Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - GPS se enrola em trajetos circulares curtos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


GPS se enrola em trajetos circulares curtos

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: GPS se enrola em trajetos circulares curtos
    Postado: 14 Jan 2020 as 17:40
Estou experimentando uma série de GPS's (Garmin, Polar, Amazfit Bip e do celular) e notei algo bem interessante: eles não marcam direito um trajeto "circular curto". Por exemplo, no Engenhão (que é onde eu pedalo) há dois grandes galpões cobertos e um deles (o menor) possui equipamentos bem básicos para a prática de skate. São cavaletes, cones, rampas comuns e em V, estrados longos e curtos, todos eles espalhados por um determinado espaço e que podem ser trocados de lugar de vez em qdo.



Eu utilizo esse espaço (agora tem mais obstáculos do que o da foto) para treinar manobras de desvios simples (sem subir nos obstáculos) e equilíbrio, então a jogada é andar dentro de certa velocidade contornando tais obstáculos (sem cair, de preferência) e volta e meia tem um pessoal que me vê fazendo isso e vem me acompanhar na "palhaçada". Essa brincadeira é bem divertida e tem gente que para só pra ficar olhando e já me perguntaram várias vezes "como vc faz isso sem cair?" ou então "mãe, quero andar de bicicleta que nem aquele moço".

Bom, abaixo um print do mapa da pedalada nesses galpões usando o Amazfit Bip (os outros nem me preocupei em registrar em software, hehehe):



A parte do galpão onde ficam os "obstáculos" é mais embaixo, onde tem os 4 pontos verdes mais próximos. Os GPS's citados marcam o trajeto (circulares ou não) sem problemas DESDE QUE sejam amplos, como o entorno do engenhão (que possui 2Km de extensão), mas qdo vou para a parte dos obstáculos e começo a fazer os desvios e zigue-zagues, os GPS's ficam doidos, marcando às vezes a mais (bem mais) e outras vezes a menos (bem menos) do que o ciclocomputador, algumas vezes me dando uma média de velocidade de 45Km/h no percurso!

É isso mesmo ou é "impressão" minha?
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 10:16
Não manjo da parte técnica, mas é assim mesmo.
No galpão certamente o sinal sofre interferência da estrutura metálica/concreto.

Pelo pouco que já vi/li a respeito, esses aparelhos não são de precisão ("grau militar"), então precisam de um deslocamento maior p/ perceber a mudança de posição e assim fazer o registro da movimentação.

Deslocamento muito curtos tbm podem sofrer interferência da própria movimentação dos satélites.

Um teste besta que vc pode fazer é colocar o relógio/gps/celular sobre uma mesa num lugar aberto, iniciar uma atividade e deixá-lo parado no local por um período (digamos 30min). Ao final o aparelho muito provavelmente registrará alguma movimentação.

https://youtu.be/o99wiKG00MQ

(com pressa: 2min20s e 4min45s)


Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 17:08
Eu já tinha visto esse vídeo, fiz o teste mostrado e ocorreu o mesmo que foi mostrado nele, com mapinha e tudo de percurso. Foi por isso que peguei alguns GPS's emprestados de amigos pois eu queria aferir o desempenho desses equipamentos antes de desembolsar uma grana (pra mim, "preta") para um monitoramento mais "profissa" da pedalada. Inclusive, depois da sincronia com o(s) satélite(s), o Garmin, Polar a Amazfit Bip vez por outra iniciam o monitoramento de velocidade com um valor qualquer mesmo estando parado. Já vi iniciar o monitoramento com a velocidade marcando 132Km/h antes de estabilizar, eu não faço isso nem de carro, hehehe...
O pior é que esses testes deixaram os meus amigos bolados, estão dizendo que é por minha causa que eles perderam a confiança nos equipamentos que compraram, hehehe...


Editado por sidserra - 15 Jan 2020 as 17:14
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 17:52
Ah cara, monitorar a atividade num local apertado (esse treino técnico aí dentro do galpão) não é a praia desses monitores GPS.

O ideal p/ vc testar a aferição deles seria um percurso maior, como p. ex. dar algumas voltas no estádio - sendo que o ideal seria num local mais aberto, pois a altura do estádio pode gerar 'sombra' no sinal do GPS e assim interferir na leitura de altimetria, velocidade etc..

