Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas para bike urbana iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas para bike urbana iniciante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Vladimirslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Set 2020
Salvador
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vladimirslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas para bike urbana iniciante
    Postado: 08 Set 2020 as 22:23
Oi, pessoal!

Estou interessado em comprar uma bike para uso urbano. Tenho lido bastante, mas quanto mais leio, mais dúvidas vão surgindo e estou um pouco desorientado. Podem me ajudar?

Vou usar em ciclovias diariamente, mas pretendo depois começar a praticar na rua (tem muitas ladeiras aqui onde moro). Não pretendo usar em trilhas e competições.

Quais as especificações de bikes para esse uso? Pretendo investir no máximo R$1400. Se puderem indicar alguns modelos de exemplo, ajudaria bastante também.

BIKEFIT
Altura: 182 cm
Cavalo:     84 cm
Tronco (155-84): 71 cm
Braço:     57 cm

Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed: 56.28 cm
Quadro de MTB:     18.22"
Altura do Selim: 74.17 cm
Top tube efetivo + mesa: 68 cm
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 08:36
Olá,

Não existe uma regra de "bike ideal" para a cidade, mas existem configurações que desempenham um papel mais eficiente em uso urbano, como:

- pneus slick, aqueles mais "lisos", rodam melhor no asfalto
- furação para bagageiro, cedo ou tarde na cidade vc vai querer ter um
- guidão mais curto para passar por locais mais apertados, como entre os carros num farol
- relação compatível com sua cidade e sua necessidade: se tem muito morro, pense em marchas mais reduzidas, até para suar menos. Se for uma cidade plana, às vezes nem marcha precisa. 
- garfo fixo, ou seja, sem suspensão, é questão de gosto pessoal, mas deixa a bicicleta mais leve e ágil. 
- paralamas para suas costas não ficarem carimbadas em dias de chuva.

Praticamente todas as marcas no mercado possuem um modelo para uso urbano atualmente. Tem desde modelos confort, que são boas para curtas distâncias, até as híbridas, que são bikes com aro 700, pneu slick, etc, etc... além das bicicletas dobráveis, que saíram um pouco de moda mas são ótimas opções.

Alguns modelos de bikes urbanas:

Caloi City Tour, Caloi Urbam, Sense Move, Sense Activ, Soul Copenhague, Btwin Triban 100, Oggi Lite Tour... enfim existem muito mais, mas as que me lembro são essas.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Marcosmarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2018
Feira de Santan
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcosmarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 13:42
Eu adquiri a cerca de 3 meses a bike Giant
híbrida Sedona DX 26" 0km na internet para deslocamentos urbanos de média e curta distâncias. Estou gostando muito pelo excelente conforto e agilidade dela na cidade. Além do custo benefício ser muito bom: grupo 24v, pneus 1.95, freios v-brake, garfo com amortecimento (curso curto) pois minha cidade é muito esburacada😅😟;ela por ser aro 26 tornará a manutenção no futuro um pouco mais barata no quesito raios, pneus, menos visada pra roubo etc.
Sugiro vc dar uma pesquisada nesse modelo e ver se te agrada. Mas eu pessoalmente estou gostando muito dessa bike.
Voltar ao Topo
Vladimirslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Set 2020
Salvador
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vladimirslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 20:41
Obrigado!

Sobre os câmbios, alguma dica?

Outra dúvida: vale mais a pena comprar logo uma urban, ou uma MTB com garfo e trocar os pneus? Vejo muito mais variedade de MTB a venda do que urbanas.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 22:39
Em termos práticos, até os câmbios Shimano Tourney vão atender quem quer pedalar na cidade. Mas se for nessa linha, opte pela série Tourney TX, que já aceita 8v e cogs até 34 dentes na catraca ou cassete. Alguns TY tb aceitam (não todos), mas nenhum TZ aceita. Eles perdem a regulagem com alguma facilidade, no entanto.

Pra ficar tranquilo, um Altus 3x8v série antiga (M310) tem um ótimo custo/benefício, assim como o Altus 3x9v série antiga (M370, tenho esse e estou muito satisfeito). Por um pouquinho a mais, o Altus 3x9v ou 2x9v atuais (M2000) ou ainda Acera 3x9v ou 2x9v atuais (M3000, não confunde com M3100, que é Alívio atual) tb são ótimos. Não acho que uma série Alívio seria interessante numa urbana devido ao custo maior.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2020 as 22:42
Originalmente postado por Marcosmarte Marcosmarte escreveu:

Eu adquiri a cerca de 3 meses a bike Giant
híbrida Sedona DX 26" 0km na internet para deslocamentos urbanos de média e curta distâncias. Estou gostando muito pelo excelente conforto e agilidade dela na cidade. Além do custo benefício ser muito bom: grupo 24v, pneus 1.95, freios v-brake, garfo com amortecimento (curso curto) pois minha cidade é muito esburacada😅😟;ela por ser aro 26 tornará a manutenção no futuro um pouco mais barata no quesito raios, pneus, menos visada pra roubo etc.
Sugiro vc dar uma pesquisada nesse modelo e ver se te agrada. Mas eu pessoalmente estou gostando muito dessa bike.

