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GT Timberline 1994: restauro e transformação |
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uirossaurosrex
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Postado: 26 Jun 2015 as 13:58 |
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Olá amig(a)s,
resolvi criar este tópico para que ele sirva de ideia ou inspiração para quem, como eu, curte bicicletas em geral, e que acreditam que uma bicicleta com mais de 20 anos não precisa ser "descartada", e muito menos vendida. Como minha GT já está com mais de duas décadas, cansei de olhar para ela sempre igual, e seu azul "psicodélico" já bastante desbotado. Além disso, comprei recentemente uma E30 29er para as trilhas e já estava usando a GTzinha para uso diário/urbano para ir ao trabalho (sim eu detesto dirigir todos os dias, acho uma estupidez, e um gasto desnecessário para se deslocar apenas 6km). Assim resolvi desmontar por completo a GT e transformá-la de "MTB" para "City". Minha inspiração foi a CAAD Bad Boy (guardadas as devidas proporções...rsrs). E ironicamente, muitas marcas estão lançando estas bikes "híbridas + urban" hoje...Como originalmente a minha GT era "queixo duro", eu estava com uma suspa RST antiga nela, pesadíssima por sinal, eu quis voltar ela "às origens" e fui atrás de um garfo para cx. de direção standard.
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uirossaurosrex
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Eu não tenho muita paciência para ficar esperando compras pela internet, assim fui nas lojas da cidade procurar o tal garfo rígido para minha GTolinha.
Foi comum ouvir "ah não vale a pena você fazer isso", ou "ah essa bicicleta já está muito velha, não compensa investir nela"...e bla bla bla...Discordo! Ela já passou dos 20 anos e continua girando macia! Se fosse vender não valeria nem 500 reais, e já passamos muitas coisas juntos, então vocês estão enganados, e eu estou certo. Esta é ela original: Este é o garfo que comprei, aqui nos trabalhos iniciais de lixamento antes da pintura: |
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uirossaurosrex
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Bom aqui vai um "parenteses" sobre o tópico: não sei porque diabos o primeiro post virou o segundo, e não sei também porque apareceu escrito "Olá AMIGAS"...kkkkkkkkkk...portanto ignorem estes detalhes...vamos continuar com o que interessa.
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uirossaurosrex
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Outro "desafio" foi conseguir uma bancada para trabalhar na desmontagem da menina. Eu gostaria muito de poder comprar um pedestal da Park Tool, mas 1.000 latinhas em investimento agora não era uma possibilidade então eu consegui uma doação desta bancada de fisioterapia da minha patroa...rs...não é o ideal mas ajudou muito, afinal, sem ela, eu teria de trabalhar no chão, e a dor nas costas seria terrível certo?
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uirossaurosrex
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Aqui dá para ter uma ideia da minha "oficina". Ali ao lado está a Gary Fisher da patroinha, outra preciosidade que em breve pretendo revisar e dar um bom banho.
Voltando à GTolinha, para o restauro tínhamos que partir para a "ignorância" mesmo, ou seja, desmontar geral! E é lógico, eu já sabia que enfrentaria alguns problemas, como a falta de ferramentas específicas. Tive que comprar um extrator de pedivela, e um de corrente. Pela falta de grana ainda não comprei o extrator de cassete e também tive que pedir emprestado para um amigo uma chave fixa 36mm para as roscas da caixa de direção, e assim poder tirar o garfo antigo. Aqui já bastante desmontada, antes de entrar na fase de "lixa" pré-pintura nova. Do lado direito da foto vocês podem ver o guidão (guidon ?) retirado. Pela filosofia de "mínimo gasto" eu não poderia comprar outro então decidi serrar o bixo. Como ele é de alumínio, foi fácil, e serrei no início das curvas dos chifres, já que eu queria um guidão RETO para a nova GT "City". Antes é claro tive que limpar os restos de cola da fita de guidão antiga dele com querosene. Também aproveitei a desmontagem geral para limpar quase tudo com querosene (corrente, cassete, coroas, câmbios...). Ah sim, todo o grupo dela é 100% Alivio ORIGINAL, ou seja, desde 1994 rodando, e já começa a apresentar probleminhas de "engripamento", que pode ser relação gasta. Mas na desmontagem da corrente notei um elo "travado", e acho que é ela que está causando o problema. Como estou com a grana curta e ainda rodando de boa, vou ter que esperar mais uns meses até poder comprar uma corrente nova. Se a troca da corrente não resolver, a gente parte para as próximas possibilidades: cassete novo...coroas...etc...mas acredito que só uma corrente nova já resolverá 100%.
