Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - DH fraco no Brasil é uma questão geográfica
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


DH fraco no Brasil é uma questão geográfica

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2020 as 11:06


Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2020 as 11:48
Placa em homenagem a um amigo que se foi dá o nome ao espaço:


Um dos duplos da chegada:


Um dos saltos de uma das quatro linhas de chegada:
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 08:30
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Bom dia a todos.
Após um longo período de ausência, estou de volta ao fórum.
Este tópico toca num ponto importante sobre o desenvolvimento dos esportes no Brasil e minha experiência me mostrou pontos importantes de entraves.
Vamos lá:
- Relevo: isso só prejudica o DH no sentido de que: se não tiver morro, não tem como descer. Fora isso, qualquer elevação com mais de 100 m é suficiente para fazer uma pista razoável.
- Estrutura: o pessoal que começa em determinados esportes pensa logo em ter estrutura para se divertir. Mas isso não funciona assim, sobretudo em esporte radicais em um país com pouca cultura esportiva como o Brasil. Se você quer uma pista: construa e mantenha. Se quer uma trilha: abra uma e mantenha. Quer uma rampa maneira pra saltar: compre enxada, pá e carrinho de mão, vá lá e faça.
Cobrar do poder público que coloque á sua disposição uma estrutura para que você se divirta é algo frustrante e egoísta. Só haverá investimento público se isso levar benefícios (diretos e indiretos) a muitas pessoas.
Em Campos/RJ temos uma pista de DH completa com cerca de 2,5km e de 300 m de desnível. Com tempo aproximado de 5 min. de descida (rápida), a pista é mantida por um grupo pequeno atletas (no qual me incluo) e semanalmente estamos lá varrendo, limpado, cortando galhos, tirando árvores que caem e refazendo obstáculos. Esperar por ajuda de prefeitura? Prefiro que eles nem cheguem perto.
A Serra do Itaóca é uma APA, com estrada de subida toda calçada (3,2 km) e construímos um bosque no fim da pista onde estamos reflorestando com ipês, pau-brasil, canela, arvores frutíferas, tudo limpo, cercado com bancos e mesas. O poder público contribuiu com ZERO para que isso fosse realizado.
As pistas e trilhas não vão surgir e se manter sozinhas. Enquanto isso não for cultural do esporte, não vamos avançar.

Cara, vcs estão de parabéns. Quero visitar vcs qualquer dia.

Esse é o espírito, que o pessoal do DH  já captou faz décadas, e HOJE finalmente está chegando aos poucos no XC.

O pessoal do Enduro mantém esse espírito desde sempre pois apesar do esporte ser mais recente, boa parte da galera veio do DH. As as pistas de DH são bastante adequadas p bikes de enduro também, e ter uma estrada pra subir pedalando torna uma pista de DH com resgate um belo loop pra bikes de Enduro. Vejo também que em casos que não há pista de resgate, a galera do enduro se preocupa também com as linhas de subida. Estou em Floripa atualmente e vejo que o fato de terem trabalhado (muito) em subidas pedaláveis pra acessar as trilhas, tornou o esporte muito mais praticado por aqui, incluindo ainda mais a galera do XC. E subidas bem feitas com a preocupação de manter inclinações até 10% fazem uma diferença enorme na satisfação em pedalar nas trilhas pois não é tão sofrida a subida, e mesmo quem não gosta muito de subir acaba gostando, ou pelo menos não sendo tão enfadonho.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:33
As portas estão abertas tanto para andar quanto pra ajudar.
Apesar de ser um trabalho incessante, a manutenção e construção das trilhas traz uma satisfação enorme. Eu paro, olho praquele trecho e digo com oegulho: foi feito por mim. Há trechos e obstáculos na trilha que recebem nossos nomes pra identificar.
Aos meus 54 verões de idade, não sei quanto tempo vou conseguir andar na pista que ralo pra manter. Mas tenho certeza de deixa um legado e um exemplo pra quem vier depois de mim.
Precisamos acabar com esse egoísmo de achar que a prefeitura, os "governos", os empresários e etc, devem se mexer para que eu possa praticar o esporte que gosto. Cada um deve tomar a atitude de fazer acontecer e incentivar outros a faze o mesmo.
Esse é o único caminho viável para o esporte amador.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:56
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

As portas estão abertas tanto para andar quanto pra ajudar.
Apesar de ser um trabalho incessante, a manutenção e construção das trilhas traz uma satisfação enorme. Eu paro, olho praquele trecho e digo com oegulho: foi feito por mim. Há trechos e obstáculos na trilha que recebem nossos nomes pra identificar.
Aos meus 54 verões de idade, não sei quanto tempo vou conseguir andar na pista que ralo pra manter. Mas tenho certeza de deixa um legado e um exemplo pra quem vier depois de mim.
Precisamos acabar com esse egoísmo de achar que a prefeitura, os "governos", os empresários e etc, devem se mexer para que eu possa praticar o esporte que gosto. Cada um deve tomar a atitude de fazer acontecer e incentivar outros a faze o mesmo.
Esse é o único caminho viável para o esporte amador.

claro, isso não existe praticamente no mundo.

as coisas realmente boas são feitas pelas comunidades ou são empreendimentos particulares.

O governo tem a principal função de não atrapalhar, ou no máximo promover alguma acessibilidade para conexão de várias trilhas (ciclovias, etc) que são coisas inviáveis pra comunidade fazer.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 10:32
Perfeita a frase Aplaudir... 

Tem que acabar com essa falsa ideia que tal modalidade não se desenvolve por "falta de incentivo do governo"...

Se for pensar assim o governo tem fazer pista de XC, DH, Enduro, Velódromo, etc... Juntamente com as pistas de skate, não se esquecendo de fazer quadras para o vôlei, mas sem deixar de ajudar o cara que pratica canoagem, ao mesmo tempo que constrói uma quadra de tênis ao lado da quadra de basquete...  Desculpa, mas isso não deve ser preocupação do governo.....

Cada um tem seu esporte, e parece que no Brasil todos ficam com esse mimimi: Aiim porque o governo não incentiva....

Se não atrapalhar esta ótimo... Mas como ja comentei, poderia dar isenção ou pelo reduzir a carga tributaria de equipamentos esportivos, seja uma bicicleta, uma raquete, uma vela, etc....

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Precisamos acabar com esse egoísmo de achar que a prefeitura, os "governos", os empresários e etc, devem se mexer para que eu possa praticar o esporte que gosto. Cada um deve tomar a atitude de fazer acontecer e incentivar outros a faze o mesmo.
Esse é o único caminho viável para o esporte amador.


Editado por rafael_rtg - 24 Nov 2020 as 10:34
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X