Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Grupo Shimano Altus, Acera, Alivio, Deore??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Grupo Shimano Altus, Acera, Alivio, Deore??

 Responder Página  <1 78910>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2015 as 00:39
A única coisa que me decepcionou no grupo altus, foi o cambio traseiro... Mas isto foi à mais de 3 anos... desde então uso um deore que nem lembro o modelo, mas até hoje aguenta o cassete LOL
Voltar ao Topo
raz0r1991 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2014
Brasil
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raz0r1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 19:06
Desculpa se isso já foi respondido, mas eu li a maioria dos tópicos e continuo sem entender.

Eu tenho uma Caloi Supra 20, modelo recente, com kit shimano altus 24v.

Eu pedalo cerca de 50km a cada vez que pego a bike e nos finais de semana procuro ir fazer trilhas leves que vou procurando perto de onde eu moro.

Nunca tive problemas com esse kit altus, embora o pessoal fale muito mal dele, eu gostaria de saber na pratica o que efetivamente neste cambio é ruim.

O que não faz sentido para mim, é que os usuarios do forum falam que ele é mais pesado e mais frágil do que um alivio.

Bem, isso não faz sentido. Uma vez que o altus é mais pesado e feito de material mais forte, porque diabos ele seria mais fraco e menos durável?

Quanto ao peso, acredito que já me acostumei, agora em termos de durabilidade, será mesmo que um alivio realmente dê essa diferença toda? 

Eu confio no altus, nunca me deixou na mão... poderiam em que situações ele deixa na mão de vocês pra eu saber?

Voltar ao Topo
raz0r1991 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2014
Brasil
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raz0r1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 19:13
Vou tentar dar um exemplo bem idiota, mas que faz sentido pra mim.

Antigamente os gabinetes de computadores, eram horrivelmente pesados, mas provavelmente você ainda vê os gabinetes de 1990 perfeitos hoje em dia.

Já os gabinetes de hoje em dia, pesam centenas de gramas e não duram nada, amassam com facilidade, enferrujam, perdem a tinta e vários outros problemas (claro não estou falando de marcas) obviamente você tem opções hoje em dia que satisfazem essa perda de qualidade, mas se antes isso era um padrão, hoje em dia se tornou opção e muitos pegam o baratinho...

Acredito que o Altus seja tão durável quanto um alivio, a diferença realmente deve estar em manutenção ( a cada um mes eu regulo meu altus, mas pra mim isso é até bom, não vejo probs), peso e responsividade que pra muitos é imperceptível.
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 01:36
O problema do Altus é que ele não é firme, tanto na puxada da corrente como lateralmente. Uma certa vez em que estava utilizando um Altus 2010 estava passando por umas irregularidades, estava muito rápido, pedalando forte e ainda por cima fazendo mudança de marcha, resultado: Estraçalhou-se todinho, estragou a gancheira do câmbio, empenou a ponta da blocagem do cubo e me deu mó trabalho para desenganchar toda a corrente do cassete e o emaranhado de peças que sobraram do câmbio. Relatório técnico do ocorrido: A corrente em virtude do sacolejo saltou da polia guia e travou-se no câmbio, como continuei a pedalar o cassete puxou o câmbio com tudo, como estava numa mudança de marcha o câmbio deu uma embicada para o lado e daí saiu ferrando tudo... Isto é fácil de compreender e aceitar se você já pegou num altus fora da bike e observou como o coitado é "mole". Até câmbios mais baratos são mais justos do que ele. Se você não teve problemas com ele, é por que até agora sua condução fora suave, cuidadosa... Passei um ano usando o altus até me ocorrer a situação descrita acima. Depois parti para um Deore. Já passei diversas vezes pela mesma situação e fiz até propositalmente. Queria saber se estava realmente fazendo loucura, ou comprovar a fragilidade do altus. Então se o altus até agora lhe serviu, amém... Se precisar trocar, por Deus, faça logo um investimento e compre um deore... Comprei o meu usado por 100 dilmas e estava novinho! 
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 19:18
Dependendo do uso, penso que o altus aguenta o pau.

Pra asfalto, num pedal recreativo, acho difícil o cara ficar na mão.

Agora, se o caboclo partir pra terreno irregular e trilha, compensa investir em algo mais parrudo.

A questão do cambio desregular com mais facilidade, isso tbm tem a ver com a forma que o pião toca a bike...

