Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Grafite X corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Grafite X corrente

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Everaldo Miranda Lim Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Out 2007
itapevi - SP
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Everaldo Miranda Lim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Grafite X corrente
    Postado: 24 Jan 2010 as 00:06

ainda não vi ninguem comentar que usa grafite em pó na corrente , será que é bom, lubrifica mesmo , estou querendo usar , uso o famoso óleo "singer" não é 100% eficiente mas é o que posso no momentoConfused. na pista seca até que dura mas se passar em possa de água vai embora e por isso ando com frasco de novalgina com óleo singer pra não deixar sempre lubrificada corrente .

Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 11:23
Originalmente postado por Everaldo Miranda Lim Everaldo Miranda Lim escreveu:

ainda não vi ninguem comentar que usa grafite em pó na corrente , será que é bom, lubrifica mesmo , estou querendo usar , uso o famoso óleo "singer" não é 100% eficiente mas é o que posso no momentoConfused. na pista seca até que dura mas se passar em possa de água vai embora e por isso ando com frasco de novalgina com óleo singer pra não deixar sempre lubrificada corrente .

 
   Existem várias receitas para uso de óleo ou qualquer lubrificante de corrente.
 
   Porem, sou partidário daquelas originalmente projetadas para correntes de bike.
 
   Aqui existe uma infinidade de receitas e cada um vai defender a sua, mas o que eu posso lhe dizer, é que óleo singer e grafite, não são ideais para correntes de bike.
 
   Já foi discutido este assunto exaustivamente no forum antigo (que Deus o tenha!), e algumas vezes na nova geração do forum, mas tambem posso dizer que depende muito do uso que vc faz da bike.
 
   Usuários extremos ou trilheiros de uma forma geral, devem usar óleos e lubrificantes apropriados, vai conservar corrente, catraca, pedevela e polias de cambio (e o bolso é claro).
 
   Não adianta tentar usar estes produtos citados, pensando que está fazendo economia, vc está perdendo tempo e não vai resolver nada, vou deixar para o pessoal fazer os comentários e discutiremos a seguir. Wink
 
 
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 16:07
Estou com o jassa. Lubrificantes limpos, tipo parafina, saem da corrente muito facil, uns 30km com tempo seco. Óleo multiuso faz uma sujeira do baralho e também saí fácil com a agua. Os de parafina compensam pra quem usa bike como meio de transporte e não quer se sujar com a inhaca preta da corrente, mas custam caro e são pouco eficientes.
O que funciona pra pauleira: óleo sintético para bike (tipo finish line verde) e lubrificante de teflon, como o finish line vermelho(só pra tempo seco e distancias não muito longas. Tem que aplicar 15min antes do pedal, esperar secar e limpar, se não o de teflon não funciona direito tb).
Voltar ao Topo
MarceloAbath Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2010
Recife
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloAbath Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 21:03
Intão a melhor opção pra andar no asfalto sem terra seria o finish line verde ? Seria isso ?
 
Meu uso é 20 km por dia e uns 40 nos fds... 100% asfalto!
 
qual seria a melhor opçao pra mim... pois tava quase usando o singer...
Voltar ao Topo
Jassa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2006
Limeira SP
Offline
Mensagens:3974
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jassa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2010 as 21:20
Originalmente postado por MarceloAbath MarceloAbath escreveu:

Intão a melhor opção pra andar no asfalto sem terra seria o finish line verde ? Seria isso ?
 
Meu uso é 20 km por dia e uns 40 nos fds... 100% asfalto!
 
qual seria a melhor opçao pra mim... pois tava quase usando o singer...
 
