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Grupo Altus em bike antiga Sundown Champion?

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Cadastrado em: 30 Abr 2016
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    Postado: 30 Abr 2016 as 19:16
Olá pessoal,

Antes de tudo, deixe-me mostrar uma imagem da bike em questão:



Peguei esta imagem da internet, mas a minha é a mesma (sem os aros aero, mas com os mesmos pneus). Comprei ela já usada em 2005, e hoje tem mais de 10 anos de uso.

Uso bike como meio de transporte (e não como esporte ou hobby) e tenho plena consciência que minha bicicleta é completamente iniciante/básica e com peças descartáveis, mas como meu uso sempre foi muitíssimo leve (apenas trajeto faculdade/casa rodando cerca de 5km por dia), ela nunca me deixou na mão em mais de 6 anos de uso.

Nos últimos 3 anos porém, desde quando troquei de emprego, ela ficou completamente parada. Agora estou pensando reativar ela para voltar a usar como meio de transporte (para rodar cerca de 15km por dia) e vi que o pedivela esquerdo está rachado (também, ele é de plástico!) e para quebrar.

Como as peças dela em geral devem estar todas apodrecendo, pensei em trocar logo toda a parte de transmissão para alguma coisa um pouco mais confiável. Se fosse para deixar a bicicleta decente, acho que teria que comprar outra, mas não tenho dinheiro para isso no momento e queria aproveitar o que desse dela (além disso o trajeto que faço não tem ciclovia, e o que eu mais faço é ficar subindo e descendo de guias altas, por isso eu considero o amortecedor traseiro um grande ponto positivo!). Ela é bem pesada, então peças leves não mudariam muita coisa.

Minha dúvida é: colocar um grupo Altus da Shimano completo nesta bike é algo coerente a se fazer?
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AdrianoRN Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar AdrianoRN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2016 as 20:29
Se a grana permite manda ver, não há nada de errado nisso.
Outra opção é a linha sis, mais simples, menor custo e confiável para uso urbano.
Eu sou suspeito para falar pois uso passador de alavanca porque eles simplesmente funcionam praticamente sem manutenção e quando quebram o custo é ridículo de tão baixo.
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alfas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2016 as 16:57
Obrigado pela resposta, Adriano.

Eu fiquei de olho em um Grupo Alivio 2015 com câmbio traseiro shadow... mandei uma mensagem para um vendedor e ele disse que o kit não é compatível com minha bicicleta!

O câmbio traseiro seria o M4000 Shadow, Cassete 9v com cubos M430 para 9v, Pedivela M4050 Hollowtech II e câmbio dianteiro acionamento duplo abraçadeira por cima.

Segundo ele, o câmbio deve ser sem gancheira e o câmbio dianteiro deve ser mais grosso. Isso procede? Tem como estas peças não servirem na minha bike, ou o vendedor não sabe o que está falando?

Teria o perigo por exemplo do cubo M430+cassete não encaixar no meu quadro, ou o diâmetro do quadro para o Movimento Central não bater?
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2016 as 21:16
O vendedor esta correto,seu quadro nao tem gancheira,porem da pra "dibita"adaptar com um suporte,ja o cambio dianteiro,serve em quadros 31mm e 28mm,se o quadro for muito antigo ou "simples"nao bate.
O indicio é simples,meu quadro como o meu HighOne Victory usa canote de selin 31mm,o quadro acompanha,o que eu troquei,mais velho,usava canote de selin 27.2mm,idem,o canote de selin de sua bike deve ser 25mm.
O cambo deve ser mais FINO.
Cambios dianteiros Altus pra cima vem pronto pra as 2 medidas maiores,com 2 espaçadores removiveis e tanto puxao por cima qto por baixo.Mas nao batem com quadros 25mm que usao cambios 28mm(aqueles de marca mais simples,de bike de aço)
Acredito que central deve bater normalmente,é o chamado central ingles padrao.
Cubos tem medida padrao,o dianteiro é igual em speeds e mtb,o traseiro é maior na mtbs,porem,tbm padrao.So se seu quadro foi aberto ou fehcado na marra,pois é de aço,e tem broco que usa arualas ou pior,tira pra alinha a roda,seu quadro usa gancheira horizontal.
Sei que o dinheiro é seu,mas por um grupo Alivio de mais 1500 mil reais(sem freio) nesta bike sei la,deve gostar bastante dela.
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alfas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2016 as 01:33
Devair, muito obrigado pelas respostas!

