Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guidões entortando
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guidões entortando

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leandro Schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2006
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guidões entortando
    Postado: 04 Set 2010 as 20:02
Primeiramente, uma introdução, senão ninguém vai entender como ou porque isso está acontecendo. Desde que comecei a pedalar, há cerca de 8 anos, eu tinha um problema físico que me deixava "torto" na bike. Não era uma coisa óbvia, tanto é que nenhum ortopedista, fisioterapeuta, osteopata ou qualquer outro que vocês possam imaginar conseguiu descobrir. Tive que me virar sozinho, e há pouco mais de 3 anos atrás, finalmente entendi o que estava acontecendo.
 
Bom, mais 2 anos de preparação para a cirurgia no final do ano passado, que corrigiu o problema com 2 placas e 12 parafusos na minha cara. Minha posição na bike se acertou e isso fez uma diferença enorme no rendimento, algo que uma pessoa que nunca passou por isso nem pode imaginar. Só que todo esse tempo pedalando "errado" deixou uma sequela: um desequilíbrio muscular significativo, cuja consequência é que o lado direito do meu corpo está mais pesado do que o esquerdo.
 
Agora vem a parte bizarra: nos últimos 2 meses, entortei nada menos do que 4 guidões de alumínio com o uso normal, sem absolutamente nenhum impacto. Dois FSA e um ITM, todos novos, e o da minha MTB, que até aguentou "bastante", 8 meses. Seria até compreensível se eu pesasse 120kg, mas peso 77kg pra 1,80m.
 
Na MTB, mesmo eu só andando no asfalto, vou colocar um guidão de downhill pra ver se resolve, mas quanto à speed, não sei o que fazer. Estou com uma bela bike novinha e praticamente não consegui usar porque nenhum guidão aguentou mais de uma semana. Alguém tem sugestões? Não importa se for um guidão de 1kg e custar R$1 mil, só quero que não entorte. Pensei num de carbono, mas se está acontecendo isso com os de alumínio, não seria perigoso demais ele quebrar de uma vez? Existe alguém aqui no Brasil que possa construir um especial extra reforçado?
Voltar ao Topo
rookie.rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2009
petropolis, rj
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rookie.rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 23:20
Amigo vou dar minha opinião de leigo com o único propósito de ajudar.
Vc não deixa claro as razões desse desequilíbrio mas afirma que foram corrigidos. O que espanta é que o guidom é um equipamento forte em relação ao peso que DEVE suportar. Se vc entorta todos, exclui-se um possível defeito das peças. Vc então deve imaginar que imprime força (peso) em demasia no guidom, o que, ao meu ver, ocorre por vício postural ou técnico uma vez que não existe mais nenhum fator físico limitante. Como não tenho experiência ou conhecimento técnico em ciclismo, faço analogia com conhecimento adquirido na natação, onde os vícios posturais ou técnicos são revertidos mediante exaustiva sequência de exercícios chamados de educativos. Aconselho a procurar algum profissional, real conhecedor das técnicas de ciclismo para avaliar sua técnica e postura. Provavelmente o ciclismo tb deve contar com esse tipo de exercício "educativo".
Abraço.
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 23:50

cara se vc tiver a mesma força nas pernas q tem nos braços  , sai de baixo , ñ vai ter pedevela q vai te aguentar kkkkk   ta havendo um uso desproporcional de força ,q fico imaginando é a possivel quebra de um desses guidões e uma queda séria ,ja tive guidão quebrado perigo a vista

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 01:02
Complementando as respostas e tentando ajudar sem embasamento técnico, acho que isso está ocorrendo porque o seu referencial mudou. Antes dessa operação vc ajustou o seu organismo para aplicar força igual em ambos os lados do guidão, agora que essa questão do equilíbrio mudou, e vc está "no esquadro" aparentemente está aplicando força demais em um dos lados exatamente porque o seu referencial mudou.

