Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gravel não ficou boa...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Gravel não ficou boa...

Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ivanortega Ver Drop Down

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gravel não ficou boa...
    Postado: 19 Mai 2023 as 18:58
Montei uma gravel e achei que a bike ficou uma porcaria.
Estou usando um quadro KSW com um grupo Sram APEX 1x11, com pedivela 42 dentes ,cassete Deore M5100 (11x42), a rodas utilizei aros vzan extreme 28 de furos e cubos ARC MT006 e raios de inox e pneus Kenda K180 700x38, o garfo ,canote , selim e guidão é tudo da Tossek de carbono para tentar melhorar o conforto. o peso ficou otimo pelo valor que eu gastei (10.5KG), mas no trecho que eu estou treinando eu estou achando ela ruim de subida e pessima de descida , ela simplesmente não rende em nenhuma das 2 coisas.Cry
onde foi o meu erro?? o Quadro? as rodas? ou os pneus?
no mesmo trecho uso tambem uma MTB Cannondale Trial 5 com pneus 2.25 e relação 38 na frente e 11-50 na traseira onde a bike pesa 15kG e subo melhor e desço melhor que a gravel.

hug0.dts Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 19:15
Pneus. Coloque um par decente e você vai ver a mágica acontecer. Se não puder gastar muito, dentre os baratos, o melhorzinho é o Levorin Cyclocross. Pneu bastante solto, mas não muito confortável. Apesar de ser um pneu voltado pro uso urbano, funciona decentemente numa terra batida. Porém, se puder investir nisso, invista e pegue pneus bons. É uma das coisas que faz mais diferença durante o pedal.

Outra coisa, você precisa se atentar a calibragem do pneu. Se for com o pneu cheio demais pra terra ou murcho demais pro asfalto, não vai render mesmo.

Editado por hug0.dts - 19 Mai 2023 as 19:25
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 20:36
o pneu Continental Terra Trilha 700x40C seria uma boa escolha? achei com um preço interessante .
misera Ver Drop Down

Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 21:02
Seu erro fou achar que a gravel é tudo que dizem , me deaculpe pela sinceridade.
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 21:08
eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 
adrianomtb Ver Drop Down

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 23:10
Mais um que caiu no conto do vigário.
Se serve de consolo, você não está só.
Já que você tem os limões, pelo menos faça uma limonada. Tem muitos outros iludidos como você, aproveita e vende essa bike pra um deles enquanto ela está nova.
Dragum Ver Drop Down

Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 23:22
Cara,

você saiu de 38x11 pra 42x11, só estaria mais lenta na descida se os FREIOS não te derem segurança ou o terreno não te passar segurança para esses pneus. Por que 42x11 da pra ir rápido sim, principalmente com a posição aero do guidon drop.

O Pneu... bem, consegue ser mais pesado que seu 2.25, provável. Menos aderência também.

Geometria da KSW foi corrigida a um mês, tinha toptube de tamanho fixo, até onde eu sei. Isso pode atrapalhar.

42x42 só é bom se você é um profissional, dependendo da subida. Isso é um problema também, mas se você consegue zerar a subida, era pra ta indo rápido, ou ta com a cadência errada.

O problema da descida na minha opinião: freios e pneu (duvido ter rolado um sti hidraulico)
O problema na subida: cadência errada faz desempenho ir para o BURACO.

Editado por Dragum - 19 Mai 2023 as 23:24
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Jagwire Ver Drop Down

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2023 as 23:34
Como é o trecho onde vc está treinando e comparando com a MTB? Estrada de terra boa, ruim, trilha, asfalto?
Os trechos de subida tem qual distância e inclinação em média?
strava.com/athletes/6410495
cdamaso Ver Drop Down

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 01:58
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 
Como é o trecho que está treinando e comparando essa gravel com a MTB?

Assim como citaram antes, também acho que os pneus são parte do problema, mas também imagino que uma gravel pode não ser exatamente o que você esperava dela, a gravel é mais rápida que uma MTB no asfalto e mais adequada do que uma speed pra terra, ou seja, menos adequada que uma MTB na terra e mais lenta que uma speed no asfalto, então sim é uma bicicleta pato.