Começando pelo ponto mais polêmico, hehe:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Sei que o dinheiro é seu,mas por um grupo Alivio de mais 1500 mil reais(sem freio) nesta bike sei la,deve gostar bastante dela.


Bom, é justamente para isto que entrei no fórum, a opinião de vocês conta muito... Big smile acho muito legal e importante que opinem. Já pensei na possibilidade em trocar de vez o quadro, mas ficaria completamente fora do limite financeiro.

Eu tenho alguns motivos para manter o quadro, o primeiro deles é que o kit vai me sair por 1000 reais, já bem abaixo de 1500. Eu não acho um bom negócio (definitivamente de jeito nenhum) pagar 700 reais num Altus, ou 900 num Acera, enquanto o Alivio com este sistema da Deore estiver por 1000. Tenho plena consciência que o Alivio na verdade é um kit de 150 dólares lá fora, e tenho bastante experiência na área de engenharia para saber que não é possível fabricar peças de precisão por menos que isso. A linha Alivio no exterior é a linha de entrada, que vem nas bikes mais "básicas" para eles. Tenho certeza que vou poder confiar nela, mas o preço de um kit Altus nesta faixa de 700 teria um custo benefício péssimo. Talvez o Acera atenderia também, mas por 100 reais de diferença o Alivio fica como uma escolha óbvia. Posso gastar 300 reais a mais por esta confiabilidade em relação ao Altus, mas se o Acera estivesse por 600, cogitaria.

O segundo motivo é não ver necessidade em outro quadro no momento. Quer dizer, se vocês me justificarem que isso irá influenciar em grande parte no desempenho do sistema posso até considerar futuramente, e posso simplesmente transferir o kit todo para o quadro novo no futuro. Mas não tenho a menor necessidade em diminuir o peso do quadro, não quero minimizar tempo ou maximizar distâncias. Meu uso é bem diferente: o trajeto é curto e definido, quero maximizar o exercício. Neste caso, um quadro pesado até me ajuda a treinar mais a perna. E a suspensão traseira me ajuda demais nas guias altas.

O mais importante numa bike para meu uso hoje, leigo no assunto, é um sistema mecânico confiável e preciso, o kit. O quadro viria num segundo plano, desde que ele desse conta em segurar o conjunto. O dinheiro não poderia ser usado num guidão novo, garfo novo, suspensão, etc etc e então sobrar bem pouco para um kit de transmissão meia-boca. Tenho consciência de que o quadro é uma porcaria, mas no momento, tudo isto desta bike me atenderia bem.

Vou pegar um sistema V-brake da shimano, por 100 reais. Vai me atender muito bem também. Não teria uso para mim no momento um freio a disco também.

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O vendedor esta correto,seu quadro nao tem gancheira,porem da pra "dibita"adaptar com um suporte,


O desenho da ganheira pode ser o mesmo desta peça preta? Se sim, posso tranquilamente desenhar uma peça idêntica e mandar cortar na laser em inox 4mm. Ficaria bem fácil para eu fazer isso. O desenho desta peça é padrão? Tem algum lugar onde tem o desenho pronto para eu não precisar desmontar ela?




Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

ja o cambio dianteiro,serve em quadros 31mm e 28mm


Eu medi o diâmetro externo do tubo onde vai preso o câmbio dianteiro, e ele tem 28mm:



Só para ver se eu entendi direito, isso significa que o câmbio da Alivio vai servir?

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Acredito que central deve bater normalmente,é o chamado central ingles padrao.


Tem como confirmar qual o padrão vendo estas fotos?