To rodando com  altus há dois anos e até agora, só alegria.


Voltar ao Topo
raz0r1991 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2014
Brasil
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raz0r1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 19:51
Originalmente postado por Nataniel Nataniel escreveu:

O problema do Altus é que ele não é firme, tanto na puxada da corrente como lateralmente. Uma certa vez em que estava utilizando um Altus 2010 estava passando por umas irregularidades, estava muito rápido, pedalando forte e ainda por cima fazendo mudança de marcha, resultado: Estraçalhou-se todinho, estragou a gancheira do câmbio, empenou a ponta da blocagem do cubo e me deu mó trabalho para desenganchar toda a corrente do cassete e o emaranhado de peças que sobraram do câmbio. Relatório técnico do ocorrido: A corrente em virtude do sacolejo saltou da polia guia e travou-se no câmbio, como continuei a pedalar o cassete puxou o câmbio com tudo, como estava numa mudança de marcha o câmbio deu uma embicada para o lado e daí saiu ferrando tudo... Isto é fácil de compreender e aceitar se você já pegou num altus fora da bike e observou como o coitado é "mole". Até câmbios mais baratos são mais justos do que ele. Se você não teve problemas com ele, é por que até agora sua condução fora suave, cuidadosa... Passei um ano usando o altus até me ocorrer a situação descrita acima. Depois parti para um Deore. Já passei diversas vezes pela mesma situação e fiz até propositalmente. Queria saber se estava realmente fazendo loucura, ou comprovar a fragilidade do altus. Então se o altus até agora lhe serviu, amém... Se precisar trocar, por Deus, faça logo um investimento e compre um deore... Comprei o meu usado por 100 dilmas e estava novinho! 


Eu num sinto da mesma forma e tenho um, já passei por situações parecidas com ele, talvez iguais, em trilhas e não aconteceu o que aconteceu com você, provavelmente você estava usando uma relação de marcha que não era a mais indicada para a situação ou realmente foi alguma coisa fora do lugar que uma manutenção daria jeito.

Eu sempre pego a bike e dou uma olhada geral, hoje mesmo tive que regular o altus, deixo ele bem afinadinho, mas problemas ele nunca deu e uso a bike massivamente.


Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 23:52
Originalmente postado por raz0r1991 raz0r1991 escreveu:


Eu num sinto da mesma forma e tenho um, já passei por situações parecidas com ele, talvez iguais, em trilhas e não aconteceu o que aconteceu com você, provavelmente você estava usando uma relação de marcha que não era a mais indicada para a situação ou realmente foi alguma coisa fora do lugar que uma manutenção daria jeito.

Eu sempre pego a bike e dou uma olhada geral, hoje mesmo tive que regular o altus, deixo ele bem afinadinho, mas problemas ele nunca deu e uso a bike massivamente.



Não teve nada a ver com manutenção ou uso. Apenas quero dizer que pela experiência que tive, quem tem cambio Altus e se dá bem com ele, parabéns, mas quem está escolhendo entre ele e algo melhor estou aqui para desencorajá-lo MESMO do altus! Você pode ter a sorte de se dar bem com ele, mas poxa vida, se tem que escolher entre economizar 50 ou 60 pilas e ter que contar com a sorte ou ao invés disso garantir um câmbio mais top que você terá a certeza de que ele não te deixará na mão, vá logo de deore, mesmo um usado! 
Voltar ao Topo
digopro Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2010
são paulo
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digopro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 22:15
boa noite to querendo equipar minha MTB atualmente uso um shimano tourney que instalei em 2010 junto as alavancas (não sei como chama ou passador) da gts (descobri depois de comprar que eles são bem piratas)...
queria melhorar pensei no kit shimano altus com vbrake  500,00

oq acham vale a pena?

Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 22:39
Originalmente postado por digopro digopro escreveu:

boa noite to querendo equipar minha MTB atualmente uso um shimano tourney que instalei em 2010 junto as alavancas (não sei como chama ou passador) da gts (descobri depois de comprar que eles são bem piratas)...
queria melhorar pensei no kit shimano altus com vbrake  500,00

oq acham vale a pena?


depende dos seus trajetos. só asfalto?
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
digopro Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2010
são paulo
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digopro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 14:59
não pelo contrario pouco asfalto e muito mais terra, pedras, trilhas de areia com pedras...

Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 15:06
Originalmente postado por digopro digopro escreveu:

não pelo contrario pouco asfalto e muito mais terra, pedras, trilhas de areia com pedras...


infelizmente o grupo ALTUS não foi projetado pra terra, só asfalto. o ideal é o gupo deore, mas como é caro, pesquise os preços do grupo alivio.

mesmo assim o alivio não é o mais indicado pra terra.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
Felipe luciani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2013
Brasil
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Felipe luciani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 15:19
Originalmente postado por digopro digopro escreveu:

não pelo contrario pouco asfalto e muito mais terra, pedras, trilhas de areia com pedras...

Pois é cara, pra esse tipo de uso a recomendação do Garfield é adequada...
Voltar ao Topo
digopro Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2010
são paulo
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digopro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 15:45
Valeu...

outra coisa vi aqui mesmo que tem gente que monta o kit com vários tipos, passadores deore, cambio altus por exemplo, vale a pena esse tipo de coisa???
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 15:52
Originalmente postado por digopro digopro escreveu:

Valeu...

outra coisa vi aqui mesmo que tem gente que monta o kit com vários tipos, passadores deore, cambio altus por exemplo, vale a pena esse tipo de coisa???

tem que manjar sobre relação pra fazer essa mistura. e bom senso tambem, pois o que adianta botar passador deore numa relaçao que tem altus, sendo que passador altus é mais barato e cumpre a mesma função? visto que um passador deore é projetado pra 10 velocidades, num cambio traseiro altus (que é 9v) vai ficar desperdiçando (sobrando) uma velocidade. capite?

e considerar se vale a pena, levando em conta se a peça é usada. e mesmo sendo nova, deve-se levar em conta o nivel de desgaste da SUA relação.

mas em geral, pode-se misturar peças de um grupo e outro desde que não seja dois grupos "acima" ou "abaixo", tipo ALTUS/ACERA, ou ALIVIO/DEORE, ou ACERA/ALIVIO.


Editado por G4rF13ld - 30 Abr 2015 as 15:56
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
Lribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 06:07
Bem sou novo no fórum e para não abrir outro tópico vou perguntar por aqui mesmo.

 Sou novo no mundo das bikes, recentemente resolvi aposentar o carro e ir para o trabalho/universidade usando a ponte bike -> metrô ->bike na ida e na volta, os trechos são basicamente de asfalto e ciclovia. No total o percurso diário de ida e volta dão uns 20 km pedalados. Como vou todo dia tenho meio que tenho um grilo de ficar na mão no meio do caminho por conta do cambio ou corrente, e pesquisado aqui no fórum vejo que a maioria dos debates sobre o assunto são meio antigos e não sanaram todas as minhas duvidas. 

A bicicleta que montei (com dinheiro curto), é meio que uma Frankstein , pois meu pai já teve muitas bicicletas e tinha muitas peças na garagem boas e ruins. 
A bike em si tem,um pedivela GTS  com 3 coroas,  Cambio dianteiro e traseiro Shimanno Torney TX, o cassete é o HG - 37 Sis de 7 velocidades que pelo que pesquisei é Torney também.Como já falaram esse câmbio não é o melhor mas bem regulado da conta do recado. 
Mas com um mês de uso vejo que ele não segura regulagem tão facilmente, não sei se por conta do pé de vela,qualidade , ou da corrente que já peguei usada do meu pai, sendo que os cabos também são Shimanno. 

Por hora pretendo manter o sistema Torney , mas para um futuro qual o melhor custo x benefício para se ter um real confiabilidade e durabilidade ?Aqui quem quiser citar algum modelo da Sram fique a vontade. 

Outra coisa vale a pena trocar o pedivela e movimento central? Se sim por qual modelo os senhores me aconselham?O Altus mesmo já aconselhado anteriormente ou algum da Sram ?

E por ultimo uma coisa que não encontrei qual o critério parar se comprar um corrente nova? Só a quantidade de velocidades do cassete ? O número de elos ? E principalmente também qual modelo e marca?

Desculpem pelo post longo, e já dou um obrigado de forma prévia a quem puder me ajudar. 


Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 11:48
Originalmente postado por Lribeiro Lribeiro escreveu:

Bem sou novo no fórum e para não abrir outro tópico vou perguntar por aqui mesmo.

