Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Giant Rincon
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Giant Rincon

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gpolachini Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpolachini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Giant Rincon
    Postado: 23 Jul 2014 as 15:33
Pessoal,
 
Esse é o meu primeiro post no forum, e me desculpem se estiver postando no local errado.
Tenho uma bike Giant Rincon dos começo dos anos 90 (1995 se não me engano), ultimamente tenho usado a mesma para me deslocar do trabalho para casa (cerca de 8km ida e 8 km volta).
Minha bike tem 18 marchas e freio cantilever.
Gostaria de dar uma atualizada nessa bike, nada demais, visto que o objetivo dessa bike é ralar no dia a dia.
Eu gostaria de saber se é possivel colocar nessa bike um grupo novo. Coisa de 27 marchas por exemplo, um freio melhor, coisa que deixe a bike um pouco mais atual, mais moderna.
Existe essa possibilidade ou não vale a pena ?
 
Obrigado a todos. 
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 01:41
seja bem vindo ao forum

acho dificil, pois a gancheira dela não deve ser removível utilizada pelos grupos atuais, bem como a caixa de centro, boss para v-brakes, etc

e se der, vc vai gastar mais ou menos uns R$800 no grupo completo, o q acho não valer a pena

seria interessante postar algumas fotos da bike, principalmente da região do cambio traseiro, freios e mov central
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 23:36
Pro perfil q deseja olhe lá 24 marchas seria mais que suficiente num ambiente urbano. Se achar, o alivio M410 ou o AceraM360 talvez fosse a melhor pedida além do que provavelmente será mais barato que um 27. Comprando peças aqui e acolá encarecem pelos fretes. Melhor fechar num grupo inteiro. Consulte as lojas virtuais ou do Ml de referência em tópico s existentes aqui. Qualquer um desses 2 grupos citados já vem com v brake para substituir seu cantilever. Creio q vale a pena investir isso no durável quadro de cromo q vc tem. Boa sorte.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 23:40
Esqueci : a adequação desse tópico provavelmente se dará na seção old school. Se a moderação avaliar como correto isso será feito.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 22:39
Antes de comprar o movimento central, confira o tamanho da caixa da sua bike.... Existem vários tamanhos  e a maioria dos movimentos centrais a venda hj são  para caixa de 68mm....Caso seu quadro  tenham caixas com 73mm  de largura ai vc vai precisar usar o movimento central de 73mm, mas é um pouco chato de achar... Lembrando que eu estou falando sobre da largura da caixa e não da largura do eixo..

 Eu falo isso porque eu estou terminado de montar um quadro GT de cromoly,  e só fui descobrir  que a caixa dele era 73mm quando fui montar o movimento central que veio no grupo Alivio que comprei,  movimento central era 68mm...  Deu um pouco de trabalho, mas eu consegui achar um movimento central do tamanho que precisava...

Nunca use um movimento central 68mm e um quadro cuja a caixa seja 73mm... O movimento central ficará sem nenhum apoio no lado oposto ao do pedivela porque a bucha de plastico ao irá calçar o mesmo....  Outro motivo é que a linha de corrente ficará fora posição recomendada porque o movimento central da shimano de 68mm tem uma borda mais grossa que o de 73mm e essa borda joga o eixo mais para fora do quadro... 


Editado por zex - 30 Jul 2014 as 22:49
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 22:52
Outra coisa é sobre o número da abraçadeira para quadros de cromoly acho que sao28 e tal mm. Quem lembrar de modo mais preciso por favor me ajudem. Mas creio que tem adaptadores/ redutores caso ele seje maior. Essa informação também me interessa pois preciso dessas informações detalhadas para um meu que falta apenas montar.
Voltar ao Topo
Victor93Vieira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2010
Bauru
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Victor93Vieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2014 as 19:03
Acredito que vale a pena sim! Talvez você nem precise trocar todas as peças. Pedivela e rodas, por exemplo, além também de guidão, mesa, canote e quadro.
Esses quadros de mtb dos anos 90 são bem resistentes! Até mesmo os de aço comum são melhores que a maioria dos quadros modernos baratos (abaixo de 500,00).
Coloca fotos da bike :)
http://www.flickr.com/photos/victor-a-vieira/
Voltar ao Topo
João Schubert Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mar 2014
MG
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Schubert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2014 as 10:54
Tive uma, quanta saudade... Pendura ela na parede e compra uma bike nova. Ele está muito desatualizada para receber peças novas.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2014 as 23:16
Bicicleta é pra rodar. Conforme declaração dele uma atualização não fará mal. Além do que, conforme o victor bem sugeriu, não é preciso trocar tudo. Queremos e gostamos de coisas duráveis. Consumismo descartável só faz bem ao fabricante e ao lojista. Que sejam bem vindas as mudanças tecnológicas que realmente fazem diferença sem abandonar porém aquilo que já se mostrou certo.