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newhouse Ver Drop Down
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Bom, pra 15km por dia, se for percurso plano, não deve estar de todo ruim. Se tiver muita ladeira, o peso pode te fazer penar um pouco. Eu acredito que colocar um grupo completo pesa, com a mesma grana dá pra comprar outra bike. Mas vc pode melhorar bastante a sua mudando alguns componentes:

1 - Rodas: coloque um par de raios aeros, tipo vzan escape. São baratos e resistentes, vão dar menos manutenção.

2 - Cambio traseiro: pegue um tourney, já deve funcionar legal sem muitas adaptações.

3 - Pedivela: peque um modelo básico da shimano, eles são bem mais resistente que este de plastico.

Com isso ela já deve ficar bem melhor. Faça uma manutenção na catraca, corrente, freio e cubos, pra ver se está tudo OK, já que são itens que vc consegue fazer um up barato se precisar. Se vc achar melhor o grupo completo, daria pra pensar em uma ideia até mais econômica:

http://www.netshoes.com.br/produto/bicicleta-gonew-endorphine-41--aro-26--21-marchas-C62-0508-064?lid=1:recentlyviewedproducts:recently%20viewed%20products:1&ppc=2&lkey=a26
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alfas Ver Drop Down
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Obrigado, newhouse!

1 - Rodas: já está na lista, e são exatamente estas a que irei colocar (com cubos shimano M430)

2/3 - Câmbio e Pedivela: O único câmbio traseiro que me interessou realmente foi o Alivio M4000. O que eu queria mesmo era colocar ela e um Pedivela bem simples tipo Altus, mas ia dar incompatibilidade por conta do Alivio ser 9V e usar uma corrente mais fina. Poderia pegar um pedivela Acera, mas a diferença de preço ia ser quase nula para um pedivela Alivio. Como precisarei trocar catraca, corrente, freios e cubos (nunca dei manuntenção em 10 anos) então estou indo para o kit todo para não misturar a transmissão!

Acho que agora a principal questão seria resolver o câmbio sem gancheira para meu quadro. Pelo que pesquisei no forum, é bem tranquilo adaptar, e o pessoal usa um deste aqui:



Será que dá tranquilo para regular depois o câmbio?

Outra pergunta: para que serve este parafuso no lado com uma chapinha de aço atrás dele visto nesta outra foto (vista virado do lado de costas)? Não vai atrapalhar na montagem?




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Ela trava o cambio no lugar pra qdo vc tirar a roda ele fique no lugar,como os com gancheira no quadro.Ela vai na gancheira de eixo horizontal.
Ja o cambio nao dara certo.
O cambio Alivio é 31mm e 34mm
O quadro é 28mm,o cambio tbm,seu canote de selin é interno,~25mm.

Ou nao:
http://bike.shimano.com/content/sac-bike/en/home/components11/mountain/alivio-9-speed/fd-m431.html

Aqui diz 28mm,31mm e 34mm,este é o Alivio M430.Vi alguns FD-M4000 no ML que tbm traziao a incriçao de que sao compativeis com os 3 tamanhos de quadros.
Atençao,cheque isto muito bem antes de comprar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730086810-cambio-dianteiro-shimano-alivio-mtb-xc-bicicleta-triplo-novo-_JM

Aqui diz de 28mm a 34mm.
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alfas Ver Drop Down
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Devair e demais pessoas,

Depois do toque que me deram passei a pesquisar mais um pouco sobre quadros, e comecei a cogitar a possibilidade de abandonar esse Sundown e partir para outra. Esse problema de compatibilidade foi o início e eu ia adaptar coisas que não estavam muito boas. O duro é que quanto mais você lê, mais você descobre que coisa boa é coisa cara. Cry

Não é certeza ainda, mas agora a grana começa a realmente ficar curta se for para trocar o quadro.

Depois de 10 anos numa suspensão molenga, acho que não me desce mais Hard Tail. quadro hard tail + selim com canote amortecido adianta algo?

Não sei se compensaria pegar um quadro full novo e montar do zero, são muito caros. Existe algum quadro full minimamente aceitavel até uns 500 reais? Sei que a resposta deve ser definitivamente não, mas não custa perguntar...