 Sou novo no mundo das bikes, recentemente resolvi aposentar o carro e ir para o trabalho/universidade usando a ponte bike -> metrô ->bike na ida e na volta, os trechos são basicamente de asfalto e ciclovia. No total o percurso diário de ida e volta dão uns 20 km pedalados. Como vou todo dia tenho meio que tenho um grilo de ficar na mão no meio do caminho por conta do cambio ou corrente, e pesquisado aqui no fórum vejo que a maioria dos debates sobre o assunto são meio antigos e não sanaram todas as minhas duvidas. 

A bicicleta que montei (com dinheiro curto), é meio que uma Frankstein , pois meu pai já teve muitas bicicletas e tinha muitas peças na garagem boas e ruins. 
A bike em si tem,um pedivela GTS  com 3 coroas,  Cambio dianteiro e traseiro Shimanno Torney TX, o cassete é o HG - 37 Sis de 7 velocidades que pelo que pesquisei é Torney também.Como já falaram esse câmbio não é o melhor mas bem regulado da conta do recado. 
Mas com um mês de uso vejo que ele não segura regulagem tão facilmente, não sei se por conta do pé de vela,qualidade , ou da corrente que já peguei usada do meu pai, sendo que os cabos também são Shimanno. 

Por hora pretendo manter o sistema Torney , mas para um futuro qual o melhor custo x benefício para se ter um real confiabilidade e durabilidade ?Aqui quem quiser citar algum modelo da Sram fique a vontade. 

Outra coisa vale a pena trocar o pedivela e movimento central? Se sim por qual modelo os senhores me aconselham?O Altus mesmo já aconselhado anteriormente ou algum da Sram ?

E por ultimo uma coisa que não encontrei qual o critério parar se comprar um corrente nova? Só a quantidade de velocidades do cassete ? O número de elos ? E principalmente também qual modelo e marca?

Desculpem pelo post longo, e já dou um obrigado de forma prévia a quem puder me ajudar. 



Como já foi respondido algumas mensagens atrás... Se você fizer um uso sem forçar este equipamento mencionado, ele vai durar um bom tempo.
Sobre as trocas de peças, honestamente não vai adiantar muita coisa, pois você no final gastará mais pois começa com o central+pedivela, depois a corrente+cassete, os câmbios e por aí vai... Falo com propriedade, pois já fiz isso que você disse e saiu muito mais caro que comprar uma 0 km e nem ficou tão boa assim!
 Usa a sua bike do jeito que está e ao invés de ficar torrando dinheiro nela, faz uma reserva para comprar uma melhor.Wink
 
Voltar ao Topo
Lribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 13:20
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:



Como já foi respondido algumas mensagens atrás... Se você fizer um uso sem forçar este equipamento mencionado, ele vai durar um bom tempo.
Sobre as trocas de peças, honestamente não vai adiantar muita coisa, pois você no final gastará mais pois começa com o central+pedivela, depois a corrente+cassete, os câmbios e por aí vai... Falo com propriedade, pois já fiz isso que você disse e saiu muito mais caro que comprar uma 0 km e nem ficou tão boa assim!
 Usa a sua bike do jeito que está e ao invés de ficar torrando dinheiro nela, faz uma reserva para comprar uma melhor.Wink
 
[/QUOTE]

Opa valeu Carlos sp , obrigadão. Smile

Assim o resto do bike já considero boa, o quadro é uma Scott aspect que é bem levinho, que escolhi baseado no  bikefit virtual que o pessoal aqui falou em outros tópicos, a suspensão é uma RST cappa, pneu slick pra cidade, e rodas aero. 
Acho que o elo fraco mesmo seria o cambio,e os freios a disco que são bem genéricos uma tal de gta 3 que já me rendeu uma queda por ficar oscilando na frenada, além do cubo que é uma marca que nem achei na internet uma tal de "man join ". 

Mas uma coisa que tenho que trocar pois está com folga já é a corrente, eu escolho ela baseado nas velocidades do cassete ? Eu não sei qual o critério pois tem uma infinidade de correntes por ai .Confused 
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 14:14
Ah, se o conjunto quadro, suspensão, etc, é bom então vale sim a pena o upgrade que você citou, mas tem uma coisa, normalmente quando uma peça do grupo dos "C" ( corrente, cassete, coroas ) dão problemas, é  necessário trocar os três de uma vez!
E ,marca de corrente confiável hoje em dia, são as KMC independente do número de marchas, tem modelos até com proteção anti corrozão! Wink


Editado por Carlos sp - 01 Mai 2015 as 14:14
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 19:13
Originalmente postado por Lribeiro Lribeiro escreveu:

Bem sou novo no fórum e para não abrir outro tópico vou perguntar por aqui mesmo.