Uma forma de tentar melhorar a qualidade da sincronia é deixar habilitado a procura de sinais GPS e GLONASS (caso tenha essa opção), pois vc aumentará a oferta de satélites p/ monitor triangular o sinal.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 20:51
Então, Rafa, no entorno do engenhão os GPS's funcionam filé, acabei de voltar de uma pedalada noturna básica que no ciclocomputador deu 28.24Km e no Amazfit Bip deu 28,67Km (diferença de 1,5%), sem fazer a parte de zigue-zagues e desvios de obstáculos já mencionado. Só pra vc ter uma ideia, usando a smartband Mi Band4 (que usa o gps do celular), a diferença é gritante, chegando a marcar 30% a mais na pulseira em relação ao ciclocomputador, com ou sem a parte de desvios de obstáculos.

Mas agora eu tô na boa, já escolhi o meu smartwatch e sei que não é pra confiar 100% nele, mas 1,5% a 3% de tolerância entre a medição do smartwatch com gps e o ciclocomputador é bem mais aceitável do que os 30% de diferença já mencionados aqui entre uma smartband que usa o gps do celular e o ciclocomputador. Big smile


Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Ah cara, monitorar a atividade num local apertado (esse treino técnico aí dentro do galpão) não é a praia desses monitores GPS.

O ideal p/ vc testar a aferição deles seria um percurso maior, como p. ex. dar algumas voltas no estádio - sendo que o ideal seria num local mais aberto, pois a altura do estádio pode gerar 'sombra' no sinal do GPS e assim interferir na leitura de altimetria, velocidade etc..

Uma forma de tentar melhorar a qualidade da sincronia é deixar habilitado a procura de sinais GPS e GLONASS (caso tenha essa opção), pois vc aumentará a oferta de satélites p/ monitor triangular o sinal.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2020 as 22:56
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Então, Rafa, no entorno do engenhão os GPS's funcionam filé, acabei de voltar de uma pedalada noturna básica que no ciclocomputador deu 28.24Km e no Amazfit Bip deu 28,67Km (diferença de 1,5%), sem fazer a parte de zigue-zagues e desvios de obstáculos já mencionado. Só pra vc ter uma ideia, usando a smartband Mi Band4 (que usa o gps do celular), a diferença é gritante, chegando a marcar 30% a mais na pulseira em relação ao ciclocomputador, com ou sem a parte de desvios de obstáculos.

Mas agora eu tô na boa, já escolhi o meu smartwatch e sei que não é pra confiar 100% nele, mas 1,5% a 3% de tolerância entre a medição do smartwatch com gps e o ciclocomputador é bem mais aceitável do que os 30% de diferença já mencionados aqui entre uma smartband que usa o gps do celular e o ciclocomputador. Big smile


Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Ah cara, monitorar a atividade num local apertado (esse treino técnico aí dentro do galpão) não é a praia desses monitores GPS.

O ideal p/ vc testar a aferição deles seria um percurso maior, como p. ex. dar algumas voltas no estádio - sendo que o ideal seria num local mais aberto, pois a altura do estádio pode gerar 'sombra' no sinal do GPS e assim interferir na leitura de altimetria, velocidade etc..

Uma forma de tentar melhorar a qualidade da sincronia é deixar habilitado a procura de sinais GPS e GLONASS (caso tenha essa opção), pois vc aumentará a oferta de satélites p/ monitor triangular o sinal.


A diferença de 1,5% não se deve ao fato da roda dianteira (onde se coloca o imã do ciclo) girar um pouquinhp mais que a traseira nas curvas?
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 08:03
Então, dimas, essa eventual diferença de 1,5% é irrisória perto do que já vi alguns dispositivos por aí marcarem, veja que o uso atual é apenas para monitoramento da pedalada (coisa que o ciclocomputador faz muito bem), não faço (e nem me vejo fazendo) uso de mapas baixados ou compartilhados e que me obrigaria a usar um gps mais sofisticado (não vejo necessidade para o meu tipo de pedal), ficando à mostra pra todo mundo ver e atraindo a atenção "daquele pessoal safado".

