Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Grupo XT M785 ou Deore M6000
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Grupo XT M785 ou Deore M6000

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JOLORENZINI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2017
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOLORENZINI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Grupo XT M785 ou Deore M6000
    Postado: 27 Jan 2018 as 13:17
Olá pessoal, estou querendo comprar um grupo novo pra minha MTB.

Procurei no fórum e não vi tópico parecido.

Estou com duas opções de grupo que estão no MESMO PREÇO.

Deore M6000 (20 v) ou XT M785 (20 v) com seus respectivos freios hidráulicos

Estou em dúvida sobre qual escolher uma vez que esse grupo XT é mais antigo que o Deore.

No caso do XT o cambio traseiro é o M786 já com sistema shadow

Como estão no mesmo preço e possuem a mesma quantidade de velocidades, estou em duvida.

Valeu  
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2018 as 14:04
Grupo XT M780 - 10 velocidades - Lançado em 2011
Grupo Deore M6000 - 10 velocidades - Lançado em 2017

Eu ficaria com o M6000.


Voltar ao Topo
bdl Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Dez 2009
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bdl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2018 as 13:32
Tive esse XT. Espetacular. Funcionamento perfeito. Leve e preciso. 10v por 10v eu iria de XT
Voltar ao Topo
Soul29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Taubaté - SP
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Soul29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 14:32
Com ctz o XT, mesmo sendo mais antigo, é um XT que sempre vai estar a frente no deore (ambos com a tecnologia shadow)
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:02

Sem dúvida eu escolheria o grupo XT.

Os freios XT usam pistões de cerâmica e o Deore, resina:




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 15:11
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:06
Eu preferiria o Deore mais novo. Os cambios da Shimano herdam tecnologia de um ano para o outro. É bem provável que o funcionamento de um Deore 2017 seja superior a de um XT 2011. 
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:14
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Eu preferiria o Deore mais novo. Os cambios da Shimano herdam tecnologia de um ano para o outro. É bem provável que o funcionamento de um Deore 2017 seja superior a de um XT 2011. 

Mantém o projeto, mas usando materiais mais baratos. A linha M6000 tem o mesmo desenho que a M780, mas os materais empregados são mais baratos. 

Com certeza iria de XT.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:45
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Sem dúvida eu escolheria o grupo XT.

Os freios XT usam pistões de cerâmica e o Deore, resina:



Qual a diferença entre resina e cerâmica?
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:48
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Eu preferiria o Deore mais novo. Os cambios da Shimano herdam tecnologia de um ano para o outro. É bem provável que o funcionamento de um Deore 2017 seja superior a de um XT 2011. 

Mantém o projeto, mas usando materiais mais baratos. A linha M6000 tem o mesmo desenho que a M780, mas os materais empregados são mais baratos. 

Com certeza iria de XT.

Saberia dizer quais as diferenças entre os materiais empregados? 

Em relação ao desenho, os câmbios devem ser bem similares mesmo, mas o Deore M6000 tem um cassete com range maior, 11-42, contra 11-36 do XT antigo, se não me engano.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 16:00
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Eu preferiria o Deore mais novo. Os cambios da Shimano herdam tecnologia de um ano para o outro. É bem provável que o funcionamento de um Deore 2017 seja superior a de um XT 2011. 

Mantém o projeto, mas usando materiais mais baratos. A linha M6000 tem o mesmo desenho que a M780, mas os materais empregados são mais baratos. 

Com certeza iria de XT.

Saberia dizer quais as diferenças entre os materiais empregados? 

Em relação ao desenho, os câmbios devem ser bem similares mesmo, mas o Deore M6000 tem um cassete com range maior, 11-42, contra 11-36 do XT antigo, se não me engano.

Dificil dizer, pois a Shimano não divulga as ligas empregadas nos componentes. Mas pegando ambos na mão a diferença de acabamento é nítida. Tive um SLX de 9v que tem o mesmo "formato" dos alivio M4000, e apesar do desenho ser o mesmo, as peças aparentam serem mais mal acabadas e frágeis.

Também tem alguns detalhes que dá pra notar. O cambio traseiro xt por exemplo tem as polias rolamentadas por exemplo, contra polias de eixo simples do Deore. 