 Sou novo no mundo das bikes, recentemente resolvi aposentar o carro e ir para o trabalho/universidade usando a ponte bike -> metrô ->bike na ida e na volta, os trechos são basicamente de asfalto e ciclovia. No total o percurso diário de ida e volta dão uns 20 km pedalados. Como vou todo dia tenho meio que tenho um grilo de ficar na mão no meio do caminho por conta do cambio ou corrente, e pesquisado aqui no fórum vejo que a maioria dos debates sobre o assunto são meio antigos e não sanaram todas as minhas duvidas. 

A bicicleta que montei (com dinheiro curto), é meio que uma Frankstein , pois meu pai já teve muitas bicicletas e tinha muitas peças na garagem boas e ruins. 
A bike em si tem,um pedivela GTS  com 3 coroas,  Cambio dianteiro e traseiro Shimanno Torney TX, o cassete é o HG - 37 Sis de 7 velocidades que pelo que pesquisei é Torney também.Como já falaram esse câmbio não é o melhor mas bem regulado da conta do recado. 
Mas com um mês de uso vejo que ele não segura regulagem tão facilmente, não sei se por conta do pé de vela,qualidade , ou da corrente que já peguei usada do meu pai, sendo que os cabos também são Shimanno. 

Por hora pretendo manter o sistema Torney , mas para um futuro qual o melhor custo x benefício para se ter um real confiabilidade e durabilidade ?Aqui quem quiser citar algum modelo da Sram fique a vontade. 

Outra coisa vale a pena trocar o pedivela e movimento central? Se sim por qual modelo os senhores me aconselham?O Altus mesmo já aconselhado anteriormente ou algum da Sram ?

E por ultimo uma coisa que não encontrei qual o critério parar se comprar um corrente nova? Só a quantidade de velocidades do cassete ? O número de elos ? E principalmente também qual modelo e marca?

Desculpem pelo post longo, e já dou um obrigado de forma prévia a quem puder me ajudar. 



pelo que entendi é que a sua relação de marchas é usada. e se as marchas estão desregulando ou pulando é porque já está desgastada, ou o cambio traseiro ou a corrente.

é impossível dar algum conselho sem olhar o nivel de desgaste da relação TODA. o melhor é levar a um mecanico de confiança e conferir o desgaste:
- pedivela;
- catracas;
- se tem folga no cambio traseiro e dianteiro;
- corrente.

se pedivela, catracas, cambio traseiro e dianteiro nao estiverem muito gastos, a corrente deve ser a responsável no problema de troca de marchas.

agora, se todas estas peças que citei estiverem muito desgastadas, troque a relação toda. e se for trocar, compensa trocar pelo grupo altus, voce terá mais precisão na troca de marchas e não irão desregular muito fácil.

um amigo meu teve uma gallo com cambios tourney e foi a pior coisa que teve. elas desregulam muito facil. pra voce que vai usar a bike todo dia devia considerar adquirir uma relação um pouco melhor. vai lhe poupar muita dor de cabeça.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 05:20
Pessoal me passaram a informação de que a linha Altus 2015 é melhor que a linha acera 2014 .
Isso procede ?

E tem 2 modelos de Altus , tenho k7 de 8v qual devo utilizar ?
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 14:58
Pessoal preciso urgente tirar uma duvida :

Esse Altus M370 é melhor que o Acera 2014 ?
Lembrando que meu k7 é de 8 V

Preciso decidir e comprar até amanhã .

Obrigado a a todos 
Voltar ao Topo
Ewerthomas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ewerthomas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:02
Originalmente postado por machrispim machrispim escreveu:

Pessoal preciso urgente tirar uma duvida :

Esse Altus M370 é melhor que o Acera 2014 ?
Lembrando que meu k7 é de 8 V

Preciso decidir e comprar até amanhã .

Obrigado a a todos 


Não,

Acera 2014 é provavelmente um alivio da geração passada.


Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:11
Obrigado Ewerthomas .

No caso ele é bem melhor que o Tourney que tenho no momento ?
Compensa a troca ?

