Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ferramentas básicas para bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ferramentas básicas para bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ktoniolo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ktoniolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ferramentas básicas para bike
    Postado: 17 Dez 2020 as 17:41
Temos algum tópico de discussão sobre ferramentas básicas? Não consegui encontrar na pesquisa.

Minha dúvida é quais ferramentas (kit de primeiro socorros para bike) vocês recomendariam sempre ter na mochila? Vale a pena comprar uma câmara extra? Coisas deste gênero.

Obrigado!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:00
Eu uso esse kit que eu achei há alguns meses na loja física da Decathlon:



Não achei ele no site, por isso tirei a foto do meu. Já tá com a capa de silicone um pouco encardida, pq fica na minha bolsa de selim junto com a câmara reserva.

O que eu achei legal é que ele tem as já tradicionais chaves Allen de 2mm, 2,5mm, 3mm, 4mm, 5mm e 6mm, além de um bit Allen de 8mm que encaixa sobre a chave de 6mm, um adaptador pra encaixar bits sextavados de 1/4” pra usar sobre a chave Allen de 6mm, 4 bits sextavados (Torx T30, Torx T25, Philips PH1 e fenda 5mm), abridor de corrente acionado pela Allen 6mm (já parti a corrente na rua, com a emenda, mas não consegui usar pq o elo quebrado não saia), duas espátulas em nylon pra pneus, uma sextavada fêmea em nylon (na ponta da primeira das espátulas, não entendi o uso ainda), uma chave de pedivela Hollowtech (na mesma ponta da primeira espátula, junto com o fêmea sextavado), um guia pra conduzir o talão do pneu no aro (na mesma primeira espátula em nylon), o que parece ser uma Torx fêmea em nylon (na ponta da segunda espátula de pneu, tb não entendi o uso ainda), um encaixe pra esvaziar válvula Schrader (válvula grossa de pneu) em nylon (na segunda espátula, na mesma ponta com o Torx fêmea), um abridor de garrafas e furador de latas (na ponta de uma espátula metálica), encaixes pra nipples de dois tamanhos na espátula metálica (não sei quais são, mas um encaixa nos meus), encaixes tipo chave estrela pra porcas sextavadas de 6mm, 8mm e 10mm (6 e 8 são abertos, 10 é fechado) tb na espátula metálica e um tipo de raspador ou borda afinada (não chega a ser afiada, não corta) tb nessa espátula metálica.

Nem tudo tem uso, claro, mas não fiquei mais na mão com esse kit. Ele é de tamanho comparável a algumas multiferramentas maiores. Paguei algo entre R$80,00 e R$100,00, não me lembro exatamente, o que deixa ele mais barato do que a soma de uma multiferramenta que tenha abridor de corrente e espátulas pra pneu. Os bits são do tipo padrão e podem ser substituídos tb, o que eu vejo como uma vantagem.

Não usaria ele como ferramenta de uso geral: o abridor de corrente é relativamente frágil, assim como os que vêm em outras multiferramentas. Mas eu tenho o kit “de garagem” (tá na sala de casa, na verdade), então não é o problema.

Editado por dwsmartins - 17 Dez 2020 as 19:02
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:21
Em tempo: esse kit e uma câmara de ar são suficientes pra não ficar parado nunca. Minha esposa e filha têm uma multiferramenta básica (Allen 3mm, 4mm, 5mm e 6mm, Philips PH1 e fenda 5mm) tipo canivete, um jogo de três espátulas de nylon (o da minha filha tá desfalcado e tem só duas, mas não faz falta) e câmara de ar. Nós três usamos a bolsa de selim mais básica da Decathlon (tem dois modelos, uma mais bonitinha que só cabe câmara de speed e outra mais feia que cabe câmara de MTB, usamos a segunda).

O kit delas é capaz de atender 90% dos casos, o meu resolve quase 100%. O delas é mais barato (R$15,00 as espátulas, R$25,00 a multiferramenta, R$40,00 da bolsa de selim, R$20,00 na câmara de ar, R$100,00 no total). O meu é mais caro (R$100,00 no kit de ferramentas, mas não achei na loja on-line, R$40,00 da bolsa e R$20,00 da câmara de ar, R$160,00 no total). São duas opções que eu considero atender bem casos diferentes.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ktoniolo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ktoniolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:34
Obrigado pelas dicas!

Foram muito bem vindas. A ideia é exatamente essa. Como sou novo no assunto preciso de algo que não me deixe na mão e me leve ao mecânico mais próximo. Ferramentas em casa eu tenho, mas é muita tralha para carregar! Obrigado pela atenção! Salvei essas dicas e vou tentar encontrar luta semelhantes a esse da btwin!