Do meu ponto de vista, intermediário entre a MTB e a speed é na verdade uma MTB hardtail com pneus finos(mas não muito), uma relação 3x10 ou 3x9 com cassete 11-40D e pedivela com coroa menor de 24D e maior de 44D e uma boa suspensão, guidão a gosto do usuário.

Editado por cdamaso - 20 Mai 2023 as 02:00
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 08:02

o pneu Continental Terra Trilha 700x40C seria uma boa escolha? achei com um preço interessante .

O pessoal usa bastante o Terra Trail e algumas variantes do Schwalbe G-one. Acredito ser uma boa escolha sim, especialmente em comparação a esse Kenda.
dimas2dimas Ver Drop Down

Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 12:08
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Assim como citaram antes, também acho que os pneus são parte do problema, mas também imagino que uma gravel pode não ser exatamente o que você esperava dela, a gravel é mais rápida que uma MTB no asfalto e mais adequada do que uma speed pra terra, ou seja, menos adequada que uma MTB na terra e mais lenta que uma speed no asfalto, então sim é uma bicicleta pato.

Do meu ponto de vista, intermediário entre a MTB e a speed é na verdade uma MTB hardtail com pneus finos(mas não muito), uma relação 3x10 ou 3x9 com cassete 11-40D e pedivela com coroa menor de 24D e maior de 44D e uma boa suspensão, guidão a gosto do usuário.

Nem precisa ser mais fino. Um Raceking 2.2 com 35 psi e tubeless tem resistencia a rolage m me or que muito pneu de speed até intwrmediário e praticamente todos de "gravel".

Não dá pra gravel acompanhar uma boa hardtail num estradão qualquer, e nem estamos falando do desgaste físico da posição/guidão.

Talvez um Raceking 27,5 x 2.0 com tubeless seja a solução quanto a rolagem, mas ainda vai ficar preso no conceito de "melhor dos 2 mundos" que como sabemos, inexiste.

Editado por dimas2dimas - 20 Mai 2023 as 12:13
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 12:16
o trecho de ida  são 13.5km de estrada asfaltada (otima) e quase 5km de estrada de chão o ganho de elevação são uns 800m. e a volta é o mesmo trecho. com a MTB na banguela chego a 60km/h na gravel nao passo dos 54km/h no drop... antes eu ia de road, sofria muito na ida , mas na volta... eu voava LOL(53-39 na frente e 11-34 na traseira) era uma specialized Allez com grupo rival e rodas Mavic Aksyum com pneus Mavic 700x25. vendi por conta do conforto (ou a falta dele) .
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 12:33
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Geometria da KSW foi corrigida a um mês, tinha toptube de tamanho fixo, até onde eu sei. Isso pode atrapalhar.

isso que o quadro veio muito mal feito, eu recebi com uns 20 dias de atraso, veio mal pintado, cheio de rebarba com as roscas mal feitas e deu um puta trabalho para montar, fiquei 40 dias fora e chegou logo depois que eu fui, quando voltei não dava para devolver... nunca que eu ia imaginar que viria dessa maneira....
LeoSilva Ver Drop Down

Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 12:37
Para melhorar o conforto coloque o pneu mais largo que couber de kevlar. Tem o maxis rumbler que é um dos mais usados. Vittoria Terreno dry que vem na soul seeker.
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 14:44

o trecho de ida  são 13.5km de estrada asfaltada (otima) e quase 5km de estrada de chão o ganho de elevação são uns 800m. e a volta é o mesmo trecho. com a MTB na banguela chego a 60km/h na gravel nao passo dos 54km/h no drop... antes eu ia de road, sofria muito na ida , mas na volta... eu voava LOL(53-39 na frente e 11-34 na traseira) era uma specialized Allez com grupo rival e rodas Mavic Aksyum com pneus Mavic 700x25. vendi por conta do conforto (ou a falta dele) .

