| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - GT Avalanche Elite XT vs Caloi Explorer Pro
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

GT Avalanche Elite XT vs Caloi Explorer Pro

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel.Tietz Ver Drop Down

Rua Augusto Dem
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel.Tietz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: GT Avalanche Elite XT vs Caloi Explorer Pro
    Enviado: 19 Ago 2023 as 08:48
Olá, pessoal. Tudo certo?

Estou iniciando no universo do ciclismo e me deparei com uma dúvida referente a compra de uma bicicleta para iniciar!

Estou entre a GT Avalanche Elite XT e a Caloi Explorer Pro

De acordo com as especificações as principais diferenças entre elas estariam no kit e suspensão, sendo a GT full Deore + suspensção Suntour XCR32 e a Caloi para o kit full Deore faltariam apenas os freios, e a suspensão é uma Judy Silver TK.

Gostaria da opinião de vocês com relação as suspensões! 

Grato!
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 09:03
Antes de qualquer julgamento, tudo que vou falar é teoria, nunca usei:

XCR32, suspensão pesada, tem que ver se é vesão AIR ou COIL, a galera aqui deve saber, pesada de qualquer forma, mas durável, barata manutenção. Funcionamento é apenas suficiente, mesmo na versão a ar, nada excepcional em leitura.

Judi Tk: Mais leve, vale a mesma ressalva, não duvido ter versão COIL, mas por se tratar de uma bike com menor valor agregado - CALOI -, provavelmente é AIR. Vai ser umas 500g mais leve (~2,2 vs 2,7), o funcionamento é melhor, mas já ouvi falar que a trava da rockshocks tem um joguinho que pra algumas pessoas é normal, mas eu, maluco, acho inaceitável se assim o for. Já usei Boas suspensões 50mm 26 sem trava (vintage), RST Blaze 29 com trava coil, achei boa, e uma Spinner Aeris 300 29 ar, que ficou devendo na minha opinião. Só pra falar de experiência.

Editado por Dragum - 19 Ago 2023 as 09:05
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 09:26
Me dei o trabalho de olhar o peso... adivinha...

XCR32 AIR 2550 
Juki Silver TK Solo AIR 2650.

Iria na GT.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo

Rua Augusto Dem
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel.Tietz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 09:29
Eu acabei ficando bastante em dúvida com relação as suspenções pq quando perguntei ao vendedor sobre a rockshox, ele me disse que não é a ar, mas olhando no site oficial da Rockshox, encontrei apenas 3 modelos da Judy, sendo a Judy, Judy Silver TK e Judy Gold. A Judy Silver que está na descrição da Caloi, de acordo com o site deveria ser a ar, mas me deixou na dúvida o fato de o vendedor dizer que não é.

Já a Suntour XCR tenho certeza que é a ar. Procurei mais informações e reviews sobre a Judy Silver na tentativa de confirmar se a mesma é ou não a ar, mas não obtive êxito
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 09:31
edit;

Editado por Dragum - 19 Ago 2023 as 10:03
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreKC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 09:54
As Judies que vem na linha Explorer são as mais básicas, que são mola e óleo e consequentemente mais pesadas

Eu tive uma XCR32 à ar e é uma suspensão excepcional. Manutenção barata e muito resistente e pra quem tá iniciando, sinceramente, o peso é o que você menos tem que se preocupar agora

O conjunto da GT é mais acertado se for Deore XT, mas o quadro da Caloi tem a vantagem de ser thru-axle frente ao Boost QR da GT que dá um pouco mais de trabalho num futuro upgrade de cubo / roda

A configuração dela tá bem boa. Ainda mais que já vem com freios M6100. O problema só é esse cassete Absolute

Editado por AndreKC - 19 Ago 2023 as 10:00
Voltar para o topo

Rua Augusto Dem
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel.Tietz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 10:40
Já agradeço antecipadamente pelo feedback! Com relação à GT, é a mesma do link!  https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-gt-avalanche-elite-xt/p/150871 - https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-gt-avalanche-elite-xt/p/150871

E a Caloi é esta

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3814345938-bicicleta-29-caloi-explorer-pro-11v-deore-2023-f-hidraulico-_JM?attributes=COLOR_SECONDARY_COLOR%3AVmVybWVsaG8%3D%2CFRAME_SIZE%3AMTcgKE0p&quantity=1
Voltar para o topo
Lucas Barreto Ver Drop Down

Salvador - BA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas Barreto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 10:57
Só para ajudar na sua decisão, eu vou pontuar algumas incoerências da GT.

