Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gopro e Tratamento da mídia.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gopro e Tratamento da mídia.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gopro e Tratamento da mídia.
    Postado: 16 Jun 2016 as 17:17
Beleza pessoal?
Além da bike, uma de minhas paixões é a fotografia e agora que estou pedalando resolvi investir em uma Gopro.
Fiz videos bem básicos durante passeios por aqui e gostaria de saber de vocês o que usam tanto para fazer bons videos quanto para trata-los depois de gravados.
Eu dei uma de curioso e usei tanto o software da Gopro quanto o iMovie, no primeiro para juntar os videos, cortar trechos, títulos, e tirar o tremido.

Meu maior empecilho é relação a estabilização de imagem, queria saber da opinião do pessoal que faz esses videos, qual seria o melhor acessório para usar na bike? Tirei essa dúvida com uma pessoa e ele me disse que somente colocava o acessório bem firme, mas ele usa aquela faixa peitoral, eu costumo colocar na cabeça ou guidão, quando comprar um capacete vou procurar uma boa forma de acoplar a câmera a ele. 
Ai vai o meu primeiro vídeo, nem mesmo coloquei trilha sonora, tudo na base da tentativa.

https://www.youtube.com/watch?v=7ez8LaJzSeg

Obrigado.
Voltar ao Topo
evilinheaven Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar evilinheaven Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2016 as 18:06
Estou nessa tbm de tentar achar a melhor solução para a gopro.

Já coloquei a minha no capacete, no quadro, na mesa, em faixa peitoral e no guidão.
Acho que a imagem mais estável é a do capacete mesmo. Pelo menos enquanto voce fica olhando pra frente.... A faixa do peito é bacana, mas meu corpo mexe lateralmente enquanto pedalo e isso aparece bastante nessa faixa de peito.
As outras opções na bike são bem interessante, mas minha bike tem zero amortecimento, então é a mais sujeita a tremidos. Fora que o audio fica basicamente os barulhos da bike (meu cambio é um Sturmey Archer 8spd que faz um baita barulho em determinadas marchas...). No fim até achei bacana a trilha sonora.

Tem uns esquemas estabilizadores para a gopro, que podem ser interessantes, mas não tenho nem testei nenhum!
Posta ai suas descobertas!!

Valeu!
Voltar ao Topo
brunogrossl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
Santa Catarina
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunogrossl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2016 as 21:32
O lugar mais estabilizado para filmagens será com ela fixa no capacete. Prender na bike (seja no guidão ou no quadro) vai deixar as imagens tremidas.

Eu tenho uma Hero 3+ Silver e quando fazia trilhas de moto gravava tudo em 720p 60fps com a câmera fixada no topo do capacete. Baixar a quantidade de FPS para aumentar a qualidade deixavam os vídeos "sem graça".
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 08:26
Uso uma SONY as15 no capacete, onde fica firme e quase não se ouvem os ruidos  gerados pela movimentação da bike;
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 08:59
As câmeras da Sony tem opção de estabilização de imagem.
nesse vídeo q upei tirei os tremidos com o iMovie.
Eu usei aquelas faixas de cabeça, depois que me veio a idéia de que ela também treme, fora o balanço da cabeça, como a faixa não é muito firme (elástica) a medida que movemos a cabeça a faixa também se move, ou seja, é como se fosse um duplo movimento.
Em breve vou providenciar um capacete, pregar a câmera nele e ver como se sai.
Outra dica, a própria Gopro disponibiliza softwares para fazer edição de vídeos, no tablet ou celular.
Ontem a noite estava brincando com ambos (Qik e Splice) e as edições são bem simples e o resultado fica legal, mas nesse caso você já tem que colocar os trechos do(s) filme(s) já cortados e/ou fotos, no final fica show!
Tem alguns temas para as transições das cenas tipo esporte, festa, etc.
A trilha sonora também já é incluída automaticamente, mas vc pode trocar por outra dentro do acervo deles ou então colocar sua própria música da biblioteca de seu dispositivo.

Em resumo, pra ficar um vídeo no mínimo decente eu vou tentar fazer o seguinte: 1- Selecionar os trechos, fazer transições e títulos no Gopro Studio. 2- Remover o tremido e talvez aumentar/diminuir velocidade no iMovie. 3- Fazer a finalização com trilha e animações no Splice (App)
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 13:40
Primeiro, compre o capacete para preservar a sua cabeça. Depois, instale a GoPro no capacete e seja feliz.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 14:07
Ta certo Satoshi!

Eu quis dizer um capacete apropriado para acoplar a Gopro LOL
Voltar ao Topo
rgiachini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2012
Brasília
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rgiachini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2016 as 14:17
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Primeiro, compre o capacete para preservar a sua cabeça. Depois, instale a GoPro no capacete e seja feliz.


Tenho uma GoPro e desde que ocorreu o acidente com o Schumacher acho que não usei mais o suporte da câmera no capacete. Já fiz muitos vídeos com a câmera assim. Eles dão maior sensação de estabilidade, pois geralmente aparece uma parte do capacete no vídeo, ficando fixo, o que aumenta essa percepção.

Procuro usar os suportes de formas diferentes (no guidão, no quadro, suspensão, etc, virada pra cima, pra baixo, pro lado) para não tornar os vídeos monótonos. Na edição, com o aplicativo da GoPro no Windows, cheguei a fazer edições de 9, 10 minutos... fica chato assistir. Melhor colocar cenas rápidas de cada trecho legal e editar tudo com 1, 2 minutos no máximo.

O áudio eu geralmente pego na biblioteca de áudio do Youtube. Tem muita coisa legal lá e é liberado para usar como quiser.

O último filme que fiz foi esse do Desafiando Limites Pirenópolis 2016: https://youtu.be/KNudiPpc6BI
Detalhe que o suporte quebrou e a câmera caiu, mas continuou gravando...

Ricardo
GT ZASKAR SPORT 27.5 2015
SPECIALIZED ALLEZ SPORT 2016
Voltar ao Topo
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 08:05
rgianchini, ótima dica!
Realmente isso de fazer vídeos longos fica bem chato, principalmente pra mim que ainda não faço trilhas muito pesadas.
Quanto a mostrar o capacete, acho que temos de colocar a camera bem a frente, de forma que não pegue nenhum ponto.
Eu assisti a um vídeo de uma trilha aqui na minha cidade, o cara colocou suporte no peito e ficou bem legal, mostrando o guidão, roda e os braços. O interessante do vídeo é que não era apenas da trilha, mas em alguns momentos ele dava uma parada e esperava o pessoal passar, fazendo uma perspectiva em 3a pessoa, achei bem legal.
Obrigado.
Voltar ao Topo
rgiachini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2012
Brasília
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rgiachini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2016 as 10:29
Originalmente postado por viturc viturc escreveu:

...
Quanto a mostrar o capacete, acho que temos de colocar a camera bem a frente, de forma que não pegue nenhum ponto.
...


Viturc, é exatamente o contrário. Deixar uma parte do capacete aparecer no vídeo o torna um ponto fixo na tela e dá uma maior sensação de estabilidade da filmagem. Quando ele não aparece, a impressão que tenho é que tudo fica mais tremido. Na verdade, ele se torna um referencial e assim fica mais agradável assistir, não importa a pirambeira que seja. Logicamente que aparecem também parte dos braços e guidão.
GT ZASKAR SPORT 27.5 2015
SPECIALIZED ALLEZ SPORT 2016
Voltar ao Topo
viturc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2016
Serra - ES
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viturc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2016 as 11:22
Entendi, mais uma vez obrigado pela dica!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X