Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gravel bikes, por que vemos tão poucas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gravel bikes, por que vemos tão poucas?

 Responder Página  <1234 8>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2017 as 11:29
eu tenho um par de manetes tektro e freios bb5, funciona perfeitamente.

se alguém estiver precisando so falar comigo pois comprei sti e outros freios, essas vao sobrar
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2017 as 11:30
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu tenho um par de manetes tektro e freios bb5, funciona perfeitamente.

se alguém estiver precisando so falar comigo pois comprei sti e outros freios, essas vao sobrar

vai vender os bb5 separados? se sim, qual valor? obrigado
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Pablo Toledo Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pablo Toledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2017 as 19:49
Salve salve;

Estou prestes a me mudar para o exterior e irei comprar uma bike nova, a qual trarei ao Brasil posteriormente para rodar no interior de SP (divisa MG) por estradas vicinais parcialmente asfaltadas.

Estou em dúvida entre uma gravel ou cyclocross. Há mais opções no segundo caso além de ser mais fácil encontrar modelos com uma coroa (vou aderir ao movimento). O fato do bottom bracket ser mais elevado e o pedivela mais curto também acho mais interessante no casos das cyclocross (são mais ágeis embora menos confortáveis). Me parece que no Brasil sempre que rodamos por estradas de terra a situação está mais para mountain bike do que para estradas de terra batida/cascalho bem conservadas (o conceito "gravel"). O que acham?

PS: Recentemente tive oportunidade de rodar com a top de linha da Specialized Diverge 2018 (câmbio XTR eletrônico) pela Serra do Japi (fiquei sempre na estrada de terra principal). A bike é um foguete! Sem chances para as MTBs. Outro colega de grupo bem mais experiente e forte do que eu fez com este mesmo modelo tempos/parciais no Strava muito próximas aos top10 que rodam por lá.

Abs,
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2018 as 11:25
É interessante pensar na forma como você vai usar a bike. A ciclocross é uma estradeira pra rodar na terra, uma bike pra transpor obstáculos, descer e carregar nas costas, a geometria dela é pensada nisso. Se vc for andar prioritariamente na terra, é uma bike interessante, porem usando uma unica coroa vc vai sofrer grande limitação de velocidade final, logo não será tão bom pra rodar no asfalto com outras roads.

Já a gravel é uma bike rápida, pra rodar no asfalto e no estradão. Não será uma bike pra jogar na terra, mas no estradão vai andar bem e não vai fazer feio no asfalto. Se as estrada for muito ruim, acredito que uma gravel com pneus mais largos ainda de conta.

Ai vai do gosto, se vc pretende ficar mais próximo de uma MTB rígida ou de uma estradeira com pneus grossos. Nós dois lados dá pra se divertir muito.
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 17:40
Salve Pessoal, 

Então, ha algum tempo atrás, estava procurando outra bike de estrada e me deparei com as gravel/cx (to colocando as duas no mesmo patamar simplesmente pq tendo em vista a diferença de geometrias entre os fabricantes, os dois tipos acabaram ficando meio "parecidos". Na minha busca fiz uma análise das geometrias e cheguei nessa conclusão). Há cerca de 1 ano, numa promoção louca eu comprei uma on-one pickenflick de titânio. Considerada pelo fabricante como cx, mas que, pela geometria, ficaria bem parecida com uma gravel. 

Qual era a ideia? o asfalto aqui no rio eh uma bosta, então um pneuzão largão (mas sem ser uma mtb) seria sensacional. Já andava com uma fixa com pneu 38 e achava delicioso. Fora isso, apesar de nunca ter feito uma prova dessas, acho o cx fantástico e queria uma bike que me possibilitasse brincar disso um dia. 

Na minha primeira saída com a bike no asfalto já deu para notar que para um nível de pedal normal como o meu (sem pretensões competitivas) a bike era maravilhosa, senti um pouco de lerdeza em subidas mais complicadas, mas trocando os pneus por pneus mais leves, e depois por uma roda melhor, não perdeu nada em comportamento para a outra estradeira que eu tinha (carbono).

