Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guia definitivo para não furar pneu (Speed e MTB)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guia definitivo para não furar pneu (Speed e MTB)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CamilaMB Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Set 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar CamilaMB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guia definitivo para não furar pneu (Speed e MTB)
    Postado: 14 Out 2015 as 02:03
Olá pessoal

sei que voces vao perguntar se eu procurei os topicos antes, e sim, procurei e achei bastante coisa, porem outras coisas não achei, precisava de algumas respostas especificas ..

por enquanto, vou falando o que já aprendi lendo por ai, o basico !

para não furar pneu, seja em speed, ou MTB:

- Fita de aro sempre em boas condições  (me falaram que dura uns 2 anos cada)

- Fita anti furo, apenas se estiver em boas condições - caso não esteja, ela faz a camara furar !  (é normal tambem se desgastar com o tempo de uso, me falaram que dura uns 2 anos cada)

- Camaras - ha controversias, alguns defendem camaras mais caras e importadas, e dizem que Kenda, por exemplo, nao presta, e fura sozinha.  Outros já dizem que kenda pode ser usado tranquilamente (ainda nao se chegou a uma conclusão)

- Pneu - Idem... alguns defendem marcas mais caras, e com maiores tecnologias anti furo, outros, já se contentam com marcas mais modestas

- Calibragem - parece ser o ponto em que 98% concordam que ele tem que estar na calibragem correta indicada pelo pneu.  Podendo ser ligeiramente (5 ou 10 psi) mais cheio no de trás, mas nao necessariamente.  Todos dizem que andar abaixo da pressão indicada faz o pneu furar com facilidade  (alguem poderia explicar o mecanismo que leva isso a acontecer?)   Um grupo pequeno acredita que o pneu deve estar ligeiramente mais vazio em dia muito quentes  (existem controversias).  geralmente a pressão indicada para speed, é de 100 a 120,  -  MTB eu não conheço os valores, mas creio que na faixa de 50 / 60.

- frequencia da calibragem: creio que varie de bicicleta para bicicleta.  a maioria defende que deve ser calibrado sempre antes de rodar, de preferencia em bombas de pé, mas tenho algumas duvidas.  No meu caso, percebi que a minha bike não perdeu quase nada de pressão em 5 dias sem uso.  Fui calibrar, e já estava no 110.  Acredito que dependendo do tipo de pneu e camara que estao instalados, esse tempo varie... para quem notou que existe uma consideravel perda de um dia para o outro, esse grupo deve calibrar sempre, antes de sair.   Em casos em que a pressão fica mais tempo intacta, recomendo que a pessoa verifique vamos supor, a cada 3 ou 6 dias... depende...   

- Dicas espertas:  existe o mito de passar um talco no conjunto antes de colocar uma fita anti furo, isso impediria que ela colasse na camara... se funciona, nao sei... 

-  arredondar com uma tesoura fitas de aro e anti-furo.  com uma tesoura, tirar a quina, e deixar arredondado toda ponta que possa entrar em contato com a camara.   no caso das fitas que adiquiri (continental) o mecanico me explicou que nao existe necessidade, pois o fabricante já pensou nisso, e deixou a fita bem fininha nas pontas

- speed, cuidado com buracos.   paralelepipedos, desniveis, pequenos buracos, guia da calçada... me aconselharam evitar tudo isso, ou se não tiver jeito, passar por esses locais tentando distribuir o peso do corpo na bike  (levantando do selim, ou puxando o guidao pra cima).. não sei se isso procede, mas parece que Speed fura com mais facilidade que pneu de MTB, que foram projetados para pisos mais agressivos  (se eu estiver errada me corrijam!!)  - tive a impressão tambem que quando passamos por desniveis a uma velocidade maior, a bike sente mais o impacto.

-  Pelo que percebi até agora, parece que quando calibramos o pneu no limite, existe uma tendencia tambem para entortar ou quebrar raios  (na Speed), ou seja... quanto mais deixarmos os pneus muxos, mais chances de furar, porem, se voce encher ele no limite, sua roda ficará mais ''dura'', e os aros e o cubo sofrerão mais com isso.. se isso procede, que tal tentarmos uma calibragem média, vamos supor, 110 psi, para um pneu que indica 120 psi?  isso procede?


bom, gostaria que voces colaborassem, me corrigindo aonde eu estiver errada, ou falando bobagem... a minha experiencia é mais de speed, mas a galera que quiser somar informações sobre MTB, podem aproveitar... esse guia tem o objetivo de reduzirmos furos nos nossos giros.