K7 - Absolute;
Corrente - Sunrace;
Pedivela - Allterra;
Passador - Deore M6100;
A suspensão tem eixo de blocagem (modelo bem antigo).

Na vdd, de XT ela tem apenas o câmbio. Sem contar que as rodas têm uma largura interna bem estreita para os padrões atuais. A GT Avalanche Expert estava por esse mesmo valor esses dias atrás e considero ela melhor montada (apesar da transmissão ser SX).

Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 11:31
Caloi com Suspensâo de mola, freios genéricos Logan e pneus sem marca!

GT com suspensãa a ar de 32mm, freios Deore 6100 e pneus Vittoria!

Ser Qr ou thru-axle não faz diferença alguma no uso normal e até mesmo.mais forte. 141mm também é boost e a vantagem do sistema é deixar a roda mais rígida (e não o quadro como muitos pensam).

A GT tem seus defeitos, mas um par de aros latgos cista R$160,00, um cubo Microspline Shimano de 141mm custa R$300,00 e um pedivela integrado também não é tão caro.

Já um par.de freios 6100, uma suspensão a ar e um nom par de pneus passa de R$2.500,00 facilmente.

Pessoalmente acho os quadro da Explorer horríveis em acabamento e praticamete todos que vi dtem os seatstays soldados de fotma desalinhada (podem até estarcom eixos e ventral alinhados, mas visualmente parece terrível).

Se vai usar como MTB mesmo, suspensão a ar e bons freios é essencial. O restante vai trocando depois.

A Suntour é bem melhor que a Rockshox de mola, disparadamente. Uma pena a RS ter acabado com a Recon que era superior a Judy, tinha canelas de 32mm (30mm na Judy) e tinha damper "motion control" em.algumas versõres. Não dá pra comparar uma suspa ar com.outra de mola nima bike "xc".
Os freios, sem comentários. Os M6100 valem 10 Logans.

Editado por dimas2dimas - 19 Ago 2023 as 11:37
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo

Salvador - BA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas Barreto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 12:23
Não existe bike perfeita! Eu entendo o que o colega citou acima, mas a transmissão dessa bike é um catado que a bike point fez (cada componentede uma marca). Melhor o grupo deore 5100 da oggi 7.2 do que essa transmissão com apenas o câmbio XT. Sem contar que a suspensão da 7.2 é muito superior as outras duas. Se for pra comprar a prazo (que tem uma diferença grande no valor), eu iria de oggi 7.2 ou SL329 boost. Lembrando que todas têm pontos positivos e negativos.
Voltar para o topo

Salvador - BA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas Barreto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 12:25
Lembrando que, normalmente, pra quem está começando um freio MT200 já resolve o problema. Vc encontra por uns 200 conto no aliexpress...
Voltar para o topo
AndreKC Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreKC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 13:16
Oggi e Soul são 2 lixos em pós-venda frente Caloi / GT / Cannondale

Eu ainda optaria pela GT e depois pela Caloi

E olha só que belo quadro esse da linha 7.2 - 7.6
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Ago 2023 as 18:11
Originalmente Postado por Lucas Barreto Lucas Barreto Escreveu:

Não existe bike perfeita! Eu entendo o que o colega citou acima, mas a transmissão dessa bike é um catado que a bike point fez (cada componentede uma marca). Melhor o grupo deore 5100 da oggi 7.2 do que essa transmissão com apenas o câmbio XT. Sem contar que a suspensão da 7.2 é muito superior as outras duas. Se for pra comprar a prazo (que tem uma diferença grande no valor), eu iria de oggi 7.2 ou SL329 boost. Lembrando que todas têm pontos positivos e negativos.

7.2 tem suspensao Judy de mola igual á da Explorer.

SL39 TEM XCR32 ar, mas a pintura e o grupo SX com freios Bravde (sabe-se que freios são, talvez um par de Logans com rebrand).

Freio não e só manete e caliper. Os discos fazem total diferença e os modelos genérivos quando montados com Calipers Shimano não ficam legais na frenagem, além de ficarem ruidosos (espessura do disco diferente).

Editado por dimas2dimas - 19 Ago 2023 as 18:13
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
Bgaloppini Ver Drop Down

Londrina
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Bgaloppini Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Ago 2023 as 21:14
Irmão, eu tenho uma GT Avalanche Sport 2019. Pode comprar sem medo de ser feliz.

Depois, se vc não gostar da suspa, troca.

A geometria do quadro é muuuito confortável e atualizada (ângulo da caixa de direção com menos de 70º, etc).