Dito isso, o big biker abriu uma categoria diverge para esse tipo de bike, e lá fui eu sem nunca ter andado na terra com ela (e sem ter trocado rodas e pneus ainda). Vou falar, foi tenso. Extremamente cansativo. Nas descidas descia me borrando de medo. Mas....nas subidas não tinha p ninguem (nosso mtb por aqui é praticamente todo em estradão). Era impressionante como a bike subia. óbvio que se tivesse um rock garden eu teria que empurrar....mas nas subidas de terra...moleza. Muito melhor que minha mtb (uma spz não tão pesada assim). Apesar do cansaço, pude notar o seguinte, a diversão era muito maior. Qq estradão virava um trecho bem mais técnico, o que me divertia bastante. Mesmo andando bem mais devagar nas descidas, me divertia muito mais com o cansaço (quem não quer se cansar fica em casa).

Depois dessa experiência, fiz uma viagem (daquelas que todo mundo vai de mtb) para o tal Caminho da Luz em MG depois de muita chuva e muita lama. Mais uma vez a bike me surpreendeu. Fiz o Letape de 2017 com ela (pneus 32), e tenho uns pneus 700x43 para andar em provas de mtb que eu insisto em levar. 

Frequentemente ando com pessoas de mtb com ela, e ando de boa. um pouco mais lento nas descidas, mas um pouco mais rápido nas subidas. acho o drop muito louco de andar na terra. 

Hoje a mtb está bem pouco utilizada (já até pensei em vender), só levo se for para andar em trechos realmente de trilha. 

E ainda herdei uma velha klein mtb da década de 90 e estou transformando em um monstro com garfo rígido e pneus 2.4 (a meta é o 3.0, mas não sei se vai caber). 

Enfim, sem querer questionar os motivos de ninguem....se vc se sente desconfortável em ter uma baita mtb e andar em estradão de terra.....se vc fica de saco cheio de andar com pneu 23 em asfalto esburacado...se o lugar onde vc anda tem de tudo, asfalto ruim, estradão de terra, etc...se vc gosta de desafios....ou se é maluco e gosta de coisas diferentes, essa é a bike ideal. agora, se vc tem pretensões competitivas, não abre mão do conforto para andar na terra...fica com a mtb ou com a estradeira.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 12:04
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

....ou se é maluco e gosta de coisas diferentes, essa é a bike ideal. 

eu!

legal seu relato.

depois de pesquisar tanto acabei decidindo ir mais pro lado MTB e vou  montar uma monster cross que suporte pneus 29x2.1 ee com garfo alto.

queero pegar trilhas mtb com ela e estradas bem ruins (erosão), e uma gravel de pneu fino (até 40) e frente baixa não ia me atender bem.

como tenho 2 mtb full e nenhuma rígida xc, acho que ter uma "29 com guidão drop" é o melhor caminho.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 12:26
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

....ou se é maluco e gosta de coisas diferentes, essa é a bike ideal. 

eu!

legal seu relato.

depois de pesquisar tanto acabei decidindo ir mais pro lado MTB e vou  montar uma monster cross que suporte pneus 29x2.1 ee com garfo alto.

queero pegar trilhas mtb com ela e estradas bem ruins (erosão), e uma gravel de pneu fino (até 40) e frente baixa não ia me atender bem.

como tenho 2 mtb full e nenhuma rígida xc, acho que ter uma "29 com guidão drop" é o melhor caminho.

Estou montando um projeto igual.. mtb rigida com quadro mais curto e guidão drop
como ando pouco em trilha, a ideia vai ser montar com pneu 700x35 com paralama pra cidade/audax/estradão e um segundo jogo de rodas com pneu 2.1 pra trilha (retirando os paralamas quando for usar estas)
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 12:30
ja tem o quadro?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 12:36
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ja tem o quadro?

já.. vou montar com um groove riff 90
tem as furações para bagageiro e paralama, suporte de disco post e o tamanho viável pra usar guidão drop
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 13:56
Esse projeto vai ficar sensacional. 

Como eu já tenho uma gravel/cx e uma monster em construção....se fosse ter outra bike hoje, seria uma 29 ou uma 27.5 com pneuzão, garfo rígido e guidao drop. eu achei simplesmente incrível.


