Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta confortável para deslocamento urbano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta confortável para deslocamento urbano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta confortável para deslocamento urbano
    Postado: 03 Ago 2020 as 14:15
Olá, pessoal! 

Inicialmente, busquei uma bicicleta urbana para poder ir trabalhar diariamente, como retratado no seguinte tópico: 
https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-urbana-para-ir-trabalhar-em-2020_topic97708.?KW= - https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-urbana-para-ir-trabalhar-em-2020_topic97708.html?KW=

Acabei optando pela Sense Activ 2020, pela qualidade dos componentes.

Tive um problema com a geometria da bike, que me jogava muito pra frente e me dava dor nas mãos (mesmo no tamanho correto), que também abordei no seguinte tópico:
https://www.pedal.com.br/forum/sense-activ-e-dor-na-palma-das-maos_topic98313.?KW= - https://www.pedal.com.br/forum/sense-activ-e-dor-na-palma-das-maos_topic98313.html?KW=

Com a ajuda dos membros, fiz algumas modificações que melhoraram a minha experiência com a bike. As dores nas mãos pararam.

Recentemente, comprei uma Btwin Riverside 520 para minha namorada (ótima bicicleta, por sinal). 




Andando nela, percebi o quão desconfortável é a Activ pra mim, principalmente por dois pontos:

1. Garfo rígido

Mesmo que todos digam que a suspensão só serve para roubar energia na cidade, a minha experiência casual com a Riverside foi ótima (a suspensão conta com trava e regulagem de pre carga). Eu moro no Rio de Janeiro, e as ruas aqui são esburacadas de verdade. Mesmo diminuindo a pressão dos pneus da minha Activ, eu nunca andei nela de maneira tão prazerosa como andei na Riverside. 
Parando pra pensar, talvez eu não queira tanto desempenho ao pedalar, como os defensores do garfo rígido. O trade-off energia vs conforto da suspensão, pra mim, compensa. Principalmente andando no RJ.

2. Posição de pilotagem

A Activ tem uma posição de pilotagem bem agressiva, como já tinham me alertado no primeiro tópico referenciado aqui. Achei que fosse algo que não me incomodaria muito. Porém, ao andar na Riverside, que tem uma posição de pilotagem mais relaxada e casual, eu vi o quanto é mais prazeroso andar nela frente à Activ, pra mim. Talvez eu tenha feito uma escolha mais hardcore, sendo um ciclista mais casual.


Concluindo, mesmo a Riverside sendo uma bicicleta mais barata e com componentes mais modestos, no quesito conforto eu achei a bicicleta da Btwin mais prazerosa de pilotar. E por incrível que pareça, para o meu uso, o freio a disco, passadores hidráulicos e outras coisas que fazem a Sense cobrar mais caro na Activ, não fizeram tanta falta.


Com base nesse relato, eu estou pensando em trocar de bike. Vender a Activ (visto que não vale a pena investir numa suspensão) e comprar uma bicicleta com pegada mais confortável. Eu não abro mão de bons componentes, então mesmo sendo um pouco mais cara, eu gostaria de investir em uma bicicleta de boa qualidade, porém com posição de pilotagem mais ereta e com suspensão. Bagageiro e para lamas seriam bons diferenciais, visto que, pra cidade, são muito úteis.

Vocês me recomendam algo?

Desde já agradeço a todos.
Voltar ao Topo
Chowlin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2020
Londrina
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chowlin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2020 as 14:59
Você pretende investir quanto ($) em uma bike mais confortável? Talvez uma MTB de entrada com componentes e suspensão simples te atenda, mesmo que vá andar só em trajeto urbano com ruas com buracos e desníveis
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2020 as 15:04
Originalmente postado por emersonyamamoto emersonyamamoto escreveu:

Olá, pessoal! 