Sobre a diferença de cassete, o M786 deve funcionar com 42d sem problemas - o que consta na especificação é o maior cassete que a Shimano tinha na época. Já montei um alivio M4000 (que também é especificado para 36) com cassete 42 e funcionou corretamente. 
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 15:02
XT eh XT!

Iria nele sem dúvidas!

Dá pra montar ele sim com K7 42t.

E se é o grupo completo, não é só no câmbio traseiro e nos freios que há diferenças. O pedivela do XT também, além de mais leve, é mais bonito! 
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2018 as 14:21
XT.

* Corpo em alumínio.
* Acabamento superior.
* Funcionamento mais preciso.
* Maior durabilidade.
* Maior resistência.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 14:11

Como estamos falando aqui de grupos fechados, ou seja tudo XT M785 ou tudo Deore M6000 existem sim inúmeras diferenças além é claro do já citado material de construção sempre superior no XT e isso com toda certeza vai se refletir no peso final e não vai ser pouco.

A Shimano vem adotando nos novos grupos de 2 coroas um padrão para os pedivelas, onde a diferença máxima de dentes entre a menor e a maior coroa é de 10 dentes, isso deixa as passagens de macha no câmbio dianteiro ligeiramente mais precisas e o gap entre a coroa menor e maior é reduzido deixando as trocas no câmbio dianteiro mais suaves e não dando aquela mudança brusca, o lado ruim disso é que as coroas menores já não são mais tão menores assim.

Já não existe mais vovozinha de 22 dentes... os mais comuns de se encontrar no mercado são 36x26 e 38x28, configurações como essas onde a menor coroa é 26 ou 28 dentes criaram a necessidade de cassetes 40 ou 42d mesmo em grupos de duas coroas... quando falamos de grupos de 22v essa nova pratica só traz benefícios, temos então praticamente o mesmo escalonamento de marchar que um grupo de 20v (11-36) com a o benéfico do melhor escalonamento do pedivela.

O grande problema na minha opinião é o uso desses novos pedivelas em um grupo com apenas 10v, o escalonamento do cassete fica prejudicado, eu pessoalmente prefiro ter um melhor escalonamento no cassete do que no pedivela.

Outra questão, segundo a própria Shimano o grande diferencial do novo M6000 é justamente o câmbio traseiro ser otimizado para trabalhar com cassetes 11-42, tanto que oficialmente segundo a shimano nenhum cambio de 10v funciona perfeitamente com cassetes acima de 36d.

Resumo esse novo Deore não traz muita inovação realmente útil, eles escolheram sacrificar o escalonamento do cassete para melhorar o escalonamento das mudanças do pedivela, na minha opinião não é uma mudança interessante....

Eu pessoalmente prefiro até um Deore m615 a esse novo... pra mim não resta duvidas vai de XT com toda certeza.

Abaixo fica alguns detalhes com relação as configurações dos cassetes, note que o escalonamento do HG50 (Deore m615 que tem o mesmo escalonamento do XT) é o melhor até em relação ao M8000.  

CS-HG50 10V 11/36D    (11-13-15-17-19-21-24-28-32-36). 381g 

CS-M8000 11V  11/42D (11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-42). 410g 

CS-HG500 10V 11/42    (11-13-15-18-21-24-28-32-37-42).   428g




Editado por SrSky - 01 Fev 2018 as 16:36
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 14:17
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Como estamos falando aqui de grupos fechados, ou seja tudo XT M785 ou tudo Deore M6000 existem sim inúmeras diferenças além é claro do já citado material de construção sempre superior no XT e isso com toda certeza vai se refletir no peso final e não vai ser pouco.

A Shimano vem adotando nos novos grupos de 2 coroas um padrão para os pedivelas, onde a diferença máxima de dentes entre a menor e a maior coroa é de 10 dentes, isso deixa as passagens de macha no câmbio dianteiro ligeiramente mais precisas e o gap entre a coroa menor e maior é reduzido deixando as trocas no câmbio dianteiro mais suaves e não dando aquela mudança brusca, o lado ruim disso é que as coroas menores já não são mais tão menores assim.

Já não existe mais vovozinha de 22 dentes... os mais comuns de se encontrar no mercado são 36x26 e 38x28, configurações como essas onde a menor coroa é 26 ou 28 dentes criaram a necessidade de cassetes 40 ou 42d mesmo em grupos de duas coroas... quando falamos de grupos de 22v essa nova pratica só traz benefícios, temos então praticamente o mesmo escalonamento de marchar que um grupo de 20v (11-36) com a o benéfico do melhor escalonamento do pedivela.