Voltar ao Topo
Torque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2018
Macapa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Torque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 22:38
Olha entrei no forum justamente indo atraz d mais materias sobre as Gravel o q realmente é bem pouco aqui no BR .
Eu vi a respeito tem uns 4 meses pois eu ficava bem no meio dos dois pedais ... nao queria a posiçao d Speed e nem ia andar na velocidade do pessoal d Speed e tmbm nao gosto d me meter em trilha hard no meio do mato lama subir descer feito doido, ai sem perceber comecei a trocar toda susp d bike q eu tinha justamente por nao gostar achava pesado na estrada nao ajudava em nada, ai acabei montando a minha com o guidao reto mas depois d muito ver as gringas coloquei o guidao drop.
Nos primeiros pedais incomoda a posiçao diferente e a musculatura do ombro doi bastante ela acompanha as Speed e tmbm se mete em terra e algumas trilhas de chão. Os pneus coloquei o speed ride da continetal d cyclocross e o grupo ta c um hibrido Claris/ Altus eu ainda preciso da lamina grande no cassete e o cambio dianteiro tem q ser um mtb por causa do quadro. O freio ta um shimano a disco mecanico tmbm . Eu acho q encontrei o q queria bem no meio termo das duas e to gostando muito. Tenho uma MTB tmbm q só to usando p ir p trabalho.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2018 as 23:21
Originalmente postado por Torque Torque escreveu:

Olha entrei no forum justamente indo atraz d mais materias sobre as Gravel o q realmente é bem pouco aqui no BR .
Eu vi a respeito tem uns 4 meses pois eu ficava bem no meio dos dois pedais ... nao queria a posiçao d Speed e nem ia andar na velocidade do pessoal d Speed e tmbm nao gosto d me meter em trilha hard no meio do mato lama subir descer feito doido, ai sem perceber comecei a trocar toda susp d bike q eu tinha justamente por nao gostar achava pesado na estrada nao ajudava em nada, ai acabei montando a minha com o guidao reto mas depois d muito ver as gringas coloquei o guidao drop.
Nos primeiros pedais incomoda a posiçao diferente e a musculatura do ombro doi bastante ela acompanha as Speed e tmbm se mete em terra e algumas trilhas de chão. Os pneus coloquei o speed ride da continetal d cyclocross e o grupo ta c um hibrido Claris/ Altus eu ainda preciso da lamina grande no cassete e o cambio dianteiro tem q ser um mtb por causa do quadro. O freio ta um shimano a disco mecanico tmbm . Eu acho q encontrei o q queria bem no meio termo das duas e to gostando muito. Tenho uma MTB tmbm q só to usando p ir p trabalho.

confere se ela não ficou muito comprida pra você
se com o guidão reto ela estava com fit correto, com o guidão drop deve estar muito longa.. talvez por isso o incomodo tb
eu estava montando a minha com o quadro que eu usava com guidão flat e acabei desistindo e pegando um quadro um numero menor (troquei um 19 por um 17) pro comprimento do top tube dar uma diminuida
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Torque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2018
Macapa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Torque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2018 as 00:13
Nao , esta do tamanho certo sim
Eu acabei trocando a mesa por uma c 4 graus a menos d angulo ficou bem melhor .
E nao doi mais.Olha q a bike é grande é um quadro 21.
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2018 as 09:22
bela bike.