   Vc pode usar qualquer óleo da Finish, com certeza a durabilidade vai ser maior, mesmo vc usando o verde, pois o verde é mais indicado para trilhas, no caso se vc usar o vermelho ou até mesmo o óleo da marca Pedro's já está muito bom.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 00:40
O assunto lubrificação é sempre muito polêmico, porque muita gente considera sacrilégio usar receitas alternativas. Eu, por exemplo, tenho óleos específicos a base de cera e a base de teflon. O de cera, da Finish Line é excelente, limpa a corrente e lubrifica, praticamente não pega poeira, mas se for fazer um pedal mais longo, vai ter que levá-lo com você para reaplicar de vez em quando, pois ele praticamente não tem viscosidade. O a base de teflon é muito bom, mas pega um pouco de sujeira e além da corrente ficar meio emporcalhada aquele barulhinho de areia raspando e o "efeito lixa" que ela faz acaba por diminuir o tempo de vida útil da relação.
O que eu uso hoje é exatamente uma dessas soluções da qual muita gente fala mal, mas para mim é quase perfeita. Uso na minha bike e na da minha mulher, e outras pessoas aqui da minha cidade também a usam, inclusive o Ripper aqui do forum foi quem me ensinou e mede as correntes dele regularmente. 
Eu derreto em um canecão meia porção de parafina e meia porção de cera de abelha em banho maria, e depois que a mistura está feita eu retiro as correntes das bikes (uso powerlink), amarro com fio (para retirá-las depois) e mergulho na cera com parafina, deixo em fogo baixo até começar a borbulhar. Tiro as correntes e penduro em um varal para secar. Depois de uma meia hora está pronta para por nas bikes. Além do calor tirar as impurezas da corrente a lubrificação dura uma semana e não pega sujeira nenhuma, o único porém é que não serve para época de chuvas, não resiste a água, aí uso o velho óleo a base de teflon mesmo.
Rodo 1500 km com cada corrente, 5.000 km com cada cassete e meu último pedivela retirei com 10.000 km apenas porque tinha outro guardado e pretendo usar o velho para montar uma bike mais simples, mas está funcionando perfeitamente, sem escapar corrente e trocando as marchas normalmente.
Voltando as soluções que a maioria indica, que são os óleos finish line, não considero caro pagar 30 reais em 100ml de óleo para uma relação LX, XT ou nesse nível, mas se for para manter relações mais simples, não vejo porque não usar óleos mais baratos. Uma boa solução é o óleo para transmissão automática, o ATF, em qualquer posto vende, você vai pagar uns 8 reais por meio litro e vai durar uma eternidade, é bem mais viscoso e muito melhor que o singer que você está usando.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
MarceloAbath Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2010
Recife
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloAbath Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 10:43
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

mas se for para manter relações mais simples, não vejo porque não usar óleos mais baratos. Uma boa solução é o óleo para transmissão automática, o ATF, em qualquer posto vende, você vai pagar uns 8 reais por meio litro e vai durar uma eternidade, é bem mais viscoso e muito melhor que o singer que você está usando.
 
Era isso que eu queria saber... pois minha relação é ALTUS.
 
Esse óleo é o mesmo de direção hidráulica ? aquele vermelho ?
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 11:52
esse mesmo.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Everaldo Miranda Lim Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Out 2007
itapevi - SP
Offline
Mensagens:245
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Everaldo Miranda Lim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 11:57
a minha relação tambem é simples a catraca hg 40 que eu uso custa quase o preço desse Finish Line , vou usar esse óleo de transmissaõ automática que o rcaliman falou.
Voltar ao Topo
MarceloAbath Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2010
Recife
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloAbath Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 14:39
Originalmente postado por Everaldo Miranda Lim Everaldo Miranda Lim escreveu:

a minha relação tambem é simples a catraca hg 40 que eu uso custa quase o preço desse Finish Line , vou usar esse óleo de transmissaõ automática que o rcaliman falou.
 
Ouxe mano, eu pensei a mesma coisa... nem sei se a minha é a HG40 ou a HG50. é aquela com range rover... ai pensei... sai mas barato usar óleo queimado e esperar o conjunto ir pro espaço do que usar esse óleo ai...
 
Eu acho que tenho um pouco desse óleo aqui em casa, se não tiver vou comprar amanha mesmo... pois meu K7 já tá com marca de ferrugem...
 