Qto ao lance da roda da frente rodar mais que a de trás nas curvas, qdo puder vou fazer o teste em linha reta, hehehehe... Smile

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


A diferença de 1,5% não se deve ao fato da roda dianteira (onde se coloca o imã do ciclo) girar um pouquinhp mais que a traseira nas curvas?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 08:10
O Garmin tem opção de aumentar a precisão.
Ao invés de pegar um ponto a cada 3s ele pegará a cada 1s (por exemplo). Isso aumenta consideravelmente o gasto de bateria porém o traçado ficará mais fiel à realidade.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 08:19
Valeu, ghd, já passei a dica pros chorões que disseram ter perdido a confiança nos equipamentos por minha causa... Eles devem ter TOC, chorar por causa de 1,5% de diferença, hehehe... Thumbs Up

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O Garmin tem opção de aumentar a precisão.
Ao invés de pegar um ponto a cada 3s ele pegará a cada 1s (por exemplo). Isso aumenta consideravelmente o gasto de bateria porém o traçado ficará mais fiel à realidade.
Voltar ao Topo
AndreKavernista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2014
Brasília - DF
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKavernista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 12:37
Mano, GPS é um recepetor via satélite, então qualquer lugar que seja coberto vai dificultar a recepção do sinal, e mesmo a céu aberto a precisão chega no máximo a uns 5 metros.
Só por curiosidade para se ter um gps altamente preciso é necessário um gps diferencial que conta com os dados de satélite junto com uma (ou mais) bases fixas, mas isso aí é coisa de 200mil reais pra cima
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 12:52
Eu sei, chefia, mas temos no mercado GPS's e "gê-pê-éssis" (não vou nem dizer os modelos, hehehe), há equipamentos pererecas que "perdem" os satélites com muito mais facilidade do que outros e/ou levam muito tempo para sincronizar com os satélites, dando um gap grande de "online" e isso influencia na medição da distância e velocidade. O propósito desse post não é falar mal dos GPS's ou se vale a pena ou não usar um (seja de que tipo for) mas sim cutucar a moçada que usa esse equipamento a testar os mesmos e a dar um feedback para ajudar quem quer entrar nessa de GPS e não sabe o que comprar. Imagine comprar um GPS cheio de firula por mil pilas e no final o aparelho ser pior do que um equivalente de 300 pilas...

Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Mano, GPS é um recepetor via satélite, então qualquer lugar que seja coberto vai dificultar a recepção do sinal, e mesmo a céu aberto a precisão chega no máximo a uns 5 metros.
Só por curiosidade para se ter um gps altamente preciso é necessário um gps diferencial que conta com os dados de satélite junto com uma (ou mais) bases fixas, mas isso aí é coisa de 200mil reais pra cima
Voltar ao Topo
Zzibuiaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Abr 2020
Brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zzibuiaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2020 as 21:07
Fiquei curioso Sidserra! Qual smartwatch vc escolheu? Ultimamente, o q tá dando pro meu bolso são o Verge e o Stratos, ambos Xiaomi. Sou iniciante, e a priori quero algo que marque os BPM cm precisão, o GPS não precisa ser "milimétrico" não rsrs
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 07:05
Bom, na realidade eu usava GPS (Amazfit Bip, mas parei), meu ciclocomputador faz as medições de que preciso sem que eu precise ficar na neura de que vai marcar certo ou não. Comprei mais por curiosidade do que por necessidade, já até doei os que eu usava.

Originalmente postado por Zzibuiaa Zzibuiaa escreveu:

Fiquei curioso Sidserra! Qual smartwatch vc escolheu? Ultimamente, o q tá dando pro meu bolso são o Verge e o Stratos, ambos Xiaomi. Sou iniciante, e a priori quero algo que marque os BPM cm precisão, o GPS não precisa ser "milimétrico" não rsrs
Voltar ao Topo
Zzibuiaa Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Abr 2020
Brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zzibuiaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 20:36
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Bom, na realidade eu usava GPS (Amazfit Bip, mas parei), meu ciclocomputador faz as medições de que preciso sem que eu precise ficar na neura de que vai marcar certo ou não. Comprei mais por curiosidade do que por necessidade, já até doei os que eu usava.

Originalmente postado por Zzibuiaa Zzibuiaa escreveu:

Fiquei curioso Sidserra! Qual smartwatch vc escolheu? Ultimamente, o q tá dando pro meu bolso são o Verge e o Stratos, ambos Xiaomi. Sou iniciante, e a priori quero algo que marque os BPM cm precisão, o GPS não precisa ser "milimétrico" não rsrs



Tranquilo! Vlw pelo retorno.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 08:18
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:


Pelo pouco que já vi/li a respeito, esses aparelhos não são de precisão ("grau militar"), então precisam de um deslocamento maior p/ perceber a mudança de posição e assim fazer o registro da movimentação.