Se não ligar pra ter uma aro 26” (eu até prefiro...) o conjunto dessa Sedona DX tá muito bom! Só não curto os passadores rotativos (tipo revoshift) da Sram. Ela não é leve e nem pretende ser, mas tá super adequada pra rodar por aí.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 12:56
Olha que o universo estava te ouvindo e a Renata Falzoni fez um guia com algumas bikes até 2000. 


Dando Spoiler, de longe a melhor bike é a Sense Versa. Tem uma preta aqui no prédio e vi de perto, linda e um pneu balão bem bacana. 
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Vladimirslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Set 2020
Salvador
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vladimirslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 20:44
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Olha que o universo estava te ouvindo e a Renata Falzoni fez um guia com algumas bikes até 2000. 

https://www.youtube.com/watch?v=EQD9sUasQJM - https://www.youtube.com/watch?v=EQD9sUasQJM

Dando Spoiler, de longe a melhor bike é a Sense Versa. Tem uma preta aqui no prédio e vi de perto, linda e um pneu balão bem bacana. 


hahahah valeu!! Assisti e ajudou bastante!
Voltar ao Topo
Vladimirslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Set 2020
Salvador
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vladimirslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2020 as 18:54
Gente, procurei a Sense Move e a Caloi Urbam por aqui na cidade e não achei. Na internet também não achei pra venda facilmente. Achei a Sense Move em um site, mas com frete sai quase 2.000 reais.

Uma das lojas disse que a Sense ia lançar uma nova linha no mês que vem. Acham que vale a pena esperar? Ou pode sair mais caro ainda?

Vejo muitas bikes de MTB. Será que vale a pena pegar uma com garfo e trocar os pneus?
Voltar ao Topo
Surfista de Boresta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2020
Brasil
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Surfista de Boresta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2020 as 10:10
Originalmente postado por Vladimirslima Vladimirslima escreveu:

Gente, procurei a Sense Move e a Caloi Urbam por aqui na cidade e não achei. Na internet também não achei pra venda facilmente. Achei a Sense Move em um site, mas com frete sai quase 2.000 reais.

Uma das lojas disse que a Sense ia lançar uma nova linha no mês que vem. Acham que vale a pena esperar? Ou pode sair mais caro ainda?

Vejo muitas bikes de MTB. Será que vale a pena pegar uma com garfo e trocar os pneus?

Comprei a sense move por 1890 com frete no ML.

Se duvidar a nova linha vai vir mais cara ainda, a Oggi Hacker 2020 tá custando 2300 no ML
Voltar ao Topo
lvieira1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lvieira1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2020 as 15:25
Originalmente postado por Vladimirslima Vladimirslima escreveu:

Gente, procurei a Sense Move e a Caloi Urbam por aqui na cidade e não achei. Na internet também não achei pra venda facilmente. Achei a Sense Move em um site, mas com frete sai quase 2.000 reais.

Uma das lojas disse que a Sense ia lançar uma nova linha no mês que vem. Acham que vale a pena esperar? Ou pode sair mais caro ainda?

Vejo muitas bikes de MTB. Será que vale a pena pegar uma com garfo e trocar os pneus?

Ola amigo, para o uso que voce descreveu vale a pena sim. Caso não esteja conseguindo encontrar os modelos prontos pra cidade (urbana/hibrida).

Como vc team um orçamento limitado, caso compre uma MTB, pode começar só trocando os pneus. Que é a parte que fará maior diferença. O garfo (ou outras coisas), pode fazer depois.

Abraço e boas pedaladas.
Voltar ao Topo
Marih Adonai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2020
Samambaia DF
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marih Adonai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2020 as 13:38
Olá, sou tb iniciante e estou fortemente tentada a comprar uma Riverside 520 feminina. Meu uso é urbano para trabalho e eventualmente quero pegar a BR... Li que é uma bike boa de entrada, seu custo hj está de 1500. Alguém pode me falar sobre ela, visto que as coisas que li são mais antigas? Quanto ao valor, está na média para bikes deste modelo??? Muito obrigada!!    