uma coisa que descobri esses dias para converter bikes para guidao drop é medir o top tube efetivo e comparar com um fit para speed. aí evita que o quadro fique muito grande. 
Voltar ao Topo
mcordova Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2018
Jaragua do Sul
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcordova Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2018 as 12:01
Então pessoal, 1o post aqui, me deparei com o forum justamente procurando por mais informação a respeito da Gravel.
Meu caso é que tenho uma speed, que comprei recente e adoro: uma Soul 3R1. Infelizmente, senti uma grande limitação com a road, pois na minha região temos lugares sensacionais para pedalar, mas 90% com estradão. Como não pedalo em rodovia, fico limitado a algumas estradas asfaltadas secundárias que temos por aqui, que são muito boas para treinar, mas que acabam ficando entediantes com o tempo, principalmente considerando o potencial na redondeza. Eis que entra a ideia da Gravel: "one bike to rule them all" kkk
Ouvi falar que a Soul está para lançar uma Gravel, então penso que, dependendo do setup da bike, poderia manter uma gravel com dois jogos de rodas/pneus: um para asfalto puro e outro para todo o resto. Outra alternativa seria fazer como os colegas e converter uma MTB 26 que tenho parada em uma Gravel, mas daí manteria a road.
Outra dúvida que tenho diz respeito a relação da Gravel. A região que vivo é muito montanhosa, estamos no pé da Serra do Mar. Então nas subidas frequentemente temos trechos que batem +15% de inclinação. Por mais que as relações das Gravel sejam mais leves do que uma road pura, fico na dúvida se seriam suficiente para aguentar essas subidas de forma eficiente.
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 09:52
eu tenho dois jogos de pneus...apesar de andar mais com o hibrido.

um compact e um cassete de mtb vc sobe qq coisa...dá para colocar um 34x42 facil.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 10:22
Originalmente postado por mcordova mcordova escreveu:

Então pessoal, 1o post aqui, me deparei com o forum justamente procurando por mais informação a respeito da Gravel.
Meu caso é que tenho uma speed, que comprei recente e adoro: uma Soul 3R1. Infelizmente, senti uma grande limitação com a road, pois na minha região temos lugares sensacionais para pedalar, mas 90% com estradão. Como não pedalo em rodovia, fico limitado a algumas estradas asfaltadas secundárias que temos por aqui, que são muito boas para treinar, mas que acabam ficando entediantes com o tempo, principalmente considerando o potencial na redondeza. Eis que entra a ideia da Gravel: "one bike to rule them all" kkk
Ouvi falar que a Soul está para lançar uma Gravel, então penso que, dependendo do setup da bike, poderia manter uma gravel com dois jogos de rodas/pneus: um para asfalto puro e outro para todo o resto. Outra alternativa seria fazer como os colegas e converter uma MTB 26 que tenho parada em uma Gravel, mas daí manteria a road.
Outra dúvida que tenho diz respeito a relação da Gravel. A região que vivo é muito montanhosa, estamos no pé da Serra do Mar. Então nas subidas frequentemente temos trechos que batem +15% de inclinação. Por mais que as relações das Gravel sejam mais leves do que uma road pura, fico na dúvida se seriam suficiente para aguentar essas subidas de forma eficiente.

vc gosta da geometria de speed e tem estradas de chao pra andar (supondo q sejam boas) então é o cenário perfeito pra Gravel.

lembre-se que pode também fazer como eu fiz, encomendar um quadro do Miyamura, garfo china, e montar uma relação com cassete 32 e coroas de ciclocross. o restante pode comprar peças simples, encomendar da china, ou comprar usado.

aí consegue montar uma gravel de custo baixo.




Editado por TheLittle - 29 Jan 2018 as 10:24
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 10:29
Tive a oportunidade de testar a Specialized Diverge ontem, no evento Test the Best da Specialized. Testei um modelo feminino (pq era o que tinha do meu tamanho kkkk) com quadro carbono e relação 105 2x11, freios hidráulicos.

Como nunca tinha andado numa gravel própria, foi uma boa experiência, principalmente pra decidir que NÃO QUERO UMA BIKE ASSIM.

Explico o por que:

peguei um trecho de asfalto e fiquei impressionado como a bike desenvolve e como é confortável.
Estradinha de terra "mansa" ela desenvolve espetacularmente bem.

porém na estrada ruim e trilha, achei muito sofrido pela geometria ser curta demais. Entre eixos curto, eu que estou acostumado com MTB achei meio arisca demais pro meu gosto.

minha intenção é ter quase uma bike de xc, então eu montei uma bike mais puxado pra MTB 29 com pneus grandes (até 2.25) e um guidão drop com flare que tem 560mm embaixo. E a frente alta, com garfo 480mm (gravels tem em torno de 400mm) e headtube curto (pra ter uma boa gama de ajuste da mesa)

