Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roda shimano 105 (RS-170) vale a pena?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roda shimano 105 (RS-170) vale a pena?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roda shimano 105 (RS-170) vale a pena?
    Postado: 20 Nov 2020 as 20:34
Abri este fórum para pedir ajuda para a escolha de uma roda para bike speed.
Comprei recentemente a speed Sense Criterium Factory (quadro de alumínio com conjunto Shimano 105). Estou gostando muito da bike, mas pretendo trocar as rodas. Ela veio com rodas Sentec Disc, perfil 38MM, e cubos Shimano FH-RS470. Quero rodas mais leves e com melhor desempenho.
Depois de muito pesquisar, estou com muita dúvida: achei as rodas Shimano RS-170 a 2.200,00. Estas rodas fazem parte do conjunto 105 e equipam as bikes Ventus 3000 e 2000 da Audax. Alguém conhece estas rodas? Seriam boas opções ou não valeriam a pena diante do que já tenho?
A outra opção seria adquirir rodas mais caras, que estão entre 4 e 5 mil:
- Mavic Aksium Elite;
- Fulcrum Racin Quattro,
Será que a roda da Shimano RS-170 vale a pena nesta situação?
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 12:20
Creio que não vai sentir melhoras. São duas rodas de alumínio com pesos semelhantes. Inclusive o perfil da sentec é maior e favorece a manutenção da velocidade. Elas estão classificadas mais ou menos no mesmo nível no mercado.
Obs. Nunca andei nas duas rodas. Falo por experiência de andar com rodas de alumínio com mesma classificação no mercado e não sentir diferença aparente.

A justificativa para trocar rodas de alumínio por rodas de alumínio são por conta do peso, perfil do aro ou sistema de pneu (tubless/tubular/clincher).
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 15:38
Essa roda da shimano é mais leve que a Sentec? Sei que na Oggi Cadenza 700 disc vem com uma roda da Shimano, pesada pra caramba.

A Vzan Futura Disc não chegou a cogitar?
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 16:48
Oi, Marcos, muito obrigado pelo comentário. Pois é, penso nisso que você disse. É incrível como há preços abusivos em rodas para bicicleta. Lendo reviews da Europa, vejo que muitas rodas que estão aqui na casa de 4 mil, 5 mil reais são consideradas nestes reviews apenas rodas de entrada, para um uso mais recreativo, enquanto aqui elas são rotuladas como rodas de competição.
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 16:51
Oi, Degan, esta roda da shimano é mais leve que a atual da sentec, por isso pensei nela considerando inclusive os preços atuais. Obrigado pela informação sobre a da Oggi Cadenza 700. Sobre a Futura Disc da Vzan eu cogitei sim. Mas acabei desistindo. É que minha bicicleta usa o eixo passante de 12mm, a roda da Vzan vem com adaptadores para esse eixo. E vi já relatos que os adaptadores depois de um tempo de uso começam a fazer muito baralho. Daí acabei desanimando.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 17:25
O pessoal tem comprado as fitlite do Ali, ótima relação preço / peso.
De quebra ainda são aero e tubeless.
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 18:01
Muito obrigado pela dica. Estou aqui pesquisando o Ali e os preços são muito interessantes. É um absurdo os preços abusivos praticados por aqui.
Voltar ao Topo
Monge Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2009
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Monge Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 13:14
Originalmente postado por chiquinho8 chiquinho8 escreveu:

Abri este fórum para pedir ajuda para a escolha de uma roda para bike speed.
Comprei recentemente a speed Sense Criterium Factory (quadro de alumínio com conjunto Shimano 105). Estou gostando muito da bike, mas pretendo trocar as rodas. Ela veio com rodas Sentec Disc, perfil 38MM, e cubos Shimano FH-RS470. Quero rodas mais leves e com melhor desempenho.
Depois de muito pesquisar, estou com muita dúvida: achei as rodas Shimano RS-170 a 2.200,00. Estas rodas fazem parte do conjunto 105 e equipam as bikes Ventus 3000 e 2000 da Audax. Alguém conhece estas rodas? Seriam boas opções ou não valeriam a pena diante do que já tenho?
A outra opção seria adquirir rodas mais caras, que estão entre 4 e 5 mil:
- Mavic Aksium Elite;
- Fulcrum Racin Quattro,
Será que a roda da Shimano RS-170 vale a pena nesta situação?