Primeiro troque os pneus por algo melhor. Esse kenda é pra uso urbano, deslocamentos. não tem performance no asfalto muito menos na terra.
Se for possível coloque pneus sem câmara. Isso deve melhorar a performance no asfalto (talvez empate ou supere levemente a MTB), e na terra terá mais controle nas descidas. Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.
Quais freios vc usa?
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 15:56
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Quais freios vc usa?

uso um ZTTO hidraulico com puxada mecanica e discos da sram, na traseira por conta do quadro compativel com IS tive que colocar um adaptador para flat mount e o disco tive que usar um de 180 Dead
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 18:36
E ele segura bem nas descidas? Se o freio for fraco e não passar muita confiança acaba que descemos mais devagar. Nos 3 freios que já usei na Gravel tive esse problema. Fora a questão de geometria, guidão drop, pneus finos e ausência de suspensão, fatores esses que jogam contra em descida nos terrenos ruins.
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2023 as 20:48

E ele segura bem nas descidas? Se o freio for fraco e não passar muita confiança acaba que descemos mais devagar. Nos 3 freios que já usei na Gravel tive esse problema. Fora a questão de geometria, guidão drop, pneus finos e ausência de suspensão, fatores esses que jogam contra em descida nos terrenos ruins.

Chegou a usar aquele zoom mecânico que move as 2 pastilhas ? zoom db680
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 11:39
É bem esse que estou usando atualmente. Com STI ele tem pouca potência. Mesmo regulando as pastilhas bem próximas (troquei as ruins originais por Shimano) e usando conduíte bom, só dá alguma coisa de freio quando o STI está encostando no guidão.
Já com guidão flat e manete de vbrake ele até que funciona bem. O problema é a puxada do STi que não conversa bem com ele, fora a rota do conduíte traseiro que faz muitas dobras até chegar na pinça.
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 12:17
Pará melhorar o freio, pode tentar essa dica do rei das gambiarras

Editado por hug0.dts - 21 Mai 2023 as 12:20
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 12:24

isso que o quadro veio muito mal feito, eu recebi com uns 20 dias de atraso, veio mal pintado, cheio de rebarba com as roscas mal feitas e deu um puta trabalho para montar, fiquei 40 dias fora e chegou logo depois que eu fui, quando voltei não dava para devolver... nunca que eu ia imaginar que viria dessa maneira....

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 16:01
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.

Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.
adrianomtb Ver Drop Down

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 17:33

Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.

Desculpe a sinceridade, mas você vai entrar numa espiral interminável de gastos com essa bike. Só vai enterrar mais dinheiro e no final vai continuar frustrado.
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 19:48

Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.

Esse ai nunca viu uma prova de gravel com a galera a 70km/h nas descidas de estrada de chão.

EU já falei, vocês me ignoram:

Descida: Pneu e freio.
Subida: Relação pra ficar na cadência certa.

Só isso.

Editado por Dragum - 21 Mai 2023 as 19:49
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2023 as 19:52

Acho que primeiro você deveria ver se consegue se adaptar a esse estilo de bike. Se tomar gosto, aí sim vale investir, mas eu não investiria apenas no quadro, pegaria logo uma bike completa. Será um negócio bem melhor.
Jagwire Ver Drop Down

Paraná
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 00:52

Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.

Esse ai nunca viu uma prova de gravel com a galera a 70km/h nas descidas de estrada de chão.

EU já falei, vocês me ignoram:

Descida: Pneu e freio.
Subida: Relação pra ficar na cadência certa.

Só isso.

Me refiro à Gravel do autor deste tópico. Nunca que ele vai conseguir descer com a mesma velocidade e controle em terreno ruim, que consegue descer com a MTB que ele cita.
Um pro-tour ou ciclista muito habilidoso e com uma Gravel de competição é bem diferente de um entusiasta com uma KSW montada com componentes mais simples.

Em terreno ruim (não as estradas de terra perfeitas da Europa que são melhores que muito asfalto tupiniquim), uma MTB é bem mais apropriada que uma Gravel, sobretudo nas descidas (descida tupiniquim de verdade com curvas, pedra, buraco, costela, onde precisa escolher a linha, controlar a bike, frear...).
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 02:40
Descida não é só pneu e freio , a menos que vc só desça em uma estrada reta...

Se for ver vídeos e pros que são fora da curva , tem gente que desce whistler saltando de gravel pra ganhar view , o outro lá fazia trial de road e tem uma coisa em comum na catreira da maioria deles , vários acidentes mais isso nem sempre se mostra.