Na minha eu troquei a suspensão por uma Manitou Markhor (tirei 1,6kg da bike só nisso) e a relação (de Alivio pra SLX), e te digo que ainda fico com ela por muito tempo.
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Ago 2023 as 07:24
Recentemente comprei a GT sport, dela fiquei somente com o quadro, pois tinha uma bike com peças melhores mas o quadro era um show. Dá uma olhada na última página deste tópico pra entender que meu UP de quadro "ficou de graça" pois vendi a bike pelo preço que paguei na GT.
Até preciso atualizar lá, já coloquei um retrátil e as rodas tubeless. Próximo passo uma suspensão tapered boost eixo passante. O cubo eu já tenho.

https://www.pedal.com.br/forum/review-gt-avalanche-sport-2019-geometria-errada_topic98894_page4.html

Se vai pegar a GT acho que este modelo aqui é mais negócio,
https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-gt-avalanche-elite-29-xle/p/60257
o quadro é o mesmo pra todas com excessão da zaskar que já é passante 148mm. metade do preço, 3k já pode pegar um retrátil no Aliexpress e um freio Deore 6100,par de cubos ztto boost e aros Vzan Striker pro.essa é a configuração da minha bike e minhas peças todas do Aliexpress.
Quanto a relação se microshift, não vejo problema, tenho um advento aqui e ele é bem robusto e preciso.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$285,70 40%de desconto | Freio a disco para bicicleta, 6 Pawls, Boost, 148 Hub, 32 Buraco, P3, VS, DT, 370 xm490, 12x148, 15x110, 32 H, Maza148x12, rolamento selado
https://a.aliexpress.com/_mPzuFHU

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$350,41 33%de desconto | KS EXA-Hydraulic Telescopic Seat Post para Mountain Bike, Wire Control, 900i Lift Seat Tube, 30.9mm, 31.6mm, Inner Cable, 345mm, 395/445, MTB
https://a.aliexpress.com/_mNdC090

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$433,13 10%de desconto | Shimano deore m6100 m6120 freio a disco hidráulico-2/4-pistão com alavanca de freio m6100 e pinça de freio m6100 ou m6120 montado
https://a.aliexpress.com/_mM3xzka

Editado por Hugobh77 - 23 Ago 2023 as 07:33
Voltar para o topo
guilherme.freeride Ver Drop Down

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guilherme.freeride Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Ago 2023 as 22:36
Amigo, não sei se já comprou a bike mas vou dar meu pitaco:

Depois de quase 10 anos parado, aproveitei uma promoção da bikepoint e comprei a Elite XLE. Me pareceu um bom negócio por 3500 em 21x sem juros, mas confesso que arrependi ao começar a rodar na bike.

Minha opinião aqui é totalmente prática, pois fiquei longe do mundo da bike por muitos anos e só depois de comprar essa GT foi que comecei a pesquisar e agora já estou fazendo "upgrade" forçados na bike.

A começar pelo conjunto quadro e aros. Já empenou várias vezes e pelo que pesquisei, compensava muito mais eu ter gastado um pouco mais e entrado na linga Zaskar, pois pelo eixo 148 deve ter uma rigidez maior.

Essa suspensão XCR é pesada e até hj não consegui fazer ela funcionar direito.

O conjunto movimento central e pedivela é pesado, e essa relação de 11 com coroa 32 deixa muito a desejar.

Enfim, se for peitar a GT, pula direto pra Zaskar...
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Ago 2023 as 06:35
Pelo jeito nada na bike presta segundo seu relato.
Deve ter comprado a bike errada para o tipo de pedal que você faz, isso considerando seu Nick.
GT não é sinônimo de bike leve, provavelmente faltou uma pesquisa antes de adquirir a bike.

A zaskar é a melhor opção, mas nesse caso o preço é bem acima desses 3500,00. O retorno é proporcional ao investimento.

Essa linha Avalanche é de bikes de entrada da GT, pode ver que são poucos lugares no BR que vendem, já que é do mesmo grupo da Caloi Cannondale e as duas tem bikes no mesmo nível.
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 02:28
Originalmente Postado por guilherme.freeride guilherme.freeride Escreveu:

Depois de quase 10 anos parado, aproveitei uma promoção da bikepoint e comprei a Elite XLE. Me pareceu um bom negócio por 3500 em 21x sem juros, mas confesso que arrependi ao começar a rodar na bike.

Minha opinião aqui é totalmente prática, pois fiquei longe do mundo da bike por muitos anos e só depois de comprar essa GT foi que comecei a pesquisar e agora já estou fazendo "upgrade" forçados na bike.