O grande problema na minha opinião é o uso desses novos pedivelas em um grupo com apenas 10v, o escalonamento do cassete fica prejudicado, eu pessoalmente prefiro ter um melhor escalonamento no cassete do que no pedivela.

Outra questão, segundo a própria Shimano o grande diferencial do novo M6000 é justamente o câmbio traseiro ser otimizado para trabalhar com cassetes 11-42, tanto que oficialmente segundo a shimano nenhum cambio de 10v funciona perfeitamente com cassetes acima de 36d.

Resumo esse novo Deore não traz muita inovação realmente útil, eles escolheram sacrificar o escalonamento do cassete para melhorar o escalonamento das mudanças do pedivela, na minha opção não é uma mudança interessante....

Eu pessoalmente prefiro um Deore m615 a esse novo... pra mim não resta duvidas vai de XT com toda certeza.

Abaixo fica alguns detalhes com relação as configurações dos cassetes, note que o escalonamento do HG50 (Deore m615 é o mesmo escalonamento do XT) é o melhor até em relação ao M8000.  

CS-HG50 10V 11/36D    (11-13-15-17-19-21-24-28-32-36). 381g 

CS-M8000 11V  11/42D (11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-42). 410g 

CS-HG500 10V 11/42    (11-13-15-18-21-24-28-32-37-42).   428g



Tanto é que esse cassete 11-42 a própria shimano diz que é para sistemas 2x11, recomendando o 11-46 para 1x11. 

Tem um cassete Ultegra também, que a Shimano indica tanto para road quanto mtb, de 11-34 com 11 velocidades. Escalonamento excelente.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 19:49
Mandei uma msg p Shimano (mandei hj e responderam hj LOL)

ta ai a resposta:

"Agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Shimano.

O grupo Deore M6000 é o grande lançamento da Shimano e incorpora recursos tecnológicos utilizados nas linha Deore XT e XTR, como por exemplo a tecnologia Side Swing no câmbio dianteiro e o Shadow Plus no cambio traseiro. É um grupo voltado para o Trail, isto é, mountain bike em trilhas técnicas e de condições adversas.

O grupo Deore XT M785 foi lançamento em 2012 e possue características semelhantes ao Deore M6000.

"

abs
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 20:47
Dionei, agora fiquei curioso, tem um cassete ultegra 11v que a Shimano indica tanto o road como MTB??? Não sei como a Shimano faria tal coisa, visto q nenhum cassete de road 11 speed cabe em nenhum freehub de MTB... o a
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 20:57
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Dionei, agora fiquei curioso, tem um cassete ultegra 11v que a Shimano indica tanto o road como MTB??? Não sei como a Shimano faria tal coisa, visto q nenhum cassete de road 11 speed cabe em nenhum freehub de MTB... o a


"WITH HUB BODY FOR MTB TO FIT A VARIETY OF BIKES FROM MTB TO ROAD"

pelo que entendi do diagrama dele, vem com um espaçador pra poder montar em ambos os tipos de cubo
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 21:10
Realmente, acho que fizeram este cassete com o mesmo tamanho dos cassetes de 11v pra MTB... aí pra usar na estrada vai precisar dos espaçadores como se fosse um cassete de 10s num freehub de 11 ( estrada, onde são diferentes)
Andam a inventar pra cima e baixo...De qualquer maneira 34 para os novos pedivelas duplos de MTB como foi dito é muito pesado...
Voltar ao Topo
Al3ssi0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Al3ssi0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 21:40
Olha eu comprei esse grupo M6000 completo para colocar na minha MTB híbrida e estou muito satisfeito, funciona redondo, uma seda, como comparação eu usava na minha outra bike MTB um grupo XT M8000 e o funcionamento do Deore é muito parecido. Hoje na MTB pura eu uso XO1 eagle, mas o Deore M6000 me deixou surpreso pelo custo x benefício.
O freio XT M8000 continua na MTB pura e o Deore M6000 que está na híbrida tem o funcionamento quase identico.


Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 09:38
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Mandei uma msg p Shimano (mandei hj e responderam hj LOL)

ta ai a resposta:

"Agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Shimano.