Voltar ao Topo
bruno_h2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2010
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1477
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno_h2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2014 as 08:48
É totalmente possível continuar usando o seu quadro com peças mais recentes ou como é seu desejo, com 27 velocidades, agora concordo com os colegas de que 27 velocidades para usar na cidade é muita coisa, a não ser que tenha muito morro no seu percurso e o seu condicionamento esteja +/- mas mesmo assim 24 velocidades atenderia bem na minha opinião...

Só não adianta pensar em enfiar freio a disco na bike, vbrakes são mais do que suficientes, do mesmo modo que um cantilever com boas sapatas e regulado do modo correto... Acredito que os únicos problemas de compatibilidade dos componentes atuais com o seu quadro que vc teria além dos já citados seria no espaçamento do freehub, pois o seu k7 tem seis catracas e com 27v ele teria nove ou seja, três a mais e com 24v seriam oito então necessariamente vc teria que trocar o cubo traseiro, mas até onde sei o espaçamento entre as gancheiras de quadros de mtb é o mesmo há muito tempo... A medida do tubo do selim do seu quadro pode ser 28.6 (standard), 31.8 (oversize) ou 34.9mm (megaover), mas a última já descarto de cara pois é utilizada em quadros mais recentes de alumínio com tubulação de maior diâmetro ou então de carbono, mas existem cÂmbios que vem com redutores para usar nas três medidas, então seria tranquilo para encaixar no quadro...

A questão levantada da gancheira não ser removível, digo que não tem nada a ver pois nos quadros de alumínio ou de carbono elas só são assim devido a esses materiais terem pouquíssima flexibilidade, num choque lateral mais forte ela simplesmente se rompe e para diminuir o risco de perder um quadro foi criada a gancheira removível, já no caso do cromo o que pode acontecer é ela entortar e ficar desalinhada, mas dificilmente se romperá pois o aço é um material muito mais flexível... Já os encaixes dos freios cantilever são exatamente os mesmos usados por vbrakes, lembro que quando esses freios surgiram rolava uma história de que para usar vbrakes em quadros de aço somente com aquelas pontes (brake booster) pois existia um risco dos freios "abrirem" o quadro, mas nunca vi nada parecido com isso...

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 20:22
Pra mim com o perfil de bike pra toda obra mas redondinha falta apenas pintar e montar uma DB. As peças sao de 21 Vel. que avalio como suficiente pra uso geral na cidade. Os cubos 7V sao Formula com rolamento, rapid fire Altus SL M 310, cassete 11-28 Acera,cambio traseiro stx rc e diant. Alivio m410, aros nitto 36 furos, raios richmann, mov. Central UN-26 shimano ponta quadrada, pedivela Alivio M410, pedal welggo, v- brake Acera m 422, guidon Alcoa das antigas, canote e mesa Kalloy, selim calypso, CX direção standart shimano 105. Produtos bons e baratos pro uso que se propõe. Precisa mais que isso?
Voltar ao Topo
gpolachini Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpolachini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2014 as 11:40
Ótimo amigos,
 
Eu estava pensando em comprar uma bike canadian ao invés de atualizar essa minha, porem, com essas dicas voltei a pensar em atualizar a minha giant velha de guerra.
Realmente acredito que 21 velocidades já seja bastante coisa para o uso que faço dela.
Vou correr atrás de um grupo bom, quais vocês me indicam ? Tem algum que tenha um bom custo x beneficio ?
 
Abraços.
Voltar ao Topo
careconi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2022
belo horizonte
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar careconi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2022 as 10:40
Bom dia.
Tenho uma Giant Rincón 21 marchas, ganhei de presente e queria saber se é uma boa bike ou se devo trocá-la, ainda não sou um bikeiqueiro efetivo, estou começando.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X