Passei uma situação parecida quando fiz uma viagem de bicicleta e precisei durante ela mudar a maneira de pedalar para que a mesma chegasse inteira ao destino final. Ilustrando o meu problema, mas que possa compreender melhor, eu instalei um bagageiro de canote na minha bicicleta de estrada e coloquei em cima dele uma mochila de 30l pesando 8kg. Com esse aumento de comprimento e mudança no centro de gravidade da mesma, fez com que ao pedalar em pé a bicicleta torcia totalmente e sentia que ela poderia se quebrar a qualquer instante. No segundo dia percebi que jogando mais peso em cima do guidão eu conseguia distribuir melhor o peso total, meu e da mochila que fazia uma enorme alavanca e se comportava como um pendulo na traseira.
Lá pelo 10o dia, depois de estar bem ajustado a situação, podendo pedalar em pé e até torcer o quadro lateralmente sem que nenhuma vibração fosse sentida, eu tive que pedalar sem o conjunto bagageiro e mochila. Isso fez com que a mesma se tornasse extremamete instável pedalando em pé, pelo fato de colocar muito peso em cima do guidão. 30min depois reacostumei a pedalar da maneira tradicional e segui em frente.

Agora depois de exemplificar o que aconteceu comigo, continuo com o seu caso...

Como os guidões são normalmente bem resistentes acho que vc não tem percebido que essa força desproporcional em ambos os lados está sendo aplicada e com o tempo eles acabam se quebrando. Se vc usasse um guidão mais flexível, conseguiria perceber essa aplicação de força desproporcional em ambos os lados e com o tempo ir se adaptando a nova situação, mas isso não resolveria o seu problema a curto prazo e poderia o colocar em risco, visto que a quebra poderia ser mais rápida.

Vejo duas possíveis soluções para o seu problema. A mais fácil, mas que não resolve o problema da força desproporcional, é adquirir um guidão de aço usado em bicicleta de pista. São muito resistentes e certamente o máximo que vc vai conseguir fazer com ele ao longo do tempo é entortar um pouco. Mas veja que isso é uma solução paliativa e não vai resolver realmente o seu problema. A outra solução, que seria definitiva, acredito que deverá ser fazer um trabalho postural para que vc possa aplicar a mesma força, ou força proporcional, nos dois lados do guidão. Só assim ele será resolvido por completo.

Pelo que contou, acredito que depois do que passou, não tenha feito um trabalho de RPG e musculação, para igualar as partes do corpo e mantê-lo equilibrado, caso tenha feito certamente foi para os movimentos básicos e cotidianos da vida de qualquer cidadão. Em cima da bicicleta, que é onde está o problema que nos pediu auxílio, esse problema certamente não foi avaliado. Vá a um local onde tenha o trabalho de RPG e explique a situação ao fisioterapeuta. Se possível depois do contato inicial, leve a bicicleta de estrada ou o conjunto guidão e mesa para que ele possa avaliar a situação de maneira a encontrar uma solução pro seu problema.

Caso não tenha feito esse trabalho de RPG com um fisioterapeuta e/ou muscular em academia, com professor de educação física, recomendaria a vc procurar pois certamente vai ajuda-lo a resolver não somente esse problema específico do guidão como outros que esteja tendo ou possa vir a ter num futuro próximo.
 
Espero ter ajudado de alguma forma.
Um grande abraço,
Fabricio.


Editado por FAB1000 - 05 Set 2010 as 01:10
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 01:09
Entortou guidons FSA alumínio, de miolo 31,8mm? Ou 26mm?
Isso foi andando normal, ou subindo forte, ou sprintando?
Num sprint, a gente aplica até 6 vezes a potencia que emprega numa hora rolada forte.
Eu peso 88 kg, sprinto forte, +1200 w, acho que faço bastante força no guidom, e nunca entortei nenhum.
E olha que uso Deda Newton (Shallow, 46cm o-o), que é um guidom bem leve.
Segue foto da última chegada - Copa Norte-Nordeste, em Belém.
Faço força na coisa, mesmo.

Uploaded with ImageShack.us
Simplesmente não entendo como pode estar acontecendo o que você descreveu.
Não está rolando nada de errado na hora do transporte, rack de teto, caçamba de pick-up, não?
Já vi amigo quebrar guidom de carbono por conta de amarrar a bike na caçamba da pick-up.


Editado por Clythio - 05 Set 2010 as 01:10
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 02:17

Eu tb não consigo imaginar uma explicação plausível pra isso. Em 25 anos de ciclismo, é algo inédito pra mim, eu NUNCA vi ninguém entortar guidões dessa forma só de usar, no dia-a-dia. Nem super-sprinters, nem downhillers, freeriders... 

É preciso uma força extra-comum pra entortar um guidão de alu desses, mesmo os mais leves.  Ainda mais por alguém com 77kg. Tente entortar um desses numa morsa usando um cano, vc vai ver como é difícil!
 