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uirossaurosrex
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Aqui está o garfo já de "roupa" nova. Como eu já tinha 2 latas de tinta spray na cor preto fosco resolvi aproveitar (e assim não gastar para comprar outra tinta - inicialmente eu queria pintar ela inteira na cor Grafite - mas pensei, "ué, já tenho 2 latas de preto fosco, porque gastar grana? Vai de preto fosco estilo a Bad Boy...hehe).
Aconselho lixar com uma lixa ferro beeeem fininha. Se você usar uma lixa grossa vai ficar muito "sulcada" a base, com riscos profundos, aí já viu, fica feio. A ideia é lixar suave só para tirar o esmalte da tinta original, e formar a base mais lisa possível para receber a nova tinta. Eu cobri os pontos do garfo que não queria que fossem pintados com durex comum. Ao pintar, evite meter o spray muito perto para não escorrer a tinta. Evite dias com vento também para não grudar sujeira. Vá dando "sprayzadas" a uns 20cm de distancia, dando mãos até pintar totalmente. Não precisou de mais de 2 mãos e ficou "belezura". Um cuidado: como eu queria preto fosco, se passasse um verniz por cima para dar acabamento e proteção, eu perderia o "fosco" certo? Já que os vernizes são brilhantes! Então optei por não dar esse acabamento, mas isso gera um problema. A pintura nova acaba riscando muito facilmente, então CUIDADO com sua nova pintura! Se encostar objetos de ferro nela, raspar uma chave ou apoiar ela no chão, vai riscar facil! Em 30 minutos está seco para manuseio e em 24 horas pode mandar ver!
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Roberfc
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opa vou querer ver as fotos dela pronta heim...!!!
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Rober
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zex
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Boa sorte com a reforma! Eu tenho um quadro igual, que transformei em uma hibrida.... A bike ficou 10......... Enquanto esses quadros estiverem inteiros, eu acho que vale a pena reformalos........Se bem cuidados, são praticamentes eternos......Não ligue para a opinião dos caras das bicicletarias dizendo que não vale a pena.......
http://www.pedal.com.br/forum/quadro-gt-das-antigas_topic74296.html |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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uirossaurosrex
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Aqui está o quadro dela pelado! Como eu não queria gastar para comprar mais um extrator de movimento central agora, fui até a bicicletaria e pedi para os caras tirarem o dito cujo para mim, serviço que custou apenas 15 merréis, já incluso a recolocação do novo. Sim tive que comprar um novo (49 cruzeiros) pois o antigo estava "comendo as bolas"...rs
Daqui foi só lixar geral e pintar. Este serviço de lixar foi bem chato e tomou bastante tempo (umas 2h30). Além da chatisse de ficar lixando e comendo poeira (aconselho usar máscara de pintura), o meu quadro tem vários pontos de "descascado" da pintura original, principalmente no ponto onde a corrente bate, e mesmo lixando bem ali, estas marcas permanecem. Não liguei muito pra isso pois dá até um "charme" na pintura nova. Essa é toda a ideia de uma "nova" velha bike certo? |
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bonamezza
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Se possível for, coloca aí teu processo de lixamento e o resultado final dele. Abraços. |
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uirossaurosrex
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fala amigos ZEX e Roberfc, valeu pela presença! Concordo plenamente com você zex, esses quadros da GT são praticamente indestrutíveis mano...além de muito bonitos.