A começar pelo conjunto quadro e aros. Já empenou várias vezes e pelo que pesquisei, compensava muito mais eu ter gastado um pouco mais e entrado na linga Zaskar, pois pelo eixo 148 deve ter uma rigidez maior.

O conjunto movimento central e pedivela é pesado, e essa relação de 11 com coroa 32 deixa muito a desejar.

Só por curiosidade qual seu peso e tipo de pedal que você faz?
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 02:31

Qual seu peso e o tipo de pedal que você faz? Cada bike é feita para um uso. Uma bike de xc não é para fazer downhill.

Dependendo do peso e tipo de pedal acho que nem uma zaskar aguentaria. Teria que ser uma full de aluminio.

Editado por LeoSilva - 29 Ago 2023 as 03:49
Voltar para o topo

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guilherme.freeride Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 10:35
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Pelo jeito nada na bike presta segundo seu relato.
Deve ter comprado a bike errada para o tipo de pedal que você faz, isso considerando seu Nick.
GT não é sinônimo de bike leve, provavelmente faltou uma pesquisa antes de adquirir a bike.

A zaskar é a melhor opção, mas nesse caso o preço é bem acima desses 3500,00. O retorno é proporcional ao investimento.

Essa linha Avalanche é de bikes de entrada da GT, pode ver que são poucos lugares no BR que vendem, já que é do mesmo grupo da Caloi Cannondale e as duas tem bikes no mesmo nível.

O nick é de 2012, quando eu andava de bike. Como disse, estava parado há 10 anos. Atualmente estou voltando a simplesmente "pedalar", ida e volta pro trabalho, 11km, e uma ou duas vezes na semana um estradão. Longe de algo hardcore.

Como disse, estou reaprendendo sobre o mundo das  bikes, eu havia parado nas 26. Minhas conclusões são práticas e razoavelmente teóricas baseadas no que tenho lido e assistido na internet.

Sem dúvidas a bike é realmente de entrada, mas acaba sendo "muito" pra entrada.

Depois de comprar que fui dar uma pesquisada. A pesar do preço muito atrativo, semelhante a outras inferiores, pra mim, acaba tendo coisas desnecessárias e que acabam precisando de upgrade.

Voltar para o topo

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guilherme.freeride Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 10:36
Originalmente Postado por LeoSilva LeoSilva Escreveu:

Qual seu peso e o tipo de pedal que você faz? Cada bike é feita para um uso. Uma bike de xc não é para fazer downhill.

Dependendo do peso e tipo de pedal acho que nem uma zaskar aguentaria. Teria que ser uma full de aluminio.

Como disse, ir pro trabalho e estradão uma ou duas vezes na semana... estou voltando...
Voltar para o topo

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guilherme.freeride Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 11:08
Originalmente Postado por Daniel.Tietz Daniel.Tietz Escreveu:

Olá, pessoal. Tudo certo?

Estou iniciando no universo do ciclismo e me deparei com uma dúvida referente a compra de uma bicicleta para iniciar!

Estou entre a GT Avalanche Elite XT e a Caloi Explorer Pro

De acordo com as especificações as principais diferenças entre elas estariam no kit e suspensão, sendo a GT full Deore + suspensção Suntour XCR32 e a Caloi para o kit full Deore faltariam apenas os freios, e a suspensão é uma Judy Silver TK.

Gostaria da opinião de vocês com relação as suspensões! 

Grato!

Minha outra resposta foi redigida pelo celular, então acabou faltando uma explicação melhor...

Considerando a configuração dessa GT que vc citou e comparando com a que eu estou desde fevereiro rodando, GT Avalanche Elite 29 XLE - Pontos negativos:

- Primeira coisa que "eu acho", deveria considerar: quadro é "boost" de 141mm, o que limita as opções de upgrade do conjunto cubo/relação. Por isso falo que às vezes compensa mais a linha Zaskar, que se não me engano é boost 148 com eixo passante (mais opções de upgrade e mais rigidez na roda, pelo que entendi desses sistemas novos).

- 2º: Suspensão Suntour XCR Air 120 - à primeira vista me pareceu uma baita suspa, pelas especificações e tal, mas pesquisando bem e considerando o preço de mercado dela (que por sinal sai de graça nessa bike da GT), existem opções semelhantes em sistema de funcionamento e preço de mercado, com quase 1 kg a menos. Além disso, tenho testado várias calibragens na suspensão e ainda não achei uma em que ela funcione como deveria. Só a título de informação peso 80kg e tô pedalando de leve. Antigamente eu utilizava uma RST First air, que ainda está na minha antiga 26".