Voltar ao Topo
Remerson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2012
Paulínia/SP
Offline
Mensagens:584
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Remerson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:34
Originalmente postado por machrispim machrispim escreveu:

Obrigado Ewerthomas .

No caso ele é bem melhor que o Tourney que tenho no momento ?
Compensa a troca ?


Sendo o Altus, vale a pena sim!! Se for o Acera, melhor ainda
Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:39
obrigado a todos .
Vou trocar pelo Acera mesmo .
Voltar ao Topo
Ewerthomas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ewerthomas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:45
Originalmente postado por machrispim machrispim escreveu:

obrigado a todos .
Vou trocar pelo Acera mesmo .


Qual é o modelo do Acera que você irá colocar na sua bike?

Coloquei semana passada o acera 2014 RD M390 na Caloi aluminum já instalado é paguei R$ 110,00.

É um ótimo cambio é não tem mais aquela batedeira quando se sai da guia para a rua, recomendado.
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2015 as 16:55
Esse mesmo .
Estou pagando 120 reais colocado  com o powerlink incluso 


Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 13:15
Olá, sou novo no fórum e estou com algumas duvidas.
Tenho uma bike montada aos trancos e barrancos.
Quadro Vision AT8041
Suspensão Vercelli 100mm
Cubos nem sei o modelo kk
transmissão shimano sys, tanto dianteiro quanto traseiro.
passadores shimano simples nem sei o modelo direito.
rodas vmaxx
e freio disco dianteiro winzip, e traseiro paralelo dos paralelos shufeng.
Não tenho muita grana pra gastar e nem posso.
A minha duvida é a seguinte, pra dar um up na bike e utiliza-la no trecho urbano diariamente como faço pra trabalhar uns 9km diários e finais de semana uma trilha leve nada de pulos, quais dos dois grupos abaixo se enquadraria melhor para mim??
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686213464-lancament-mtb-grupo-shimano-27v-m370-altus-frei-disc-mecanic-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686213464-lancament-mtb-grupo-shimano-27v-m370-altus-frei-disc-mecanic-_JM
ou
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675805737-grupo-mtb-shimano-acera-m390-27v-freio-disco-mecanico-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675805737-grupo-mtb-shimano-acera-m390-27v-freio-disco-mecanico-_JM
 
Agradeço a todos pelas dicas e estou aprendendo muito aqui.
Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 14:10
A bike é essa a principio esta dando conta do recado, mas como pretendo futuramente fazer umas trilhas leves quero dar um up.
Voltar ao Topo
Lribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 15:55
Cara a ordem de cambios Shimanno de baixo pra cima do "pior" pro melhor é: 

XTR

Saint

Deore XT

SLX

Deore

Alívio

Acera

Altus

Tourney

 
Logo desses ai creio que o Deore seja o melhor, mas você tem que olhar no catálogo da shimanno as diferenças de modelo pra modelo em cada ano, e analisar desses do mercado livre qual o mais atual e se a mudança pra você foi significativa ou não. 

Exemplo: Os Shimanno alivio antigos eram bem semelhantes aos Altus na sua estrutura num geral, oque mudava era alguns detalhes de material e construção, já os novos 2015 tem um tecnologia no cambio traseiro denominada "Shadow", que explicando de modo grosseiro faz com que o cambio traseiro fique menorsinho e mais compacto de forma que evite que ele bata em pedras ou madeiras nas trilhas e que também diminui a bateção de corrente no quadro da bike, ou seja ele já utiliza uma tecnologia de modelos superiores e acaba sendo mais barato que um SLX e por ai vai.

Se for fazer uso só na cidade e for fazer trilhas bem raramente um Torney TX já te segura , falo isso por experiência própria pois estava atras de cambio como pode ser visto em posts anteriores, agora o ruim do Torney , o SYS que você usa xD, é que ele desregula muito fácil, já que as trilhas vão ser pequenas.Desses que você citou pegue eu aconselho  o Deore. 
E uma dica que eu te dou se for pra trocar o conjunto troca logo com um freio a disco Hidraulico, a diferença é gritante, falo isso por experiência propria também, freio a disco mecânico em trilha tem hora que chega a cansar a mão, o hidraulico o curso do freio fica bem menor e se faz menos força, fora que freia muito melhor, quando troquei me lembrou muito a sensação de sair de um carro com freio a tambor pra um com freio ABS. O preço vai ficar mais salgado mas te garanto que é uma coisa que você não vai se arrepender, se não te agradar o preço do Deore, o melhor C x B de hoje que ue acho é o Alivio 2015, é meio salgado mas é um conjunto que se bem cuidado dura MUITO tempo, ainda mais que você disse que não fazer trilha o tempo todo. 
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 15:59
antes de pensar em mudar o grupo, muda as rodas.