Não passa pela minha cabeça algo no seu pedalar que possa causar isso aos poucos,, desse jeito que vc relatou. . Nem o Uri Geller (http://www.skepdic.com/brazil/geller.html) seria capaz de tal proeza.
 
Quem quiser desvendar esse mistério terá que andar com vc por algum tempo pra tentar detectar as possíveis causas. Deve ter uma explicação, mas eu confesso que não faço idéia.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 03:35
Alex, deve ser a mulher dele - vai lá de noite com uma marreta e pá, pá, pá... Smile
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 03:43
Uma coisa me veio a mente agora... será que um aperto desproporcional dos parafusos da mesa pode estar provocando esse estrago? 
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 05:20
Só pra ver se entendir corretamente: O que acontece com você é um desvio de postura, que faz com que você fassa mais força de um lado do guidom do que de ourto. É realmente isso que está acontecendo?

Não tenho nenhum conhecimento tecnico, por isso tudo que vou falar é achismo com base no que leio.
Quanto ao guidom, no seu caso não cogitaria o uso de um guidom de carbono, visto que o material é menos reistente e um quebra seria muito perigosa.





Voltar ao Topo
rookie.rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2009
petropolis, rj
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rookie.rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 12:31
Realmente...MUITO SINISTRO!!!
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 13:27
Coloca umas fotos dos guidões para ajudar a entender o que está acontecendo.


Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 15:31
Alumínio entortar sem quebrar?


Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Leandro Schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2006
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 16:47
Obrigado a todos pelas respostas. Eu realmente pretendo iniciar esse trabalho de fisioterapia pra tentar corrigir meu problema, mas como vários disseram, nunca imaginei que seria algo tão sério a ponto de entortar guidões... Só que isso vai levar muito tempo, é claro, e se eu fico uma semana sem pedalar já começo a enlouquecer. Acho que o jeito é ir usando a MTB com guidão de downhill por enquanto e seguir a sugestão do Fabricio - tentar encontrar um guidão de aço de pista.
 
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Entortou guidons FSA alumínio, de miolo 31,8mm? Ou 26mm?
Isso foi andando normal, ou subindo forte, ou sprintando?
Num sprint, a gente aplica até 6 vezes a potencia que emprega numa hora rolada forte.
Eu peso 88 kg, sprinto forte, +1200 w, acho que faço bastante força no guidom, e nunca entortei nenhum.
E olha que uso Deda Newton (Shallow, 46cm o-o), que é um guidom bem leve.
Segue foto da última chegada - Copa Norte-Nordeste, em Belém.
Faço força na coisa, mesmo.

Uploaded with ImageShack.us
Simplesmente não entendo como pode estar acontecendo o que você descreveu.
Não está rolando nada de errado na hora do transporte, rack de teto, caçamba de pick-up, não?
Já vi amigo quebrar guidom de carbono por conta de amarrar a bike na caçamba da pick-up.
 
31.8mm. Imagino que tenha sido subindo em pé, que é quando ele suporta muito peso. Com certeza não é problema no transporte. Foi exatamente o que eu pensei quando aconteceu pela primeira vez, mas quando os outros 3 também entortaram do mesmo jeito, tive que descartar essa possibilidade, já que a bike não foi transportada.
 
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Uma coisa me veio a mente agora... será que um aperto desproporcional dos parafusos da mesa pode estar provocando esse estrago? 
 
A minha primeira preocupação foi eu estar fazendo alguma coisa errada na instalação, tanto é que na segunda vez nem encostei em nada, deixei um mecânico profissional fazer tudo. Não fez diferença nenhuma, aconteceu do mesmo jeito.
 
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Coloca umas fotos dos guidões para ajudar a entender o que está acontecendo.
 
Acho que não seria perceptível pelas fotos. Mas todos eles entortaram da mesma maneira, o lado direito foi pra frente. É como se meu corpo estivesse tentando voltar à posição (errada) de pedalada de antes da cirurgia.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 16:53
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Alumínio entortar sem quebrar?




Entorta sim. Amigo meu (o Zo aqui do Forum) anda com um canote de aluminio torto tem uns 3 meses já. LOL
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 20:47
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Uma coisa me veio a mente agora... será que um aperto desproporcional dos parafusos da mesa pode estar provocando esse estrago? 
 
