comprar uma bicicleta nova....

Se o curso for gratuito, ainda valeria a pena para aqueles que não tem habilitação...

No fundo...

No fundo...

Acho que algum politicozinho ficou irritadinho com algum ciclista....e veio com essa...

Essa lei não foi de boa-fé
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:49
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Gente, leiam o tópico com atenção. O município pode legislar sobre isso. Se não me engano, essa parada já foi aprovada!

http://www.ondepedalar.com/ciclismo/ciclista_dever_ter_autoriza_o_para_circular_em_balne_rio_cambori.html


Quero ver eles exigirem isso de pessoas de fora. Mesmo estando previsto na lei de trânsito, uma medida dessas é facilmente derrubada num tribunal num caso como o do cicloturista de passagem pela cidade ou turista.




Eu desconfio que vai ferrar pra todo mundo. Quem não é de São Paulo e vem pra ca no dia do rodizio também toma multa.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:53
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:


Eu desconfio que vai ferrar pra todo mundo. Quem não é de São Paulo e vem pra ca no dia do rodizio também toma multa.


Toma multa, mas basta recorrer que ganha. Ano passado tomei uma multa por desrespeitar o rodízio em SP, recorri e tive a multa cancelada.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
felipeviegas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeviegas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:56
Ainda é um projeto de lei apenas... 

Se houver pessoas no fórum de lá, vale a pena tentar organizar manifestações contra ou, pelo menos, tentar uma conversa com a vereadora para fazer algo bom para todos. 

Abraços.
Felipe V. Rodrigues
"Anybody who rides a bike is a friend of mine" - Gary Fisher
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:58
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:


Eu desconfio que vai ferrar pra todo mundo. Quem não é de São Paulo e vem pra ca no dia do rodizio também toma multa.


Toma multa, mas basta recorrer que ganha. Ano passado tomei uma multa por desrespeitar o rodízio em SP, recorri e tive a multa cancelada.


O duro é o cara prender sua bike e só liberar depois de julgado o recurso. Sei lá, isso é uma grande palhaçada. Pior, esse tipo de idéia brilhante tem TUDO pra se espalhar pelo Brasil. Kassabão deve ter adorado.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 18:59
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Vão fazer uma bicicletada lá? Espero que ninguém fique nu. Confused


Xiii Druíde ficou parecendo mesmo... mas nú nem pensar...


Opa, tenho experiência no assunto! (bicicletada intermunicipal, não ficar nu em público!). Acho que foi ano passado que saímos de Curitiba e fomos até Ponta Grossa pedalando para uma bicicletada. Deu 250 km ida e volta, de um dia para o outro. Aliás o Luciano Galicki foi junto, de reclinada, e dormimos no mesmo quarto (ui). LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
GeisonPCarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2009
Sorocaba
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GeisonPCarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 19:09
Para tomar multa tem que ter placa aminha não tem como. Vou fazer questão de ir ver isso pessoalmente.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 19:28
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:



Em relação às bibiclitas a autoridade municipal de trânsito pode apenas trata do Registro e o Licenciamento (Art. 24, inc. XVII e Art. 129 , ambos do CTB.), os quais optarão pela exigência ou não desse requisito, podendo, logicamente, delegar tal competência ao órgão executivo estadual, Detran



"   XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;"

Pelo que eu entendi do inciso, ao municpio cabe o registro e licenciamento "na forma da legislação". Legislação essa estabelecida pelo CTB e não pelo município, ou não?

e lá na frente no Art. 129:

"
Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários."

Atentem para o "do domicilio ou residência de seus proprietários". Ou seja, só vale pra quem mora lá. No verão vai ser uma confusão danada... o que vai ter de "eu moro em curitiba", ou ainda "a bicicleta é do primo que mora em curitiba (afinal, vale a residencia do DONO e não de quem tá andando né?)"!

De qualquer maneira o projeto/lei como um todo tá furado. Porque fala em habilitação e isso não compete ao municipio, correto?
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 19:35
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Porque fala em habilitação e isso não compete ao municipio, correto?


COMPETÊNCIAS

Código de Trânsito Brasileiro - CTB


XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;

Mas como você bem destacou, estamos sujeitos à legislação municipal do local do nosso domicílio. Basta um comprovante de endereço que ninguém pode te multar ou apreender a sua bike se for de fora de Camboriú.

PS. Balneário Camboriú e Camboriú são municípios distintos, a lei é de Balneário Camboriú.


Editado por Voodoo - 22 Out 2009 as 19:39
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 20:16
Esse negócio não vai pegar.
Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 20:23
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Porque fala em habilitação e isso não compete ao municipio, correto?


COMPETÊNCIAS

Código de Trânsito Brasileiro - CTB


XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;

Mas como você bem destacou, estamos sujeitos à legislação municipal do local do nosso domicílio. Basta um comprovante de endereço que ninguém pode te multar ou apreender a sua bike se for de fora de Camboriú.

PS. Balneário Camboriú e Camboriú são municípios distintos, a lei é de Balneário Camboriú.