O quadro já está chegando, e acredito que daqui umas 2 semanas chegue o resto das coisas, e ela esteja pronta, aí posto foto pra vocês.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 10:30
seguem os videos que filmei, achei que ela não é feita p isso kkk


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 11:25
eu to pensando seriamente em desistir da minha trail e pegar uma dessas... as trilhas aqui tão cada vez mais mansas e a galera só quer andar em estradão/asfalto. Pegar uma pra botar os capiau na poeira
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 13:05
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

eu to pensando seriamente em desistir da minha trail e pegar uma dessas... as trilhas aqui tão cada vez mais mansas e a galera só quer andar em estradão/asfalto. Pegar uma pra botar os capiau na poeira

faz isso não..

adiciona uma gravel a sua coleção, mas não vende a trail não. a  hora que você quiser fazer uma trilha vai passar raiva de gravel.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
mcordova Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2018
Jaragua do Sul
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcordova Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 13:15
Pois é, temos "estradas boas" kkk
na verdade tem de tudo um pouco. Tem estradão compacto e em boas condições. Mas também tem estrada cheios de costeletas, pedra solta, cascalho, etc. Tem uma ou outra subida que soma inclinação brutal, valo e pedra solta... desafiador até na MTB. Imagino que aí a gravel (ou eu com ela) não dê conta.

Não sei, no fim acho que estou querendo algo que faça muito bem as duas coisas, o que não deve ser possível.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 13:27
pega uma XC 29 e coloca um garfo rígido de carbono com pneus grandes (2.25 por exemplo).

fica muito bom, dá pra montar uma bike barata porque tem muitas disponíveis.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 13:28
https://www.youtube.com/watch?v=PtFhRhKX19I

vídeo interessante pra se pensar, pra quem tá indeciso.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 18:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

seguem os videos que filmei, achei que ela não é feita p isso kkk




Olha onde tu foi te enfiar...! LOL

Não são mesmo pra isso... A ideia é para as estradas européias de brita - que põe alguns asfaltos BR no chinelo...

Imagem relacionada

Saca esse lugarzito na Baviera/Bavária (Alemanha)...

https://goo.gl/maps/M6ox2RGACXR2

Ali é o chão das gravel... Tu foi fazer um trecho do Brasil Ride com a bike... LOL
E sim, não é a realidade do BR essas estrada de chão tapete, por isso que elas não chegaram no BR... E pode apostar que quem cair no gosto delas, é o poLvo que só quer rodar estradão sem muita pedra e asfalto...

Eu encaro que as Gravel seriam algo mais rápido que as CX (XC já migrou praticamente pras FS), mas mais off-road que uma road, e mais esportiva que uma urbana...

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

pega uma XC 29 e coloca um garfo rígido de carbono com pneus grandes (2.25 por exemplo).

fica muito bom, dá pra montar uma bike barata porque tem muitas disponíveis.
 

Talvez um 29+, que a roda da praticamente 30" no fim Evil Smile

Editado por Ismah/Cabelo - 29 Jan 2018 as 18:38
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 11:08
o ideal é usar um pneu com o maior volume possível. e tem outra coisa, o habito melhora bastante as coisas. a primeira vez que andei de gravel na terra foi tenso e extremamente cansativo (mãos e ombros). agora já ando bem melhor, canso muito menos..me divirto bem mais.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 11:27
Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

o ideal é usar um pneu com o maior volume possível. e tem outra coisa, o habito melhora bastante as coisas. a primeira vez que andei de gravel na terra foi tenso e extremamente cansativo (mãos e ombros). agora já ando bem melhor, canso muito menos..me divirto bem mais.

vc tá no grupo de gravel do whatsapp?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jzflores Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jzflores Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2018 as 22:49
acho esse modelo de bike muito bom para cicloturismo.

mas é possível converter uma speed (old schol caloi 10, peugeot e monark)...


os preços ainda são proibitivos dessa bike. 
Voltar ao Topo
Pablo Toledo Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pablo Toledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 18:10
Fala TheLittle! Hoje procurando por reviews da nova Diverge (estou de olho em uma) achei teus videos no Youtube. E para surpresa entrei aqui no fórum para ver como estavam as discussões sobre gravel e vi teus posts. Legais teus videos. É do poucos NO MUNDO (youtube) rodando com a nova Diverge.