Inicialmente, busquei uma bicicleta urbana para poder ir trabalhar diariamente, como retratado no seguinte tópico: 
https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-urbana-para-ir-trabalhar-em-2020_topic97708.?KW= - https://www.pedal.com.br/forum/bicicleta-urbana-para-ir-trabalhar-em-2020_topic97708.html?KW=

Acabei optando pela Sense Activ 2020, pela qualidade dos componentes.

Tive um problema com a geometria da bike, que me jogava muito pra frente e me dava dor nas mãos (mesmo no tamanho correto), que também abordei no seguinte tópico:
https://www.pedal.com.br/forum/sense-activ-e-dor-na-palma-das-maos_topic98313.?KW= - https://www.pedal.com.br/forum/sense-activ-e-dor-na-palma-das-maos_topic98313.html?KW=

Com a ajuda dos membros, fiz algumas modificações que melhoraram a minha experiência com a bike. As dores nas mãos pararam.

Recentemente, comprei uma Btwin Riverside 520 para minha namorada (ótima bicicleta, por sinal). 




Andando nela, percebi o quão desconfortável é a Activ pra mim, principalmente por dois pontos:

1. Garfo rígido

Mesmo que todos digam que a suspensão só serve para roubar energia na cidade, a minha experiência casual com a Riverside foi ótima (a suspensão conta com trava e regulagem de pre carga). Eu moro no Rio de Janeiro, e as ruas aqui são esburacadas de verdade. Mesmo diminuindo a pressão dos pneus da minha Activ, eu nunca andei nela de maneira tão prazerosa como andei na Riverside. 
Parando pra pensar, talvez eu não queira tanto desempenho ao pedalar, como os defensores do garfo rígido. O trade-off energia vs conforto da suspensão, pra mim, compensa. Principalmente andando no RJ.

2. Posição de pilotagem

A Activ tem uma posição de pilotagem bem agressiva, como já tinham me alertado no primeiro tópico referenciado aqui. Achei que fosse algo que não me incomodaria muito. Porém, ao andar na Riverside, que tem uma posição de pilotagem mais relaxada e casual, eu vi o quanto é mais prazeroso andar nela frente à Activ, pra mim. Talvez eu tenha feito uma escolha mais hardcore, sendo um ciclista mais casual.


Concluindo, mesmo a Riverside sendo uma bicicleta mais barata e com componentes mais modestos, no quesito conforto eu achei a bicicleta da Btwin mais prazerosa de pilotar. E por incrível que pareça, para o meu uso, o freio a disco, passadores hidráulicos e outras coisas que fazem a Sense cobrar mais caro na Activ, não fizeram tanta falta.


Com base nesse relato, eu estou pensando em trocar de bike. Vender a Activ (visto que não vale a pena investir numa suspensão) e comprar uma bicicleta com pegada mais confortável. Eu não abro mão de bons componentes, então mesmo sendo um pouco mais cara, eu gostaria de investir em uma bicicleta de boa qualidade, porém com posição de pilotagem mais ereta e com suspensão. Bagageiro e para lamas seriam bons diferenciais, visto que, pra cidade, são muito úteis.

Vocês me recomendam algo?

Desde já agradeço a todos.

Eu não sei se vai ser tão confortável como a riverside, mas essa aqui parece bem interessante para o que vc procura.

Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2020 as 15:16
Originalmente postado por Chowlin Chowlin escreveu:

Você pretende investir quanto ($) em uma bike mais confortável? Talvez uma MTB de entrada com componentes e suspensão simples te atenda, mesmo que vá andar só em trajeto urbano com ruas com buracos e desníveis

Acredito que consigo chegar até uns R$ 3.500 no orçamento da nova bike.


Originalmente postado por fabiomuniz fabiomuniz escreveu:


Eu não sei se vai ser tão confortável como a riverside, mas essa aqui parece bem interessante para o que vc procura.

http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Oggi-Lite-Tour-700-2020-35489 - http://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-Oggi-Lite-Tour-700-2020-35489

Estava olhando exatamente essa bike agora, rs. Achei bem interessante. 