"vivendo e aprendendo"
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 17:03
Ou usa O FL de Cera ou FL teflon Vermelho, ou aqueles pra Road.
Ou então outro oleo comum, 2 tempos, etc, pois o FL tampa verde é caro lambuza do memso modo.
O grande segredo desses oleos especificos é que não lambuza a transmissão, pois pra lubrificar qualquer oleo faz essa função.
Tenho um tampa verde e não indico, a não ser se for pra rodar no barro, pois vai sujar do mesmo jeito
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 17:04
Vou dar minha contribuição de pão-duro de carteirinha aqui:

FINISH LINE: Já usei, o de tampa vermelha. MUITO fino, você pinga e a corrente parece até que "chupa" o pingo pro meio do elo. UM pingo por elo é suficiente, gire a corrente algumas vezes e deixe descansar. Passe um pano segurando na parte de baixo da corrente e girando os pedais para trás só pra tirar o excesso e pronto. Dura bastante, diria que em asfalto uns 100-150km sem precisar reaplicar. Se não tiver a mão bem leve, em vez de pingar irá espirrar ou derrubar várias gotas - basta virar o frasco que já é praticamente o suficiente para o pingo sair. Lembrando que esse lubrificante é pra condições de tempo SECAS. Se for fazer trilha com lama ou passando em charcos ou rios, ou então em tempo chuvoso, use o de tampa verde.

GRAFITE: Deus me livre. Não sei se serve pra corrente e desconfio que não, mas uma coisa eu digo: já usei grafite em spray como lubrificação industrial e é uma das coisas mais difíceis de tirar das mãos quando suja. MUITO pior que o grude preto da corrente - imagina então o grafite junto com o grude, deixando uma linda tattoo na batata da perna.

ÓLEO DE MOTOR: Bem mais viscoso do que o Finish Line, mas quebra o galho. Cheguei a usar uma relação até acabar (com 7000km ou pouco mais) apenas em asfalto, lubrificando com esse tipo de óleo. Para relações onde pedivela custa menos de 100 reais, cassete custa menos de 50 e corrente menos de 30, acho que vale a pena (porque por mais que o Finish Line seja melhor, ele não vai fazer a relação durar 3x mais, e o preço de 3 ou 4 frascos já equivalem a 50% do valor de uma relação barata nova).

PULO DO GATO: seja qual for o sistema de lubrificação, o que vai mandar mesmo é sua limpeza pós uso. Sujou na trilha? LIMPE! Não deixe pra outro dia, limpe antes do próximo rolê. Aí reaplique a lubrificação e pronto. No asfalto é menos complicado, mas mesmo assim a cada 100-150 km é necessário passar um pano pra tirar a gosma da corrente (eu gosto de borrifar WD40 ou similar no pano pra facilitar) e reaplicar. A cada 400-500km eu tiro fora a corrente e lavo com querosene mesmo.
Voltar ao Topo
thortiz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2008
MT
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thortiz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 18:49
 Aff
 
 Usa oleo com teflon !!!
Voltar ao Topo
perera Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2008
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:283
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar perera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 20:36
Estou com o rcaliman. Uso parafina desde o começo do ano passa. Posso dizer com segurança, que pra mim, sai muito barato. Usando apenas em mountain bike(na road prefiro finish line Road, bem umido, nao pode pegar muita areia, mas bom pras pistas em geral) percebi que mais do que dobrou a durabilidade da minha corrente, que demorou 3700 km pra chegar no desgaste em que se recomenda trocar, sendo que a anterior precisou de 1600 km. Uma outra vantagem seria a limpeza, é sempre agradavel trocar uma camara de ar ou encostar na corrente e sua mao sair tao limpa quanto antes. Entretanto, troco a parafina toda vez que volto (aprox 70km por troca), perdendo 15 min entre tirar, passar na parafina(aquecida), passar uma escova de dente no cassete e nas coroas para remover poeira/areia que possa estar lá, e colocar a corrente de volta(uso powerlink, devido a praticidade). A segunda desvantagem seria que a corrente não parece tão "livre" como quando se usa um óleo Wet da finish line, embora que, se utilizando wet em condicoes ruins, logo nos primeiros km ficara com aquela sensacao de moer, e não tao livre, o que nao acontece com a parafina, que mesmo na chuva, mantem uma sensação "macia".