- 3º: Aros WTB SX19 919mm) - também após algumas pesquisas, estou tendencioso a acreditar que esse aro é fino demais, especialmente para o pneu 2.25 que vem na bike (ótimo por sinal). Como disse, meu aro traseiro tem empenado com uma certa frequência, acredito que seja pelo conjunto em si. Já comprei um WTB Kom 35 (35mm) e estou montando outra roda pra ver se resolve.

- 4º: Pedivela AllTerra - Coroa 32 dentes - usa movimento central com eixo quadrado, aumentando o peso e diminuindo a resistência. No passado arredondei muito eixo desse, então tenho uma certa "birra". Também já estou fazendo um up pra um pedivela SHIMANO FC-MT510, um pouco mais em conta do que o DEORE.

No mais, não sei se essa mistura Xt, Absolute, Sunrace é legal, como já disseram por ai... Além de que, essa relação coroa 32 com 11 é muito leve e falta até no plano. No up aqui estou indo pra 10-51 com coroa 36.

Ah, no caso essa Avalanche Elite XT vem com freios Deore, que devem ser ótimos. A minha veio com uns tais nutt, que com exatamente dois dias depois da garantia apresentou vazamento no manete do freio traseiro. Não compensava arrumar e nem tinha componentes pra ele no mercado, então meti uns shimano 200.

Conclusão: se for de GT, eu iria de Zaskar. Vira e mexe elas aparecem de promoção na bikepoint, exemplo hoje ela esta com 4 mil de desconto à vista:  http://https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-gt-zaskar-comp-sx/p/63589 - http://https://www.bikepointsc.com.br/bicicleta-gt-zaskar-comp-sx/p/63589

Novo design de estrutura triangular triplo em alumínio 6061 com escoras de assento flutuantes, roteamento interno de cabos, gancheiras forjadas para freio a disco montado em escora com eixo passante, espaçamento traseiro Boost de 148 mm, com caixa de direção cônico 1 1/8 - 1 ½.
Quadro All New Zaskar Alloy Frame, Triple Triangle Frame Construction feat. Floating Seatstays, BSA 73mm, Boost 12x148mm, Tapered;

Suspensão RockShox Recon, 100mm, Air, 15x110mm Boost, tapered steerer, 51mm offset;

Aros - PAREDE DUPLA - 32 RAIOS - ALUMÍNIO;

Pneus Vittoria Barzo - 29X2.25;

Câmbio traseiro Sram SX Eagle - 12 VELOCIDADES;

Cassete Sram PG1210 - 11X50 DENTES - 12 VELOCIDADES;

Corrente Sram Eagle;

Pedivela Sram SX Eagle, 34 DENTES - 175mm;

Alavancas de câmbio Sram SX Eagle - 12 VELOCIDADES;

Freios Shimano BR-MT410 - HIDRÁULICO;

Rotores Shimano SM-RT26 - 160MM DIANTEIRO E TRASEIRO;

Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Ago 2023 as 13:20
Então Guilherme, acho que suas percepções são mais por predileção a tipos de componente, pelo uso que faz, de longe era pra bike apresentar algum problema.

Quanto a rigidez da roda, não é o eixo passante que influência mas sim a maior largura do cubo que deixa o guarda chuva mais aberto. O eixo vai influenciar na torção do triângulo traseiro mas aí só andando forte pra sentir esse benefício.

A questão da suspensão é a mesma coisa em qualquer outra, achar o ajuste de sua preferência demora e vai depender de onde estiver andando, usando pra deslocamento não vai ser a mesma calibragem que usa no estradão e nem na trilha.

Os aros são estreitos mesmo, mas comportam a medida que vem nela. Uma coisa que percebi é que ela vieram com um leve empeno, provavelmente pelo modo que elas vem embaladas.

Eu só aproveitei o quadro, então em ralação aos outros componentes, vendi sem usar montados, em um outro quadro.

As rodas eu fiquei com elas, pra usar em uma outra bike,as com outros cubos.

Freios da minha vieram os tektro, mas nem cheguei a ver se eram bons, já tinha os Deore 6100.

Em relação upgrade, Aliexpress tem cubo QR 141mm com microspline, então não é difícil mudar pra 12V.
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Ago 2023 as 12:52
Com relação ao grupo 1x11v da para colocar um cambio dianteiro e um pedivela 36/26 e transformar em 2x11v.
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Ago 2023 as 13:15

Com relação ao grupo 1x11v da para colocar um cambio dianteiro e um pedivela 36/26 e transformar em 2x11v.

