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guidão de speed em moutain bike

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ogum777 Ver Drop Down
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    Enviado: 25 Jul 2009 as 04:12
moçada, tô adaptando uma bike pra cicloturismo. uma parkpre em cromo. MTB.

detalhe, eu gosto de guidão de estrada. e mais do que gosto, pr amim é necessidade. desde um acidente em 2000, quando arrebentei a mão direita com fratura exposta e tudo, guidão flat, reto, tipo mtb pra mim é uma otrtura depois de algumas horas. é o modo como se apóia o peso em cim a da mão.

no guidão de estrada a pegada é lateral, como num bar end de guidão flat. é muito mais confortável pra mim.

tô aqui na dúvida de como fazer essa adaptação. alguém aqui já fez? uma preocupação é com freios, mas tem como adaptar numa boa, manetes de speed funcionam com cantilevers clássicos.

mas será que stis funcionam com os câmbios da mtb?

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Voodoo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2009 as 01:24
Sou fã incondicional do guidão road, não existe outro tão prático.

Se você vai usar freios ferradura ou cantilever não há problema algum, eles vão funcionar sem problema. Os trocadores idem, tanto os ergopower como os de bar end (tipo triatlon) irão funcionar perfeitamente. Não é difícil ver essa combinação em bicicletas importadas, principalmente nas destinadas ao cicloturismo.

Hoje acabei de montar a minha híbrida: quadro de aço MTB, rodas 700 com pneus 700x28. Por enquanto ela vai ficar singlespeed, pois vou usar principalmente na cidade ou passeios curtos na região.
A tocada da bike ficou boa demais, posição super confortável, suficiente macia graças as pneus mais rechonchudos e com uma relação bem adequada, com força para subir ladeiras sentado e manter 23 km/h no plano sem girar muito.


PauloR2

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ogum777 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ogum777 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2009 as 01:31
é aquele freio shimano tourney?eu tenho semelhantes na minha c10, mas não tenho coragem de tirá-los não....

não achou garfo pra 700 com pinos pra v-brake/cantilever?

tô quase desistindo da idéi apelo preço. acho que vou botar uns bons bar ens, bem longos, com trocadores de marcha nos bar-ends.
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Waldson Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Waldson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2009 as 01:33
Voodoo, desculpe a intromissão no tópico, mas como ficou  a sapatilha presa ao  Cant Lever, muito em cima, no talo?

Waldson

Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Sou fã incondicional do guidão road, não existe outro tão prático.

Se você vai usar freios ferradura ou cantilever não há problema algum, eles vão funcionar sem problema. Os trocadores idem, tanto os ergopower como os de bar end (tipo triatlon) irão funcionar perfeitamente. Não é difícil ver essa combinação em bicicletas importadas, principalmente nas destinadas ao cicloturismo.

Hoje acabei de montar a minha híbrida: quadro de aço MTB, rodas 700 com pneus 700x28. Por enquanto ela vai ficar singlespeed, pois vou usar principalmente na cidade ou passeios curtos na região.
A tocada da bike ficou boa demais, posição super confortável, suficiente macia graças as pneus mais rechonchudos e com uma relação bem adequada, com força para subir ladeiras sentado e manter 23 km/h no plano sem girar muito.


Waldson (Antigão cicloturista)
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Ogum

Ainda não, é um normal ferradura de C10 atrás e um Sora na frente. O da C10 não coube na frente, pois a pastilha mesmo na posição mais alta não pegaria na borda de frenagem. É um garfo de aço de speed, não achei um com pinos na posição para aro 700. Acho que vou mandar modificar um que tenho (o original desse quadro), já que é de aço e qualquer soldador com um pouco de capricho faz o serviço.

Eu utilizei apenas peças que já possuía aqui em casa, então o custo foi muito pequeno, principalmente por ser uma singlespeed. Mas se ainda vou colocar câmbios e mesmo assim vou manter o guidão road, mesmo tendo um custo maior. Acho que o conforto proporcionado compensa.

Waldson

Ainda não coloquei os cantilever (ou caliper dual pivot, como o Ogum esclareceu no outro tópico). Fiquei com medo de comprá-los e não servirem, já que o dianteiro da C10 já não serviu, ficando com a pastilha em posição inutilizável, mesmo sendo no limite superior do braço.
Segunda vou levar a bike na loja e verificar se os cantilever servirão, pois é a configuração que quero utilizar.
PauloR2

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Valeu, Voodoo, obrigado! É que tem um amigo montando uma Speed antiga (Trek), na cor ouro velho e eu já falei para ele que ela vai ser minha, e eu tenho quase certo que assim que ele terminar a montagem vai me oferecer a bike. Portanto, já estou me preparando. Uma idéia seria usar aro 700 nela. Wink
Mas, não vamos contar com o ovo no ... da galinha, né ?! LOL

Abraços

Waldson


Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Ogum

Ainda não, é um normal ferradura de C10 atrás e um Sora na frente. O da C10 não coube na frente, pois a pastilha mesmo na posição mais alta não pegaria na borda de frenagem. É um garfo de aço de speed, não achei um com pinos na posição para aro 700. Acho que vou mandar modificar um que tenho (o original desse quadro), já que é de aço e qualquer soldador com um pouco de capricho faz o serviço.