Fab, eu acho que antes a tampa da mesa quebraria...pelo menos a minha FSA aconteceu isso...
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 15:35
Faço coro, isso ai é extra pedal, veja onde vc guarda, bote uma câmera escondida e etc, pq pedalando não tem possibilidade disso ocorrer(repetidamente), ainda mais o guidão indo pra frente, se fosse pelo menos pra baixo...
Voltar ao Topo
aprota Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2009
BR
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aprota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 15:59
A não ser que você seja herdeiro do huck, acho bom pedir desculpas à patroa por ter esquecido o aniversário dela.

A dica mais técnica que consigo imaginar é essa. Desculpa.
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 19:54
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Faço coro, isso ai é extra pedal, veja onde vc guarda, bote uma câmera escondida e etc, pq pedalando não tem possibilidade disso ocorrer(repetidamente), ainda mais o guidão indo pra frente, se fosse pelo menos pra baixo...

é cara, alguém tá de sacanagem contigo!!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Leandro Schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2006
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 20:32
Originalmente postado por trost trost escreveu:

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Faço coro, isso ai é extra pedal, veja onde vc guarda, bote uma câmera escondida e etc, pq pedalando não tem possibilidade disso ocorrer(repetidamente), ainda mais o guidão indo pra frente, se fosse pelo menos pra baixo...

é cara, alguém tá de sacanagem contigo!!
 
Eu garanto que a possibilidade de ser extra pedal é zero. A bike só sai do meu quarto quando vou treinar. Além disso, trabalho em casa, ela fica à vista o tempo inteiro e não deixo ninguém chegar perto. Absolutamente nenhuma chance.
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 21:06
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Alex, deve ser a mulher dele - vai lá de noite com uma marreta e pá, pá, pá... Smile


Olha a possibilidade acima. Tem certeza que ninguem encosta? SUHASUHAUH brincadeiras a parte.

Relaxa que com a fisioterapia tudo vai melhorar e você já vai poder se preocupar com o peso dos guidons denovo.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 22:08
E se achar um guidão de CrMo?
Tem esse aqui, mas é de pista. Não sei como fica pra usar na estrada.
http://www.shopgiveandtake.com/our-online-shop-mainmenu-26.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=186&category_id=71 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 22:18
Originalmente postado por Leandro Schmidt Leandro Schmidt escreveu:

Originalmente postado por trost trost escreveu:

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Faço coro, isso ai é extra pedal, veja onde vc guarda, bote uma câmera escondida e etc, pq pedalando não tem possibilidade disso ocorrer(repetidamente), ainda mais o guidão indo pra frente, se fosse pelo menos pra baixo...

é cara, alguém tá de sacanagem contigo!!
 
Eu garanto que a possibilidade de ser extra pedal é zero. A bike só sai do meu quarto quando vou treinar. Além disso, trabalho em casa, ela fica à vista o tempo inteiro e não deixo ninguém chegar perto. Absolutamente nenhuma chance.


Física simples - para o guidom entortar pelo uso, para a frente, de um dos lados, a mesma força que o empenou deve ter sido aplicada do outro lado, para que a bike continue andando reto.
Dessa forma, ambos os lados deveriam ter empenado para a frente, a não ser que algo segurasse o garfo ou roda e só um lado do guidom fosse forçado para a frente.
O efeito descrito, causado pelo uso normal, pedalando, é impossível.

Fenômeno paranormal, ou o lado direito da face do avanço, supondo que é de 4 parafusos, é sempre muito apertado, "amassando" a frente do lado direito do guidom e por isso torcendo o lado direito para a frente.
Teu avanço é de 4 parafusos, e é o mesmo desde que seus guidons começaram a empenar?
Qual a marca do bicho?
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 22:43
Mas vamos ver as fotos deste caso ai pra entender.

Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
clanovel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2008
Brasília
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clanovel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 02:28
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Física simples - para o guidom entortar pelo uso, para a frente, de um dos lados, a mesma força que o empenou deve ter sido aplicada do outro lado, para que a bike continue andando reto.
Dessa forma, ambos os lados deveriam ter empenado para a frente, a não ser que algo segurasse o garfo ou roda e só um lado do guidom fosse forçado para a frente.
O efeito descrito, causado pelo uso normal, pedalando, é impossível.
Fenômeno paranormal, ou o lado direito da face do avanço, supondo que é de 4 parafusos, é sempre muito apertado, "amassando" a frente do lado direito do guidom e por isso torcendo o lado direito para a frente.
Realmente a força deve ser oposta, tipo uma alavanca aplicada no conjunto para só assim entortar o guidão. Essa teoria do aperto dos parafusos da mesa também é uma hipótese...
 