a vmaxx é roda de downhill pra quem vai descer escadaria, pular de telhado, etc.
é forte igual concreto e pesada igual concreto.

vê qual o teu objetivo de uso da bike.

vai ficar pulando calçada e bancos na praça?
vai fazer trilha com mais pedras que terra?
vai fazer aquele estradão de terra na porta do sítio aos fins de semana?
vai fazer mais asfalto que qualquer outra coisa?

pra cada coisa existe uma bike adequada, umas rodas mais adequadas, pneus, suspensão etc.

essas coisas em si fazem mais diferença que o grupo da bike.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 18:32
Originalmente postado por Lribeiro Lribeiro escreveu:

Cara a ordem de cambios Shimanno de baixo pra cima do "pior" pro melhor é: 

XTR

Saint

Deore XT

SLX

Deore

Alívio

Acera

Altus

Tourney

 
Logo desses ai creio que o Deore seja o melhor, mas você tem que olhar no catálogo da shimanno as diferenças de modelo pra modelo em cada ano, e analisar desses do mercado livre qual o mais atual e se a mudança pra você foi significativa ou não. 

Exemplo: Os Shimanno alivio antigos eram bem semelhantes aos Altus na sua estrutura num geral, oque mudava era alguns detalhes de material e construção, já os novos 2015 tem um tecnologia no cambio traseiro denominada "Shadow", que explicando de modo grosseiro faz com que o cambio traseiro fique menorsinho e mais compacto de forma que evite que ele bata em pedras ou madeiras nas trilhas e que também diminui a bateção de corrente no quadro da bike, ou seja ele já utiliza uma tecnologia de modelos superiores e acaba sendo mais barato que um SLX e por ai vai.

Se for fazer uso só na cidade e for fazer trilhas bem raramente um Torney TX já te segura , falo isso por experiência própria pois estava atras de cambio como pode ser visto em posts anteriores, agora o ruim do Torney , o SYS que você usa xD, é que ele desregula muito fácil, já que as trilhas vão ser pequenas.Desses que você citou pegue eu aconselho  o Deore. 
E uma dica que eu te dou se for pra trocar o conjunto troca logo com um freio a disco Hidraulico, a diferença é gritante, falo isso por experiência propria também, freio a disco mecânico em trilha tem hora que chega a cansar a mão, o hidraulico o curso do freio fica bem menor e se faz menos força, fora que freia muito melhor, quando troquei me lembrou muito a sensação de sair de um carro com freio a tambor pra um com freio ABS. O preço vai ficar mais salgado mas te garanto que é uma coisa que você não vai se arrepender, se não te agradar o preço do Deore, o melhor C x B de hoje que ue acho é o Alivio 2015, é meio salgado mas é um conjunto que se bem cuidado dura MUITO tempo, ainda mais que você disse que não fazer trilha o tempo todo. 


achei um acera em conta com hidraulico
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697575774-grupo-shimano-acera-m390-27v-freio-hid-alivio-rotor-cubo-_JM
e um alivio com hidraulico tbm
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697329089-grupo-shimano-alivio-2015-m4050-27v-freio-m446-rotor-rt54-_JM

A pergunta vale a diferença de 300,00??
Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2015 as 18:36
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

antes de pensar em mudar o grupo, muda as rodas.

a vmaxx é roda de downhill pra quem vai descer escadaria, pular de telhado, etc.
é forte igual concreto e pesada igual concreto.

vê qual o teu objetivo de uso da bike.

vai ficar pulando calçada e bancos na praça?
vai fazer trilha com mais pedras que terra?
vai fazer aquele estradão de terra na porta do sítio aos fins de semana?
vai fazer mais asfalto que qualquer outra coisa?

pra cada coisa existe uma bike adequada, umas rodas mais adequadas, pneus, suspensão etc.

essas coisas em si fazem mais diferença que o grupo da bike.