Nesse caso troca o cassete também. Mas não vejo razão pra fazer isso. Não é que o 1x seja a melhor coisa do mundo, mas essa bike é voltada ao trail, o lance é ter marcha pra subir pedalando e depois aproveitar as descidas. Temos mania de querer uma bike pra tudo, mas não rola, bike tá ficando muita específica, mesmo não sendo uma topo de linha, pra trilha o 1x é o ideal.

Editado por Hugobh77 - 31 Ago 2023 as 13:17
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Ago 2023 as 14:06

Se o cassete for o 11-51 e o cambio for o 5100, troca o câmbio pro 5120 e o cassete pro 11-42, além do pedivela e cambio dianteiro (se der sorte do pedivela ser com coroas parafusadas e for compatível com 2x, só comprar as coroas).
o cambio 5100 é para relação 1x, enquanto o 5120 é para a 2x, podendo ser usado em 1x.

De aproveitável entre 1x e 2x, só o trocador e a corrente!

Editado por GabrielSL329 - 31 Ago 2023 as 15:04
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Ago 2023 as 19:31
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Se o cassete for o 11-51 e o cambio for o 5100, troca o câmbio pro 5120 e o cassete pro 11-42, além do pedivela e cambio dianteiro (se der sorte do pedivela ser com coroas parafusadas e for compatível com 2x, só comprar as coroas).
o cambio 5100 é para relação 1x, enquanto o 5120 é para a 2x, podendo ser usado em 1x.

De aproveitável entre 1x e 2x, só o trocador e a corrente!

No caso da gt avalanche é o grupo microshift 1x11v. Cassete 11-46 com pedivela 32. Trocando o pedivela para 36/26 a relação mais leve ficaria 26/46 e a mais pesada 36/11.

Editado por LeoSilva - 31 Ago 2023 as 19:35
Voltar para o topo

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2023 as 07:14

No caso da gt avalanche é o grupo microshift 1x11v. Cassete 11-46 com pedivela 32. Trocando o pedivela para 36/26 a relação mais leve ficaria 26/46 e a mais pesada 36/11.

Olhando o site da Microshift, o cambio suporta o cog maior de 46d e a capacidade dele é de 41d. Não existe uma diferenciação entre 1x e 2x, explicando o cog maior ser de apenas 46d.

Com essa combinação, tu tem a diferença de 45d, o que fatalmente te fará utilizar uma corrente longa o suficiente para suportar 36-46 e que tu não utilizará os cogs menores quando usar a coroa 26, pois o câmbio não dará conta de esticar a corrente.

Particularmente, na relação 26-46, ficará com uma razão de 0,565, extremamente leve a ponto de quase não utilizar ela!

Editado por GabrielSL329 - 01 Set 2023 as 07:34
Gabriel Pires
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2023 as 08:39
venho da road e tô querendo entrar no mundo das mtb, usar pro trabalho mas tb encarar uns estradões e trilhas leves
não queria nada abaixo de 10v, e ai com um tanto de pesquisa caí bem nessa discussão aí, Caloi Explorer Expert VS GT Avalanche Elite XLE

aos redores de R$3k parecem ser as melhores opções, as demais marcas não chegam nem perto
e me parece, até pelos comentários acima, que onde uma ganha a outra deixa um pouco a desejar, e vice-versa, deixando bem parelho msm

o que me sinto mais inclinado tá sendo ir na GT, que parece que dá maior espaço pra upgrades no futuro.. tô correto?
algo que aprendi na road é q um bom quadro faz uma tremenda diferença. Tanto que investi um pouco mais em 2019 qdo peguei a minha, e fui melhorando, hoje basicamente quadro e grupo são os mesmos mas o resto tudo eu troquei

e enfim, a GT parece um quadro melhor construído e mais nos padrões (mais bonito tb), apesar do eixo traseiro 141... não queria passar desses 3k~3,5k