Eu também tive oportunidade de testar esta bike meses atrás (foi a S-Works) e, ao contrário de você, serviu pra me convencer que EU QUERO UMA BIKE ASSIM...hahaha. Infelizmente não a S-Works pois não é pro meu raso bolso.

De fato  gravel não é bike pra singletracks ou trilhas muito ruins e enlameadas. Isso é coisa pra MTB sem dúvida. Mas uma gravel é ideal pra rodar esse mundão de estradas de terra batida que tem pelo sul de MG, interior de SP e a região do Vale do Paraíba. Fazer São Luiz do Paraitinga - Cunha (via Catuçaba) e esticar até o Pico da Maçela com uma gravel tá na minha lista de prioridades.

Que grupo de Whatsapp sobre gravel é este que vc comentou?

Abs

Pablo


Voltar ao Topo
jmtcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jmtcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 19:37
Originalmente postado por Pablo Toledo Pablo Toledo escreveu:

...

De fato  gravel não é bike pra singletracks ou trilhas muito ruins e enlameadas. Isso é coisa pra MTB sem dúvida. Mas uma gravel é ideal pra rodar esse mundão de estradas de terra batida que tem pelo sul de MG, interior de SP e a região do Vale do Paraíba. Fazer São Luiz do Paraitinga - Cunha (via Catuçaba) e esticar até o Pico da Maçela com uma gravel tá na minha lista de prioridades.

...

Bingo! Você viu este relato, e especialmente as fotos? Tudo a ver com gravel bikes (na estação seca):

https://www.pedal.com.br/forum/relato-rota-da-luz-mogi-a-aparecida-nov-16_topic88952.html

Abs.,

João
Voltar ao Topo
Pablo Toledo Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pablo Toledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 20:17
O nosso problema é o asfalto bom e seguro. Pra offroad estamos muito bem servidos em todos os níveis Wink
Voltar ao Topo
jmtcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jmtcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 20:21
Pois é, falta segurança nos dois sentidos (segurança viária e segurança pública).
Voltar ao Topo
jmtcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jmtcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 10:04
Esse livro aqui parece bem interessante na discussão do conceito de gravel biking (que não se resume às gravel bikes), apesar de focar quase exclusivamente na experiência americana:

https://smile.amazon.com/dp/1937715701/ref=cm_sw_r_tw_dp_U_x_.QdFAbV0EJ6RJ - https://smile.amazon.com/dp/1937715701/ref=cm_sw_r_tw_dp_U_x_.QdFAbV0EJ6RJ
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 10:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por leogc leogc escreveu:

o ideal é usar um pneu com o maior volume possível. e tem outra coisa, o habito melhora bastante as coisas. a primeira vez que andei de gravel na terra foi tenso e extremamente cansativo (mãos e ombros). agora já ando bem melhor, canso muito menos..me divirto bem mais.

vc tá no grupo de gravel do whatsapp?

nem estou. não acho que whattsapp se preste a este tipo de coisas. estou no grupo do facebook. lá meu nome é DagobertoDagmar (longa história).
Voltar ao Topo
leogc Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2014
Tijuca/RJ
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 10:49
Originalmente postado por Pablo Toledo Pablo Toledo escreveu:

Fala TheLittle! Hoje procurando por reviews da nova Diverge (estou de olho em uma) achei teus videos no Youtube. E para surpresa entrei aqui no fórum para ver como estavam as discussões sobre gravel e vi teus posts. Legais teus videos. É do poucos NO MUNDO (youtube) rodando com a nova Diverge.

Eu também tive oportunidade de testar esta bike meses atrás (foi a S-Works) e, ao contrário de você, serviu pra me convencer que EU QUERO UMA BIKE ASSIM...hahaha. Infelizmente não a S-Works pois não é pro meu raso bolso.