Eu utilizei apenas peças que já possuía aqui em casa, então o custo foi muito pequeno, principalmente por ser uma singlespeed. Mas se ainda vou colocar câmbios e mesmo assim vou manter o guidão road, mesmo tendo um custo maior. Acho que o conforto proporcionado compensa.

Waldson

Ainda não coloquei os cantilever (ou caliper dual pivot, como o Ogum esclareceu no outro tópico). Fiquei com medo de comprá-los e não servirem, já que o dianteiro da C10 já não serviu, ficando com a pastilha em posição inutilizável, mesmo sendo no limite superior do braço.
Segunda vou levar a bike na loja e verificar se os cantilever servirão, pois é a configuração que quero utilizar.
Waldson (Antigão cicloturista)
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andrefub Ver Drop Down
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ogum777,

Vc pode usar um guidão tipo Bull Horn.



Ai vc coloca o rapid fire no fim do guidão de modo que vc possa mudar de marcha sem girar o pulso. Pode usar um grip também.

Esse guidão pode ser feito de um guidão reto com bar end ou com um guidão de estrada cortado.

Espero ter ajudado.

Vou fazer isso se montar uma bike pra cidade.

Bom Pedal...

Sempre
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andré, tô pensando em fazer um troço parecido, achei uns trocadores de marchas xtr pra 8 velocidades que são pra bar end.

o que eu queria mesmo era um guidão borboleta, como existem aos quilos na europa.

como esses aqui:
http://www.bikeradar.com/forum/viewtopic.php?p=14951066

ou esse aqui:
http://4.bp.blogspot.com/_rX4Z37ceXCk/SEW0cF4gRgI/AAAAAAAAAWM/QqKadEnzmkI/s1600-h/P1020907+.jpg

segundo um artiguinho lá da turma do sheldon brown, tem a vantagem em cima do guidão drop pq permite fazer mais força nas subidas.

a questão é: onde achar um troço desses no brasil? será que se acha quem faz guidões sob medida?





Originalmente Postado por andrefub andrefub Escreveu:

ogum777,

Vc pode usar um guidão tipo Bull Horn.



Ai vc coloca o rapid fire no fim do guidão de modo que vc possa mudar de marcha sem girar o pulso. Pode usar um grip também.

Esse guidão pode ser feito de um guidão reto com bar end ou com um guidão de estrada cortado.

Espero ter ajudado.

Vou fazer isso se montar uma bike pra cidade.

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ogum777 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Waldson Waldson Escreveu:

Valeu, Voodoo, obrigado! É que tem um amigo montando uma Speed antiga (Trek), na cor ouro velho e eu já falei para ele que ela vai ser minha, e eu tenho quase certo que assim que ele terminar a montagem vai me oferecer a bike. Portanto, já estou me preparando. Uma idéia seria usar aro 700 nela. Wink
Mas, não vamos contar com o ovo no ... da galinha, né ?! LOL

Abraços

Waldson


Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Ogum

Ainda não, é um normal ferradura de C10 atrás e um Sora na frente. O da C10 não coube na frente, pois a pastilha mesmo na posição mais alta não pegaria na borda de frenagem. É um garfo de aço de speed, não achei um com pinos na posição para aro 700. Acho que vou mandar modificar um que tenho (o original desse quadro), já que é de aço e qualquer soldador com um pouco de capricho faz o serviço.

Eu utilizei apenas peças que já possuía aqui em casa, então o custo foi muito pequeno, principalmente por ser uma singlespeed. Mas se ainda vou colocar câmbios e mesmo assim vou manter o guidão road, mesmo tendo um custo maior. Acho que o conforto proporcionado compensa.