Informações sobre ela:
🚛 FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS ACIMA DE R$249,99 PARA A CIDADE DE SÃO PAULO
0
Encontrar + de 7.000 produtos

DECATHLONSTORE-MOBILE
BICICLETAS
REF: 8509117
BICICLETA FEMININA RIVERSIDE 520
LIQUIDAÇÃO
Tamanho


Selecione o tamanho
Não sabe seu tamanho?
COMPRAR ONLINE

ESTOQUE NA LOJA FÍSICA
ADICIONAR AO CARRINHO
Condições para RJ
a ciclista que busca uma bicicleta aro 700 para lazer e deslocamentos em vias asfaltadas ou terra batida.
A bicicleta Riverside 520 oferece transmissão Shimano Altus com 8 velocidades, freios v-brake em alumínio, rodas parede dupla em alumínio com pneus mistos e suspensão com 65mm de curso.



BENEFÍCIOS DO PRODUTO
PRECISÃO
Transmissão Shimano Altus Megarange 1x8 vel., marcha certa em qualquer momento!

Precisão
AMORTECIMENTO
Suspensão dianteira Zoom com 65mm de curso e trava.

Amortecimento
GARANTIA VITALÍCIA
Garantia vitalícia para quadro, mesa e guidão.

Garantia vitalícia
ESTABILIDADE
Rodas parede dupla em alumínio e pneus 700x40 com proteção anti-furo/refletivos.

Estabilidade
CONFORTO DA BICICLETA
Quadro em alumínio 6061 T4T6, compatibilidade de bagageiro e para-lamas.

Conforto da bicicleta
FÁCIL DE USAR
Sistema de transmissão fácil de usar por conta do número reduzido de marchas.

Fácil de usar
CONFORTO DE UTILIZAÇÃO
Quadro com geometria confortável para longas pedaladas e posição relaxada.

Conforto de utilização
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
QUADRO
Fabricado em alumínio 6061 T4T6

Entradas para bagageiro, para dois suportes de caramanhola e para-lamas
Gancheira de câmbio substituível.

Compatível com freio a disco.

Tamanhos:
P -18" (1,55m-1,65m)
M - 19" (1,66m-1,82m)

SUSPENSÃO DIANTEIRA
ZOOM CH-T187 AMS ML/O aro 700 para Trekking, com 65mm de curso e trava mecânica.

Crown e canelas em alumínio. Entradas para para-lamas e compatível com freio a disco e com cabeamento para iluminação por dínamo de cubo dianteiro.

TRANSMISSÃO
Cambio traseiro: Shimano Altus RD-M310 (8 velocidades)
Passadores: Rapid-Fire Shimano Altus SL-M310 (8 velocidades)
Pedevela: PROWHEEL Ounce com braços em alumínio de 175mm (M e G) e coroa de 34 dentes em aço com protetor externo em alumínio. Para eixo de ponta quadrada
Central: Feimin B908 2NL selado com eixo de ponta quadrada de 122,5mm
Cassete: Shimano CS-HG31-8 MegaRange de 8 velocidades (11-34 dentes)
Corrente: KMC Z8.3 de 110 elos
Pedais: Plastic feimin FP-807B

FREIOS
V-Brake Promax em alumínio
Manetes Promax XL102 4D com suporte e alavancas em alumínio

RODAS
Aros VZAN de parede dupla para 36 raios
Raios em inox
Cubos em alumínio, para 36 raios, com quick-release
Pneus Mitas V71 700x40c, híbridos, com proteção anti-furo e faixa refletiva

DIREÇÃO
Guidão em alumínio, curvo/elevado, de 620x25,4mm
Mesa Zoom TDS-C41-8 elevada fabricada em alumínio, com 25,4mm de diâmetro, 40° de inclinação e 90mm de extensão
Manoplas Velo VLG-1389 com apoio anti-pressão

SELIM
Selim DDK D2582 feminino
Canote em aço, de 27,2x360mm
Sistema de blocagem para regulagem de altura
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2020 as 01:56
Originalmente postado por Marih Adonai Marih Adonai escreveu:

Olá, sou tb iniciante e estou fortemente tentada a comprar uma Riverside 520 feminina. Meu uso é urbano para trabalho e eventualmente quero pegar a BR... Li que é uma bike boa de entrada, seu custo hj está de 1500. Alguém pode me falar sobre ela, visto que as coisas que li são mais antigas? Quanto ao valor, está na média para bikes deste modelo??? Muito obrigada!!