Outra hipótese, é o guidão da bike ficar encostado numa parede próximo a uma janela onde há incidência  direta do sol, ou a uma parede com uma fonte de calor próximo...
Precisaria ver a temperatura que estes tubos de alumínio aguentam, sei que alumínio demora para fundir-se, mas não sei sobre a resistência plástica ao calor.
 
Comigo ocorreu um fato semelhante com uma Specialized com guidão de carbono da mesma marca, ela ficava no meu quarto, e sempre que chegava do trabalho notava uma saliência ou uma fissura nova no verniz a cada dia. Desconfiei que pessoas da residência utilizavam produtos químicos para limpeza ou mexiam na bike. Engano meu! Um sábado notei que o sol incidia direto no guidão e o calor causava a dilatação e formação de bolhas e fissuras no verniz do guidão de carbono SPZ.
 
Só pedalando e sem nenhum impacto, acho impossível a deformação.
 
Voltar ao Topo
Leandro Schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2006
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 04:05
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

E se achar um guidão de CrMo?
Tem esse aqui, mas é de pista. Não sei como fica pra usar na estrada.
http://www.shopgiveandtake.com/our-online-shop-mainmenu-26.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=186&category_id=71 
 
Não abriu o link aqui, mas é a principal opção que estou considerando no momento. O problema é que, com todos sendo unânimes em afirmar que o que está acontecendo é impossível, já não sei se um guidão mais resistente vai resolver se for uma anomalia tão absurda a ponto de contrariar a lógica.
 
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Física simples - para o guidom entortar pelo uso, para a frente, de um dos lados, a mesma força que o empenou deve ter sido aplicada do outro lado, para que a bike continue andando reto.
Dessa forma, ambos os lados deveriam ter empenado para a frente, a não ser que algo segurasse o garfo ou roda e só um lado do guidom fosse forçado para a frente.
O efeito descrito, causado pelo uso normal, pedalando, é impossível.

Fenômeno paranormal, ou o lado direito da face do avanço, supondo que é de 4 parafusos, é sempre muito apertado, "amassando" a frente do lado direito do guidom e por isso torcendo o lado direito para a frente.
Teu avanço é de 4 parafusos, e é o mesmo desde que seus guidons começaram a empenar?
Qual a marca do bicho?
 
O da speed é o mesmo, FSA OS 150 com quatro parafusos, mas o da MTB é diferente, um Bontrager de dois parafusos. Os guidões de ambas entortaram exatamente do mesmo jeito. Sei que não estou ficando louco (por enquanto) porque um mecânico profissional analisou o primeiro guidão e confirmou que realmente estava torto. Nós dois acreditamos que deveria ter ocorrido um problema no transporte, mas quando ele instalou um novinho e alinhado e a coisa se repetiu, ficou comprovado que não era isso.
 
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Mas vamos ver as fotos deste caso ai pra entender.
 
Estou sem câmera aqui, mas como eu disse, é algo muito sutil pra ser notado em fotos. De qualquer forma, vou tentar tirar algumas quando pegar a câmera.
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 14:56
faça um teste, trocar a mesa, eu aposto que o defeito não é na força dos braços, e sim na mesa que tá dando espaço pra que o guidão entorte.
Voltar ao Topo
adilson tatu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2010
cotia
Offline
Mensagens:873
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adilson tatu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 15:40
Vejo isto como um caso paranormal
Voltar ao Topo
MTBSpeeder Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jan 2005
San Pablo - SP
Offline
Mensagens:489
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBSpeeder Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 17:54

Voltar ao Topo
MTBSpeeder Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jan 2005
San Pablo - SP
Offline
Mensagens:489
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBSpeeder Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 17:57
Ou melhor deixar com eles mesmo.


Editado por MTBSpeeder - 07 Set 2010 as 17:58
Voltar ao Topo
adilson tatu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2010
cotia
Offline
Mensagens:873
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adilson tatu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 19:25
Originalmente postado por MTBSpeeder MTBSpeeder escreveu:

Ou melhor deixar com eles mesmo.