Waldson

Ainda não coloquei os cantilever (ou caliper dual pivot, como o Ogum esclareceu no outro tópico). Fiquei com medo de comprá-los e não servirem, já que o dianteiro da C10 já não serviu, ficando com a pastilha em posição inutilizável, mesmo sendo no limite superior do braço.
Segunda vou levar a bike na loja e verificar se os cantilever servirão, pois é a configuração que quero utilizar.


waldson, se a bike é de cromo e vc não tiver pena, dá pra mandar soldar os pinos pra cantilever daqueles mais antigos. serve pra v-brake tb, o problema é que v-brake não é compativel com sti ou ergopower. mas os cantilevers antigos são. dá pra colocar tb um adaptador e usar os v-brakes com o ergo ou sti, temum fabricante americano que faz. o problema é o preço custa uns 40 dólares por freio, lá nos e.u.a. e se quebra nomeio de uma viagem já viu, onde é que se acha um troço desses numa bicicletaria de cidade pequena? nem pensar.

agora, se é speed esse trek, ela já vem pronta pra aro 700... o problema é que freios normais de speed suportam quando muito pneu 28...
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Com certeza se eu falar que vou adaptar qualquer coisa na bike ele não me vende, hehehe. Tá tudo com peças originais. Por enquanto quando falo que vai ser minha quando acabar a montagem, ele ri e diz: quem sabe... É meu mecânico que está montando. Somos amigos há muitos anos e sei se ele está disposto ou não a passar a bike para mim. Ele já perguntou se eu manteria os aros de aço ou se trocaria por alumínio. Essa pergunta... quer dizer o quê? Wink 
Mas, valeu, obrigado! Vamos ver no que vai dar.
 
Abraços
 
Waldson
 
 
 
Originalmente Postado por ogum777 ogum777 Escreveu:



waldson, se a bike é de cromo e vc não tiver pena, dá pra mandar soldar os pinos pra cantilever daqueles mais antigos. serve pra v-brake tb, o problema é que v-brake não é compativel com sti ou ergopower. mas os cantilevers antigos são. dá pra colocar tb um adaptador e usar os v-brakes com o ergo ou sti, temum fabricante americano que faz. o problema é o preço custa uns 40 dólares por freio, lá nos e.u.a. e se quebra nomeio de uma viagem já viu, onde é que se acha um troço desses numa bicicletaria de cidade pequena? nem pensar.

agora, se é speed esse trek, ela já vem pronta pra aro 700... o problema é que freios normais de speed suportam quando muito pneu 28...
Waldson (Antigão cicloturista)
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LuizArthur Ver Drop Down
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Oi Voodo,
 
Já usou trocador STI tripo em MoutainBike 21v ? Estou considerando o uso de um guidão speed na minha Nishiki - ela está bem leve e com pneus 1.25 - mas gostaria de colocar um trocador STI nela. Ela tem hoje instalado um grupo Alivio fechado que é uma beleza; tem trocas muito precisas e macias pela idade: 1994.
 
Obrigado,
 
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Originalmente Postado por LuizArthur LuizArthur Escreveu:

Oi Voodo,
 
Já usou trocador STI tripo em MoutainBike 21v ? Estou considerando o uso de um guidão speed na minha Nishiki - ela está bem leve e com pneus 1.25 - mas gostaria de colocar um trocador STI nela. Ela tem hoje instalado um grupo Alivio fechado que é uma beleza; tem trocas muito precisas e macias pela idade: 1994.
 
Obrigado,


Já, nessa mesma bike que postei a foto acima. Depois ela ganhou um par de STIs R500 triplo x 8 velocidades. Teoricamente existem diferenças dos câmbios dianteiros de MTB e Speed, devido principalmente ao ângulo do seat tube, mas na prática é quase impossível verificar algum tipo de mal funcionamento. A única diferença é que o STI tem o trim, que são diversas posições intermediárias entre as posições fixas, permitindo um ajuste do câmbio dianteiro sem necessariamente trocar de coroa. É questão de adaptação, em pouco tempo você se acostuma.
PauloR2

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klhada Ver Drop Down
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procura por monster cross no google. MTB com guidão de speed.

Agora, Voodoo: eu abandonei essas idéias de guidão de road, e vou usar um flat. Havia lido em algum lugar por aí, que na traseira trocadores e câmbio de MTB e road são 100% compatíveis, mas na dianteira não funcionaria por causa de uma relação diferente de cabo puxado por clic. No seu, STI com câmbio de mtb funciona. Será que o contrário tbm? Câmbio de road com shifter de mtb? No caso Deore?

abs
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LuizArthur Ver Drop Down
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Valeu pelas dicas Voodo!
Grande abraço e boas pedaladas.
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por klhada klhada Escreveu:

procura por monster cross no google. MTB com guidão de speed.

Agora, Voodoo: eu abandonei essas idéias de guidão de road, e vou usar um flat. Havia lido em algum lugar por aí, que na traseira trocadores e câmbio de MTB e road são 100% compatíveis, mas na dianteira não funcionaria por causa de uma relação diferente de cabo puxado por clic. No seu, STI com câmbio de mtb funciona. Será que o contrário tbm? Câmbio de road com shifter de mtb? No caso Deore?

abs


A compatibilidade do STI com câmbio de MTB está no trim, aí você tem posições intermediárias entre as marchas para evitar que a corrente fique raspando. No setup trocador de MTB com câmbio de speed não fica perfeito exatamente por causa disso. O câmbio de speed é mais estreito e tem um desenho diferente pois pressupõe-se a disponibilidade do trim.

