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Grupo 3x8 para 1x8

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eduardonezgoda Ver Drop Down
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Registrado: 18 Fev 2020
Itajaí
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de eduardonezgoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Grupo 3x8 para 1x8
    Enviado: 18 Fev 2020 as 21:49
Boa noite. 

Pessoal, 
Tenho uma mtb TSW (bike intermediária), com grupo altus, 3x8, estou pensando em mudar para 1x8, vale a pena? Meus pedais são somente em estradões, não pego trilhas. 
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avicsi Ver Drop Down


Registrado: 13 Jul 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de avicsi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 23:26
Nem sabia que tinha 1x8, acho que não vale não.

O objetivo de tirar as coroas da frente é que, quando você tem kogs suficientes atrás você acaba tendo uma relação com marchas bem leves, que dá pra encarar subida, e com marchas bem pesadas, que vão proporcionar velocidade final alta, e diminui o peso da bike e o custo com manutenção.

Com 8 kogs atrás sinceramente eu não vejo deixando a transmissão maleável o suficiente, acho que no mínimo 10 marchas, para abranger bem todas as situações.

Talvez seja uma opinião pessoal.

Você também tem que pensar no custo, se é possível a modificação, o quadro pode precisar de alguma gambiarra para manter o alinhamento, etc etc

Editado por avicsi - 18 Fev 2020 as 23:27
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ghd Ver Drop Down
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Registrado: 19 Nov 2016
SP
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 07:43
Originalmente Postado por eduardonezgoda eduardonezgoda Escreveu:

Boa noite. 

Pessoal, 
Tenho uma mtb TSW (bike intermediária), com grupo altus, 3x8, estou pensando em mudar para 1x8, vale a pena? Meus pedais são somente em estradões, não pego trilhas. 


Câmbio de 8v não vai ter força suficiente pra manter a corrente tensionada.
Além disso vc vai ter que trocar a coroa, pois a coroa pra ser usada de coroa única é diferente, tem dentes narrow-wide pra segurar a corrente.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 08:10
Não vale, 8v é um Range bem limitado, mesmo se usar um cassete 11 x 40 de 8v, ainda ou vai faltar pra subir ou descer...

Se usar uma coroa 36 na frente, pra subir vc vai ter que ser galático, se usar uma 32 não vai ter velocidade final...

Uma coroa só funciona bem a partir de 11 marchas e com cassetes 11 x 46 pra cima... e não é pra todo tipo de pedal...
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
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christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 09:10
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Não vale, 8v é um Range bem limitado, mesmo se usar um cassete 11 x 40 de 8v, ainda ou vai faltar pra subir ou descer...

Se usar uma coroa 36 na frente, pra subir vc vai ter que ser galático, se usar uma 32 não vai ter velocidade final...

Uma coroa só funciona bem a partir de 11 marchas e com cassetes 11 x 46 pra cima... e não é pra todo tipo de pedal...



tem um pessoal desnutrido que não tem força.

com um cassete de 8velocidade, 11-40 a rrlacao vai se toda esburacada mas voce consegue subir até o monte everest e consegue rodar bem no asfato a ponto de ultrapassar 90% dos outros ciclistas.

Gear chart using Meters Development
For 29 x 2.1 / 54-622 tire with 170 mm cranks
Coroa unica de 36 na frente.
With SunRace 11-13-15-18-22-28-34-40 8-speed Cassette

This small version of the chart can be printed, cut out, and taped to your bicycle for reference.


desenvolvimento em metros por revolucao:

7.2
6.1
5.3
4.4
3.6
2.8
2.3
2.0


a 90 rpm voce consegue, em quilometros por hora:

This small version of the chart can be printed, cut out, and taped to your bicycle for reference.

39.0
33.0
28.6
23.8
19.5
15.3
12.6
10.7


para quem gosta de ver com gear inches a relação:

This small version of the chart can be printed, cut out, and taped to your bicycle for reference.

90.4
76.5
66.3
55.3
45.2
35.5
29.3
24.9


so para tem uma referencia do que esses numeros querem dizer...

na pesada:
o eddie mercx fez o hour record com uma relacao com 94 inches...se era suficiente para o mercx...para mim é tambem...


na leve:
os ciclistas modestos sobre na razão das centenas ou milhares todos os anos montanhas famosas com mais de 18% nos trechos piores com relacoes de 28 ou 29 inches na leve...

Editado por christianmdt - 19 Fev 2020 as 09:22
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BBSantos Ver Drop Down


Registrado: 09 Jun 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BBSantos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 10:08
Realmente para quem anda só em pavimento e em lugar onde não tem subida muito íngreme, não necessita de relação tão leve. O mais leve que já usei, por exemplo, foi 24:24. Como preciso trocar a relação ainda estou avaliando quantas coroas coloco. O que eu gostaria mesmo era um 1x10, com coroa 38T e cassete 11-42. Seria mais que suficiente.
Já 1x8 deve ter outras limitações como já citaram, mas acho que a falta de marcha leve não é uma delas (para o uso citado).


Editado por BBSantos - 19 Fev 2020 as 10:09
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 10:45
Originalmente Postado por eduardonezgoda eduardonezgoda Escreveu:

Boa noite. 

Pessoal, 
Tenho uma mtb TSW (bike intermediária), com grupo altus, 3x8, estou pensando em mudar para 1x8, vale a pena? Meus pedais são somente em estradões, não pego trilhas. 