Amigo Roberfc aqui vai uma prévia, na verdade ela já está pronta e já estou rodando com ela, só não tirei a foto final ainda, e estou postando os passos por aqui para que outras pessoas possam aproveitar as informações futuramente! Aqui vocês podem ver o guidão já serrado. Também troquei os pneus que eram cravudos 26 x 1.95 por estes slick 26 x 1.5, medida mínima que estas rodas, também originais (rodas ARAYA made in japan!) suportam. Por hoje paro por aqui, amanhã ou domingão posto mais infos, abraços a todos e um ótimo FDS e boas pedaladas! |
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Se possível for, coloca aí teu processo de lixamento e o resultado final dele. Abraços. [/QUOTE] Fala amigo, como já era de noite quando lixei ela não sei se tirei fotos que prestam. Mas não tem muito segredo. Comprei luvas de mecânica com as palmas de silicone. Usei uma lixa ferro bem fina, com pedaços pequenos dela por vez. Vai lixando sem apertar muito, só para gastar o verniz antigo dela e deixar a superficie toda lisa e uniforme, ou o mais possível. Também usei 2 panos, um úmido com água para retirar o pó e o outro para secar em seguida. E assim vai...rs...tem que ter paciência e mandar ver.
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Pantoja
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Não vai ficar coma frente um pouco mais baixa?
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Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Fala amigo Pantoja, na verdade não ficou. Eu estranhei um pouco a curvatura deste garfo, mas não encontrei um reto. Os que encontrei tinha a espiga menor e eu precisava de uma com 170mm. Vou tirar umas fotos dela finalizada e você vai ver que ficou retinha. Mas ainda estranho o comportamento dinâmico dela com esse garfo...como custou barato (49 $) eu posso trocar ele um dia mais para frente, quando, e se, encontrar um reto. Por enquanto está tranquilo assim. Na verdade depois que acostuma com essa dianteira dela fica até divertido...rs...o que estranho é o comportamento dela para fazer curvas agora...parece que ficou mais "arredia" para curvar. Em compensação ganhei com leveza ao retirar a susp. RST antiga, que devia pesar uns 700kg....hehehe
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Opa, agora fiquei olhando as fotos do "antes" e "depois" dela e é verdade que deu uma abaixada na frente sim. Com a suspensão o quadro ficava um pouco levantado na frente e com este garfo rígido ele ficou mais para "reto" em relação à horizontal do chão. Então nesse aspecto explica o comportamento de "frente pesada" dela no girar e nas curvas. Ainda estou me adaptando a ela assim, e como falei, futuramente devo trocar este garfo por um reto e mais robusto. Não gostei muito deste mas era o que tinha no momento. E eu não queria ficar muito tempo com a bike parada, pois uso ela para trabalhar, no dia a dia.
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BIRA
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Sei lá cara, minha opinião. Esse quadro merecia uma outra cor e de forma bem pintada como uma tinta automotiva e verniz e não com um spray. O preto fosco tem um comportamento terrivel de riscar e descarcar, ainda mais se não for pintado corretamente com uma pressão no mínima 25 pés. Sinceramente ficou tosca e feia, preferiria a cor original, mas...
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dreluis
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Cadastrado em: 02 Fev 2014 Maringá, PR Offline Mensagens:120 |
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A bike parece estar em ótimo estado! Vc está certíssimo em aproveitá-la colocando pra rodar. Também não gosto dessa idéia de descartar coisas por qualquer motivo, especialmente quando são de qualidade.