Muito obrigado!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:48
Valeu pelo retorno, mas vou sugerir aguardar mais colegas responderem. Mais opiniões podem te dar mais possibilidades, né?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ktoniolo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ktoniolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 20:46
Verdade! Vou ver o que o pessoal sugere também.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 21:27
para resolver 95% dos problemas:
-câmara de ar e um kit de remendos
-canivete com chaves padrão, chave de corrente e um powerlink de reserva
-gancheira reserva
-duas espátulas de plástico

o que isso não resolver pode chamar o resgate que a merda foi grande.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 23:38
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

para resolver 95% dos problemas:
-câmara de ar e um kit de remendos
-canivete com chaves padrão, chave de corrente e um powerlink de reserva
-gancheira reserva
-duas espátulas de plástico

o que isso não resolver pode chamar o resgate que a merda foi grande.


Faltou algo importante na lista: bomba de ar. De nada adianta a Câmara, as espalha e os remendos sem isso. LOLLOLLOL

No mais, concordo com a lista.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 02:16
dá uma conferida neste video, tem uns detalhes a mais do que já sugeriram



forte abraço e bom pedal!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:21
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

para resolver 95% dos problemas:
-câmara de ar e um kit de remendos
-canivete com chaves padrão, chave de corrente e um powerlink de reserva
-gancheira reserva
-duas espátulas de plástico

o que isso não resolver pode chamar o resgate que a merda foi grande.


Faltou algo importante na lista: bomba de ar. De nada adianta a Câmara, as espalha e os remendos sem isso. LOLLOLLOL

No mais, concordo com a lista.

exatamente, esqueci da bomba. Ela está sempre na bike, até esqueço que ela existe, mas realmente é necessário.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:39
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

para resolver 95% dos problemas:
-câmara de ar e um kit de remendos
-canivete com chaves padrão, chave de corrente e um powerlink de reserva
-gancheira reserva
-duas espátulas de plástico

o que isso não resolver pode chamar o resgate que a merda foi grande.

Levo exatamente isso, com adicional de uma chave de raio para uma centragem de emergência (nem é para alinhar perfeitamente uma roda, somente para puxar se alguma merda acontecer e ela ficar pegando no quadro)

Ahhh, levo tb dois "manchão". É um recorte de pneu velho, sem as bordas, para colocar dentro do pneu em caso de cortes maiores. 
Voltar ao Topo
ktoniolo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ktoniolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 09:35
Valeu pessoal! Tô fazendo a lista aqui e aprendendo. Não fazia ideia do que era gancho extra 🤣🤣. Aos poucos a gente vai desenvolvendo. Como a bike é pra uso mais urbano, e alguns passeios fora da cidade, acho que não é difícil encontrar oficina por perto se der algum problemas. Mas é sempre bom estar prevenido!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 15:49
O vídeo que o Raulino postou já cobre bastante as bases. Só vou fazer um adendo: o kit de remendo da Vipal vem com o remendo em manta, do tipo que vc precisa cortar, e nem sempre rola de fazer isso num perrengue. Eu tenho ele e uso em casa, na câmara de ar trocada. É mais tranquilo e vc ainda pode deixar colando com um peso em cima de um dia pro outro (tive resultados muito melhores assim).

Algo melhor que o kit pronto é comprar os componentes individuais (remendo “estrelinha” e cola da própria Vipal) em um fornecedor de materiais pra borracharia, numa loja de auto peças ou numa bicicletaria (citei do mais barato pro mais caro). Aqui em Belo Horizonte tem a Santana Equipamentos que é do primeiro tipo, mas tb vende pra pessoa física em pouca quantidade. A caixa com 100 remendos R-00 (os menores) estava a menos de R$10,00 da última vez que eu olhei e eles ainda vendiam a unidade por pouco mais de R$0,10, enquanto o tubo pequeno de cola estava em R$7,00. Pra referência, o kit da Vipal eu comprei por quase R$20,00.

Junte um pedaço de lixa grossa e um recipiente onde colocar isso tudo e vc tem algo melhor que o kit da Vipal por um preço mais em conta.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 16:17
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

O vídeo que o Raulino postou já cobre bastante as bases. Só vou fazer um adendo: o kit de remendo da Vipal vem com o remendo em manta, do tipo que vc precisa cortar, e nem sempre rola de fazer isso num perrengue. Eu tenho ele e uso em casa, na câmara de ar trocada. É mais tranquilo e vc ainda pode deixar colando com um peso em cima de um dia pro outro (tive resultados muito melhores assim).

Algo melhor que o kit pronto é comprar os componentes individuais (remendo “estrelinha” e cola da própria Vipal) em um fornecedor de materiais pra borracharia, numa loja de auto peças ou numa bicicletaria (citei do mais barato pro mais caro). Aqui em Belo Horizonte tem a Santana Equipamentos que é do primeiro tipo, mas tb vende pra pessoa física em pouca quantidade. A caixa com 100 remendos R-00 (os menores) estava a menos de R$10,00 da última vez que eu olhei e eles ainda vendiam a unidade por pouco mais de R$0,10, enquanto o tubo pequeno de cola estava em R$7,00. Pra referência, o kit da Vipal eu comprei por quase R$20,00.

Junte um pedaço de lixa grossa e um recipiente onde colocar isso tudo e vc tem algo melhor que o kit da Vipal por um preço mais em conta.