o que eu disse aqui foi baseado em informações que li durante bastante tempo aqui no forum, e na experiencia propria.

abraços a todos

Voltar ao Topo
PILOTO DE FUGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2015
Pelotas RS
Offline
Mensagens:328
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PILOTO DE FUGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2015 as 02:41
na minha antiga Caloi Terra 2007, câmara de ar eu sempre usei a mais barata e simples da loja, nunca tive grandes problemas com furos, furava em coisa de 2-3 anos, nunca usei fita de aro ou pneu, sempre em uso urbano, nunca cuidei muito da bike, principalmente dos pneus, como eu era mais novo, arrastava a roda de trás toda hora, aconteceu varias vezes dela escorregar e bater com muita força na guia da calçada, tanto é que meu aro era todo empenado LOLLOLLOL subia em calçada e em degraus a milhão, algumas como eram baixas nem me esforçava em diminuir a porrada no pneu, claro que hoje em dia eu seria mto mais cuidadoso, até pqe aquela era uma bike de 300 reais, de mercado, como eu ganhei ela de natal, eu com 12 anos não me preocupava em manter ela inteira LOLLOLLOL
mas sobre o que tu postou:

baixa pressão acredito que seja mais fácil de furar msm, assim como é até mais perigoso andar com a pressão muito baixa, o mesmo se aplica a carros e motos

pressão muito alta é até um pouco desconfortável pra quem tem bike rígida, situações como buracos, passar sobre tachões na rua, andar em ruas de pedras, descer ou subir um meio-fio tu sente tudo onde a bike passa, e sobre desgastar mais os cubos e aros pode ser vdd sim, mas creio que se aplique tbm só a bikes rígidas, bikes com suspa dianteira ou full quem segura todo o tranco é a suspensão, creio que não mude ou até alongue a vida útil dos componentes

eu discordo de que passar mais rápido nos obstáculos a bike sente mais o impacto, depende do obstáculo, mas fazendo uma comparação estúpida, no Mythbusters eles fizeram um carro com as rodas quadradas, em baixas velocidades era horrivel para andar, mas assim que passava de 80km/h ia ficando cada vez mais suave, na bicicleta num obstáculo único não ia fazer diferença, podendo até agravar o impacto, mas numa série de obstáculos, como uma rua de pedras, ou uma calçada cheia de buracos, passar rápido a roda ia "flutuar" nos obstáculos, não tenho certeza disso, não existe nenhuma prova científica dizendo, é a minha tese, posso estar redondamente enganado


Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2015 as 07:36
Ja Já tive muito problema de furo com a speed, tentei de tudo para resolver: colocar um pneu dentro do outro (cortava as bordas e vestia como uma fita anti furo), colocar uma segunda câmara para também fazer efeito da fita anti furo, a própria fita anti furo, e por aí vai.

Até que um dia, seguindo a recomendação de um colega que tinha pesqhisado muito mais sobre pneus do que eu, comprei um Continental Grandsport Extra e coloquei na traseira, depois tirei minha fita anti furo que estava bem velha e nunca mais tive problemas de furo.
Já rodei mais de 1000 km com esse pneu, em grande parte na BR 101 próximo de Itajaí, que tem o acostamento todo esburacado e sujo e nada de furar.

Na dianteira, meu pneu Vittoria Zaffiro, está com uns 40000 km, ele tem um corte que fiz um manchão na banda de rodagem, e nunca mais furou depois desse corte.

Minha opinião hoje é colocar pneus bons e projetados para suportar estradas ruins e assim ter menos dor de cabeça com furos.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2015 as 10:33
Muito bacana sua iniciativa. Vou colocar algumas experiencias minhas, com base na minha bike que usa pneu slick 26x1.0 e uso todos os dias para trabalhar, e já passou por muitas experiencias de furos.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- Fita de aro sempre em boas condições  (me falaram que dura uns 2 anos cada)

Sempre, pra pneus de alta pressão, uma fita ruim também fura a câmara depois de um tempo. Já tive muitos problemas com isso, sempre que a câmara furar procure ver se o furo não está voltada para a face onde fica o bico, um grande indicio que a fita de aro que mordeu sua câmara. Estou usando uma fita da vzan faz uns 5 anos, nunca mais tive problemas.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- Fita anti furo, apenas se estiver em boas condições - caso não esteja, ela faz a camara furar !  (é normal tambem se desgastar com o tempo de uso, me falaram que dura uns 2 anos cada)