Exato! Quem controla os satélites de Global Positioning System é o Tio Sam. Eles tem o sinal com 100% de precisão para eventualmente, jogar um míssil Tomahawk na testa de algum terrorista lá pelo oriente médio ou Asia. Mas também se cagam de medo que alguém deixe um aparelho celular em algum prédio ou evento importante nos EUA e o sinal GPS seja usado para guiar um missil em um ato de terrorismo.

Exatamente por isso que a precisão dos sinais GPS pode variar entre 50 e 100 metros. Ou seja, em trajetos muito curtos ele não é preciso. Em trajetos longos, a precisão acaba se diluindo na distância total.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 09:20
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:


Pelo pouco que já vi/li a respeito, esses aparelhos não são de precisão ("grau militar"), então precisam de um deslocamento maior p/ perceber a mudança de posição e assim fazer o registro da movimentação.


Exato! Quem controla os satélites de Global Positioning System é o Tio Sam. Eles tem o sinal com 100% de precisão para eventualmente, jogar um míssil Tomahawk na testa de algum terrorista lá pelo oriente médio ou Asia. Mas também se cagam de medo que alguém deixe um aparelho celular em algum prédio ou evento importante nos EUA e o sinal GPS seja usado para guiar um missil em um ato de terrorismo.

Exatamente por isso que a precisão dos sinais GPS pode variar entre 50 e 100 metros. Ou seja, em trajetos muito curtos ele não é preciso. Em trajetos longos, a precisão acaba se diluindo na distância total.

Alguns erros conceituais ai:
01 - GPS é apenas um sistema de posicionamento global por satelites, há pelo menos mais 3 operados pela uniao europeia, russia e china. Mas, no geral, todos seguem a mesma logica, há um erro de precisão embutido no sinal de forma que mesmo conectando diversos satelites a triangulação tem SEMPRE "N" metros de raio de "erro". Já a triangulação de torres de celular não tem esse erro. 
Outra forma bastante usada para correções é a presença de "torres de telemetria" (vide sistemas RTK e PPK, por exemplo): Em resumo, o utilizador (pode ser ate o seu celular...) consegue se conectar com esta torre e obter o endereço EXATO dela. A partir disso o dispositivo calcula, com boa acuracia, onde está e, com isso, consegue inferir o quanto de erro embutido a constelação GPS (ou outra) está gerando.
02 - Não é necessário um celular em um predio para guiar um missil por GPS (ou qualquer outro sistema). O míssil contem um receptor "GPS" que recebe e interpreta os dados de diversos satelites obtendo, em tempo real, sua posição. Um sistema embarcado faz este serviço, compara com as coordenadas do alvo e efetua as correções necessárias. Os apontadores servem para OBTER a posição do alvo, o que é outra parte do ataque.

Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 09:30
Aqui na minha cidade ano passado1 inauguraram no Parque Municipal uma "mini-pista" de MTB (coisa pequeno, cerca de 1,5 Km - era o que o espaço/terreno permitia) e também por causa da proximidade do trajeto (muitas curvas e zigue-zague) e principalmente pelas árvores altas não marca bem a altimetria...
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 10:18
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu sei, chefia, mas temos no mercado GPS's e "gê-pê-éssis" (não vou nem dizer os modelos, hehehe), há equipamentos pererecas que "perdem" os satélites com muito mais facilidade do que outros e/ou levam muito tempo para sincronizar com os satélites, dando um gap grande de "online" e isso influencia na medição da distância e velocidade. O propósito desse post não é falar mal dos GPS's ou se vale a pena ou não usar um (seja de que tipo for) mas sim cutucar a moçada que usa esse equipamento a testar os mesmos e a dar um feedback para ajudar quem quer entrar nessa de GPS e não sabe o que comprar. Imagine comprar um GPS cheio de firula por mil pilas e no final o aparelho ser pior do que um equivalente de 300 pilas...

Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Mano, GPS é um recepetor via satélite, então qualquer lugar que seja coberto vai dificultar a recepção do sinal, e mesmo a céu aberto a precisão chega no máximo a uns 5 metros.
Só por curiosidade para se ter um gps altamente preciso é necessário um gps diferencial que conta com os dados de satélite junto com uma (ou mais) bases fixas, mas isso aí é coisa de 200mil reais pra cima


Alem da precisão do GPS há a interpretação dos dados por parte de onte vc coloca eles.

Resultados do Garmin, são bem diferentes do Strava na parte de altimetria, até mesmo Strava para Strava há diferenças toscas.