Ouvi falar bem das Gonew, mas deve ser somente para hard tail? Pegar uma dessas com quadro full por 800 reais para usar quadro+mesa+guidão e colocar o kit Alivio nela daria na mesma que ficar com meu quadro Sundown?

Paralelo a isso comecei a ver algumas bikes usadas. Alguma recomendação de bike full de entrada (bem de entrada mesmo) usada? Cheguei a ver umas com quadro Astro por 2000, acredito ser bom o preço, mas ainda acima do que eu pretendia gastar no máximo (cerca de 1500)
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newhouse Ver Drop Down
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Eu acredito que um quadro hardtail mais um selim desses deve ser praticamente a mesma coisa da sua bike:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717906040-selim-virids-point-calypso-_JM

Eu tinha um desses com uma bike de garfo rígido, e o resultado pra mim foi ótimo. Com uma suspa deve ficar mais confortável ainda. No seu caso, uma aro 29, com suspensão e um bom banco desses já não ficaria bem confortável pra andar na cidade, ou seu trajeto é muito esburacado?

Eu não recomendo canote, por que o sobe-desce dele altera a forma como vc pedala, nunca usei mas não sei se fica legal. Você não conseguiria ir em algum bike shop e testar se você gosta de pedalar uma hardtail? Comprando pela net, por exemplo, você conseguiria colocar esse banco numa GoNew e fazer um teste, segundo o codigo de defesa do consumidor, em compras pela net o usuário tem 7 dias pra desistir da compra, devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
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dibars Ver Drop Down


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Jovem, não gaste muito dinheiro colocando peça top na sua bicicleta, pois ela não comporta muito upgrades.

Se quiser cotinuar com esse quadro dá pra fazer o seguinte (alguem já disse isso aí em cima):

-Rodas com aro Vzan (aero, scape) com cubos de rolamento (preço +-R$150)
-Catraca 6v, passadores thumbshift, corrente fina não indexada (tudo por +-R$50)
-Mov. Central selado (se couber no quadro) R$50 ou, se a central for 45mm dá pra usar um eixo transoformer com rolamento (R$35)
-Pedivela ponta quadrada shimano 3 velocidades de metal o mais simples que existe +-R$120)

Note que só com essas peças simplesinhas você vai gastar quase o que a bike vale hoje e que, ao meu ver é o upgrade com melhor custo benefício pra manter a mesma bike. Se quiser mais que isso considere vender essa sundow e comprar uma outra bike.

Thumbs Up


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Steel Ver Drop Down
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Originalmente postado por alfas alfas escreveu:

Devair e demais pessoas,

Depois do toque que me deram passei a pesquisar mais um pouco sobre quadros, e comecei a cogitar a possibilidade de abandonar esse Sundown e partir para outra. Esse problema de compatibilidade foi o início e eu ia adaptar coisas que não estavam muito boas. O duro é que quanto mais você lê, mais você descobre que coisa boa é coisa cara. Cry

Não é certeza ainda, mas agora a grana começa a realmente ficar curta se for para trocar o quadro.

Depois de 10 anos numa suspensão molenga, acho que não me desce mais Hard Tail. quadro hard tail + selim com canote amortecido adianta algo?

Não sei se compensaria pegar um quadro full novo e montar do zero, são muito caros. Existe algum quadro full minimamente aceitavel até uns 500 reais? Sei que a resposta deve ser definitivamente não, mas não custa perguntar...

Ouvi falar bem das Gonew, mas deve ser somente para hard tail? Pegar uma dessas com quadro full por 800 reais para usar quadro+mesa+guidão e colocar o kit Alivio nela daria na mesma que ficar com meu quadro Sundown?