Fico aguardando a foto final! Abraço! |
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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fala pessoal, mais algumas obs. e respostas:
1. em relação a altura dianteira, não vou trocar o garfo agora, mas gostaria de levantar um pouco a altura da dianteira do quadro. Não ficou abaixo da linha do principal, mas com o garfo antigo (suspensão) a cx. de direção ficava um pouco mais alta e isso dava mais manobra e conforto...ainda não sei como vou resolver isso, mas por enquanto vai ter que ficar assim, meio "tosco" mesmo no quesito conforto, ou seja, peso do corpo sendo um pouco jogado para frente...todo projeto tem erros e acertos e isso faz parte de toda a diversão... 2. acho que é fácil notar que acabei de abrir o tópico e o projeto ainda não está acabado. Então, para os amigos, muito sinceros, que acham que ficou feio ou tosco, agradeço a atenção, mas como se diz por aí, "gosto não se discute, se lamenta"...kkkkk. Quanto ao termo "tosco" para mim é um ELOGIO. As intenções aqui são: - aproveitar peças e materiais velhos, mas ainda bons e funcionando, sem precisar gastar grana com coisa nova; - mudar a cara de uma bike que tenho a 23 anos, por PURA DIVERSÃO; - aproveitar a ideia e aprender mais sobre mecânica de bikes desmontando tudo, e tentando remontar depois, ou seja, MAIS DIVERSÃO; - no final do projeto você vai ter algo que VOCÊ FEZ 100% independente, gastando pouca grana, e transformado. Assim, para quê eu iria gastar uma puta grana num processo "profissional" de pintura ? OK, se daqui 1 mês descascar a p.... toda eu vou lá, lixo, e pinto de outra cor!!! rsrs...Aliás esse é outro motivo pelo qual não me interessa ter uma pintura "PRO". E se eu quiser que ela seja branca daqui 6 meses? Simples, sprayzão nela...Ao invés de gastar com traquitanas para pintura eu gasto com componentes que deixam ela melhor, e rodando por mais 20 anos. Abraços a todos! |
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bonamezza
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Cadastrado em: 16 Mai 2015 Fortaleza Offline Mensagens:47 |
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O fórum está aí pra isso mesmo... discutir e opinar.... nem sempre a galera comunga da nossa opinião, mas isso é o que faz o fórum interessante. Na minha opinião, qualquer projeto é válido... o mais importante é a terapia que fazemos quando estamos com as bikes, seja pintando com latinhas spray ou com aérógrafo.... um abraço.
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Falou tudo amigo bonamezza...
Aliás o amigão aí que achou a bike feia me fez um favor...eu fui olhar a lata de colorgin que usei, e ela É automotiva sim senhor, o que explica eu já ter pintado 2 jogos completos de rodas de carros meus com ela, e NUNCA ter descascado...e sem ter "XYZ pés de pressão". Voltando à GTolinha (que agora estou pensando em rebatizar de "Bete, A Feia" kkkkkk), aqui vão mais um monte de fotos que comprovam que qualquer pessoa pode sim lixar, e meter spray "na unha" mesmo, e que vai ficar bastante razoável o serviço. Vejam que alguns pontos do quadro já tinham riscos profundos e "machucados" pela idade da bike, que SEMPRE frequentou trilhas e trânsito, nestes pontos não tive muita paciência para lixar até ficar liso e na minha opinião é só um "charme" a mais...rsrs... Como já falei antes também, este projeto está em 85% agora...em breve e quando a $$$ der, pretendo trocar por rodas pretas+aros pretos; trocar selim; acrescentar grafismos pequenos na cor laranja ou amarelo; "sumir" com as peças e cores "prata" hoje aí presentes...não gosto de preto e prata...mas eu precisava dela urgentemente pronta, para parar de usar o carro no dia a dia...então em breve postarei mais fotos, conforme a coisa andar. Abraços a todos e boas pedaladas!!! Quaisquer dúvidas, não hesite em perguntar, estamos aí. |
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Custo até aqui:
49 cruzeiros em um movimento central novo 20 contos no par de manoplas 5 contos numa lata de querosene 90 cruzeiros no par de pneus slick levorin 26x1,50 15 merreis para retirar e recolocar mov. central 15 conto par luvas c/ silicone para mecanica 194__________________________então até aqui temos uma bike "nova", por 200 mangos... já tinha: Tinta Algumas ferramentas Lixas |
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Roberfc
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Cadastrado em: 29 Mar 2013 Cordeiropolis Offline Mensagens:1189 |
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legal,com certeza muito melhor que muitas bikes novas que são vendidas hoje em dia...
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Rober
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M.CROESY
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Cadastrado em: 31 Jan 2014 salvador-ba Offline Mensagens:1611 |
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Com certeza!parabéns!
