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Atala - Restauração de bicicleta italiana |
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fmuriana
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Cadastrado em: 25 Mar 2010 São Paulo Offline Mensagens:80 |
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Postado: 10 Nov 2020 as 07:14 |
Ganhei esse quadro de um amigo de pedal. Ele já prestou bons serviços a esse amigo por alguns anos e agora vai se tornar um novo projetinho. Trata-se de um quadro Atala, em Cromoly, de data de fabricação ainda indefinida. Verificando o site da Atala, não encontrei nenhuma galeria com modelos anteriores, mas dá pra ver que se trata de uma marca bem genérica, tipo uma Caloi da vida, que já produziu bike de todos os tipos, inclusive em Cromoly.
Por meio da primeira análise, verifico que ele tem suporte pra sistema de freios cantilever na roda traseira. É curioso que o quadro tem furações para bagageiro (duas), na parte debaixo da traseira do quadro, mas não tem furações na parte de cima, o que vai fazer com que eu afixe o bagageiro no canote. Também não tem furações dianteiras no garfo, o que fará com que eu use daqueles bagageiros que se fixam nos pinos de freio. Acho que por enquanto estou querendo me ambientar com o modelo, pra saber se consigo encontrar peças similares à original, mantendo a mesma relação de marchas e o equilíbrio de peças original da bike. Se alguém tiver alguma dica de onde conseguir identificar essa bike como foi construída, a dica será muito bem vinda. Outro ponto importante é saber se existem lugares, no Brasil ou no exterior, onde eu consiga encontrar peças como esse movimento central, que me ajudem a remontar a composição original, sem espanar mais uma rosca que já deve estar um pouco avariada. É um quadro pequeno pra minha medida, tamanho 17", mas assim que montado, ganhará muitos bagageiros e alforjes pra ser a nova companheira da minha companheira. Ela quer aprender do zero a mecânica da nova bike velha dela. Então qualquer dica será muito bem-vinda. |
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gm1987
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gm1987
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Vc tem o que chamam de rosca italiana no movimento central, vai ter um bom trabalho em achar essa peça de época.
Pelo que entendi, vai ser uma bike de cicloturismo para sua esposa. Se for este o caso, eu montaria ela toda atualizada com componentes modernos.
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fmuriana
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Muito obrigado pela dica! Já estou em contato com o vendedor.
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fmuriana
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Cadastrado em: 25 Mar 2010 São Paulo Offline Mensagens:80 |
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Sim, a ideia não é retornar ao original, pq preciso que seja uma bike resistente e funcional para viagens curtas. Então estou buscando os itens atualizados. Parece que a dica anterior me aponta exatamente pra isso. Capaz que já compre dois movimentos centrais, pra ter um de reserva e cicloviagens.
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Ciclista urbano: Trek 930
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Ligeirinho
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Creio q existe uma ferramenta pra refazer, mesmo de leve, a rosca do movimento central. Outra coisa: Nao existe ( italianas ou francesas?) uma medida atípica de cx direção de 26.4 mm? Parece q algumas "senhoras francesas" tbm possuiam a medida de cx direção de 25 mm.
Bonito quadro, pelo desenho típico do garfo chutaria q era dos anos 90. Editado por Ligeirinho - 14 Nov 2020 as 07:25 |
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fmuriana
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PPra quem acessar o papo posteriormente e estiver na cidade de sp, eu tive problema mesmo quando tentei colocar roscas de metal. Então nesssa semana ainda passo no Elpídio, na Lapa, que foi indicado como o mecânico que tem ferramenta e técnica pra tentar reparar essa rosca. Depois posto aqui se rolou. Mas já reuni quase todas as peças necessárias pra montar a bike.
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Ciclista urbano: Trek 930
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