O grupo Deore M6000 é o grande lançamento da Shimano e incorpora recursos tecnológicos utilizados nas linha Deore XT e XTR, como por exemplo a tecnologia Side Swing no câmbio dianteiro e o Shadow Plus no cambio traseiro. É um grupo voltado para o Trail, isto é, mountain bike em trilhas técnicas e de condições adversas.

O grupo Deore XT M785 foi lançamento em 2012 e possue características semelhantes ao Deore M6000.

"

abs

Valeu a boa vontade de mandar email para a Shimano, mas o cara deu um Ctrl C + Ctrl V em alguma especificação que ele tinha e te mandou simples assim, só falo oq todo mundo já sabe...

Realmente os dois grupos tem características semelhantes, mas materiais de construção e peso totalmente diferentes... a unica coisa que me faria pegar um grupo mais recente seria uma tecnologia realmente diferenciada, o Shadow Plus esta presentes nos câmbios XT e Deore da gama passada,  a tal tecnologia  Side Swing, se refere a um cambio dianteiro com puxada lateral, isso sim é novidade, e realmente deixa a passagem de marcha melhor mas para ter esse benefícios tem toda aquela historia do sacrifício do escalonamento  no cassete e etc. Sem falar que tem muito cara por ai vendendo os grupos Deore M6000 com câmbios dianteiros com puxada alta ou baixa que são mais baratos...


Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 18:26
Eu tenho o deore m615 e comprei e estou esperando chegar o m6000.

O deore m615 é bem preciso.
Já forcei o câmbio até, trocas de marcha pedalando de pé em morros em treinos de explosão foi o mínimo. Aquele verdadeiro "trakplaclakclak" (onomatopeia)...e o bixo ta aqui funcionando forte e preciso.

E eu me recuso a acreditar que o m6000 seja pior que o m615.
Nunca que a shimano vai dar um tiro no pé desse.

Sobre um grupo x outro, não posso opinar porque nunca tive nada xt.
Mas se o deore m6000 puxar a robustez e a precisão do m615 já fico feliz pelo meu nível ciclisco (abaixo de atleta amador), digamos que sou atleta recreacional.

Agora se você é atleta amador, talvez seja melhor ir em grupos mais leves... pelo que sei todo grupo superior é mais leve.



Editado por DougFF - 02 Fev 2018 as 18:33
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2018 as 09:38
Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:

Eu tenho o deore m615 e comprei e estou esperando chegar o m6000.

O deore m615 é bem preciso.
Já forcei o câmbio até, trocas de marcha pedalando de pé em morros em treinos de explosão foi o mínimo. Aquele verdadeiro "trakplaclakclak" (onomatopeia)...e o bixo ta aqui funcionando forte e preciso.

E eu me recuso a acreditar que o m6000 seja pior que o m615.
Nunca que a shimano vai dar um tiro no pé desse.

Sobre um grupo x outro, não posso opinar porque nunca tive nada xt.
Mas se o deore m6000 puxar a robustez e a precisão do m615 já fico feliz pelo meu nível ciclisco (abaixo de atleta amador), digamos que sou atleta recreacional.

Agora se você é atleta amador, talvez seja melhor ir em grupos mais leves... pelo que sei todo grupo superior é mais leve.



DougFF em momento algum eu falei que o M6000 é pior que o M615, eu disse que prefiro o M615 pelo escalonamento do grupo... 

Como eu disse no post anterior o novo M6000 usa pedivelas com uma diferença de no máximo 10 dentes entre a coroa menor e maior isso te obriga a usar o cassete CS-HG500 11/42 e esse cassete tem um escalonamento pior que um 11/36 por razões obvias, ambos tem a mesma quantidade de marcha, logo o salto entre uma macha e a outra em um cassete 11/42 de 10 vel vai ser maior que em um 11/36 de 10 vel.

E realmente a Shimano não optou por piorar o Deore M6000 ela fez uma escolha, sacrificou o escalonamento das trocas no câmbio de traz para privilegiar as trocas do cambio dianteiro é uma questão de escolha... eu particularmente prefiro uma troca mais otimizada e com menos gaps no câmbio traseiro, já que é ele quem eu mais uso...

Agora qualidade de construção tecnologia e robustez como vc citou isso o M615 sempre foi muito bom e com certeza o M6000 continuará sendo. 

Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2018 as 10:33
O pedivela deste XT vem com qual opção de coroas?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 00:45
Sobre o peso:

XT M785:

Deore M600:
Shifters: 250g
Pedivela: 731g
Cambio traseiro: 324g
Cambio dianteiro: 128g
Freios: 285g+297g

Total:
XT M785 3x: 2016g
XT M785 2x: 1968g
Deore M6000:  2015g



Editado por ghd - 04 Fev 2018 as 00:47
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 10:58
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:

Eu tenho o deore m615 e comprei e estou esperando chegar o m6000.

O deore m615 é bem preciso.
Já forcei o câmbio até, trocas de marcha pedalando de pé em morros em treinos de explosão foi o mínimo. Aquele verdadeiro "trakplaclakclak" (onomatopeia)...e o bixo ta aqui funcionando forte e preciso.

E eu me recuso a acreditar que o m6000 seja pior que o m615.
Nunca que a shimano vai dar um tiro no pé desse.

Sobre um grupo x outro, não posso opinar porque nunca tive nada xt.
Mas se o deore m6000 puxar a robustez e a precisão do m615 já fico feliz pelo meu nível ciclisco (abaixo de atleta amador), digamos que sou atleta recreacional.

Agora se você é atleta amador, talvez seja melhor ir em grupos mais leves... pelo que sei todo grupo superior é mais leve.



DougFF em momento algum eu falei que o M6000 é pior que o M615, eu disse que prefiro o M615 pelo escalonamento do grupo... 

Como eu disse no post anterior o novo M6000 usa pedivelas com uma diferença de no máximo 10 dentes entre a coroa menor e maior isso te obriga a usar o cassete CS-HG500 11/42 e esse cassete tem um escalonamento pior que um 11/36 por razões obvias, ambos tem a mesma quantidade de marcha, logo o salto entre uma macha e a outra em um cassete 11/42 de 10 vel vai ser maior que em um 11/36 de 10 vel.

E realmente a Shimano não optou por piorar o Deore M6000 ela fez uma escolha, sacrificou o escalonamento das trocas no câmbio de traz para privilegiar as trocas do cambio dianteiro é uma questão de escolha... eu particularmente prefiro uma troca mais otimizada e com menos gaps no câmbio traseiro, já que é ele quem eu mais uso...

Agora qualidade de construção tecnologia e robustez como vc citou isso o M615 sempre foi muito bom e com certeza o M6000 continuará sendo. 



Certamente a shimano acertou o câmbio do m6000 pra conseguir fluir bem no escalonamento traseiro. Pode não ser um XT da vida, mas eles não iriam lançar um kit com esse escalonamento sem conseguir fazer o câmbio funcionar bem. Na teoria muitas coisas são de um jeito, na prática pode acontecer de ter um detalhe de engenharia/regulação que você não esteja contando. Afinal como vai lançar um kit novo sem um escalonamento eficaz do próprio kit? Negócio é testar as coisas e ver se realmente tem perda. Mas testar com quem sabe regular certo, porque senão pode ser um câmbio que for, que fica deficitário a troca.
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 13:33
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Sobre o peso:

XT M785:

Deore M600:
Shifters: 250g
Pedivela: 731g
Cambio traseiro: 324g
Cambio dianteiro: 128g
Freios: 285g+297g

Total:
XT M785 3x: 2016g
XT M785 2x: 1968g
Deore M6000:  2015g


Esqueceu o cassete:

Cassete M6000 11/42  = 428g
Cassete XT 10v 11/36  = 320g

XT M785 2x:  2288g 
Deore M6000:  2443g


Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 13:37
Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:



Certamente a shimano acertou o câmbio do m6000 pra conseguir fluir bem no escalonamento traseiro. Pode não ser um XT da vida, mas eles não iriam lançar um kit com esse escalonamento sem conseguir fazer o câmbio funcionar bem. Na teoria muitas coisas são de um jeito, na prática pode acontecer de ter um detalhe de engenharia/regulação que você não esteja contando. Afinal como vai lançar um kit novo sem um escalonamento eficaz do próprio kit? Negócio é testar as coisas e ver se realmente tem perda. Mas testar com quem sabe regular certo, porque senão pode ser um câmbio que for, que fica deficitário a troca.