Não, não vale a pena. Vc irá reduzir umas 400 gramas no máximo retirando duas coroas e 1 passador... E irá perder muito no range da relação... 

Leva uma caramanhola a menos de água que dá o mesmo resultado!
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ghd Ver Drop Down
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Registrado: 19 Nov 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 10:58
Quanta bobagem proferida no tópico. E sempre pelos mesmos sujeitinhos...

36/40 é MUITO pesado. Vai ser muito fácil encontrar subidas de estradas de terra que não vai dar pra subir com essa relação.
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 11:18
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Quanta bobagem proferida no tópico. E sempre pelos mesmos sujeitinhos...

36/40 é MUITO pesado. Vai ser muito fácil encontrar subidas de estradas de terra que não vai dar pra subir com essa relação.


Eu não ia nem comentar porque o cidadão sempre só faz comentario completamente idiota e sem base nenhuma...

Se bobear nem bike ele tem....

Tem um galatico que pedalou conosco, o cara ta com coroa 34, cassete 09 -51 e comentou justamente que tirou a 36 porque é muito sofrimento... mas fazer o que, a inclusão digital traz esses "doutores" em desinformação.
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christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2020 as 12:54
vai brigar com a matematica?

se parar de comer igual um leitao iria subir melhor!
nem precisaria comprar bicicleta mais leve!

subir com essa carga toda é dificil mesmo...

Editado por christianmdt - 19 Fev 2020 as 12:59
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christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Quanta bobagem proferida no tópico. E sempre pelos mesmos sujeitinhos...

36/40 é MUITO pesado. Vai ser muito fácil encontrar subidas de estradas de terra que não vai dar pra subir com essa relação.



o pessoal do grupo peppa pig de pedal e cerveja acha o mesmo
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Originalmente Postado por christianmdt christianmdt Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Quanta bobagem proferida no tópico. E sempre pelos mesmos sujeitinhos...

36/40 é MUITO pesado. Vai ser muito fácil encontrar subidas de estradas de terra que não vai dar pra subir com essa relação.



o pessoal do grupo peppa pig de pedal e cerveja acha o mesmo

Posta um strava seu, subindo 2km a 12% em estrada de terra com relação 36/40 no aro 29... depois a gente conversa

Não queira comparar seu mundinho de aro 20" e pedal plano em asfalto com MTB
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StFred Ver Drop Down
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Registrado: 16 Fev 2015
Brasil
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Como usuário, já usei 1x6 e 1x9. Vou contar 2 histórias:

Na bike que utilizava pra ir ao trabalho usava um kit 1x6 que consistia:
- Pedivela ponta quadrada coroa única 46T Cairu (narrow wide pra caraio)
- catraca de 6v shimano 14-28 com passador Tourney baratão
- Rapid Fire Yamada 6v
- Corrente KMC 6v

O percurso era 25km, uns 250m de altimetria. Só asfalto (urbano). Nunca sequer caiu corrente, nem pedalando pra trás afim de teste ou passando em buraco/trepidação. A regulagem durava 1 semana fácil (50km ida e volta) e durou muito.
__________________________________________________

A outra configuração era numa bike 1x9 (Cannondale Rize, 130mm full, aro 26).
- Pedivela single, coroa Narrow Wide.
- K7 SunRace 11-40
- Passador e Shifter Deore XT 9v
- Corrente SunRace.

Nunca caiu corrente. Comecei com 36, mas qualquer trilha com altimetria ou subidas mais longas eu empurrava. Achei o ponto ideal com 30T, perdi na final mas não me importava muito, visto que moro muito perto das trilhas.

Acredito que você consiga deixar 1x8 sem muitos problemas. Vai ficar com um kit robusto, que demora pra desgastar. Vai perder em alcance, mas aí vai variar de onde vc mora e as trilhas/estradão q vc pega. Vai de se autoconhecer e saber quanto sua perna aguenta sem um master-blaster cog de 50.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
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jh1991 Ver Drop Down


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bh
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Esqueceu do ciclista de calculadora
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Esqueceu do ciclista de calculadora


Não vai discutir com a matemática né
scott single track 95 cromo
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adrianomtb Ver Drop Down
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Registrado: 11 Out 2007
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Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Esqueceu do ciclista de calculadora


Não vai discutir com a matemática né

Hahaha
Ele tava doido pra mandar essa de volta pro ghd
Só que o steelboy usa matemágica
“Tudo o que vemos são as nossas percepções, e as confundimos com a realidade”
(Alan Moore)
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Trazendo o tópico de volta ao sentido, a TRIBAN 100 usa grupo 1x7v... E é uma bike com proposta gravel/ciclocross...

Funciona mal? não, sem dúvidas... Mas com coroa 48 e cog 34, se reserva aos estradões lisos e planos, o que não é muito bem nossa realidade... Pelo menos aqui onde moro, pra fazer 50km de estradão tem que subir por volta de 1000m... 
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Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
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Originalmente Postado por jh1991 jh1991 Escreveu:

Esqueceu do ciclista de calculadora




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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2020 as 21:46
Eu tenho vivência com 2x7, 22/32 x 12~34.
De cara é notável que funciona bem, e a contento se não quiser escalar nada absurdo. Pra cidade,me pareceu que seria o ideal.
Não faria nada disso por peso, só por praticidade.
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Prost!
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