Editado por stefanob - 01 Set 2023 as 08:40
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Set 2023 as 08:58
Originalmente Postado por stefanob stefanob Escreveu:

venho da road e tô querendo entrar no mundo das mtb, usar pro trabalho mas tb encarar uns estradões e trilhas leves
não queria nada abaixo de 10v, e ai com um tanto de pesquisa caí bem nessa discussão aí, Caloi Explorer Expert VS GT Avalanche Elite XLE

aos redores de R$3k parecem ser as melhores opções, as demais marcas não chegam nem perto
e me parece, até pelos comentários acima, que onde uma ganha a outra deixa um pouco a desejar, e vice-versa, deixando bem parelho msm

o que me sinto mais inclinado tá sendo ir na GT, que parece que dá maior espaço pra upgrades no futuro.. tô correto?
algo que aprendi na road é q um bom quadro faz uma tremenda diferença. Tanto que investi um pouco mais em 2019 qdo peguei a minha, e fui melhorando, hoje basicamente quadro e grupo são os mesmos mas o resto tudo eu troquei

e enfim, a GT parece um quadro melhor construído e mais nos padrões (mais bonito tb), apesar do eixo traseiro 141... não queria passar desses 3k~3,5k

O que eu consideraria em bikes muito parecidas mas que no fim tem diferença na sua base.
Os quadros da GT são muito resistentes. E se analisar a geometria deles eles são um pouco mais "trail", eles favorecem mais a gravidade. Traseira mais longa, frente mais aberta, a bike é maior no entre eixo, favorece o conforto num estradão e maior controle em descidas mais acidentadas. Porém ele a torna um pouco mais lenta em terrenos de subida muito ingreme e em ambientes técnicos, como trilhas com curvas bem fechadas, não dando muita responsividade imediata igual uma bike de XC, mais curta.
Vai muito do uso que vc vai fazer. Se vc não vai competir e precisa tirar segundos em curvas e subidas ela fará, acredito que, o mesmo que uma bike de XC, com a vantagem de absorver melhor as imperfeições de um estradão.
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2023 as 14:27

Olhando o site da Microshift, o cambio suporta o cog maior de 46d e a capacidade dele é de 41d. Não existe uma diferenciação entre 1x e 2x, explicando o cog maior ser de apenas 46d.

Com essa combinação, tu tem a diferença de 45d, o que fatalmente te fará utilizar uma corrente longa o suficiente para suportar 36-46 e que tu não utilizará os cogs menores quando usar a coroa 26, pois o câmbio não dará conta de esticar a corrente.

Particularmente, na relação 26-46, ficará com uma razão de 0,565, extremamente leve a ponto de quase não utilizar ela!

Sim. Mas se precisar de uma relação bem leve ela estará lá. E não precisa usar 36/46. Cambio 2x se usa a coroa maior com os cogs menores até o meio do cassete. E a coroa menor com os cogs maiores até o meio do cassete. A maior parte do tempo se usa a coroa 36. A coroa 26 só se usa nas subidas com os cogs maiores.

No youtube tem muitos vídeos ensinando como usar a relação 2x.

Editado por LeoSilva - 02 Set 2023 as 14:29
Voltar para o topo

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2023 as 15:30

Sim. Mas se precisar de uma relação bem leve ela estará lá. E não precisa usar 36/46. Cambio 2x se usa a coroa maior com os cogs menores até o meio do cassete. E a coroa menor com os cogs maiores até o meio do cassete. A maior parte do tempo se usa a coroa 36. A coroa 26 só se usa nas subidas com os cogs maiores.

Tenho um colega que tem uma Sense Fun 2x8 com cassete 8v 11-40 e pedivela 22-36 (relação orignal).

Nunca usou a relação 22-40 pq é muito leve! aliás o cara anda majoritariamente na coroa 36, só usa a 22 em morro muito forte. Mas... como vc disse: tá lá!

Editado por GabrielSL329 - 02 Set 2023 as 15:33
Gabriel Pires
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Set 2023 as 16:01

Tenho um colega que tem uma Sense Fun 2x8 com cassete 8v 11-40 e pedivela 22-36 (relação orignal).

Nunca usou a relação 22-40 pq é muito leve! aliás o cara anda majoritariamente na coroa 36, só usa a 22 em morro muito forte. Mas... como vc disse: tá lá!

No caso do seu amigo, ele poderia até usar um cassete com escalonamento mais progressivo, assim acabaria usando a 22, mas teria menos buracos.

Montei uma bike aqui com sobras de peça a relação 3x8. Coroas 22 32 44 e cassete 11-13-15-17-19-21-24-30. A intenção é usar para pequenas ciclo viagens.