Prefiro o kit da vipal com uma lamina de estilete dentro do tubinho... bem prático... 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 22:16
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


Prefiro o kit da vipal com uma lamina de estilete dentro do tubinho... bem prático... 

Cada um inventa sua forma de se adaptar!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2020 as 10:27
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Só vou fazer um adendo: o kit de remendo da Vipal vem com o remendo em manta, do tipo que vc precisa cortar, e nem sempre rola de fazer isso num perrengue.

eu corto antes em tamanhos diferentes (pequeno e grande). O meu está quase no fim, preciso comprar outro para os próximos 10 anos (hahaha)
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2020 as 11:11
cara eu perdi essa lixa, tive que arrumar uma pedrinha para raspar a câmara. 

O problema do reparo é que, as vezes, a cola não cola de imediato, tem que esperar um tempinho para ficar garantido ai a gente usa esse tempo para tomar uma coca/cerveja, uma meia hora já resolve bem.

em casa eu faço de um dia para o outro, sempre cola bem.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 08:37
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

cara eu perdi essa lixa, tive que arrumar uma pedrinha para raspar a câmara. 

O problema do reparo é que, as vezes, a cola não cola de imediato, tem que esperar um tempinho para ficar garantido ai a gente usa esse tempo para tomar uma coca/cerveja, uma meia hora já resolve bem.

em casa eu faço de um dia para o outro, sempre cola bem.

ah sim, remendar câmera é coisa para fazer em casa. Na hora do pedal é meter uma nova e sair metendo o loko
Voltar ao Topo
ktoniolo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ktoniolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 08:51
Pessoal, valeu as dicas! Tá tudo printado! Encomendei as ferramentas básicas (chaves e bomba) e o resto aos poucos vou montando. Abs!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2020 as 19:46
Pra deixar a informação completa, achei o link do meu kit da Decathlon (não tem no site):

https://www.decathlon.com.br/ferramenta-multiusos-multitool-920-para-bicicleta/p
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2020 as 08:56
Ótimo tópico! Movi para o fórum oficina.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
trighetto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2021
Curitiba
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trighetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2021 as 16:35
Boa tarde pessoal!
Ter as ferramentas certas faz toda a diferença. Eu tive dificuldade em montar meu kit ou estava muito cheio de coisas com peso desnecessário ou faltando coisas. Essa dúvida e a busca pelo melhor kit de ferramentas para cada tipo de pedal é importantíssimo!
Nesse vídeo aqui tem uma lista bem completa do que é importante levarmos para nossa pedalada!

Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 16:08
Eu sempre carrego uma câmara extra pra não perder tempo. Quando chego em casa eu reparo a camara furada e vida que segue!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 16:39
Já que uparam o tópico, vou incluir na  lista dois itens que pouca gente dá importância e foram importantes para outros no meu último pedal:
- Missing link/emenda para corrente.
- Canivete de ferramentas com chave para corrente.

No último fds me deparei com um ciclista parado no caminho. Motivo? A corrente dele abriu. Ele até possuía um canivete mas não era adequado para o problema dele, assim como o da maioria dos ciclistas que passaram por nós.

Para a felicidade dele, eu tinha um missing link em mãos, que sempre carrego para esse tipo de situação. Porém ele teve que ficar esperando alguém que tivesse a chave já que a chave do meu canivete havia estragado no dia anterior.

Aproveito e deixo a dica. Essa é a ferramenta que tenho:


Tem muitas funções, as chaves são de boa qualidade porém o corpo é de alumínio. E qual o problema? A chave saca corrente, que é de aço, fica justamente no corpo.



Como o alumínio cede facilmente para o aço, a rosca foi embora quando fui trocar uma corrente e passou a ser impossível usar corretamente. Então deem preferência para aquelas que são feitas do mesmo material, em aço, pois serão mais resistentes e darão menos dor de cabeça.

ps. O pino ainda serve para abrir a corrente usando um martelo. rs


Editado por hug0.dts - 25 Ago 2021 as 16:39
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 18:29
Pra complementar
- Fita Hellerman, quebra muitos galhos, desde prender bolsinha q rasgou o suporte, suportes de farol até prender câmbio numa marcha específica q rompeu o cabo, etc, aí vai da sua capacidade engenhistica e imaginação hehehe

Pra quem quiser carregar um pouquinho mais de peso, um alicate de bico fino e silver tape.

Desde o dia q meu câmbio estourou e um colega me empurrou eu carrego uma fita daquelas de alça de mochila, com uns 3m para amarrar no canote de uma bike e mesa da outra para facilitar esse "guincho"

*lembrando q o missing link, power link, power lock, (cada marca chama de um nome) tem q ser específico para sua corrente, acho q só até 8v todos abaixo são compatíveis, acima disso, (9, 10, 11, 12v) são específicos, devido à espessura diferente de cada corrente.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 09:31
Para os que são chegados à palavriado simples:

fita Hellermann é a mesma coisa que enforca gato.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 10:45
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Para os que são chegados à palavriado simples:

fita Hellermann é a mesma coisa que enforca gato.

Ou... zip-tie! LOL
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X