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M.CROESY
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Forum é para isso kkkkkkk opiniões e opiniões. Mas tirando a feiura da pintura rsrsr, essas GT antiga tem uma geometria muito loca. Tem uma jogada na casa de uma migo de meu tio, mas fica em Santa Catarina. Já falei pra ele comprar e me mandar mas até agora nothing.... Abraços e bons pedais. |
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zex
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Cadastrado em: 05 Jan 2014 Maringá pr Offline Mensagens:1162 |
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O legal desses quadros que é podem ser usados como Hibrida, Speed, Commuter, MTB XC.... São bem versáteis ...
Olha uma GT trasnformada em Speed( hibrida , commuter sei-lá hehehe) .... |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Show!! |
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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coisa linda essa "speed/commuter/road"...
Uma ótima ideia para o futuro próximo...só o que não me agrada muito seria investir para continuar girando em aro 26...para o caso de ser mais speedera...aro 700 não vai entrar nem a pau, mas será que não caberia um 650B / 27,5? Duvido...até porque já perguntei por aí e a resposta foi "não"... Mas nunca testei na prática para tirar a prova. Se servisse uns aros 27,5 (ou 650b) para ficar mais "road" com certeza seria um investimento a se pensar... |
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zex
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Cadastrado em: 05 Jan 2014 Maringá pr Offline Mensagens:1162 |
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Aro 700c entra sim... Inclusive entra com pneus 35mm sem problemas..... E dependendo do modelo do cambioi dianteiro, eu acho que existe a possibilidade de usar pneus 38mm também.....
Eu estou falando isso porque a minha Gt branca está com aros 700c e pneus de 35mm...... Só tive que adaptar o altura do freio traseiro....... Aqui no forum tinha um topico em que o rapaz subiu apenas a posição das sapadas do freio...... O freio em si ficou na posição original........ A minha eu fiz um adaptador que jogou o freio inteiro pra cima...... Também da para usar freios ferraduras......Mas eu não sei dizer qual seria o comprimento das ferraduras..... |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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uirossaurosrex
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entra mesmo? aí fica interessante ein...
mas conversando com um vendedor de loja no mês passado ele disse que aro 700 seria a medida equivalente ao 29, só que road...e sendo o quadro da minha GT antigo e desenhado para aros 26...me pergunto como uma roda tão maior entraria ali... enfim, vai ver seu quadro é maior. O meu nem lembro mais a medida, só sei que é pequeno pra mim (comprei a bike quanto tinha 16 anos, hoje tenho 38...rsrs). De qualquer forma, se der para ela virar uma "speed" um dia seria ótimo aproveitar esse quadro. Com certeza montar no quadro uma speed sai mais barato que qualquer speed disponível a venda hoje por aí...(não ganhei na mega sena ainda então eu acho a grande maioria das speeds uma fortuna monstruosa...). Abss!!!! |
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BIRA
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Repare bem na geometria desses quadros antigões, são enormes e com um espaço muito grande entre o settube e chain tube. Isso serve para os garfos também, que vinham com um espaço de sobra. Eu tenho uma caloi montana diamond que uso para passeios perto de casa. Gosto muito de raridades, me deu um dó quando você pintou sua GT, osss....kkkkkkk Meu tio que mora em Santa Catarina tem uma GT Tequesta amarelo com azul como essa do GT Tequesta. Ele comprou super barato de um policial. Esse mesmo policial tinha duas a outra ele deixou guardada e esta vendendo por 120 dilmas. Já mandeu meu tio compra que eu deposito o dinheiro mas até agora nada de me responder, ó ceus!! |
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zex
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Entra assim..... Essa é a minha bike.... O tamanho do quadro é praticamente igual ao seu.... Ainda sobrou uns 5mm entre o pneu e o meu cambio dianteiro...... E entre o pneu e o quadro, sobraram uns 10mm..... |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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BIRA
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Com certeza a GT já previa upgrades de rodas no futuro. bike bonita, não foi no spry não né? kkkkk Brincadeira hein uirossaurosrex. |
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zex
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Essa eu pintei com tinta P.U. ..... Usando fundo para P.U. e tudo mais... Só não lixei até o ferro porque a pintura anterior estava boa mas tinha alguns defeitos na pintura( furos na pintura....)mas usei a pintura antiga como fundo do fundo... Junto eu pintei a mesa e o guidão....... Ai ficou tudo da mesma cor.... Pintar com Spray ficava mais caro.... Eu me lembro que gastei cerca de R$ 100,00 para comprar todo o material ( 1L de tinta P.U., 1L de fundo P.U. , as lixas, 1L thinner P.U. e 1 L de desengraxante ) .... Pintei 2 bikes e ainda sobrou material para pintar mais umas 2 bikes......