70km/h é fácil dar na descida , aposto que o autor conseguiria se quisesse , mais basta quslquer coisa uma vala uma pedra um pneu que fura um gato atravessando a rua um mosquito no olho pra vc se lascar.
TGTECH Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 08:21
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Desculpe a sinceridade, mas você vai entrar numa espiral interminável de gastos com essa bike. Só vai enterrar mais dinheiro e no final vai continuar frustrado.

Não vou usar maioria para definir, mas muitos tem a pretensão de montar uma gravel  usando um misto de coisas que no final nao conversam bem (no meu tempo de enduro de moto, chamávamos de Xtudo).

Montar uma bike peça a peça sem receita, precisa ter experencia e saber exatamente oque cada escolha traz de beneficio ou prejuízo. Assim é possível chamar de projeto... 

e para correção, serão gastos e mais gastos e provavelmente ainda no acho disso, acho aquilo, etc etc etc. 

E ai vem o pior, julgar a experiencia de entrada com expectativa alta e frustração das primeiras voltas. 

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Pabloebani Ver Drop Down

Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 12:09
Olha eu não tenho uma gravel e percebo uma coisa.
Gravel só talvez fique bacana se for de carbono. O quadro de aluminio com pneus "duros" é só pra levar pancada em estrada de chão. O quadro influencia na leitura do terreno, se o ciclista não souber ler junto lascou-se a performance.
Se é pra ter gravel de aluminio melhor uma HT com pneus 2.0 e garfo rígido então.

Por experiências que fiz no MTB, pneu duro perde performance em terra. Eu ando melhor com a MTB com 22psi do que com 25psi que andava antes. Se não tiver um quadro pra absorver essa vibração excessiva gerada pelos pneus não vai rolar velocidade nem em descida.

Tudo bem que meu parâmetro é MTB, mas a física das coisa não deve ser tão absurdamente diferente numa Gravel.
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanortega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 19:24
quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 20:00

quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 

Ivan, tenho MTB HT pneus 2.25, Gravel pneu 40mm e Gravel com relação e pneu road (28mm). 
A "Road" é a mais rápida, depois a gravel e logo atras a MTB, considerando uso em asfalto. Na descida então, fica bem mais perceptível. 
Faz o primeiro investimento em um belo par de pneus. Para gravel que anda em boas estradas e asfalto, gosto muito do pathfinder da Specialized, rola muito bem, duravel e bem resistente a furos. Uso e o unico ponto que poderia ser melhor é o valor....
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 20:03
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Ivan, tenho MTB HT pneus 2.25, Gravel pneu 40mm e Gravel com relação e pneu road (28mm). 
A "Road" é a mais rápida, depois a gravel e logo atras a MTB, considerando uso em asfalto. Na descida então, fica bem mais perceptível. 
Faz o primeiro investimento em um belo par de pneus. Para gravel que anda em boas estradas e asfalto, gosto muito do pathfinder da Specialized, rola muito bem, duravel e bem resistente a furos. Uso e o unico ponto que poderia ser melhor é o valor....

Esse pneu é muito foda mesmo. Agora não adianta nada o pneu se você tem um freio mecânico que não funciona, ou vai devagar, ou com risco de morte.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Solito Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2023 as 22:21

Duas coisas...
1 - Acho que sua expectativa da gravel contribuiu muito para essa aparente decepção...
2 - MTB na descida de asfalto dá uma segurança tremenda, numa eventualidade de buraco no asfalto, pedras, desnível do acostamento, tem muita chance de ser só um susto...
Você já andou em outra gravel para ver se ela se comporta como a sua ?
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2023 as 08:32
Parei pra analisar agora, esse Kenda é quase mais pesado que um pneu de MTB. Esse peso todo na roda influencia na aceleração dela e no "lançante" acaba freando naturalmente a bike. Coloque uns pneus minimamente decentes na bike.
Eu sempre usei pneus baratos, mas quando pus uns pneus de verdade na MTB, não só pelo tubeless, mas a bike anda que é um foguetinho.
RodolfoMTB Ver Drop Down

Cadastrado em: 12 Ago 2021
BH - MG
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 08:18
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Parei pra analisar agora, esse Kenda é quase mais pesado que um pneu de MTB. Esse peso todo na roda influencia na aceleração dela e no "lançante" acaba freando naturalmente a bike. Coloque uns pneus minimamente decentes na bike.
Eu sempre usei pneus baratos, mas quando pus uns pneus de verdade na MTB, não só pelo tubeless, mas a bike anda que é um foguetinho.