Também acontece, mas é muito raro. Minha fita anti-furo tem a mesma idade da fita de aro.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- Camaras - ha controversias, alguns defendem camaras mais caras e importadas, e dizem que Kenda, por exemplo, nao presta, e fura sozinha.  Outros já dizem que kenda pode ser usado tranquilamente (ainda não se chegou a uma conclusão)

A kenda é boa, uso ela a muito tempo e não fura sozinha. As importadas parecem mais leves, mas não senti diferença na resistência. Minhas câmaras ficam em media 6 meses sem furar, isso por que rodo muito, independente da marca. A unica ressalva a kenda é que tive uma câmara que durou quase 1 ano, ela rasgou sozinha no bico, tive a impressão que ressecou, mas durou bastante.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- Pneu - Idem... alguns defendem marcas mais caras, e com maiores tecnologias anti furo, outros, já se contentam com marcas mais modestas

Pneus mais caros com tecnologia anti-furo dispensam a fita anti-furo, mas ai vai do gosto. Por via de regra, um pneu básico com uma boa fita anti-furo já aguenta deslocamentos urbanos. Tudo depende do objetivo, se quiser algo mais robusto, melhor consultar o site do fabricante pra checar quais as características do pneu em questão.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- Calibragem - parece ser o ponto em que 98% concordam que ele tem que estar na calibragem correta indicada pelo pneu.  Podendo ser ligeiramente (5 ou 10 psi) mais cheio no de trás, mas nao necessariamente.  Todos dizem que andar abaixo da pressão indicada faz o pneu furar com facilidade  (alguem poderia explicar o mecanismo que leva isso a acontecer?)

A pressão varia de pneu pra pneu, pra estrada é meio padrão, mas pra mtb varia muito. O indicado é checar na lateral do pneu, onde esta indicado a pressão máxima e as vezes minima, na duvida consulte o site do fabricante. Eu costumo colocar 10 psi a menos na frente pra aumentar o conforto, pra bikes sem suspensão ajuda muito. Pneus muito vazios causam um problema chamado snake bite, é quando o pneu dobra até atingir a parede do aro, isso amassa a câmara e faz que a parece do aro vire uma lamina, cortando a câmara e furando o pneu, por isso nunca ande com os pneus abaixo do minimo indicado.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- frequencia da calibragem: creio que varie de bicicleta para bicicleta.  a maioria defende que deve ser calibrado sempre antes de rodar, de preferencia em bombas de pé, mas tenho algumas duvidas.

Isso varia muito do gosto. Com válvulas de bico grosso, minha bike perde 10 psi a cada 3 dias, com válvula de bico fino perde 10 psi a cada 5 dias, isso por que uso 100 psi. Quando usava pneus 1.5, percebi que a pressão costumava se estabilizar na casa de 40 psi com bico grosso, por isso acredito que pode variar de acordo com o pneu.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

- speed, cuidado com buracos.   paralelepipedos, desniveis, pequenos buracos, guia da calçada... me aconselharam evitar tudo isso, ou se não tiver jeito, passar por esses locais tentando distribuir o peso do corpo na bike  (levantando do selim, ou puxando o guidao pra cima).. não sei se isso procede, mas parece que Speed fura com mais facilidade que pneu de MTB, que foram projetados para pisos mais agressivos  (se eu estiver errada me corrijam!!)  - tive a impressão tambem que quando passamos por desniveis a uma velocidade maior, a bike sente mais o impacto.

Bikes de speed tem certas particularidades. O buracos não costumam furar câmaras, a menos que sejam uma cratera, o maior problema está nos aros e raios que sofrem muito se você judiar da bike, por isso é importante evitá-los. Pneus slick ficam menos protegidos do que pneus com cravo, por isso eles furam mais. Com uma fita anti-furo meu pneu tem suportado muito bem, mas ainda assim eles são mais frágeis, principalmente a objetos cortantes. Agora cacos de vidro não passam pela fita anti-furo, mas com o tempo eles rasgam o pneus que acaba ganhando uma bolha. Pneus com borracha mais dura são mais resistentes, usei por 6 mil kms um kenda kwest que suportou muito bem, com 5 mil um pedaço enorme de vidrou rasgou ele, mas fiz um manchão e ficou perfeito, a borracha dura fixa muito bem. Por isso, a resistência varia de pneu pra pneu.