Mas é claro que ele que sabe a relação mais adequada ao uso que faz.
Voltar para o topo

Goiânia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guilherme.freeride Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Set 2023 as 08:43

Eu sinceramente, se tivesse pensado um pouco mais, e considerando a necessidade de upgrade, teria ido na GT mais barata, tipo essa Avalanche Sport, que tem o mesmo quadro:

http://https://www.bikeella.com.br/produto.php?id=1498239&srsltid=AfmBOopxracjQwy-UZvzMaXsXOAd7xnUghV0dIlQpF6tvrYZf7S4G2wNcGk - http://https://www.bikeportella.com.br/produto.php?id=1498239&srsltid=AfmBOopxracjQwy-UZvzMaXsXOAd7xnUghV0dIlQpF6tvrYZf7S4G2wNcGk
Voltar para o topo
LeoSilva Ver Drop Down

curitiba pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoSilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Set 2023 as 11:42

Eu sinceramente, se tivesse pensado um pouco mais, e considerando a necessidade de upgrade, teria ido na GT mais barata, tipo essa Avalanche Sport, que tem o mesmo quadro:

A principal vantagem da elite em relação a sport é o peso menor devido a suspensão a ar ser mais leve e não ter cambio dianteiro. Além da praticidade de não ter cambio dianteiro.

A desvantagem é na relação de marchas que a sport é mais ampla.

Qual é melhor vai depender do uso e qual tipo de terreno (plano, com muitos morros, etc) que vai pedalar.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 09:08
no que eu fiz de pesquisa até o momento, a suspensão é um ponto bem chave.
Dá pra encontrar com preços bem próximos entre uma bike com suspensão de mola, e uma de ar de entrada. Acaba não sendo mto mais leve, mas a resposta é melhor então se for pegar estradão e trilhas, parece ser mais vantajoso.
Além do próprio valor da bike, a suspensão a ar sobe bastante o preço - exceção se for da Absolute q é bem questionável, ou essas opções da Caloi e GT que estão mto boas msm, com a Suntour XCR.

o foda é que ambas subiram bastante de preço, na Bikepoint tanto a GT Avalanche Elite XLE, quanto a Caloi Explorer Expert, subiram pra 4k em 3/set. Tentei negociar mas disseram q não conseguem baixar mais - mesmo estando num suposto 'mês do cliente' em que os preços surpreendentemente estão mais altos que no mês passado, de mtos itens que comparei
eu vou seguir aguardando até o final do mês e ver se, talvez pra bater metas, eles baixem algo..
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 10:08

Dá pra encontrar com preços bem próximos entre uma bike com suspensão de mola, e uma de ar de entrada. Acaba não sendo mto mais leve, mas a resposta é melhor então se for pegar estradão e trilhas, parece ser mais vantajoso.
Além do próprio valor da bike, a suspensão a ar sobe bastante o preço - exceção se for da Absolute q é bem questionável, ou essas opções da Caloi e GT que estão mto boas msm, com a Suntour XCR.

o foda é que ambas subiram bastante de preço, na Bikepoint tanto a GT Avalanche Elite XLE, quanto a Caloi Explorer Expert, subiram pra 4k em 3/set. Tentei negociar mas disseram q não conseguem baixar mais - mesmo estando num suposto 'mês do cliente' em que os preços surpreendentemente estão mais altos que no mês passado, de mtos itens que comparei
eu vou seguir aguardando até o final do mês e ver se, talvez pra bater metas, eles baixem algo..

Olhe lá no Mercado livre. Tá por 3,4K (fora outras reduções). Sei lá porque, não consigo mandar mensagem com o link aqui.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 11:38
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Olhe lá no Mercado livre. Tá por 3,4K (fora outras reduções). Sei lá porque, não consigo mandar mensagem com o link aqui.
então, no ML tem algumas com suspensão Rockshox Judy TK Spring, e outras com a Suntour XCR32 Air, então tem que ficar atento, mas tem uns a 3,4k parcelado então é interessante msm, eu to perguntando pros vendedores pra confirmar, pq se for isso msm (suntour) prefiro parcelado do que no PIX
ai na BikePoint até tem um anúncio que tem essa mesma Rockshox, mas também tem outras variantes em preto e vermelho que vem com a Suntour XCR32 Air
e inclusive buscando agora vi que baixou novamente pra 3k no PIX, o que torna de novo mto atraente, tinha olhado sábado e ainda tava em 4k no PIX

aparentemente a Caloi faz a Explorer Expert nessas duas variantes, mas é uma suspensão mola VS uma ar, o que é bem estranho
ai nisso da suspensão, pelo q pesquisei a diferença da XCR32 Air (caloi) pra XCR Air (gt) é apenas no curso, a XCR32 é 100mm e a XCR é 120mm
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2023 as 12:02
Dá pra passar a suspensão de 100 pra 120 , é a mesma suspensão porém a geometria da gt foi feita pra 120.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X