Acho que você ainda não entendeu meu ponto, um cassete 10v 11/36 tem um escalonamento melhor que um cassete 10v 11/42, isso é fato! não tem magica, com toda certeza a shimano fez todos os ajustes necessários para o novo cambio trabalhar bem com o cassete 11/42 mas o escalonamento vai ser pior não tem jeito, o pulo entre uma macha e outra é maior, simples, é só olhar a configuração de um cassete 11/36 e um cassete 11/42 é como eu falei sacrificaram escalonamento do cambio traseiro para melhora o escalonamento do pedivela.

Eu acho que em certo momento você pode estar confundindo escalonamento com precisão/eficiência de trocas, e na realidade não é isso, quando falamos de escalonamento estamos nos referindo ao gap, ou seja ao pulo entra uma marcha e outra e isso está puro e somente ligado a configuração do cassete.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 14:19
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:


Acho que você ainda não entendeu meu ponto, um cassete 10v 11/36 tem um escalonamento melhor que um cassete 10v 11/42, isso é fato! não tem magica, com toda certeza a shimano fez todos os ajustes necessários para o novo cambio trabalhar bem com o cassete 11/42 mas o escalonamento vai ser pior não tem jeito, o pulo entre uma macha e outra é maior, simples, é só olhar a configuração de um cassete 11/36 e um cassete 11/42 é como eu falei sacrificaram escalonamento do cambio traseiro para melhora o escalonamento do pedivela.


Concordo plenamente, foi baseado no escalonamento das marchas que uma vez escolhi o cassete 11-36 ao invés do 11-40 de 9 velocidades da Sunrace.

O escalonamento do Sunrace 11-36 é melhor que o do 11-40 que apresenta gaps de 6 dentes nas passagens para os 2 maiores cogs.

Os escalonamentos são:

11-36: 11 13 15 18 21 24 28 32 36
11-40: 11 13 15 18 21 24 28 34 40


http://www.sunrace.com/files/catalog/files/424/Specifications%20-%20Cassettes%20MTB%209-Speed.pdf

Editado por furukawa - 05 Fev 2018 as 14:21
Voltar ao Topo
Luan - RPO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
*
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 14:26
Amanhã completa-se uma semana do questionamento inicial.

Muitas informações e opiniões foram dadas, elevando o nível do fórum e auxiliando todos do mundo do ciclismo. 

O engraçado, no entanto, é que o autor nunca mais voltou para trocar ideias ou dar mais informações sobre a compra, abandonando (?) o tópico, rs. 
Voltar ao Topo
eniopj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2012
Porto Feliz
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eniopj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 16:43
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

O engraçado, no entanto, é que o autor nunca mais voltou para trocar ideias ou dar mais informações sobre a compra, abandonando (?) o tópico, rs.

Infelizmente é algo recorrente, não só neste fórum, mas de forma geral, outros fóruns que frequento acontece a mesma coisa.
Ao menos um pequeno feedback já serviria pra não desmotivar quem continua cooperando por aqui.
Pv 21:21
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 16:49
eu montei uma bike em 2012 com o grupo XT M785. vendi o quadro e guardei tudo.
este ano montei outra bike com SLX M7000.
não tem comparação. o XT é tudo melhor!.
tanto é que eu montei a bike nova com o pé di vela velho XT por perceber na mão a diferença do peso.
só não troquei o câmbio por que o XT é 10 e o SLX é 11.
mas por causa do design do cassete SLX que não me agrada, estou bem propício a montar o XT colocando mais um cog grande.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 17:02
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

eu montei uma bike em 2012 com o grupo XT M785. vendi o quadro e guardei tudo.
este ano montei outra bike com SLX M7000.
não tem comparação. o XT é tudo melhor!.
tanto é que eu montei a bike nova com o pé di vela velho XT por perceber na mão a diferença do peso.
só não troquei o câmbio por que o XT é 10 e o SLX é 11.
mas por causa do design do cassete SLX que não me agrada, estou bem propício a montar o XT colocando mais um cog grande.

o 11-42 da sunrace não te atenderia nesse caso?
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 17:54
Eu já usei algumas partes deste grupo XT, e pedalei uns bons km com uma bike com Deore M6000 completo, fazendo um comparativo peça por peça, avalio da seguinte forma:


Shifters: XT é melhor  (mais preciso, macio)
Pedivela 2x: XT é melhor (Prefiro o XT na combinação 38-24 do que esses 26-36 do Deore)
Cambio traseiro: Equivalentes (mas o XT tem materiais mais nobres)
Cambio dianteiro: Deore melhor (A troca nestes side swing é menos abrupta)
Cassete: XT melhor, escalonamento melhor, materiais mais nobres, mais leve e dura mais.
Freios: XT é melhor, nem se compara
Rotores: XT é melhor
Corrente: XT é melhor, dura mais.
Cubos: XT tem melhor vedação, acabamento (isso se no grupo incluir cubo)
Movimento central: XT melhor, vedação mais eficiente.