Originalmente postado por CamilaMB CamilaMB escreveu:

-  Pelo que percebi até agora, parece que quando calibramos o pneu no limite, existe uma tendencia tambem para entortar ou quebrar raios  (na Speed), ou seja... quanto mais deixarmos os pneus muxos, mais chances de furar, porem, se voce encher ele no limite, sua roda ficará mais ''dura'', e os aros e o cubo sofrerão mais com isso.. se isso procede, que tal tentarmos uma calibragem média, vamos supor, 110 psi, para um pneu que indica 120 psi?  isso procede?

Isso está mais relacionado ao aro do que a calibragem. Eu nunca tive problemas com isso, mas descobri por exemplo que os aros kenda extreme e action tem o limite de 110 psi, acredito que aros de speed devem ser projetados pra suportar bem mais que isso. Talvez algum mecânico mais experiente conheça melhor essa questão, mas acredito que não procede.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2015 as 11:23
Minha experiência é a seguinte: Pra resolver problemas de furos com MTB - Eliminar as câmaras e converter pra tubeless. Cerca de 2 anos e meio que uso tubeless, alguns milhares de km em diversas situações, e nunca mais soube o que é furo de pneu. Tem um certo custo, exige conhecimento, mas não há nada melhor.
Pena que pra Road as opções de pneus / rodas tubeless ainda são poucas e caras, senão já usaria também. O que tenho feito é usar pneus mais robustos (Panaracer Ribmo) que tem sua proteção antifuro. Já foram uns 5 mil km com esse pneu, furou uma vez só, na estrada, quando grudou um pequeno parafuso na banda de rodagem e espetou a câmara.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2015 as 13:54
Na minha speed e hibrida   uso pneus com protecao anti furo e calibro sempre antes de usar na pressao maxima recomendada e ainda fita anti furo. Depois do pedal verifico os dois pneus e retiro cacos de vidro e outros objetos cortantes q possam vir a furar o   pneu. 2 anos, uns 8000km ou mais e apenas 1 furo feito por pedacinho   de cabo de aço.
Voltar ao Topo
RAMONES Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2013
Arapongas - PR
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RAMONES Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2015 as 12:55
Estou rodando com um cst surrado na roda da frente da speed e desanimado com a quantidade de furos, vou partir para esse Continental Grandsport Extr, vamos ver no que dá. 
Voltar ao Topo
Cassyano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jul 2014
Cacho.do Sul RS
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cassyano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2015 as 17:13
Excelente tópico, principalmente para novatos assim como eu que precisam de certas orientações específicas em relação a Speed, muito bom mesmo.
Voltar ao Topo
luisotaviops Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Nov 2015
Resende-RJ
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luisotaviops Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2015 as 03:04
"
- Calibragem - parece ser o ponto em que 98% concordam que ele tem que estar na calibragem correta indicada pelo pneu.  Podendo ser ligeiramente (5 ou 10 psi) mais cheio no de trás, mas nao necessariamente.  Todos dizem que andar abaixo da pressão indicada faz o pneu furar com facilidade  (alguem poderia explicar o mecanismo que leva isso a acontecer?)   Um grupo pequeno acredita que o pneu deve estar ligeiramente mais vazio em dia muito quentes  (existem controversias).  geralmente a pressão indicada para speed, é de 100 a 120,  -  MTB eu não conheço os valores, mas creio que na faixa de 50 / 60.

"
Camila, quando a pressão da câmara de ar é maior, também é exigido uma pressão maior para furar a câmara, mas a pressão deve seguir o suporte do pneu (que segura a câmara e endurece a borracha conforme ganha pressão).

É mais ou menos ação e reação, vamos lá, a câmara já está com 55 psi (numa mtb relativamente cheia) em toda a área, ou seja, ela suporta 55 libras por polegada quadrada tranquilamente (pois já está cheio com essa pressão), pra furá-la, precisaria de uma força maior que 55 libras por polegada quadrada, quando ela está vazia a câmara deforma com forças menores, sendo mais fácil de furar. Oque acontece com pneus mais largos que usam pressão menor, é que eles usam uma área maior pra dividir o peso do ciclista e da bike em cima do obstáculo.