Então as trilhas seriam mais em finais de semana, aqui em Macacos proximo a BH, nada muito fora do comum nem muita coisa absurda, achei um kit shimano acera com freio mecanico e par de rodas montadas vzan strike saindo por 1079,00
se for viave a troca das rodas ai prefiro um kit mais simples com freio mecanico que tbm nao vai me deixar na mao, agora se pra o que estou querendo pode ser as vmaxx mesmo ai opto pelo kit com hidraulico.
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 01:02
Um Acera está ótimo para trilhas leves, cicloturismo e passeios na cidade.
Se achar um bom preço vai na fé.
Deore é só para quem faz trilhas direto ou gosta de competir.
Eu tinha um Alivio e durou quase um ano sem precisar regular, só andava na cidade, andando 40km, 50km, 30 km.
Mas quando comecei a competir, na segunda prova já começou a arriar o cambio, tinha que levar toda hora para regular.
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 07:21
Vou dar uma sugestão, algo que fiz e deu certo para mim. Sei que colocar um grupo é legal, mais fácil, mas dá uma pesquisada no custo de colocar um peças separadas, o quanto sai mais caro. Levei 6 meses comprando peças, fiz uma mistureba, mas o resultado, para mim ficou ótimo.
   Veja bem, pode colocar peças melhores em lugares onde elas são mais utilizadas e mais sensíveis , por exemplo no câmbio traseiro e passadores. O câmbio traseiro é muito utilizado é a peça mais fácil de desregular em todo o grupo, por isso colocaria algo melhor. Câmbio dianteiro, que se pensar, está bem protegido, pouco usado, colocaria de um grupo mais barato e levaria em consideração a quantidade de marchas, por exemplo, só usando peças de 27 marchas na mistura.
     Pedivela, K7 e corrente, são bem carinhos e colocaria do grupo mais barato e assim por diante

     
Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 08:50
Originalmente postado por Amatinho Amatinho escreveu:

Vou dar uma sugestão, algo que fiz e deu certo para mim. Sei que colocar um grupo é legal, mais fácil, mas dá uma pesquisada no custo de colocar um peças separadas, o quanto sai mais caro. Levei 6 meses comprando peças, fiz uma mistureba, mas o resultado, para mim ficou ótimo.
   Veja bem, pode colocar peças melhores em lugares onde elas são mais utilizadas e mais sensíveis , por exemplo no câmbio traseiro e passadores. O câmbio traseiro é muito utilizado é a peça mais fácil de desregular em todo o grupo, por isso colocaria algo melhor. Câmbio dianteiro, que se pensar, está bem protegido, pouco usado, colocaria de um grupo mais barato e levaria em consideração a quantidade de marchas, por exemplo, só usando peças de 27 marchas na mistura.
     Pedivela, K7 e corrente, são bem carinhos e colocaria do grupo mais barato e assim por diante

     


Boa dica vou procurar fazer um orçamento com peças separadas o grupo eu queria pegar pois ja viria completo com cubo freios e tudo.
Voltar ao Topo
GFrota Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2015
Embu - SP
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GFrota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 12:04
Boooooooooooooom dia galerinha!

Alguém ai está usando Altus / Acera 29v dos modelos mais novos?

Poderiam fazer um relato, comentando o que acharam, relação custo x beneficio, etc.

Na minha bike atual eu estou com câmbios altus M310 (8v) mas com cassete megarange 7v e passador tourney rapidshare 7v (bike 21v), com um Altus dianteiri 313 (dual pull).


Estou querendo montar uma bike mova 27v mas estou super indeciso em quais câmbios / cassete usar pra montar aquele famoso custo x benefício.

Alivio 27v, Acera 27v, Altus 27v?
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2015 as 02:32
Eu compraria o Alivio 2014, deve ter alguns em promoção
Voltar ao Topo
dibars Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2013
Belém/Fortaleza
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dibars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2015 as 12:45
Tourney "rapidshare" LOL

Melhor câmbio do mundo pra mim: Acera 8v/9v. Mais preciso e menos "desregulante" que o tourney e mais barato que o Alivio. Conta ainda e freio hidráulico.Pra andar na cidade é perfeito.
Voltar ao Topo
PedroWenceslau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2015
Contagem
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroWenceslau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2015 as 14:43
Pra praticar um all mountain qual grupo seria o mais indicado, custo x beneficio.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 78910>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X