Strava "corrige" altimetria e posição baseado em informações de outras pessoas que passaram por lá com outros equipamentos.

Por causa dessa "imprecisão" de leitura entre GPS vc pode perder alguns metros de subida ou pra mais neuroticos aquele KOM.

O preço te da precisão maior na altimetria, na localidade nem tanto, claro, tem os que pegam GPS, GLONASS que é o GPS russo e mais sinal de antena de celular aumentam a precisão, mas em altimetria, somente os caros que vem com barometro.

Tenho um Edge 25, nesse pedal que vou colocar de exemplo, na subida na "ida" ele marcou 470M na parte mais alta, na "volta" no mesmo morro, ele deu 520M, no Edge 520 do colega que estava comigo marcava 480M no mesmo local.

Agora olha o Strava marcou pra nós dois. (nota para o Grafico, no Edge 25 ate 500M e no 520+ até 400M)


Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 11:36
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu sei, chefia, mas temos no mercado GPS's e "gê-pê-éssis" (não vou nem dizer os modelos, hehehe), há equipamentos pererecas que "perdem" os satélites com muito mais facilidade do que outros e/ou levam muito tempo para sincronizar com os satélites, dando um gap grande de "online" e isso influencia na medição da distância e velocidade. O propósito desse post não é falar mal dos GPS's ou se vale a pena ou não usar um (seja de que tipo for) mas sim cutucar a moçada que usa esse equipamento a testar os mesmos e a dar um feedback para ajudar quem quer entrar nessa de GPS e não sabe o que comprar. Imagine comprar um GPS cheio de firula por mil pilas e no final o aparelho ser pior do que um equivalente de 300 pilas...

Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Mano, GPS é um recepetor via satélite, então qualquer lugar que seja coberto vai dificultar a recepção do sinal, e mesmo a céu aberto a precisão chega no máximo a uns 5 metros.
Só por curiosidade para se ter um gps altamente preciso é necessário um gps diferencial que conta com os dados de satélite junto com uma (ou mais) bases fixas, mas isso aí é coisa de 200mil reais pra cima



Alem da precisão do GPS há a interpretação dos dados por parte de onte vc coloca eles.

Resultados do Garmin, são bem diferentes do Strava na parte de altimetria, até mesmo Strava para Strava há diferenças toscas.

Strava "corrige" altimetria e posição baseado em informações de outras pessoas que passaram por lá com outros equipamentos.

Por causa dessa "imprecisão" de leitura entre GPS vc pode perder alguns metros de subida ou pra mais neuroticos aquele KOM.

O preço te da precisão maior na altimetria, na localidade nem tanto, claro, tem os que pegam GPS, GLONASS que é o GPS russo e mais sinal de antena de celular aumentam a precisão, mas em altimetria, somente os caros que vem com barometro.

Tenho um Edge 25, nesse pedal que vou colocar de exemplo, na subida na "ida" ele marcou 470M na parte mais alta, na "volta" no mesmo morro, ele deu 520M, no Edge 520 do colega que estava comigo marcava 480M no mesmo local.

Agora olha o Strava marcou pra nós dois. (nota para o Grafico, no Edge 25 ate 500M e no 520+ até 400M)


Para maior precisão e aprimoramento dos dados, o Strava disponibiliza quando acessado pelo PC a opção de corrigir a elevação e distância.

Creio que a precisao do 25 seja bem inferior à obtida pelo 520 por se tratar de com tecnologias diferentes (barômetro mais preciso provavelmente) totalmente compreensível dada a diferença de preço dos aparelhos.

Editado por dimas2dimas - 04 Mai 2020 as 11:39
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 11:54
a questão toda é que tem existe uma parte de aquisição dos dados e outra de conversão e apresentação dos dados

Primeiro que as unidades GPS trabalham com diferentes frequências de sincronização dos sensores, por ex o computador (seja o da bike, no celular ou um GPS militar) se comunica com os satélites para determinar a sua posição e faz isso a cada 5s, 1s, ou 0.1s.. isso determina qual o tipo de precisão ele vai ter no teu movimento (diferente de posição, que ai sim vai tanto da qualidade do sensor quanto do nível de precisão que é autorizado pelo sistema)
o que ocorre é que pra otimizar a bateria geralmente os aparelhos de bike são feitos para sincronizar com frequencias menores, assim menos comunicação e menos gasto de bateria.. (claro que com sistemas melhores em aparelhos mais top, eles podem se dar ao luxo de aumentar a precisão)
por isso que as vezes você olha o mapa de uma curva que você fez e parece que você foi fazendo várias pequenas linhas ponto a ponto, e não a curva redondinha como está no mapa.. e isso tb atrapalha quando você está fazendo movimentos muito curtos