Recentemente eu tive um problema com furos seguidos na minha câmara de ar, e acabei descobrindo que era um arame de pneu de carro que ficou no meu pneu e eu não percebi... Fazer uma checagem no pneu quando tiver o primeiro furo é essencial também!, uma revisão periódica seria uma boa! (dispensado no caso dos tubeless que vedam os furos menores sem problemas).
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2015 as 12:31
Originalmente postado por luisotaviops luisotaviops escreveu:

"
- Calibragem - parece ser o ponto em que 98% concordam que ele tem que estar na calibragem correta indicada pelo pneu.  Podendo ser ligeiramente (5 ou 10 psi) mais cheio no de trás, mas nao necessariamente.  Todos dizem que andar abaixo da pressão indicada faz o pneu furar com facilidade  (alguem poderia explicar o mecanismo que leva isso a acontecer?)   Um grupo pequeno acredita que o pneu deve estar ligeiramente mais vazio em dia muito quentes  (existem controversias).  geralmente a pressão indicada para speed, é de 100 a 120,  -  MTB eu não conheço os valores, mas creio que na faixa de 50 / 60.


Vamos por partes:

a-) Pneu sempre tem que estar inflado na pressão adequada para o seu uso/emprego.  Isso deveria ser 100% de consenso e não 98%... LOL

b-) As variações para mais ou para menos não são bem assim como vc informou.  
Em uma bicicleta a carga é 55% do peso total (bike + ciclista) no eixo traseiro e 45% do peso total (bike + ciclista), por isso que a pressão recomendada sempre será maior no pneu traseiro que no pneu dianteiro.  As pressões são recomendadas para ambos pneus, não necessitando aumentar ou diminuir nada. 

c-) A pressão correta de um pneu depende, principalmente:
- Do peso do ciclista e do peso da bicicleta.
- Do tipo de construção do pneu, sua dimensão e largura.
- Do tipo de material empregado na construção da carcaça do pneu, da quantidade de fios por polegada quadrada (TPI) e do composto de borracha usado na banda de rodagem do pneu.
- Do tipo de terreno onde se vai utilizar o pneu, bem como condições da pista: molhada, seca e etc.

d-) Para saber a pressão correta para as condições acima,  consulte o fabricante de pneus, ou use uma tabela ou ábaco genérico.  Se desejar, use a calculadora de pressões da Vittoria (tem app para celular): 

e-) Pneus de qualquer natureza, de bicicletas à aviões são SEMPRE calibrados na condição FRIO, ou seja, sem rodar ou parado à pelo menos 2 horas.  Uma vez calibrado com a  pressão correta um pneu JAMAIS deve ter sua pressão alterada ou ser re-calibrado à quente.  Com a rodagem os pneus tendem a esquentar e se re-calibrarmos, vamos deixar os pneus com uma pressão menor que a necessária.
Ainda bem que apenas "um pequeno grupo" diminui a pressão dos pneus em dias quentes, visto que isso não faz o menor sentido do ponto de vista técnico e produz resultados distintos do esperado, visto que pneus murchos vão produzir mais calor ao radarem... Confused 
Em países de clima muito frio usa-se reduzir excepcionalmente a pressão dos pneus para trafegar em condições extremas, como neve e pista congelada, de modo a aumentar a aderência dos pneus.  No entanto, faz-se isso sob condições particulares e sob velocidades reduzidas.  

f-) Usando a calculadora da Vittoria para sabermos as pressões recomendadas, por exemplo:
- Ciclista: 75kg + Bicicleta 10kg => Peso total: 85 kg
- Pneu Vittoria Zaffiro Pro 700x23 (23-622) clincher com 60 TPI

Encontraremos 3 pressões para 3 diferentes condições:
- Pista seca ou lisa (em bom estado) => 100 PSI na dianteira e 105 PSI na traseira.
- Pista mista (seca/molhada e boa/ruim) => 95 PSI na dianteira e 100 PSI na traseira.
- Pista molhada ou ruim => 90 PSI na dianteira e 95 na traseira.