Acredito que não.

Troquei uma RS11, que estava com um pequeno amassado na roda traseira por uma Par de RS330,  existe uma diferença de rolagem em descidas e rigidez quando faz força, de resto não notei melhora. São situações especificas que não melhoraram minha performance no geral. Acredito que a sua troca de rodas só sejam válidas por rodas de perfil mais alto ou uma diferença significante de peso. 

Uma dica é a utilização de pneus de competição, melhoram a performance. 
Suas rodas são tubeless? Se sim, tente monta-las com tubeless. 
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2020 as 14:49
Obrigado pelo comentário, Monge. As rodas não são tubeless. Mas a diferença final entre minhas rodas atuais e as rodas da shimano rs170 seria em torno de 600 gramas, ou seja, as shimano mais leves. Acabo achando considerável esta diferença.
Voltar ao Topo
montegrotto Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2004
Natal/RN
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar montegrotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2021 as 17:02
Originalmente postado por chiquinho8 chiquinho8 escreveu:

Obrigado pelo comentário, Monge. As rodas não são tubeless. Mas a diferença final entre minhas rodas atuais e as rodas da shimano rs170 seria em torno de 600 gramas, ou seja, as shimano mais leves. Acabo achando considerável esta diferença.

́
É uma diferença considerável.
Achou que o desempenho da roda original deixou a desejar? pergunto pois estou pensando em pegar uma Sense Criterium Factory igual a sua, mas está me incomodando o peso total dela, que, comparado ao da minha bike atual (Caloi Strada Racing com RS11), parece estar concentrado nas rodas, o que não é bom.
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 11:05
Olá, Montegrotto,

Estou gostando muito da bike Sense Criterium Cactory. Já rodei cerca de 400 km. Pesquisei muito antes de comprar, pois ainda tenho ressalvas quanto ao carbono. A bike é rígida, gosto muito da sua geometria. A bike é confortável, transmite confiança, e responde muito bem. Gostei muito do eixo passante, tinha uma anterior com blocagem e a diferença de rigidez é bem evidente.
No entanto, o ponto negativo são as rodas que refletem muito no peso. Apesar de a bike ter freio a disco, o que já a torna mais pesada, as rodas se destacam muito pelo peso. E tive uma experiência ruim com as rodas pesadas e por terem o perfil alto. Fiz um pedal e peguei vento lateral, e foi difícil demais controlar a bike. O peso foi algo impressionante, e incomodou demais. Depois deste pedal, decidi que precisava trocar as rodas. Então comprei as Shimano RS-170. E veja que são rodas que não são das mais leves, mas como o preço de rodas é algo abusivo, optei por estas devido ao preço mais acessível, mesmo sabendo que não são muito leves. E mesmo com estas rodas da Shimano que não são leves, o peso caiu muito, cerca de 500 gramas. Veja a diferença:

- roda dianteira da Sentec completa com pneus e disco: 1,70kg; roda da shimano completa: 1,55 kg;
- roda transeira da Sentec completa: 2,10 kg; Roda da Shimano: 1,70 kg.

Além do peso das rodas que vêm na bike, os cubos são os HB-RS470, que são do grupo GRX da Shimano. Este grupo da Shimano é destinado para bicicletas gravel, apresentam resistência e durabilidade para encarar a terra, mas não um bom desempenho para o speed quando pensamos em velocidade. Assim, não correspondem ao grupo Shimano 105 que equipa a bike. As rodas que comprei são do grupo 105 e a diferença é sentida de forma evidente.

Se você for comprar esta bicicleta, acho que é o ponto principal é considerar a troca das rodas. Caso invista em boas rodas, com certeza será um upgrade que transformará a bicicleta. Se puder comprar rodas acima destas que comprei, você terá uma bike que considero excelente.
Voltar ao Topo
montegrotto Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2004
Natal/RN
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar montegrotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2021 as 17:12
Originalmente postado por chiquinho8 chiquinho8 escreveu:

Olá, Montegrotto,

Estou gostando muito da bike Sense Criterium Cactory. Já rodei cerca de 400 km. Pesquisei muito antes de comprar, pois ainda tenho ressalvas quanto ao carbono. A bike é rígida, gosto muito da sua geometria. A bike é confortável, transmite confiança, e responde muito bem. Gostei muito do eixo passante, tinha uma anterior com blocagem e a diferença de rigidez é bem evidente.
No entanto, o ponto negativo são as rodas que refletem muito no peso. Apesar de a bike ter freio a disco, o que já a torna mais pesada, as rodas se destacam muito pelo peso. E tive uma experiência ruim com as rodas pesadas e por terem o perfil alto. Fiz um pedal e peguei vento lateral, e foi difícil demais controlar a bike. O peso foi algo impressionante, e incomodou demais. Depois deste pedal, decidi que precisava trocar as rodas. Então comprei as Shimano RS-170. E veja que são rodas que não são das mais leves, mas como o preço de rodas é algo abusivo, optei por estas devido ao preço mais acessível, mesmo sabendo que não são muito leves. E mesmo com estas rodas da Shimano que não são leves, o peso caiu muito, cerca de 500 gramas. Veja a diferença:

- roda dianteira da Sentec completa com pneus e disco: 1,70kg; roda da shimano completa: 1,55 kg;
- roda transeira da Sentec completa: 2,10 kg; Roda da Shimano: 1,70 kg.

Além do peso das rodas que vêm na bike, os cubos são os HB-RS470, que são do grupo GRX da Shimano. Este grupo da Shimano é destinado para bicicletas gravel, apresentam resistência e durabilidade para encarar a terra, mas não um bom desempenho para o speed quando pensamos em velocidade. Assim, não correspondem ao grupo Shimano 105 que equipa a bike. As rodas que comprei são do grupo 105 e a diferença é sentida de forma evidente.

Se você for comprar esta bicicleta, acho que é o ponto principal é considerar a troca das rodas. Caso invista em boas rodas, com certeza será um upgrade que transformará a bicicleta. Se puder comprar rodas acima destas que comprei, você terá uma bike que considero excelente.


Agradeço demais sua resposta!

Acho que foi vou deixar para entrar no mundo do disco depois...

Gastar uma grana com upgrade imediatamente após trocar de bike é algo que definitivamente não está nos planos.

Visualmente essas rodas da Sense já entregam estarem em um nível abaixo da proposta da bike. Parece até que elas tem a pista de frenagem nas laterais do aro!

Bons pedais!

Voltar ao Topo
luizermi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2016
Brasilia df
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizermi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2021 as 23:55
Chiquinho,
também comprei uma factory e senti o msm problema,, na outra bike tenho ksyrium elite e acho q rodam muito mais soltas e bem mais leves,, a factory acho pesada na subida inclinada.
Você chegou a pesá-las sem os pneus e discos?
Estou pensando seriamente no up de rodas mesmo sem poder gastar.
valeu
Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2021 as 10:44
Oi, Luiz,

Pois é, as rodas que vêm na Sense estão bem abaixo da proposta da bicicleta. Conforme foi dito acima, inclusive os aros vêm com o espaço de frenagem nas laterais para os freios ferradura. As rodas prejudicam demais a bicicleta. Acho uma total falta de cuidado da Sense colocar essas rodas na Criterium Factory.
Eu troquei e estou usando as rodas rs-170 da Shimano (que fazem parte do conjunto 105). A bicicleta mudou completamente, mesmo com as rodas da Shimano que não são das mais leves, ficou cerca de 600 gramas mais leve. A rodagem melhorou demais, a velocidade tanto em retas quanto em subidas mudou totalmente. Se você mudar as rodas optando por um par ainda mais leve (eu inclusive penso em um outro upgrade de rodas no futuro, quando encontrar algo com preço mais em conta), com certeza você vai sentir uma grande mudança.

Abraço.

Voltar ao Topo
chiquinho8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Nov 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chiquinho8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2021 as 11:22
Luiz,

Esqueci de comentar um outro ponto negativo das rodas da Sentec, talvez você até já esteja enfrentando este problema. É difícil demais fazer a retirada do pneu. Eu tive um furo com ela e foi uma luta fazer a retirada do pneu, demorou muito, é preciso fazer força com espátulas, e com muito cuidado, ainda há o risco de beliscar a câmara e ter novos furos. Na roda atual da Shimano, retiro o pneu com as mãos, sem qualquer dificuldade.

Abraço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X