Concordo, pneus tem grande interferência no prazer de pedalar, podem avacalhar ou ajudar muito. O problema é que estão caros e são justamente os componentes que trocamos com mais frequência (se cuida direito da relação). O "X" da questão, para quem não tem ou não quer torrar muita $, é achar um pneu com bom custo-benefício que agrade.

Estou fugindo das rodovias e querendo "gravelizar"minha speed/commuter, Triban 520 ano 2015 trocando apenas os pneus. Ela tem freios e espaço que aceitam bem pneus até a medida 35c (talvez mais, mas pode melecar o freio com o quadro raspando o barro). Possui um quadro de aluminio com geometria bem confortável, tem até a inscrição "all conditions ride", rende bem e tem garfo de carbono. Roda "bem" em estradão de terra batida com pneus 28mm, mas não tem como pegar velocidade com segurança, já em calçamento de pedra é uma desgraça. Se for surpreendido com chuva o aro sujo de barro não permite passar de 20 km/h na descida, pq nenhum santo ajuda a parar.

Indicam algum pneu até 35c para rodar em estradão de terra batida (terreno seco) em boas condições e na cidade eventualmente? O par até 600 reais.

Sds!
RodolfoMTB Ver Drop Down

BH - MG
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 08:30
Estou cogitando os Continental Trail ShieldWall PureGrip 700 Tubeless (35c) que estão saindo o par por 357 reais na Bikeinn (se for taxado por 571 reais). As avaliações lá dizem que ele é tudo de bom, mas não conheço ninguém que já teve deles. Se bem que não conheço nenhum de vocês também...rs
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 08:35
Fazendo uma pesquisa rápida no ML.
Vittoria é boa indicação
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2222173326-pneu-vittoria-terreno-dry-gravel-700x38-tubeless-_JM#position=19&search_layout=stack&type=item&tracking_id=90242249-316b-4dcc-88c8-8a422bfead75

Kenda Rambler
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2152589084-pneu-maxxis-700-x-40-rambler-gravel-ciclocross-tr-silkshield-_JM#position=43&search_layout=stack&type=item&tracking_id=90242249-316b-4dcc-88c8-8a422bfead75

Chato que pra gravel, que ta na moda, os pneus estão caros, não tem um meio termo, ou é pneu Levorin de R$80 ou de marca custando R$300 e geralmente medida de 40 a 42. Só os baratinhos se encontra na medida 35 ou 38.

Não tive como comparar, mas já usei o Levorin Cyclocross 38c. Eu achei ele decente, rodava mais em cidade e algumas ruas de terra por aqui. Nunca tive situações de exigir o pneus, como barro, piso molhado. Como não buscava rendimento ele me servia, agora se se compara a um pneu um pouco mais caro ou se é melhor que o Kenda que está usando já não sei.

Um jeito mais em conta é partir pro Bikeinn e tentar a sorte de não ser taxado. Eu já peguei pneus lá e sairam 60% do valor dos Schwalbe aqui. Mesmo pagando frete pra cada pneu separado e não fui taxado. Big smile

Fora a variedade absurda de modelos que nem sonhamos em encontrar por aqui.
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 08:40

Nunca usei, mas falam bem pra caramba dos Panacer. 

Segue o link do bikeinn 

https://www.tradeinn.com/bikeinn/pt/panaracer-pneu-gravel-gravelking-sk-/138492600/p

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
RodolfoMTB Ver Drop Down

BH - MG
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 08:54
Obrigado pelas indicações, os dois primeiros do ML são bem leves, mas estão acima dos 35c. Boa a dica de pagar dois fretes para evitar a taxação.

Vou considerar este Panaracer, não é leve, mas como abortei o gasto com aros tubeless, os clincher com mais borracha furam menos. O desenho dele parece segurar bem nas curvas mesmo, como consta na avaliação do site, se pegar deles depois volto aqui para passar minhas impressões.

Valeu!
BrunoRHCP Ver Drop Down

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2023 as 09:40
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Ótima configuração, só tiraria a suspa e colocaria um bom garfo de carbono.
https://www.strava.com/athletes/605290
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X