Resumindo, lembrando que digo tudo isso apenas baseado nas minhas experiencias pessoais, e também lembrando que escrevo as coisas baixo pensando apenas em cross country:
Pros:
-- Custo baixo; 10 reais dao pra muito mais de 5000 km tranquilamente(na quantidade e maneira que utilizo)
-- Tocar na corrente e não se sujar
-- Aumento na durabilidade(fazendo manutenção como citei acima)
Contras:
-- Relativa necessidade de Powerlink, para soltar e prender a corrente
-- Em utilização não tão agressiva, a corrente nao gira com tanta facilidade como quando utilizando algum lubricante umido
-- Menor praticidade na utilização

Voltar ao Topo
MarceloAbath Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2010
Recife
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloAbath Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 12:06
Originalmente postado por perera perera escreveu:

-- Relativa necessidade de Powerlink, para soltar e prender a corrente
 
Bom dia amigão,
 
Lendo aqui sobre manuntenção, óleos e o tal do power link... vi ontem na net que o power link da sram custa em torno de uns R$ 20,00. Ele serve nas correntes shimanos ?
 
a minha corrente é do grupo altus...
 
 
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 15:56
serve sim, mas eu te aconselharia a comprar correntes da KMC, elas são ótimas, baratas e já vem com o missing link, que é um similar do powerlink. Uma corrente KMC para 7 velocidades deve custar entre 25 e 30 reais.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 17:34
Pessoal, tenho umas dúvidas.
Gosto de andar em um local perto de casa em que há bastante grama alta e pedrisco fino (daqueles de pista de corrida) e junta muita grama e pó do pedrisco. Quando vou pra terra a corrente suja muito com a poeira que levanta.
Aí eu pergunto: existe algum destes óleos que grudam menos sujeira?
 
Eu sempre limpo minha relação com querosene (reciclo sempre) quando vejo que está suja. Isto pode ocorrer a cada 15 dias ou a cada pedal, depende muito do trajeto e da sujeira.
Eu nem uso Finish Line ou óleo com teflon pois acabar de lubrificar e já ter que tirar tudo no querosene 2 horas depois acaba saindo muito caro, então uso sempre óleo SAE 90. O protocolo é limpeza com querosene, lavar com água e sabão, secar, lubrificar.
 
Por todo este trabalho, vou comprar um Powerlink, abrir minha corrente Shimano e instalá-lo. Funcionará? É só tirar um elo e 2 pinos?
 
Existe uma alternativa melhor que esta que estou usando?
"Melhor" quero dizer com custo baixo, menos lubrificações e menos retenção de sujeira.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 17:35
Xande, para o uso que você faz, e se vai limpar a cada rolê, Finish Line vai ficar muito caro mesmo. Continua do jeito que está. O protocolo de limpeza é o mesmo que o meu, só que uso detergente.

Quanto à dúvida sobre poeira e Finish Line, é fato, ele suja menos (o de tampa vermelha ou o Pro Road).

Sobre o elo de ligação, o da SRAM (Power Link) funciona muito bem, mas eu prefiro o da KMC (Missing Link) que já vem com a corrente, e se bobear você consegue por mixaria (tem bicicletarias onde o mecânico fecha a corrente da maneira tradicional e descarta esse elo). O KMC quando fecha, fecha MESMO, já o da SRAM quando está com um certo uso abre muito fácil (empurrando a corrente com a mão ele já solta).