a outra questão da altitude/altimetria se deve a 2 pontos
primeiro que alguns aparelhos possuem barômetro embutido, esse sensor calcula a altitude que você está por aquisição direta e por isso é mais preciso (da mesma maneira que a velocidade e deslocamento é mais precisa num sensor na roda do que usando o GPS, por ex)
os aparelhos que não possuem barômetro, apresentam a altitude frente o sistema de mapa que utilizam.. e aqui que as vezes aparecem diferenças, pois existem mapas do Google e tb de outros servidores, e com algumas divergências entre si..
quando você usa o teu Garmin por ex ele tem um sistema de mapas que mostra teu deslocamento e tua altitude baseada nos dados dele, topografia e tals, e você termina com uma certa estatística.. ao compartilhar no Strava os dados são convertidos aos mapas dele, que usam o Mapbox por ex, e a altitude é ajustada
isso é uma forma tb de assegurar que todos os usuários estão num mesmo ambiente e melhorando a comparação, assim quer você tenha gravado a atividade direto no app ou num Garmin, Wahoo, Bryton, IGPSports, Xoss, sei lá qual aparelho, ele converte todos para uma mesma base de dados

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu sei, chefia, mas temos no mercado GPS's e "gê-pê-éssis" (não vou nem dizer os modelos, hehehe), há equipamentos pererecas que "perdem" os satélites com muito mais facilidade do que outros e/ou levam muito tempo para sincronizar com os satélites, dando um gap grande de "online" e isso influencia na medição da distância e velocidade. O propósito desse post não é falar mal dos GPS's ou se vale a pena ou não usar um (seja de que tipo for) mas sim cutucar a moçada que usa esse equipamento a testar os mesmos e a dar um feedback para ajudar quem quer entrar nessa de GPS e não sabe o que comprar. Imagine comprar um GPS cheio de firula por mil pilas e no final o aparelho ser pior do que um equivalente de 300 pilas...

Originalmente postado por AndreKavernista AndreKavernista escreveu:

Mano, GPS é um recepetor via satélite, então qualquer lugar que seja coberto vai dificultar a recepção do sinal, e mesmo a céu aberto a precisão chega no máximo a uns 5 metros.
Só por curiosidade para se ter um gps altamente preciso é necessário um gps diferencial que conta com os dados de satélite junto com uma (ou mais) bases fixas, mas isso aí é coisa de 200mil reais pra cima


Alem da precisão do GPS há a interpretação dos dados por parte de onte vc coloca eles.

Resultados do Garmin, são bem diferentes do Strava na parte de altimetria, até mesmo Strava para Strava há diferenças toscas.

Strava "corrige" altimetria e posição baseado em informações de outras pessoas que passaram por lá com outros equipamentos.

Por causa dessa "imprecisão" de leitura entre GPS vc pode perder alguns metros de subida ou pra mais neuroticos aquele KOM.

O preço te da precisão maior na altimetria, na localidade nem tanto, claro, tem os que pegam GPS, GLONASS que é o GPS russo e mais sinal de antena de celular aumentam a precisão, mas em altimetria, somente os caros que vem com barometro.

Tenho um Edge 25, nesse pedal que vou colocar de exemplo, na subida na "ida" ele marcou 470M na parte mais alta, na "volta" no mesmo morro, ele deu 520M, no Edge 520 do colega que estava comigo marcava 480M no mesmo local.

Agora olha o Strava marcou pra nós dois. (nota para o Grafico, no Edge 25 ate 500M e no 520+ até 400M)
importante reparar no gráfico que a variação (amplitude) é a mesma, o que está mudando é o ponto de referência.. um vai de -100 a 400 e o outro de 0 a 500..
tanto que o segmento está igual para os dois, 5,74km de extensão e 366m de altimetria
isso pode ser por vocês terem iniciado de pontos diferentes, um dos gráficos ali inicia mais alto e depois desce..
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2020 as 07:31
Então, esse era o ponto, mostrar o que o "preço" paga, o Edge 25 não tem barometro, então altimetria dele é meia boca, mas localidade, ele não perde pros mais caros, cai nos mesmos buracos das áreas do GPS, dai a variação de altimetria na ida e na volta.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X