De fato  gravel não é bike pra singletracks ou trilhas muito ruins e enlameadas. Isso é coisa pra MTB sem dúvida. Mas uma gravel é ideal pra rodar esse mundão de estradas de terra batida que tem pelo sul de MG, interior de SP e a região do Vale do Paraíba. Fazer São Luiz do Paraitinga - Cunha (via Catuçaba) e esticar até o Pico da Maçela com uma gravel tá na minha lista de prioridades.

Que grupo de Whatsapp sobre gravel é este que vc comentou?

Abs

Pablo



Exatamente esse é o ponto principal que as pessoas não entendem. MTB em estradão de terra é desperdício. óbvio que uma gravel vai cansar mais que uma mtb pq não tem suspensão, mas é muito mais leve e parece que é muito mais eficiente. 

Além das usadas que aparecem as vezes por aí (tinha uma allcity linda no ML um dia desses), acho que uma opção interessante para quem quer entrar nesse mundo é a Corratec Allroad. 

abs
Voltar ao Topo
Pablo Toledo Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pablo Toledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 23:36
Originalmente postado por jmtcosta jmtcosta escreveu:

Esse livro aqui parece bem interessante na discussão do conceito de gravel biking (que não se resume às gravel bikes), apesar de focar quase exclusivamente na experiência americana:

https://smile.amazon.com/dp/1937715701/ref=cm_sw_r_tw_dp_U_x_.QdFAbV0EJ6RJ - https://smile.amazon.com/dp/1937715701/ref=cm_sw_r_tw_dp_U_x_.QdFAbV0EJ6RJ

Cada vez mais há um consenso que gravel é um conceito amplo e aberto, logo não cabe muitas definições. Dito de outra forma, gravel é o que melhor te atende. Pra mim é uma endurance com espaço para pneus bem mais largos e uso de freios à disco. De quebra pega uma carona nas tourings já que a maioria está vindo equipada com os pontos de fixação para bagagem.

A indústria obviamente está apostando alto neste segmento para criar um nicho novo e nos convencer que precisamos de mais uma bicicleta (eu! hehe) e, ao mesmo tempo, convencer aqueles que há tempo paqueram entrar pro ciclismo mas nunca se convenceram de investir em uma road por n razões (falta de preparo físico, achar uma bike muito específica ou limitada, não serve para múltiplos propósitos etc).

Eu estou morando fora do Brasil e tenho discutido bastante nas lojas sobre o conceito gravel. Há duas coisas que as revistas não falam e muito se relata nas conversas. A primeira é que cada vez mais os "ciclistas esportivos" estão evitando as estradas principais e buscando estradas com bem menos tráfico, que contam com pior pavimento ou sequer são pavimentadas. A razão se deve ao grande aumento da violência do trânsito no mundo todo associado a um desejo de estarem mais próximas do campo/natureza. Curiosamente este também é um dos motivos que me levam a querer uma gravel. Quando voltar ao Brasil quero passar mais finais de semana no interior de São Paulo e este tipo de bike cai como uma luva além de me permitir rodar por trechos novos.

O segundo ponto que surge é que mais e mais bicicletas tem se tornado a opção para commuting casa-trabalho-casa (mesmo a longas distâncias) e este público quer algo que dê pra desenvolver uma boa velocidade mas que encare as condições mais adversas de clima e asfalto. Aqui em Londres onde trabalho conheço diversas pessoas que se locomovem diariamente exclusivamente de bicicleta (mesmo com temperaturas bem baixas e chuva) e longas distâncias (há caso de até 60km/dia) e que encontram nas gravels de entrada a bike ideal.

