Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guidão reto ou curvo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guidão reto ou curvo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TAKA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TAKA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guidão reto ou curvo
    Postado: 10 Set 2012 as 11:14

Gostariam de saber a opinião de vcs sobre esse assunto, qual melhor guidão curvou ou reto ?

Voltar ao Topo
Gabirumaster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Dez 2010
Aracaju - SE
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabirumaster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 11:16
Você tem que testar os dois para tirar suas conclusões.

Eu usava guidão curvo há 2 anos atrás, estou andando 1 mês com guidão reto, e não volto mais pros curvos. Achei que a bike ficou mais "race", fiquei numa posição melhor pra pedalar, fazer subidas, dar sprints, etc.
Voltar ao Topo
finando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2012
Curtiba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar finando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 13:51
TAKA,

Concordo com o colega Gabirumaster... Prefiro os retos...

Mas é como ele disse... teste os dois pra ver qual você se adapta melhor...


Originalmente postado por Gabirumaster Gabirumaster escreveu:

Você tem que testar os dois para tirar suas conclusões.

Eu usava guidão curvo há 2 anos atrás, estou andando 1 mês com guidão reto, e não volto mais pros curvos. Achei que a bike ficou mais "race", fiquei numa posição melhor pra pedalar, fazer subidas, dar sprints, etc.
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 15:04
Então...

Sempre andei com guidão reto e na minha Cannondale veio riser... tentei andar e foi até legal, mas montei uma bike pra cidade com guidão reto... tá trocando agora o guidão da Cannondale... rs

Concordo com todos... testa os 2 e vê com qual vc se adapta melhor... levando também em consideração o uso... 

Por exemplo: DH com guidão reto eu acho impraticável...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 15:19
eu uso guidão reto e mesa com ângulo bem baixo, mas gosto de andar mais inclinado, portanto depende muito de sua preferência, o guidão com rise permite uma posição mais ereta o que pode ser mais confortável dependendo da pessoa.
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 20:26
Tudo depende do tamanho da barriga, do numero de espacadores sob o avanço, do angulo do avanco, da estetica, do propósito e nada mais.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2012 as 22:28
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Tudo depende do tamanho da barriga, do numero de espacadores sob o avanço, do angulo do avanco, da estetica, do propósito e nada mais.
Então... tudo depende... de tudo!
rsrsrrs
Só complementando o que o pessoal disse, o que tem que se ter em mente são os objetivos do pedal e do fit do ciclista.
De nada adianta um ciclista mais velho que objetiva o conforto ficar andando com a bike com guidão flat, se depois de uma hora ou duas de pedal, ele não aguenta mais a dormência nas mãos e dores insuportáveis no pescoço, que, no final das contas, vai descambar em uma lesão. A bike fica bonitinha, mas nada funcional.
Então, acredito que deve-se traçar um objetivo que se espera no pedal, fazer um fit e só aí se deve fazer a escolha da peça.
Voltar ao Topo
Salese Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2012 as 01:14
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Tudo depende do tamanho da barriga, do numero de espacadores sob o avanço, do angulo do avanco, da estetica, do propósito e nada mais.
Então... tudo depende... de tudo!
rsrsrrs
Só complementando o que o pessoal disse, o que tem que se ter em mente são os objetivos do pedal e do fit do ciclista.
De nada adianta um ciclista mais velho que objetiva o conforto ficar andando com a bike com guidão flat, se depois de uma hora ou duas de pedal, ele não aguenta mais a dormência nas mãos e dores insuportáveis no pescoço, que, no final das contas, vai descambar em uma lesão. A bike fica bonitinha, mas nada funcional.
Então, acredito que deve-se traçar um objetivo que se espera no pedal, fazer um fit e só aí se deve fazer a escolha da peça.

Muito bem colocado, falou tudo...Clap
Voltar ao Topo
TAKA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TAKA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2012 as 10:55
Falou tudo mesmo, porque tenho uma com guidão reto e outra com guidão curvo, a de guidão reto é mais rapida mais racing agora com o guidão curvo é mais confortavel.
Voltar ao Topo
Fernando Rocha Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Out 2009
Serra ES
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Rocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2012 as 16:13
XC + desempenho = guidão reto
DH + conforto = guidão curvo
uso um quadro de all mountain com guidão reto e acho a bike confortável por ser full e tem bom desempenho por exemplo por ter guidão reto... Como um misto...
Voltar ao Topo
digoXC Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Set 2012
Maringá
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digoXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2012 as 17:25
já usei dos 2, reto você fica mais curvado na bike dependendo da mesa ,e o guidão curvo da um pouco mais de conforto,ainda mais se você estiver com uma mesa inclinada.
Voltar ao Topo
RodrigoS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2009
Piracicaba
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2012 as 19:08

Comecei agora a andar de MTB, aliás ontem foi o meu primeiro passeio em trilha. Venho do mundo das speeds onde você anda praticamente "desconfortável" em relação as MTBs, a minha X-Caliber já veio com o guidão reto, porem pedi para inverter a mesa, deixar ela mais race, andei quase 50km e adorei.