Paralelo a isso comecei a ver algumas bikes usadas. Alguma recomendação de bike full de entrada (bem de entrada mesmo) usada? Cheguei a ver umas com quadro Astro por 2000, acredito ser bom o preço, mas ainda acima do que eu pretendia gastar no máximo (cerca de 1500)

Alfas, tenho uma bike do mesmo modelo da sua, segue foto:
 



Vou trabalhar todos os dias com ela e são 25 km para ir e 25 km para voltar. Meus câmbios são Shimano SIS e nunca me deixaram na mão. 
Quanto a suspensão, essas dessa bike só atrapalham na pedalada e são mais de enfeite do que usuais mesmo. Toda vez que eu subo um morro sinto elas sugando a minha força de pedalada... Para comparação, a bike da minha patroa é toda rígida, porém tem pneus mais largos e com pressão mais baixa, fica BEEEM mais confortável que a minha com os pneus finos + as pseudo suspensões dela...

Se for pra fazer um upgrade, recomendo pegar uma Hard Tail mesmo que é mais negócio. Se você quer conforto, coloque pneus grossos e pouca pressão. Ficará muito mais confortável do que uma bike full com suspensões porcaria.
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Uma Hardtail minimamente descente, com kit Altus aro 29 na minha opinião vai te satisfazer bem mais que essa com kit alivio, deore, Slx.....

Sobre "quadro pesado ser melhor pra exercício", pra isso existem as marchas heheheh quer treinar suba marchas e bota força kkkk
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Delumec Ver Drop Down
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Amigo,

Vou seguir o coro de alguns que já responderem aqui.

Não compensa investir num kit Alivio 2015 nessa bike, aliás não compensa colocar nenhum real nela.

Minha sugestão:

Abandona e compra uma bike no valor de R$ 1.500 (preço do Kit Alívio).

Um abraço!
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alfas Ver Drop Down
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Obrigado pessoas. Estou levando todas as infos em consideração.

1) um selim macio é praticamente igual a um amortecedor traseiro ruim? O curso do amortecedor, mesmo ruim, é bem longo e por mais que ele amorteça do jeito errado ele impede que o impacto seja transferido para sua coluna. Entendo que pode fazer com que sua perna mude o curso de pedalada, mas não é exatamente o objetivo? O número de "vai e vens" define um bom amortecimento, que idealmente não deve voltar nenhuma vez, mas o impacto não será transferido por conta do curso longo.

2) Se o que mata nestes quadros é o amortecimento péssimo, não basta trocar o amortecedor? Além do peso e da gancheira que podem o tornar piores que outros mais caros, a geometria dele não me parece tão ruim?

3) Continuo aceitando sugestões de quadros minimamente decentes. Estou vendo alguns usados da Astro. Outras marcas que eu deveria olhar, levando em conta preço mais baixo possível?
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zex Ver Drop Down
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Originalmente postado por Delumec Delumec escreveu:

Amigo,

Vou seguir o coro de alguns que já responderem aqui.

Não compensa investir num kit Alivio 2015 nessa bike, aliás não compensa colocar nenhum real nela.

Minha sugestão:

Abandona e compra uma bike no valor de R$ 1.500 (preço do Kit Alívio).

Um abraço!


Concordo com o colega, essas bikes full suspension  são muito ruim......Se fosse uma bike com quadro de aço ,e com a caixa do movimento central de rosca(tipo uma caloi aspen ou sundown raindrop), até valeria algum investimento ....Nesse caso a melhor solução é só ir trocado as peças que forem  quebrando, não vale a pena investir nem em peças da linha altus......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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newhouse Ver Drop Down
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Originalmente postado por alfas alfas escreveu:


1) um selim macio é praticamente igual a um amortecedor traseiro ruim? O curso do amortecedor, mesmo ruim, é bem longo e por mais que ele amorteça do jeito errado ele impede que o impacto seja transferido para sua coluna. Entendo que pode fazer com que sua perna mude o curso de pedalada, mas não é exatamente o objetivo? O número de "vai e vens" define um bom amortecimento, que idealmente não deve voltar nenhuma vez, mas o impacto não será transferido por conta do curso longo.

2) Se o que mata nestes quadros é o amortecimento péssimo, não basta trocar o amortecedor? Além do peso e da gancheira que podem o tornar piores que outros mais caros, a geometria dele não me parece tão ruim?