Eu ficaria com o XT, só os freios já matam a pau todo o restante. Só usaria esse Deore se houvesse um pedivela 38-24. Atualmente uso o SLX 675 10V completo, com pdv 38-24 e cassete 11-36.


Editado por Jagwire - 05 Fev 2018 as 17:56
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 18:55
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:



Certamente a shimano acertou o câmbio do m6000 pra conseguir fluir bem no escalonamento traseiro. Pode não ser um XT da vida, mas eles não iriam lançar um kit com esse escalonamento sem conseguir fazer o câmbio funcionar bem. Na teoria muitas coisas são de um jeito, na prática pode acontecer de ter um detalhe de engenharia/regulação que você não esteja contando. Afinal como vai lançar um kit novo sem um escalonamento eficaz do próprio kit? Negócio é testar as coisas e ver se realmente tem perda. Mas testar com quem sabe regular certo, porque senão pode ser um câmbio que for, que fica deficitário a troca.

Acho que você ainda não entendeu meu ponto, um cassete 10v 11/36 tem um escalonamento melhor que um cassete 10v 11/42, isso é fato! não tem magica, com toda certeza a shimano fez todos os ajustes necessários para o novo cambio trabalhar bem com o cassete 11/42 mas o escalonamento vai ser pior não tem jeito, o pulo entre uma macha e outra é maior, simples, é só olhar a configuração de um cassete 11/36 e um cassete 11/42 é como eu falei sacrificaram escalonamento do cambio traseiro para melhora o escalonamento do pedivela.

Eu acho que em certo momento você pode estar confundindo escalonamento com precisão/eficiência de trocas, e na realidade não é isso, quando falamos de escalonamento estamos nos referindo ao gap, ou seja ao pulo entra uma marcha e outra e isso está puro e somente ligado a configuração do cassete.




Eu entendi.
Por isso bati na tecla que se o câmbio for eficiente não terá esse déficit do GAP.
Eu não vejo tanta diferença de 32 pulando pra 36  [VS] 37 pulando pra 42, se o câmbio aguenta e está regulado a diferença é pequena demais. Talvez você esteja acostumado com um sistema mais top e acha ruim esse gap, mas nada é maior do que uma coroa saindo de 38 e indo pra 24. A sensação que parece é que a corrente saiu. Numa bike com coroa única de 32, por exemplo, certamente a diferença que você acha estranho no escalonamento do m6000 será 50x menor do que fazendo isso num sistema de 2x10 fazendo uma mudança de coroa engatado por exemplo na 36 do k7.
Quem tá acostumado com um escalonamento melhor, certamente acha qualquer outro que foge do padrão de costume pior.


Editado por DougFF - 05 Fev 2018 as 18:58
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 19:33
Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:

Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Originalmente postado por DougFF DougFF escreveu:



Certamente a shimano acertou o câmbio do m6000 pra conseguir fluir bem no escalonamento traseiro. Pode não ser um XT da vida, mas eles não iriam lançar um kit com esse escalonamento sem conseguir fazer o câmbio funcionar bem. Na teoria muitas coisas são de um jeito, na prática pode acontecer de ter um detalhe de engenharia/regulação que você não esteja contando. Afinal como vai lançar um kit novo sem um escalonamento eficaz do próprio kit? Negócio é testar as coisas e ver se realmente tem perda. Mas testar com quem sabe regular certo, porque senão pode ser um câmbio que for, que fica deficitário a troca.