Eu usei essa combinação que você quer usar e funcionou, mas bem longe do funcionamento perfeito e preciso de um sistema todo de speed ou mtb. A regulagem fica bem crítica e nunca fica ideal.
PauloR2

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FPavão Ver Drop Down
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Aproveitando o bonde: qual os pneus mais finos pra aro 26? Nada que chegue perto do 700x23 das speed?
Fernando Pavão
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Originalmente Postado por FPavão FPavão Escreveu:

Aproveitando o bonde: qual os pneus mais finos pra aro 26? Nada que chegue perto do 700x23 das speed?


Os pneus mais finos para MTB disponíveis são os 26"x1", isso dá 26x25,4 mm, equivalente a um pneu 700x25.

Eu já usei pneus 26"x1.15", de 90 psi. Eram duros demais, mais desconfortáveis que os 700x23 que uso hoje.
PauloR2

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Saimon Ver Drop Down
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Estou em uma busca por esse modelo de guidão, roubaram minha bike que tinha esse guidão, que era da antiga bike savoy, alguém ai sabe de alguém vendendo? compro ate a bike inteira so por causa desse guidão
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lyra Ver Drop Down
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a imagem não está aparecendo (pelo menos pra mim). Como é mesmo o guidão?
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MarcosMori Ver Drop Down


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Pessoal, 

Estou amadurecendo a ideia de colocar um guidão speed na minha MTB.  

Veja se não vou cometer alguma gafe muito grande. 

Provavelmente irei usar alavanca de cambio tipo caloi 10.  As 7 marchas indexadas e as 3 de forma não indexadas. 

tipo esse:  
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729854995-alavanca-de-cmbio-dupla-speed-guido-_JM


Manete de cambio eu tenho dúvidas: 

O vendedor disse que esse manete abaixo, serve para freio a disco, isso confirma? 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-834187283-manete-freio-bike-retr-speed-tektro-rl340r-aluminio-marrom-_JM 

Ou se não der certo, vou usar a alavanca de freio na parte reta do guidão drop. 

Penso que não falta mais nada para dar certo, é isso mesmo? 

Minha Bike: 





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newhouse Ver Drop Down
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Esse manete não é 100% compatível com freio long-pull, até dá pra usar mas a sapata de freio vai ficar mais próxima do disco e não sei dizer como fica a frenagem. O ideal é usar um freio short-pull (disco, cantilever ou mini-v) ou pegar um manete compatível:


Colocar o rapid-fire no guidão drop também é complicado, pq ele é mais largo que o guidão de mtb. A menos que vc use aqueles manetes de freio para ciclocross.


Editado por newhouse - 26 Jun 2017 as 16:20
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MarcosMori Ver Drop Down


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Newhouse, valeu pela dica!! 

Dei uma primeira pesquisada: 

Acho que só la fora tem, o preço está bom, mas o frete é alto: 


Mas talvez ainda valha a pena.


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MarcosMori Ver Drop Down


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Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Esse manete não é 100% compatível com freio long-pull, até dá pra usar mas a sapata de freio vai ficar mais próxima do disco e não sei dizer como fica a frenagem. O ideal é usar um freio short-pull (disco, cantilever ou mini-v) ou pegar um manete compatível:


Colocar o rapid-fire no guidão drop também é complicado, pq ele é mais largo que o guidão de mtb. A menos que vc use aqueles manetes de freio para ciclocross.

Newhouse

Vc acha que valeria investir nesse manete e cambio da microshift

http://www.ebay.com/itm/MicroShift-Shifter-SB-R473-7-Speed-Trip-Derailleur-Road-Bike-Dual-Control-Levers-/252076398432?epid=1847212815&hash=item3ab0ec9760:g:uscAAOSw8oFXzwVc&autorefresh=true

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MarcosMori Ver Drop Down


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Pessoal,

Pensei em uma adaptação que eu fiz com a minha create: 

Usar  trocador revoshift como shift end bar no guidão drop para cambio mtb (no meu caso 3x7).  Será uma boa idéia?????? 



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MarcosMori Ver Drop Down


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Pessoal, alguém poderia me confirmar se não vou fazer bobagem.

Eu vou colocar um guidão drop na minha urbana com quadro de MTB e pensei em colocar esse trocador com marcha da microshift.  Minha bike 3x7 e com freios discos mecânico?



Vai funcionar? 

Abraços, 

Marcos 




Editado por MarcosMori - 08 Jul 2017 as 21:05
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