Mas o melhor mesmo é a pintura elétro-estática, mas essa não da para fazer casa.... Na bike feminina que reformei junto com a GT no meu tópico eu a lixei até o ferro, , depois passei uma tinta zarcão( essas laranjadas de portão) depois o fundo P.U. e depois a tinta P.U. . |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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zoda
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Zex, como vc colocou o freio a disco traseiro? Usou adaptador?
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zex
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A minha é a branca..... A vermelha foi uma imagem que eu achei na net... |
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Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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amon
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Cadastrado em: 19 Jun 2012 Aracaju/SE Offline Mensagens:310 |
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Olá amigo, estou a muito tempo sem entrar no forum, mas hoje resolvi dar uma passada aqui e ví seu topico, ficou legal a bike, parabens, tamb tenho uma GT antiga, a minha é ano 93, tequesta, era do mesmo azul q a sua.
ano passado mandei pintar (mão de obra 100 real) ela de um azul metalico com tinta PU e verniz PU super caro (saiu quase o preço da mão de obra), fica melhor q de jet (spray) mas nada excepcional, as tintas originais dessas bikes são de um tipo bem mais resistente q tinta de carro, a minha já na montagem caseira ganhou uns arranhões básicos, caiu e bateu na quinta da pilastra, portanto sua pintura caseira não é assim tão ruim em comparação com uma automotiva, tinta boa mesmo é eletrostática, essa sim é uma casca grossa q só arranha em caso de forte impacto. uma dica p/ facilitar o processo e q aprendi com o pintor da minha bike é usar removedor pastoso de tinta, c passa e em uns 3 minutos a tinta antiga derrete, dai c pode lixar o metal com muito mais facilidade, o resultado em termo de ter uma superficie bem lisa sem muito trabalho é 10X melhor q fazer tudo na mão grande e lixar a tinta antiga cheia de irregularidades, como você mesmo percebeu. o removedor não reage com o metal e basta lavar bem o quadro com agua e sabão q ele sai facinho. outra coisa q fiz foi limpar os tubos por dentro com querosene várias vezes (inclusive introduzindo pedaços de cabo de aço com as pontas desfiadas em todos os buracos do quadro pra soltar eventuais crostas de ferrugem) e depois jogar óleo de motor do tipo mais grosso q achei, acho q foi aqueles p/ motores com alta km, mas hoje sei q existem outros óleos mais grossos como o de diferencial de caminhonete (90 W 140). Não precisa pintar por dentro pois c não tem garantia q cobriu toda superficie interna e ainda pode tampar os furinhos q servem p/ tirar agua q entra quando passamos num rio ou num alagado por exemplo. Com relação à geometria da bike, frente baixa, roda pesada etc é o seguinte, sua bike original tinha suspensão? se tinha e você quiser usar garfo rigido com a geometria original c vai ter q procurar um garfo q corrija a diferença de altura da suspa, sei q a Surly fabrica p/ suspa de até 12 cm, certamente existem outras marcas e tamanhos, mas não vai sair barato... Se não tinha essa geometria q você tá achando estranha é a geometria original da bike, a minha tem o garfo original dela e é bem parecido com esse q você comprou, é curvado da mesma forma mas é de cromoly. nesse caso é questão de você ter acostumado com a frente alta, mas logo c acostuma com a nova posição. Com relação a aro 700 quase todas as MTB antigas podem ser adaptadas p/ aro 700 sem muita frescura, aqui mesmo no forum tem vários exemplos disso, mas a geometria dela vai continuar igual ou seja, nunca vai ser uma bike de speed. nas speed a proporção top tube/seat tube, o angulo da CX de direção e do seat tube são diferentes das MTB e isso não tem jeito, mas com aro 700 a relação original da bike fica alongada, se o cabra tiver perna a bike anda mais. agora uma curiosidade, sua relação aceitou bem uma corrente nova, não pulou? É isso amigo, parabens pela sua bike, não venda ela nunca, deixe pros seus filhos, eles vão gostar! |
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Se tiver chuveiro...vou de bike!