Pra instalar é só tirar um elo (externo) e os dois respectivos pinos. É bem óbvio, de olhar você já saca.
Voltar ao Topo
Yoshi_BTT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2009
SP
Offline
Mensagens:606
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yoshi_BTT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 17:43
Aproveitanto o topico, e quanto ao silicone? Ja vi na VOLI o spray especifico para correntes. Será que para bike serve tambem?
IDEAS CANNOT BE KILLED
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 17:58
Alessandro, matou minhas dúvidas de uma vez só Clap
Então, eu já imaginava que o Power link funcionaria desta forma pra instalar, tirou minha dúvida.
Alguns já me disseram que é besteira abrir uma corrente que está funcionando e colocar algo que pode abrir/cair numa trilha. Mas quando a bike vai pra revisão, é quase protocolo dos mecânicos abrir a corrente e depois fechar.
Se o Power link já vem como padrão nas correntes Sram, não vejo porque não usá-lo.
O problema do Missing link é que eu não encontrei em nenhuma loja brasileira pra vender e não compensa eu comprar uma corrente só por causa deste elo, a minha corrente é 0km.
Eu bem que gostaria de usar um desengraxante que fosse mais ecológico e não arregassasse a pele das mãos, mas já procurei aqui em Londrina e não encontrei. Nas principais lojas de lubrificantes daqui nunca ouviram falar de D-limoleno.
Se alguém souber de um lugar que venda online e com frete acessível, gostaria muito de comprar um desengraxante mais conveniente.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 19:37
Olha, eu já ganhei mais de um par de Missing Link "de grátis" em loja que vendia correntes KMC. Vira e mexe mecânico coloca a corrente e descarta o ML. Tenta, não custa!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 11:32
1. Toda KMC vme com missing, inclusive  10v Road - DX10SC? Se veio não observei. Uso na HG53 o POwer da Sram. Em principio tb desconfiava que poderia escapar de tão solto que fica qdo fora da corrente. Mas ele fixa bem com o propiro movimento da corrente e por enquanto tá lá. Talvez futuramente, com o desgaste.
 
2. Qual a diferente entre os Pro Road, os de Cera e o FL tampa vermelha?
O Verde já sei que lambuza tudo. Ouvi dizer que fica bom misturar o tampa verde com o tampa vermelha. Acho que vou faer isso, pra aproveitar o Verde, pois este, sozinho, só no barro mesmo. E não pedalo com frequencia nessas condições. Só no imprevisto.
 
3. O oleo de silicone que foi perguntado aí, tb já usei e lambuza bem. É aquele que vem pra lubrificar correia de esteira eletrica. Ele é incolor, butinho, mas deixa sujar muito
Voltar ao Topo
Yoshi_BTT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2009
SP
Offline
Mensagens:606
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yoshi_BTT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 11:41
Match, não é pra esteira não! Na embalagem dizia que era especifico para correntes. Na loja tinha tambem spray da mesma marca para essa finalidade.
IDEAS CANNOT BE KILLED
Voltar ao Topo
rafa0800 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2007
Tga da Serra MT
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa0800 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 11:52
Limpeza + óleo apropriado para cada situação, na minha opinião essa é a receita.
Colocar óleo singer em correntes é como colocar óleo da caixa de câmbio no motor ou vice versa.
Como diz um colega, "cada um com seu cada um"!
flw
http://tiepporc.wordpress.com
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 16:41
Correto, mas qual é o óleo adequado para correntes?
Na minha CB500, no manual fala pra usar óleo 90 na corrente e sempre limpar antes de lubrificar.
Óleo 90 é feito para correntes e engrenagens, então qual o problema de usá-lo em corrente de bicicleta?
Que eu saiba é melhor usar qualquer óleo desde que a transmissão esteja SEMPRE limpa e SEMPRE lubrificada. Uso uma gota de óleo 90 em cada elo e lubrifico após 1 ou duas pedaladas. Se eu perceber sujeira na corrente, limpo com querosene, lavo e lubrifico. Óleo 90 é muito barato e dura MUITO, uma gota por elo já é mais que suficiente (faço isso com uma seringa de 20ml e uma agulha bem grossa).
Eu acredito nas pesquisas científicas e não no marketing. Duvido que um Finish Line faça a relação durar 2 ou 3 X mais que um óleo 90, graxa, parafina ou outra lubrificação. Quando acabar a relação, você terá gasto mais em óleo do que se tivesse deixado moer a relação.
Claro que se a relação é caríssima (XTR ou outras) e duram muito, talvez o investimento compense, mas pra câmbios/correntes da linha Deore LX pra baixo, acho um gasto desnecessário.
Se alguém aqui tiver o link de um artigo científico, IMPARCIAL, que teste várias lubrificações, poste aqui pra todos. Até eu ler um artigo deste, minha  recomendação é sempre limpar e lubrificar com o que tiver, até com o sebo da costela do domingo. : )

**EDIT**: o texto acima é inquisitivo, não é afirmativo. Estou expondo o que faço e o que recomendam quando perguntam pra mim, mas estou perguntado se estou certo ou errado e porque.