Eu não tenho muita experiencia com suspas, por que gosto de garfo rígido. Mas a unica vez que eu coloquei uma suspa igual a sua na minha bike, acabei tirando uma semana depois. A mola é dura, não absorve tão bem, e nas subidas quando pedalo em pé a bike ficava quicando. A full deve trazer mais conforto, mas acredito com uma mola ruim o resultado não deve ficar perfeito. Colocar um amortecedor melhor cai na questão da compatibilidade das peças, se você gosta do amortecimento atual, melhor deixar como está.

Um selim parrudo como esse não deve se comparar a uma suspa, porem ele tem muita espuma, quando você passa por um buraco, a espuma absorve seu peso e não deixa seu bumbum bater na carcaça dura do selim, isso pra mim já ajuda muito. Com uma suspa dianteira e pneus 29, você já deve absorver muitos impactos, como o colega ai em cima que tem uma bike igual a sua citou.

O grande problema é o preço, infelizmente tudo no Brasil é caro, como quadros hardtail é padrão da industria, vc consegue opções mais baratas se trabalhar com eles. Mas acredito que é questão de gosto, depende da forma que vc gosta de pedalar.
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alfas Ver Drop Down
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Olá pessoal,

Depois deste tempo todo passado refleti bastante sobre a contribuição de todos e a história chegou a um desfecho: acabei desistindo da Sundown e decidi correr atrás de uma bike usada. Definitivamente o quadro antigo, velho e sem qualidade não valia o investimento, como frisaram.

Procurei por muitas bikes usadas, mas o mais difícil era achar um quadro para o meu tamanho, - tenho 1,95m de altura - ainda mais full suspension. Sei que o caminho mais fácil era ir para hard tail, mas consegui uma bike full que acredito que seja justa pelo preço. Pelo menos ela é muito bem falada em fóruns portugueses, franceses, ingleses e europeus em geral.

Peguei por R$1350 uma Rockrider 6.3 full, com quadro XL para meu tamanho. Veio com cupom fiscal de compra de Decathlon datada de junho/2012. A bike parece muito bem conservada, o antigo dono parecia muito cuidadoso, me explicou como limpava a bike, etc etc. Acabou me dando dois discos de freio reserva junto também.

Tenho consciência que as suspensões não devem ser lá aquelas coisas, mas para meu uso diário de subir e descer calçadas sem rebaixo serão plenamente suficiente. O quadro, o mais importante, parece ser muito bem reforçado e eles não economizaram nas soldas, parecem muito bem feitas por sinal. Essa bike é da marca B'twin da Decathlon, hoje estas bikes novas estão saindo com garantia vitalícia do quadro, guidão e mesa. Pelo que eu pesquisei esta que eu peguei seria a equivalente da 520S da linha atual. Hoje vi na Decathlon uma 500S sendo vendida por R$2800.

Cheguei a ver algumas da Astro mas todas com o dobro do preço e quadro pequeno para meu tamanho pra ajudar de vez, então foi a opção mais viável esta daí. Se eu deixasse passar este quadro, não sei quando encontraria outra XL por aí no mercado de usados.

Acredito que futuramente posso fazer upgrades aos poucos, como um cambio traseiro shadow, e a longo prazo até das suspensões, mas ela como está acredito que não vai me deixar na mão e vai ser suficiente para mim. Segue fotos da bike já em casa e, como sempre, suas opiniões são sempre bem-vindas.























O que acham desse câmbio (deve ser o Acera M360, parece bem falado até), passadores de marcha e da bike em geral? O câmbio dianteiro parece genérico?

Penso em trocar o selim para um Sentus Point. Vi também que existem uns agora "Frog Alpha Gel", "Ypso Gel Confort" também da Calypso, já usaram?