Acho que você ainda não entendeu meu ponto, um cassete 10v 11/36 tem um escalonamento melhor que um cassete 10v 11/42, isso é fato! não tem magica, com toda certeza a shimano fez todos os ajustes necessários para o novo cambio trabalhar bem com o cassete 11/42 mas o escalonamento vai ser pior não tem jeito, o pulo entre uma macha e outra é maior, simples, é só olhar a configuração de um cassete 11/36 e um cassete 11/42 é como eu falei sacrificaram escalonamento do cambio traseiro para melhora o escalonamento do pedivela.

Eu acho que em certo momento você pode estar confundindo escalonamento com precisão/eficiência de trocas, e na realidade não é isso, quando falamos de escalonamento estamos nos referindo ao gap, ou seja ao pulo entra uma marcha e outra e isso está puro e somente ligado a configuração do cassete.




Eu entendi.
Por isso bati na tecla que se o câmbio for eficiente não terá esse déficit do GAP.
Eu não vejo tanta diferença de 32 pulando pra 36  [VS] 37 pulando pra 42, se o câmbio aguenta e está regulado a diferença é pequena demais. Talvez você esteja acostumado com um sistema mais top e acha ruim esse gap, mas nada é maior do que uma coroa saindo de 38 e indo pra 24. A sensação que parece é que a corrente saiu. Numa bike com coroa única de 32, por exemplo, certamente a diferença que você acha estranho no escalonamento do m6000 será 50x menor do que fazendo isso num sistema de 2x10 fazendo uma mudança de coroa engatado por exemplo na 36 do k7.
Quem tá acostumado com um escalonamento melhor, certamente acha qualquer outro que foge do padrão de costume pior.

A diferença que ele está falando é na cadencia, não no gap durante a troca.
Quanto maior a diferença entre os cogs, maior a variação de cadencia entre uma troca e outra. Quanto maior a variação, maior a chance de não ter uma marcha que permita a cadencia vs velocidade desejada. Isso é mais problema em bike road, onde se tem espaço e pista pra poder escolher a velocidade e cadencia.. e é um dos motivos dos cassetes road serem bem menores que os de mtb (normalmente até 28 ou no maximo 32 dentes).
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 08:16
Sim..por isso falei sobre "parece que a corrente saiu" quando muda de coroa 38 pra 24 engatado numa 32 por exemplo. Por isso acho que a cadencia ainda fica melhor tendo uma coroa 32(única) por exemplo engatado numa 42 e isso não seria tão ruim a ponto de não escolher o grupo anterior com o atual. Mas comparando com outros escalonamentos não tem o que discutir. Existem várias opções melhores e mais caras.
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
JOLORENZINI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2017
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOLORENZINI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 16:37
38/26 e cassete de 11/36
Voltar ao Topo
JOLORENZINI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2017
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOLORENZINI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 16:39
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

O pedivela deste XT vem com qual opção de coroas?



Registrado: 15 Mar 2017
Belo Horizonte 
Conectado 
Mensagens:2
Opções de Post Opções de Post 
https://www.pedal.com.br/FORUMew_reply_.asp?TID=92952&PN=1&TR=37 -
https://www.pedal.com.br/FORUMew_reply_.asp?Quote=1&PID=1533027&PN=1&TR=37 -
  Obrigado! (0) Obrigado!(0) 
  Citação de JOLORENZINI  https://www.pedal.com.br/FORUMew_reply_.asp?Quote=1&PID=1533027&PN=1&TR=37 - Citação de  Responder https://www.pedal.com.br/FORUMew_reply_.asp?PID=1533027&PN=1&TR=37 - Resposta
https://www.pedal.com.br/FORUM/forum_posts.asp?TID=92952&PID=1533027&title=grupo-xt-m785-ou-deore-m6000#1533027 - Link direto para este Post Enviado: 53 segundos atrás as 16:37
38/26 e cassete de 11/36
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 13:25
Se sua MTB é 29er eu acho que fica pesado com a combinação coroa 26 e cassete 36 de mais leve. Se vc pega subidas difíceis vai sofrer um pouco. Disse 24T a coroa menor ficaria mais tranquilo
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
JOLORENZINI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2017
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOLORENZINI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 13:33
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Se sua MTB é 29er eu acho que fica pesado com a combinação coroa 26 e cassete 36 de mais leve. Se vc pega subidas difíceis vai sofrer um pouco. Disse 24T a coroa menor ficaria mais tranquilo
É o que ta me deixando em duvida é isso, tbm to achando pesado. Esse grupo dá pra trocar as coroas?
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X