Editado por xandegui77 - 02 Fev 2010 as 02:38
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 17:36
Finish Line, etc, especifico pra Bike, é markting pra toma nossa grana. Na verdade, como vc disse, qualquer oleo lubrifica bem, oleo 90, oleo de freio, oleo 2 tempos, oleo silicone de esteira, etc.
Única diferença é que o Finish Line não deixar lambuzar a corrente. E é bem desagradável qdo fica espirrando oleo no quadro, etc.
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 18:26
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Finish Line, etc, especifico pra Bike, é markting pra toma nossa grana. Na verdade, como vc disse, qualquer oleo lubrifica bem, oleo 90, oleo de freio, oleo 2 tempos, oleo silicone de esteira, etc.
Única diferença é que o Finish Line não deixar lambuzar a corrente. E é bem desagradável qdo fica espirrando oleo no quadro, etc.


ATENCAO: Fluido(oleo) de freio danifica severamente as pinturas.

Pra testar jogue um pouco sobre o capo do carro de seu desafeto.LOL

Fica o alerta!


Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 18:36
Isso é verdade, nunca manipule óleo de freio

é perigoso, ele é corrosivo.

O óleo de motor tudo bem, mas óleo de freio não.

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 19:21
Eu uso a uns 2 meses oleo sintetico de motor 2 tempos da Selenia. Ele é um meio termo entre o Vermelho e o Verde da FL. E faço o que todos devem fazer limpar com pano sujeiras superficiais frequentemente, e quando do role que suja a bike toda ou pego lama, lavar a transmissão toda.
Minha corrente ta com mais de 3 mil Km rodados e ta sem folga na transmissão como nova não só ela como o pédivela e cassete.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 19:26
Oh loco, tem gente que já tentou lubrificar com fluido de freio? Eu estava falando de óleos lubrificantes, o próprio nome diz, servem pra lubrificar.
Fluido de freio é sim muito corrosivo, se cair em pintura, parece que a pintura era de açúcar e queimaram ela com um maçarico.
Deixar cair no piso fluido de freio ou o ácido de bateria é separação litigiosa com certeza ou vai passar algumas semanas de molho.

É óbvio que há muita tecnologia nos óleos lubricantes de motores, mas aí a história é outra, o regime de rotação e a temperatura são muito elevados. Agora na bike, o que tem de tecnologia nos Finish Line pra custarem o mesmo que litros de óleos sintéticos avançados para motores??

Claro que há um ou outro componente a mais, mas o preço é injustificável. Se vendessem o litro pelo mesmo valor do frasquinho, eu compraria com certeza, mas no meu regime de limpeza e lubrificação, eu compraria uma relação completa nova por ano só com o valor gasto em óleo.

Ainda não li um artigo científico testando vários tipos de óleos para corrente, comparando as propriedades  como quanto de sujeira a relação acumula, se sai com água ou não, e se faz a relação durar mais. Até aparecer este artigo ou alguém com dados científicos que possam ser duplicados e comprovados, minha recomendação é a mesma. E eu recomendo, lubrifique com qualquer coisa sempre, mas nunca com a relação suja.
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2010 as 21:48

