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groove urban id + câmbio interno

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ifeghali Ver Drop Down


Registrado: 06 Dez 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ifeghali Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: groove urban id + câmbio interno
    Enviado: 06 Dez 2019 as 20:57
olá pessoal,

há uma semana resolvi trocar o carro pela bike para deslocamento urbano (trabalho e escola das crianças) e após pesquisar bastante adquiri uma Groove Urban ID que julguei ser um bom custo benefício para uma Urbana, além de trazer de fábrica acessórios que eu preciso (bagageiro, sineta, para-lamas).

um ponto que me desagradou bastante é esse câmbio que não troca marcha parado além de ser impraticável a troca sequencial de todas as marchas. andei pesquisando e a solução dos meus problemas parece estar nos câmbios internos, por exemplo o shimano nexus e alfine. meu circuito é bem misto, com longas retas e subidas íngrimes então gostaria de pelo menos 8 marchas (sei que ambos os modelos possuem versão de 8 e o alfine chega até 11).

minha dúvida seria se algum desses modelos pode ser adaptado perfeitamente a essa bicicleta ou se haveria algum outro que vocês indicam ?

obrigado.
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dwsmartins Ver Drop Down


Registrado: 16 Abr 2018
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Mensagens:604
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2019 as 22:22
Cara, bem vindo ao universo da bike. Mas to vendo que provavelmente vc tá com alguns vícios do carro... O sistema de marchas mais comum para bicicletas só troca as marchas em movimento, e vc precisa aliviar um pouquinho o pé durante a troca.

Vc considera a utilização de câmbios internos. Não sei como funcionam, mas sei que são bastante incomuns (e caros) no Brasil. Não é qualquer oficina que pode dar manutenção neles e, caso insista nesta opção, pode acabar ficando refém disso.

Sistemas com descarrilhadores (acho que é esse o nome em português pro derailleur), o tipo mais comum de câmbio (o mesmo que veio na sua bike), são baratos, fáceis de regular e bastante duráveis. Com um mínimo de experiência, vc se acostuma.

Quanto à troca das marchas, aqui vai uma dica: não pense em uso sequencial, vc não é um carro. Sistemas de 24 marchas vão ter, no máximo, 12 efetivas (as outras 12 são combinações repetidas). Lembre-se que não se deve cruzar a corrente, colocando coroas pequenas (as da frente, mais pra dentro do quadro) com engrenagens traseiras (as chamadas cogs) também pequenas (mais pra fora do quadro). Da mesma forma, coroas grandes (pra fora) não devem ser usadas com cogs grandes (pra dentro).

Numa relação de 21v (3 coroas e 7 cogs), o que eu recomendo é o seguinte:

* use a coroa pequena nas subidas, a média no plano e a grande na descida (pense nelas como uma espécie de “caixa reduzida” de um carro);
* não se deve usar todos os cogs traseiros com cada coroa: use as 3 primeiras cogs (as maiores, 1 a 3) com a coroa pequena; as 3 do meio (3 a 5) com a coroa média; e as 3 menores (5 a 7) com a coroa grande;
* ao trocar as marchas, dê uma acelerada imediatamente antes da troca e alivie a perna durante a troca, como se fosse uma embreagem, assim vc evita forçar o sistema e as trocas ocorrem de maneira mais suave.

Com o tempo, vc vai ver que pode mudar isso. Só não cruze as marchas e lembre-se de aliviar a perna durante as trocas que tudo deve ocorrer bem.
Bora pedalar, senão estressa!
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ifeghali Ver Drop Down


Registrado: 06 Dez 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ifeghali Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Dez 2019 as 16:24
olá amigo, muito obrigado pelas dicas. eu não quis me alongar muito no assunto, mas na verdade já estava utilizando o câmbio com o conjunto reduzido de marchas. estou fazendo da seguinte forma:

1 / 2 / 3 => coroa 1
3 / 4 / 5 => coroa 2
5 / 6 / 7 => coroa 3

de fato facilita demais as trocas de coroa (em contraste a fazer de 1 a 7 na primeira coroa depois 1 a 7 na segunda coroa).

o que realmente me incomoda muito nesse câmbio é não poder trocar a marcha parado. não é incomum na minha rotina urbana parar com a última marcha engatada. considerando que carrego muito peso (1 criança e duas mochilas) fica terrível e até perigoso sair com a bike depois.

você está muito correto em afirmar que me falta experiência e costume. aos poucos estou me adaptando para prever melhor a situação à frente e já antecipar as trocas de marcha, maximizando a chance de parar com uma marcha mais adequada para saída parado.

em todo caso, o câmbio interno ainda me parece uma ótima pedida para o uso urbano e de fato pelo que pesquisei o custo é muito elevado. estou disposto a me planejar e encarar esse desafio e ficaria muito grato se alguém pudesse compartilhar experiências nesse sentido. não no uso do câmbio mas sim na parte de instalação/custos/desafios etc.

nesse primeiro momento minha principal dúvida é se de fato dá pra adaptar esse câmbio na minha bike.

abraços e obrigado mais uma vez.


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