Essas são as pressões que eu utilizo.  Em geral, uso 100/105 PSI no autódromo, 95/100 PSI na rodovia e 90/95 sob chuva (como no treino de hoje).
Como se observa a pressão é aumentada quando a pista oferece boas condições (para otimizar a resistência ao rolamento) e ligeiramente reduzida quando ela é ruim (para absorver melhor as imperfeições do piso e oferecer maior aderência sob piso molhado). 

g-) Infelizmente, pneus furam mais se estão hiper-inflados (com mais pressão que o necessário) OU sub-inflados (com pressão menor que o necessário).  Assim, sempre use a pressão recomendada.Embarrassed
Pneus muito inflados não se deformam como o necessário para absorver impactos e choques com (até mesmo pequenos) objetos e obstáculos  e são mais suscetíveis à perfurações, cortes e danos.
Pneus pouco inflados, por outro lado, se deformam em demasia, causando danos à carcaça (cortes), "mordendo" (o conhecido "snake bit" em inglês ou "choque-pelisco" em espanhol) e cortando a câmara de ar.   
Ainda assim,  pneus muito inflados rodam com mais dificuldade, com menor aderência, quicam e oferecem MAIOR resistência ao rolamento (vc vai pedalar mais para rodar na mesma velocidade).  Ao passo que pneus com pouca pressão se torcem e deformam, oferecem MAIOR resistência ao rolamento, aquecem e consomem energia da pedalada. 

h-) Observar que a máxima pressão indicada na lateral do pneu é um item de segurança e NÃO uma recomendação de calibragem.  Ali o fabricante informa: não ultrapasse esse valor ou o pneu pode estourar.  Infelizmente, muitos ciclistas leem na lateral do pneu: "Pressão máxima: 145 PSI" e já pensam: "Oba, vou colocar 145 PSI e vou voar".  Bem, com a MAIOR resistência ao rolamento oferecida pelos pneus super-inflados, é bem capaz que ele "sobre" no pelotão.  Esperemos que ele não "voe" caso o pneu estoure. Confused


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2015 as 12:31
O talco nas fitas anti furo não é lenda. Uso sempre e recomendo. Nas estradeiras sei que o uso da fita anti furo é polêmico mas nas MTB e mesmo em pneus de estrada mais largos como o 700/28 que uso na minha gravel bike as fitas salvam de muitos furos.
O talco é para ser posto um pouco direto no pneu, depois gire a roda uma volta completa para espalhar bem. Depois põe a fita e mais um pouco de talco entre ela e a câmara. Mais uma volta para espalhar novamente e está pronto para por a câmara.
O talco impede que a fita resseque e cole no pneu e na câmara. Funciona mesmo e é MUITO recomendável montar as fitas anti furo com talco. 


Editado por allmondega - 03 Nov 2015 as 12:32
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2016 as 19:36
Sobre a calibragem, alguém conhece a tabela do Frank Berto?
Tem um APP pra celular também. Propõe considerar a deformação ideal di pneu como 15%, e calcula a pressão adequada conforme a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. Calculando por esse método, meus pneus ficariam com 115 na traseira e 75 (!!!) na dianteira, contra 105 e 100 pelo iTire da Vittoria...
Alguém já usou esse método?
Arsen - pedalando a Triban 3!!!
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2020 as 13:53
Desenterrando esse topico, 

Ontem tive 2 pneus furados, a 2km de casa, tive o furo inicial, e por rodar alguns metros ate perceber o furo veio a mordida de cobra gerando um segundo furo...
Meu pneu é um Vittoria Zaffiro, original da Caad Optimo, eu colocava na casa de 115-120psi (limite entre 85-130psi)

O ponto é que eu pego asfalto ruim, cidade, ciclovia, etc ... vi no site do fabricante que nessa condições, o recomendavel é 95 na frente e 100 atras (pelo meu peso), tenho 84kg + 9 e pouco da bike.

Eu sempre girava numa calibragem maior, pensando em evitar essa mordida de cobra, achando que uma pressão maior evitaria isso.

Vou seguir a calibragem recomendada e ver como se comporta.

Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2020 as 23:43
Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Desenterrando esse topico, 

Ontem tive 2 pneus furados, a 2km de casa, tive o furo inicial, e por rodar alguns metros ate perceber o furo veio a mordida de cobra gerando um segundo furo...
Meu pneu é um Vittoria Zaffiro, original da Caad Optimo, eu colocava na casa de 115-120psi (limite entre 85-130psi)

O ponto é que eu pego asfalto ruim, cidade, ciclovia, etc ... vi no site do fabricante que nessa condições, o recomendavel é 95 na frente e 100 atras (pelo meu peso), tenho 84kg + 9 e pouco da bike.

Eu sempre girava numa calibragem maior, pensando em evitar essa mordida de cobra, achando que uma pressão maior evitaria isso.

Vou seguir a calibragem recomendada e ver como se comporta.



A mordida provavelmente foi em decorrência do primeiro furo. Não creio que tenha sido problema com a pressão.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X