           Em se falando de óleos p motores, quanto mais grosso o óleo, sae 90 por ex., mais ele vai aderir a corrente, mais difícil vai ser de sair c água ou lama mas como vai ficar lá por mais tempo vai juntando poeira, areia, essas coisas. Se for um óleo muito fino como o Singer, vai sair mais fácil, qualquer molhadinha já tira. No papelzinho (papaelzinho sim pq aquilo não é manual nem na china...) q veio na minha antiga caloi Strada recomendava o uso de óleo sae 30 p lubrificar a corrente, viscosidade essa q é muito parecida com a do óleo 2 tempos, portanto acho q os dois se equivalem ( essa viscosidade me parece bem apropriada para esse fim) já q como foi dito a exigência de uma relação de bicicleta é infinitamente menor q um motor de combustão interna ou mesmo a relação de uma moto, pessoalmente acho bobagem gastar dindin com oleos sinteticos para esse fim, enfim... acho q o mais importante já foi dito antes, mas reforço: relação sempre limpa (poeira, terra lama e areia são muito abrasivos) e sempre lubrificada, se não tem o óleo top, tudo bem, o Singer ainda assim vai ser melhor q nada.
          Em tempo: já usei finish line seco, o vermelho, e não gostei, a corrente fica c funcionamento áspero e tem q reaplicar sempre. Tbm já usei grafite em pó misturado ao oleo mas não notei diferença prática para o óleo sem grafite.
          Atualmente estou testando a dica aqui do forum de óleo 2t náutico, vamos ver...
          Abraço.

Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2010 as 23:02
Existem casos e casos... na relação, metal contra metal, não tem porque muita frescura. Pode usar o melhor óleo do mundo que a vida útil da relação pouco vai mudar, mas pode ser que melhore o funcionamento dela, uma corrente lubrificada e limpa certamente funciona muito melhor que uma cheia de terra e areia. Agora quando se diz que se pode usar qualquer tipo de óleo, fiquem ligados que estamos falando de corrente, coroas e catracas... já vi gente pingando óleo genérico nas canelas de suspensão. Aí sim é um pecado. Óleos a base de petróleo podem corroer as borrachas dos retentores, então precisamos ficar de olho.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 01:03
Rcaliman, foi bom você falar sobre suspensões.
Óleo pra corrente já está mais do que batido o assunto, já há várias opiniões e recomdações, mas a mais válida mesmo é limpe sempre antes de lubrificar.

Mas e pras suspensões? Aqui eu só tenho lavado as canelas e não tenho passado nada. Sei que há a recomendação de passar óleo sempre após lavar, mas qual óleo?? Tenho um óleo de suspensão de moto velho jogado lá no fundo da caixa. Dá pra usar este óleo só pra passar nas bengalas após a bike ser lavada? É óbvio que não vou usar este óleo dentro das bengalas.
Qual o melhor óleo pra isso?
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 17:50
Acho que já ouvi dizer que o melhor pra bengala é limpar e só! Nada de oleo. Até porque o deslize é por dentro, onde já tem oleo.
Qto ao Oleo de Freio, só agora fiquei sabendo que não é lubrificante, razão pela qual nao mais vou utilizar.
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 18:20
Vc já usou Match?
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 18:36
Match, mesmo que o óleo de freio fosse lubricante, não serviria pra corrente, pois é altamente higroscópico, ou seja, absorve muita água. Aí além de sair toda a lubrificação também enferrujaria tudo.
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 22:34
oleo = lubrificante redutor de atrito
 
grafite = lubiricante que aumenta o atrito
 
qual seria mais suave para seus componentes?
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 23:21
Fabitus, o grafite aumenta o atrito? E porque quando uma chave não entra na ferradura e colocamos grafite ela entra numa boa, sem dificuldades? O grafite não seria um lubrificante sólido?
Voltar ao Topo
DimitriXC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2009
CG/ Paraiba
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DimitriXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2010 as 23:29
Eu uso, o óleo Repsol 2 tempos, é muito bom.
Voltar ao Topo
MarceloAbath Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2010
Recife
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloAbath Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2010 as 20:35
Peguei a dica do tópico e comprei uma garrafinha de 500ml de óleo ATF (de caixa automatica ou caixa de direçao hidraulica)... ainda num testei...
 
 
 
Uma pergunta: minha corrente é das simples da shimanos... grupo altus... Tem problema em eu comprar aquela chave que abre e fecha corrente pra fazer a limpesa ? li em algum canto que a retirada do pino "fragiliza" a conrrente...
 
 
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X