Já comprei também:

- Farol P/ Bicicleta Bike Gb721-6 Cree T6 C/ Zoom com pisca traseiro
- Luz Vista Light Para Capacete Prowell (já tenho o capacete)
- Lubrificante Finish Line Seco Teflon Plus Dry 60ml
- Bomba / Espátula e kit de ferramentas B'twin
- Velcro e uma espécie de arquinho para segurar a calça e não prender na coroa
- Cabo de aço Btwin 300 (parece grosso, não achei a trava em U que é bem falada na decathlon...)
- Vou trocar estes pneus por outros Slik da minha bike antiga
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onoda Ver Drop Down
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belo upgrade alfas, deve ser outro mudo sair de uma Sundown aparentemente pequena pra sua altura, pra essa Rockrider maior e com peças melhores. Na minha opinião foi o melhor custo x beneficio que poderia ter nesse tipo de bike full suspension mais economica. Eu não trocaria nada tão cedo, esse cambio acera pra cidade é mais do que suficiente e aparentemente ainda tem muita lenha pra queimar ainda, essas suspensões de 100mm chegam a ser um exagero pro asfalto, rs.

Editado por onoda - 14 Mai 2016 as 16:09
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 22:46
Parabéns.... um achado.... essa vale com certeza alguns Ups, mas sinceramente agora nem precisa... esse conjunto de cambios da conta tranquilamente do seu uso.... o da frente não é genérico não, é um Acera / Altus equivalente com o detrás que dá conta tranquilo....

Mais uma vez parabéns.
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 09:21
Parabéns Alfa, agora sim vc fez um excelente negocio. Pelo preço que vc pagaria no grupo, pegou uma bike usada com excelente custo beneficio, essa sim vale a pena fazer alguns ups pq o quadro é moderno e bem acabado, parece ser bem resistente também. Por hora eu não trocaria nada, até pq a bike está bem conservada e o grupo é aceitável pra uso urbano. Se você for rodar só na cidade, eu trocaria os pneus por um slick e só.

A garantia vitalicia geralmente é pra quadro, garfo e talvez mesa. Guidão geralmente se desgastam com o tempo e depois de alguns anos precisa ser trocado.


Editado por newhouse - 16 Mai 2016 as 09:25
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alfas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 20:57
Obrigado a todos pela ajuda!!

Postei neste tópico aqui mais detalhadamente as primeiras impressões que tive com a bike:
http://www.pedal.com.br/FORUM/topic72851_post1451786.html#1451786

Mas pra quem não quiser se dar ao trabalho, resumidamente, senti uma sensação de segurança que nunca antes em 10 anos de pedal eu havia sentido! Era exatamente isso que eu estava procurando, foi uma delícia pedalar de pé sabendo que a corrente não ia escapar e sentir a firmeza de um bom quadro... hehe. LOL

Preciso de 3 opiniões/dicas também que postei naquele tópico, mas como o fórum de manutenção é aqui e tem gente acompanhando há mais tempo, acho seria até o local mais correto:

- Alguém me recomenda uma manopla boa que é mais gordinha do lado externo do guidão? Quero trocar esse que veio nela que achei pouco eficaz...

- Vou tirar esse pedal com gaiola, não me sinto seguro com ele. Alguém recomenda algum pedal legal, sem ser muito caro, mas durável?

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Se você for rodar só na cidade, eu trocaria os pneus por um slick e só.
Check, já está na lista Thumbs Up

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

A garantia vitalicia geralmente é pra quadro, garfo e talvez mesa. Guidão geralmente se desgastam com o tempo e depois de alguns anos precisa ser trocado.


Por incrível que pareça o guidão está incluso também, e garfo só se for rígido: http://www.decathlon.com.br/rodas/sobre-garantia-vitalicia

Curti bastante a confiança que eles tem na marca deles. Eu gosto bastante da decatlhon em geral para várias outras coisas também, acho que tem muitos produtos de qualidade a preço justo para quem não pode pagar pelas marcas premium, sabendo escolher os itens certos.
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 22:27
Pedal é só vc tirar o firma pé.
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2016 as 11:14
Também gosto da Decathlon, já comprei alguns itens de vestuário lá, o preço é bom pra quem procura algo mais simples pro dia-a-dia.
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