Mas é como os nossos colegas acima disseram, anda com os dois e veja o que melhor se adapta e mais curti.
Abraços e bom pedal!!!
RodrigoS
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 15:05
Guidão reto ou "flat" como dizem, normalmente vem com uma inclinação para trás menor que os "riser", sendo que este último também é virado um pouco pra cima, o chamado "upsweep"

Prefiro os flat por causa do meu posicionamento na bike, se existisse um guidão totalmente flat, sem o chamado "backsweep" seria melhor ainda!!!

Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
Taurok Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2012
Bauru - SP
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Taurok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2012 as 23:04
Tou me sentindo um velho barrigudo e fora de forma por ser um dos poucos por usar um riser.... hehehe
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2012 as 09:09
Ae galera, vamos dar uma procurada antes de postar. Já tem tópico tratando do assunto.
http://www.pedal.com.br/forum/guidao-riser-ou-flat_topic13001.html
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
escalada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2010
Rio
Offline
Mensagens:126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar escalada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2012 as 18:56
Como não vi (nem no tópico antigo) considerações sobre peso vou colocar as minhas aqui.

O riser, de uma forma geral, é mais pesado do que o flat. É pouca coisa, mas para um Weight Weenie são diferenças significativas. Já fiz algumas comparações entre modelos do mesmo fabricante e pude constatar que os flat eram mais leves. Talvez porque o stress das flexões fique concentrado na dobra, o fabricante tenha de colocar mais material nas curvas do riser. No flat o esforço fica mais distribuido pela peça toda e é possível economizar um pouco com material. Ceteris paribus, ou seja, tudo o mais tem de ser constante (material, comprimento, diâmetro, fabricante, ...).
Voltar ao Topo
TAKA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2010
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TAKA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 12:52

Agradeço pelos amigos, que me ajudaram na escolha do guidão, e se soubesse que tinha outro tópico jamais teria aberto, e agradeço com os amigos que contribuiram para minha dúvida..

Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 18:46
Originalmente postado por TAKA TAKA escreveu:

Agradeço pelos amigos, que me ajudaram na escolha do guidão, e se soubesse que tinha outro tópico jamais teria aberto, e agradeço com os amigos que contribuiram para minha dúvida..

Me desculpe se pareci grosso. Não foi meu intuito.
Só deixei destacado justamente para não darem prosseguimento ao tópico (como acabaram fazendo).
Que bom que a dúvida foi resolvida.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
AledorGrid Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 25 Set 2012
Maringá
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AledorGrid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 19:32
Guidão reto sempre!!!
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 21:51
Nos vemos nos classificados...
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 23:21
Originalmente postado por escalada escalada escreveu:

Como não vi (nem no tópico antigo) considerações sobre peso vou colocar as minhas aqui.

O riser, de uma forma geral, é mais pesado do que o flat. É pouca coisa, mas para um Weight Weenie são diferenças significativas. Já fiz algumas comparações entre modelos do mesmo fabricante e pude constatar que os flat eram mais leves. Talvez porque o stress das flexões fique concentrado na dobra, o fabricante tenha de colocar mais material nas curvas do riser. No flat o esforço fica mais distribuido pela peça toda e é possível economizar um pouco com material. Ceteris paribus, ou seja, tudo o mais tem de ser constante (material, comprimento, diâmetro, fabricante, ...).
Não só porque pode haver mais material nas curvas, mas partindo da hipótese de que os dois têm o mesmo diâmetro e espessura dos tubos, o riser seria mais longo que o reto, se fosse possível esticá-lo, logo, guidon maior. Daí o maior peso.
Voltar ao Topo
piracaia_XC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Abr 2009
piracaia - sp
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar piracaia_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 23:47
tanto faz a altura do riser, oq manda é o angulo de backsweep, eu comprei um da specialized bom, é flat tem 68 cm e 9° de back sweep, depois de por uns espaçadores em baixo da mesa não vi muita diferença do meu antigo riser

enterre sua tv
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2012 as 09:45
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Nos vemos nos classificados...
kkClap
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Sowthanasia Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Set 2012
Batatais-SP
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sowthanasia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2012 as 11:56
Cara eu sempre usei lo-riser com 60-64cm em aluminio e sempre tive um problema de dormencia nos dedos..

Por conta disso mudei radicalmente pro reto, de carbono e com 68cm... Me fez perguntar "pq perdi tanto tempo com aquele guidão!"

Alem de mais bonito tanto olhando de fora como no cockpit (na minha opniao), o reto parece deixar a bike na mão! A largura também de 68-70cm deixa mais estavel.. e o carbono então nem se fala.. dá medo de quebrar mas o conforto é outro!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X