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Opas! Desculpas pela longa ausência...
Legal ver os comentários. Na verdade acabei deixando ela como ficou. Originalmente ela não tinha suspensão, então o retorno ao "queixo duro" apenas fez ela voltar um pouco para o comportamento original, mas o garfo original dela eu perdi a muitos anos atrás e era mais "parrudo" do que este que comprei nesta mudança. Nos primeiros dias estranhei a "descida" da frente dela, mas depois que acostumei confesso que hoje acho ela uma DELICIA de pedalar em circuito urbano. Uso ela todos os dias no urbano CASA - TRabalho. Ter cortado o guidão também ajuda muito na hora de passar entre carros parados, por exemplo. Já desisti de tentar fazer ela virar uma speed, por vários motivos: valor geral para mudar grupo, rodas, mesa, guidão, PDV...acaba que no fim das contas eu gastaria tanto que a diferença para uma speed já pronta seria pouca coisa. Vai ser minha "urbana" pra sempre, já que esse quadro parece que dura eternamente... Como outro amigo aí comentou em relação à pintura, ela ainda está OK mas já apareceram alguns riscos (o preto fosco risca muito fácil), daí na próxima vez que for pintar pretendo deixar ela branca, pois acho bonito pra caramba também... Saudações ciclísticas a todos, porque motor à combustão é para os fracos...rsrs |
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serginho.gama
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Cadastrado em: 13 Out 2015 Brasília/DF Offline Mensagens:36 |
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Sentiu muita diferença na troca entre suspensão/pneu cravos x garfo rígido/pneu slick? A pilotagem da bike na cidade ficou mais rápida?
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uirossaurosrex
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Cadastrado em: 27 Jan 2015 Cps SP Offline Mensagens:31 |
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Fala amigo, sim! rsrs Nos primeiros dias achei bem estranho e quase achei que tinha feito cagada...heheh mas girando acostumei e depois achei muito melhor para girar no asfalto, sem comparação. Como eu tenho uma MTB 29er para trilhas, acho até divertido pegar a GTolinha pra ir ao trabalho. Parece que saí de um caminhão para um kart...rs. Na rodagem nem se fala, para o asfalto eu achei que pneu slick faz sim toda diferença. Com os cravudos que usava antes parecia que estava puxando arado e com os slick parece uma MANTEIGA. Já em relação ao garfo rígido é menos conforto lógico, ainda mais considerando nossas ruas sensacionais repletas de buracos, mas se buscar caminhos mais lisos vai tranquilo. Com altimetria diária de 100m de subida tanto para ida quanto para volta faço 7,7km cada pernada em média de 23 a 27 minutos, chova, faça sol, com ou sem trânsito. Valeu muito a pena, economizo $$ e o fato de não ter que depender de carro ou transporte público não tem preço. Ainda sobre a pilotagem estranhei no começo também a "baixada" da frente dela, deixando as curvas mais "pesadas", com o tronco sendo um pouco jogado pra frente, mas depois que acostuma vira festa. A posição mais "speed" também ajuda bastante na pedalada, as pernas ganham em força no pedal (pelo menos é minha sensação), mas por outro lado tem o inconveniente da dor lombar... tudo tem o lado bom e o ruim né...rs. abrassss! |
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serginho.gama
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Cadastrado em: 13 Out 2015 Brasília/DF Offline Mensagens:36 |
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Muito bom, maninho. Valeu pelas considerações. Estou reformando uma Caloi Aspen antiga minha. Guerreirona, está parada há 2 anos somente. Já tirei 95% da tinta, está quase pronta para ser pintada. Estou colocando o acompanhamento neste tópico:
http://www.pedal.com.br/forum/reforma-ressurreicao-caloi-aspen-antiga_topic84188.html |
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