Poizé... mas continuo na duvida. Quem pode estabelecer as regras para a concessão de autorização? O proprio municipio? ou ao municipio cabe apenas a conceder baseado em legislação federal?
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 20:59
Na minha interpretação sobre leis, os municípios podem aumentar o rigor da lei dos estados e da União, mas nunca abrandar.

Agora isso é o que eu "ACHO", não tenho conhecimento profundo das leis.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
fabioromeo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2009
Brasília, DF
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioromeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 21:15
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Mas está parecendo que isso está mais para multar mais pessoas e retirar ao máximo os ciclistas das ruas, para que as mercedes e bmws conversíveis comum em Camburíu possam trafegar mais tranquilos.


Druide, foi exatamente o que pensei. Saiu um artigo no site Bicycling que fala disso, essa história de exigir habilitação de ciclista não é para melhorar a segurança deles. É como uma vingança velada dos motoristas, que dizem "só vou respeitar ciclistas se eles ______________________". Ninguém quer respeitar ciclistas, apenas criar dificuldades para que eles não "atrapalhem" os carros. O que ninguém fala é que o impacto de um carro mal conduzido é absurdamente maior do que uma bicicleta mal conduzida.

Afiem o inglês e acessem o link, o artigo é muito bom:
http://bicycling.com/blogs/roadrights/2009/10/12/license-to-ride/

Editado por fabioromeo - 22 Out 2009 as 21:19
Fabio Romeo.com

blog | twitter
Voltar ao Topo
aluizon Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2005
São José do Rio Preto - São
Offline
Mensagens:1257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aluizon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 21:34

Calma gente Big smile!   Ainda é Projeto de Lei.   A vereadora elaborou o projeto e apresentou/protocolou (dia 22/10) na Câmara.  Só isso.   

Esse projeto ainda tem que ser aprovado pela Comissão de Justiça (acho que o nome é esse, não lembro agora) da Câmara, que avalia se a "Lei é legal" (viche, é pleonasmo isso? hehe), ou seja, se ela realmente é constitucional, se está tudo "nos conformes", etc.  Se estiver tudo ok, depois ainda vai pra votação dos vereadores. Se aprovada pelos vereadores, ai ainda tem de ser aprovada/sancionada pelo Prefeito - que pode inclusive vetá-la.   E no meio de tudo isso ainda há outras coisas que podem ocorrer (a comissão de justiça entender que a Lei e inconstitucional ou sei lá o que, etc).       

É, o caminho é longo e ainda vai demorar bastante pra acontecer alguma coisa nisso ai.  Por enquanto ainda podemos pedalar lá sem carteira de motorista de bike Big smile.


Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 21:46
Belo texto postado pelo Fabioromero. Basicamente explica o obvio: motorista tem que ter habilitação porque ele usa um veiculo que pode matar alguém facilmente. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
savio luna Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2006
natal - RN
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savio luna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 21:46
no brasil tem tanta lei que ninguem nem conhece, quanto mais cumprir.
 
 
alguem aí se lembra do super KIT de primeiros socorros q todo carro deveria ter ?!?!?!?!!?!?!?
 
ainda bem q aquela m!(a)#$% não 'vingou'....
 
já imaginou voce ter q fazer um curativo em vc mesmo após um acidente.... nesse mundo dizem q:
se não sabe fazer então não atrapalhe
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 21:52
Moçada, o negócio é só um projeto de lei. Lembram de um projeto de lei federal maluco que previa controlar a maneira como as pessoas deveriam torrar sua grana (20% em alimentação, 15% em habitação e o restante guardado uma conta que só o governo poderia liberar, por exemplo)? Era uma aberração tão grande que simplesmente foi engavetada. Acredito que isso vá acontecer com esta lei também.

Para virar lei, tem que ser colocada na pauta de votação, passar pela câmara e ser sancionada pelo prefeito.

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Aliás o Luciano Galicki foi junto, de reclinada, e dormimos no mesmo quarto (ui). LOL

Quando vais assumir o filho, safado!?

Hug
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 23:13
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Aliás o Luciano Galicki foi junto, de reclinada, e dormimos no mesmo quarto (ui). LOL

Quando vais assumir o filho, safado!?

Hug
[/QUOTE]

No mínimo pensão alimentícia né! Afinal é uma das poucas coisas neste país que realmente dá cadeia Tongue
Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
Voltar ao Topo
glaucio-criciuma Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
Criciuma-SC
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glaucio-criciuma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 01:03
Será que vão guinchar tambem ? 
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 01:26
Se essa Exma. Vereadora liderase uma campanha para educação no trânsito, que abrangesse todas as classes de veículos, tenho por certo que ela estaria fazendo muito mais por seu Município e até mesmo pelo País.
 
Num País onde os veículos automotores insistem em passar por cima dos ciclistas, tentar legislar no sentido de obrigar o ciclista a habilitar-se é, no mínimo, contraproducente.
 
Educar os ciclistas locais para respeitarem os pedestres, não pedalar sobre as calçadas, etc, isso sim, tem o meu total apoio. Thumbs Up
 
Mas, como já houve até Prefeito tentando revogar a Lei da gravidade, tudo é possível! Confused
 
Abs.
 
Waldson
 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X