Nossa quem são estes feras? James hetfield e Kerry king. King Diamond resolve!
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 14:11
Originalmente postado por adilson tatu adilson tatu escreveu:

Originalmente postado por MTBSpeeder MTBSpeeder escreveu:

Ou melhor deixar com eles mesmo.

Nossa quem são estes feras? James hetfield e Kerry king. King Diamond resolve!


Caraca, eu nunca tinha notado a semelhança! O Jamie só precisa engordar um pouco pra virar sósia do K King!

E com certeza, se for fenômeno paranormal, o King Diamond resolve!!!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 15:15
Putz, nem se eu trocasse as pernas pelos braços eu conseguiria entortar um guidão.LOL
Mas mesmo com essa anomalia que vc relata, o guidão não é um ponto de apoio na bicicleta que deve sofrer tanta carga a ponto de entortar, nem que se vc tivesse apenas um braço. Dá uma revisada no seu bike fit.
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 14:22
Isso  não pode ser bike fit, nem mesa mal instalada... nem um filhote de Conan entorta esses guidões.

Pra mim isso aí é sabotagem !!! Não tem outra explicação!!!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 14:48
Leandro
Isso tudo não poderia ser apenas uma impressão sua?
Seu corpo mudou, seu ponto de vista também mudou.
Eu tenho uma sequela de fratura de úmero e sou meio zaroio.  Quando ando em bikes de colegas sempre acho que as mesas estão desalinhadas,  quando na verdade as minhas bikes é que devem estar desalinhadas. Pode estar acontecendo com voce? Comparando sua postura atual com a antiga?
 
Outra, entortar pra frente um guidon?  Seria mais provável seu corpo ser empurrado pra trás.
Admitindo o que voce disse - não pegar buracos que causem solavancos.
 
abraços
 
 
 
Voltar ao Topo
Leandro Schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2006
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 15:17
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Leandro
Isso tudo não poderia ser apenas uma impressão sua?
Seu corpo mudou, seu ponto de vista também mudou.
Eu tenho uma sequela de fratura de úmero e sou meio zaroio.  Quando ando em bikes de colegas sempre acho que as mesas estão desalinhadas,  quando na verdade as minhas bikes é que devem estar desalinhadas. Pode estar acontecendo com voce? Comparando sua postura atual com a antiga?
 
Outra, entortar pra frente um guidon?  Seria mais provável seu corpo ser empurrado pra trás.
Admitindo o que voce disse - não pegar buracos que causem solavancos.
 
abraços
 
Eu considerei essa possibilidade também, mas como eu disse, um mecânico profissional avaliou o primeiro guidão que entortou e confirmou que realmente estava torto, tanto é que trocou por um novo na hora porque achou que havia ocorrido algum problema durante o transporte da bike da loja até minha casa. Depois, esse novo, outro que coloquei em seguida e também o da MTB entortaram do mesmo jeito. Não é só impressão, eu tiro da bike e meço 20 vezes de todas as maneiras imagináveis pra ter certeza. Todos (inclusive eu) consideram isso impossível, mas está acontecendo. Não tenho a menor idéia de como ou porque, e também não sei o que fazer.
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 15:23
Pô Leandro, posta uma foto pra gente.
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
danikon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2005
Palmas - TO
Offline
Mensagens:296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danikon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 15:43

Por menor que seja esse desvio, vai haver algum ângulo de fotografia que dá pra percebê-lo, afinal, seus olhos percebem ele aí! E como é esse seu desvio corporal? De algum ângulo ele deve ser perceptível, tenho certeza...!

Tire fotos dos guidons, tô curioso pra saber o q está entortando assim seus guidons...


[avacalhated mode on]
Vc não é primo do Uri Geller não??! Isso explicaria muita coisa....rs...
[avacalhated mode off]


[]'s,
Daniel
------------------------------------
- Caloi Elite Carbon Racing 2021
- Audax Ventus 3000
- GTI "Avalanche" 2.0
Voltar ao Topo
Tekapo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2009
SP
Offline
Mensagens:1311
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tekapo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2010 as 22:28
E ai Leandro, continua entortando guidão ou largou a bike ?
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2010 as 10:26
Originalmente postado por Tekapo Tekapo escreveu:

E ai Leandro, continua entortando guidão ou largou a bike ?

Tb quero saber que fim levou essa história!!!
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2010 as 10:42



Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X