Abs,
Voltar ao Topo
Galz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
Recife
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2018 as 23:12
Boa noite a todos!
Há tempos namoro o conceito de gravel, inclusive cogito, quando este conceito se popularizar aqui no Braziu ziu ziu,de ter uma dessas.
Sou dono satisfeito de uma Oggi Hacker Sport com garfo rígido (tem até post meu no fórum desse assunto), movimento central hollowtech e relação 1x8 11x40 dentes; até pouco tempo estava considerando montar nela um guidão drop e passador STI Claris (ou seja, "gravelizar" a bike), compatível com 8v, mas, após pesquisar com os vendedores por várias lojas em Recife, e,claro, pesquisar aqui com a galera do fórum, vi que a compatibilidade freio a disco e STI é complicada, sem falar no preço salgado de se comprar este sistema, mesmo no Ali Express. Desisti de trocar o guidão flat da minha Hacker e, aproveitando a curiosidade de pedalar uma speed, a vontade de chegar mais longe e a necessidade de me desenvolver de forma mais completa no ciclismo, comprei uma Caloi Strada 2018 no ML num preço muito bom e muito bem equipada. Estou à espera dela pra depois do Carnaval...
Pretendo fazer uso da speed em estradão (BR e afins, longas distâncias) e, ocasionalmente, na cidade, em vias bem asfaltadas, e usar a MTB rígida pra trilhas, passeios de leve com a namorada e uso urbano em geral, pelo conforto, manobrabilidade e robustez que a speed possivelmente não tem (se estiver errado quanto a isso, por favor, me corrijam).

Por enquanto, Gravel bike, só na imaginação mesmo.

Abraços
Voltar ao Topo
Galz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
Recife
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2018 as 23:23
Ah...
Embora o que eu tenha falado não tenha muito a ver com o assunto do tópico, gostaria de adicionar algo.

Talvez a única coisa que vejo como desvantagem da Gravel em relação à versatilidade que ela propõe ter é a menor disposição pras trilhas de terra batida irregular, coisa comum pelo Nordeste.

Acredito que, se adquirisse ou montasse uma Gravel, ficaria em sérias dúvidas se venderia a MTB ou não, pois acho que, em condições de trilha, não teria o mesmo conforto proporcionado pela Mountain.

No mais, só testando mesmo.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2018 as 15:55
Nos últimos anos montei várias Bikes com estilo similar ao gravel (foram 2 MTB 26 e 3 29er com grafo rígido, pneus alternando entre o 32mm até o 2.2pol), algumas com guidão flat outras drop), fazendo uso desde o asfalto perfeito até trilhas puxadas, seja em pedal recreativo, treinos ou corridas, devo ter acumulado pelo menos 15mil km. Minha avaliação é a seguinte:

Pelo menos aqui na minha região (Curitiba e arredores) o tal estradão não é como na europa e EUA: dificilmente há trechos bem cuidados, quando VC menos espera há muito buraco, pedra solta, costelas ou lama pesada mesmo, situações que com a gravel VC vai sofrer, e se não cuidar, levar um belo tombo. Outro ponto é a altimetria, que com esses pedivelas duplo de road sem chance de encarar muitos trechos. Além disso tem os freios: na maioria dos pedais qualquer coisa serve, mas na medida que o caminho fica ruim e a velocidade aumenta, discos hidráulicos com pneus largos são fundamentais. Situações de trilhas XCo eu também não acho viável de gravel.
Eu desisti deste negócio de pneu fino e garfo rígido para uso offroad. Voltei para MTB típica com suspensão dianteira, guidão flat e pneu 2.2, seja nos treinos ou nas corridas de XCM.
Então onde a gravel vai bem: pra mim na situacao de um uso leve (passeio, cicloturismo) sem compromisso em andar no limite, desde que o pavimento seja asfalto (bom ou ruim) ou estradas de terra boas, bem conservadas, que o biker conheça ou então que se ande sem pressa. Pode muito bem ser a segunda bike (bike de treino) de um ciclista de estrada, que poupará a bike de corrida ao treinar em estradas ruins, podendo pegar trechos fora de estrada que apareçam no caminho. Ou ainda a segunda bike de um MTBiker, que poupará a MTB principal de treinos no asfalto.
Em ambos os casos, eu só vejo viabilidade se for uma bike barata (uma diverge S Works de milhares de reais não vejo sentido).
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
mcordova Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2018
Jaragua do Sul
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcordova Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2018 as 21:23
Soul lançou a modelo Gravel deles, achei a bike linda.
10,6kg
Relação SRAM APEX 1 11v 11-42 com Coroa 42T
R$9.490



Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 8>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X