Unia coisa que não me agrada nela é o fato de ter apenas câmbio traseiro 8v, mas eu moro em Belo Horizonte e tem uns morrões por aqui. Na config dela, varia de 2,21m por pedalada na mais leve pra 6,82m na mais pesada, um pedivela 42-34-24d simples e câmbio dianteiro levariam isso pra 1,56m a 8,42m, o que iria ajudar bastante nos morros, aliviando em 30% o esforço na mais leve (dando 23,5% a mais de final na pesada de brinde).

A suspensão não acrescenta quase nada, é bastante simples. Eu subi em cima da versão masculina em uma loja da Decathlon: a trava é inútil pra mim, pq mesmo travada ela afundou com o meu peso. Não vou considerar isso um ponto negativo, até pq eu peso 120kg. Pessoas mais leves não devem ter esse problema.

Já o que me agrada é o fato dela já ter muito dos itens que eu recomendo pra aumentar a resistência, como sistema de cassete, aros de parede dupla, raios em inox e cubos 36 furos (que não fala o fabricante ou modelo, achei curioso), o que faz dela uma boa opção de base.

Sobre a marca, eu tenho uma BTwin mais simples (RockRider 100, comprei só pelo quadro) e, comparando com bikes de entrada da Caloi (minhas experiências anteriores), acho que os quadros deles são bem construídos e ainda tem garantia vitalícia. Mas isso é relativo: de que adianta ter garantia assim ou assado, se não tem uma loja física da Decathlon na sua cidade pra acioná-la? Eu moro a 6km de distância de uma loja deles, pra mim é muito fácil, mas não sei como seria pra quem não tem uma situação assim.

Isto posto, se a sua cidade não tiver muitos morros, ela deve te atender bem no uso urbano. Quando “cair na BR”, o que eu entendi como fazer uma cicloviagem, vc pensa em upgrades específicos pra essa finalidade. Os preços são de pandemia no MercadoLivre, depois dessa zorra deve melhorar um pouco:

* pedivela triplo 42-34-24d: R$55,00 um simples em aço, R$170,00 uma Shimano FC-TY301 com braços em alumínio (menor peso, mesma relação) ou R$210,00 uma FC-M311 42-32-22d (menor peso e relação um pouquinho mais aliviada)
* câmbio dianteiro: R$35,00 um Shimano FD-TZ30 (básico, saindo de linha, precisa ser do tipo que puxa por cima), R$55,00 um Shimano FD-TZ500 (básico, modelo atual)ou R$110,00 um Shimano FD-M313 (necessário pro pedivela FC-M311)
* passador esquerdo: R$110,00 um Shimano SL-EF310-L, que faz par com o que já vem nela

Resumindo, pra colocar ela 3x8v vc gastaria entre R$200,00 (mais básico, pedivela mais pesado e relação OK) e R$430,00 (mais avançado, pedivela mais leve e relação aliviada) em upgrades. Aí vc teria uma bike que não iria pesar pra levar bagagem e te ajudaria bastante nos morros.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
soaresfr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresfr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 13:18
Boa Tarde, pessoal!! Sou novo aqui no forum e também queria uma dica para adquirir uma bike.
Eu tava pesquisando porque queria tb uma bike para uso urbano. Agora, de cara não faria um pedal longo e não seria um uso diário, seria de duas a 3 vezes na semana.

Meu percurso duraria, ida e volta, cerca de uma hora. Com o tempo passaria a fazer pedais longos...

Eu tô entre comprar a Caloi Vulcan que é bem básica mas quebraria o galho desse deslocamento, mas não seria uma boa opção para pedal longo (que não seria diário, é claro)...

E tb tô pensando em investir um pouco mais e comprar uma GTS pra finalidade de longos percursos (não conheço muito a GTS, conheci há pouco tempo fazendo pesquisas no google). O que vcs acham dessa marca, vcs que conhecem, ela é confiável? Me interessei por dois modelos (que custam mais do que o dobro da vulcan, mas estão dentro do meu orçamento rs). O que vocês acham???

https://www.lojagtsm1.com.br/bicicletas/aro-29/bicicleta-gts-aro-29-freio-a-disco-hidraulico-cambio-gts-m1-rx10-30-marchas-e-amortecedor-com-trava-gts-m1-g7-rx10

https://www.lojagtsm1.com.br/bicicletas/aro-29/bicicleta-gts-aro-29-freio-a-disco-hidraulico-cambio-27-marchas-e-amortecedor-trava-suspensao-advanced-new

https://www.lojagtsm1.com.br/bicicleta-gts-aro-29-freio-a-disco-hidraulico-cambio-27-marchas-e-amortecedor-gts-m1-i-vtec-absolute
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X