Essa marga Oggi é boa?

E essa suspensão Oggi Zoom - 100mm de curso - 9x100mm, será que presta?

No geral gostei bastante dela!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2020 as 19:35
emersonyamamoto,

Indo lá nos posts que vc mostrou pra gente se inteirar do que vc fez na bike, acho que vale a pena vc colocar uma suspa na sua bike do que pegar uma bike nova. Tb sou do RJ, faço muitas experiências na minha bike, já usei garfo rígido e tal mas acabei voltando pra suspensão. Já tive 3 delas, todas de entrada: uma da Zoom que veio na minha Oggi cujas canelas arranharam a tal ponto que a suspensão descia e não subia, só "puxando". Depois foi uma TSW Salto que entortou depois de um puta acidente. Depois foi uma GiosBR pra nunca mais comprar nada dessa marca. Aí experimentei a Suntour XCM30 (tb de entrada) e estou com ela até hj (coisa de 6 meses), eu deveria ter pesquisado mais pra não ter gastado tanta grana com suspas mais pererecas. Mesmo vendendo a Sense (que é nova, diga-se), vc ainda teria que inteirar o preço da bike final e esse valor seria bem mais alto do que o custo da Suntour, pagando ainda em 12 vezes sem juros...

Editado por sidserra - 03 Ago 2020 as 19:42
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2020 as 15:18
Originalmente postado por emersonyamamoto emersonyamamoto escreveu:


Estava olhando exatamente essa bike agora, rs. Achei bem interessante. 

Essa marga Oggi é boa?

E essa suspensão Oggi Zoom - 100mm de curso - 9x100mm, será que presta?

No geral gostei bastante dela!

Eu tive uma Oggi 7.0 que comprei por recomendações daqui do forum uns 2 anos atrás, achei uma boa bike e conta muito em favor a garantia vitalicia do quadro.

Já essa suspensão eu não sei se é boa, acredito que seja uma suspensão de uma marca baratinha adesivada com a marca da Oggi. A minha 7.0 ano 2018 veio com suspensão Sr Suntour XCM, já a 7.0 2019 veio com essa suspensão Oggi, acredito que seja a mesma.
 


Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2020 as 16:06
Eu tenho uma Oggi Hacker HDS, domingo fiz um pedal de 76KM c/ ela.
A Bike é excelente p/ a proposta dela que é um modelo de entrada, tem 24 marchas, então se pegar uma pirambeira muito inclinada, vai fazer força, uma bike c/ 27 marchas vai ser mais leve nesse sentido.
A suspensão dela é Zoom, 100m com trava no ombro, acho boa, mas nada excepcional, faz o trabalho na cidade e trilhas mais leves vai muito bem. O Freio hidraulico shimano é otimo, ja precisei dele algumas vezes e respondeu bem, o que nao gosto é do pneu que veio nela, um pneu chamado DSI do Sri Lanka (?????) acho que ele segura muito, troquei por um Pirelli slick e melhorou muito.

A questão é ACHAR a bike, as linhas de produção estão suspensas, e não tem mais bike no mercado, um amigo foi comprar e nao conseguiu, entrou em contato com a a fabrica e tudo, esperam retomar em Setembro só.
Ai ele partiu pra uma Rockrider 500 e alguma coisa da Decathon que é uma bike legal, mas pelo preço (casa dos 3000) acho que consegue coisa melhor (se tiver paciencia).

Os preços das bikes dispararam muito por conta do dolar, isso atrapalhou bastante tudo (em cima da restricao de producao).

Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 15:21
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

emersonyamamoto,

Indo lá nos posts que vc mostrou pra gente se inteirar do que vc fez na bike, acho que vale a pena vc colocar uma suspa na sua bike do que pegar uma bike nova. Tb sou do RJ, faço muitas experiências na minha bike, já usei garfo rígido e tal mas acabei voltando pra suspensão. Já tive 3 delas, todas de entrada: uma da Zoom que veio na minha Oggi cujas canelas arranharam a tal ponto que a suspensão descia e não subia, só "puxando". Depois foi uma TSW Salto que entortou depois de um puta acidente. Depois foi uma GiosBR pra nunca mais comprar nada dessa marca. Aí experimentei a Suntour XCM30 (tb de entrada) e estou com ela até hj (coisa de 6 meses), eu deveria ter pesquisado mais pra não ter gastado tanta grana com suspas mais pererecas. Mesmo vendendo a Sense (que é nova, diga-se), vc ainda teria que inteirar o preço da bike final e esse valor seria bem mais alto do que o custo da Suntour, pagando ainda em 12 vezes sem juros...

Olá, sidserra. Muito obrigado por sua opinião. Depois do que você escreveu, comecei realmente a considerar colocar uma suspensão na bike em vez de vendê-la. Até porque já investi um bom dinheiro nela (mesa, guidão, bagageiro). Acredito que uma suspensão irá aumentar e muito meu conforto. Andei pesquisando uns modelos de várias marcas (Suntour, Rockshox, Proshock, Manitou) e a que tem melhor custo benefício aparentemente é a Suntour mesmo (para uso recreativo).

Achei o modelo XCR32 no Mercado Livre, parece bem interessante. O que me diz dela?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1614147480-suspenso-sr-suntour-xcr32-aro-29-100mm-9mm-trava-guido-_JM?quantity=1#=1&=item&tracking_id=f5aba4f5-1e26-4716-8d60-ac815d0c6dcd - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1614147480-suspenso-sr-suntour-xcr32-aro-29-100mm-9mm-trava-guido-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=f5aba4f5-1e26-4716-8d60-ac815d0c6dcd

Outra coisa: eu não faço ideia se a minha Activ tem a espiga reta ou cônica. Esses modelos de suspensão com espiga reta são os indicados para o meu tipo de bike? 

Obrigado mais uma vez pela participação.

Originalmente postado por fabiomuniz fabiomuniz escreveu:

Eu tive uma Oggi 7.0 que comprei por recomendações daqui do forum uns 2 anos atrás, achei uma boa bike e conta muito em favor a garantia vitalicia do quadro.

Já essa suspensão eu não sei se é boa, acredito que seja uma suspensão de uma marca baratinha adesivada com a marca da Oggi. A minha 7.0 ano 2018 veio com suspensão Sr Suntour XCM, já a 7.0 2019 veio com essa suspensão Oggi, acredito que seja a mesma.

É, fabiomuniz, eu também tive a impressão que é uma suspensão de baixa qualidade. Isso inviabilizaria a minha compra, visto que não quero gastar dinheiro com bicicleta pra depois ter que trocar mais peças. Pra isso, fico com minha Activ. Muito obrigado por sua participação.

Originalmente postado por flabombarda flabombarda escreveu:

Eu tenho uma Oggi Hacker HDS, domingo fiz um pedal de 76KM c/ ela.
A Bike é excelente p/ a proposta dela que é um modelo de entrada, tem 24 marchas, então se pegar uma pirambeira muito inclinada, vai fazer força, uma bike c/ 27 marchas vai ser mais leve nesse sentido.
A suspensão dela é Zoom, 100m com trava no ombro, acho boa, mas nada excepcional, faz o trabalho na cidade e trilhas mais leves vai muito bem. O Freio hidraulico shimano é otimo, ja precisei dele algumas vezes e respondeu bem, o que nao gosto é do pneu que veio nela, um pneu chamado DSI do Sri Lanka (?????) acho que ele segura muito, troquei por um Pirelli slick e melhorou muito.

A questão é ACHAR a bike, as linhas de produção estão suspensas, e não tem mais bike no mercado, um amigo foi comprar e nao conseguiu, entrou em contato com a a fabrica e tudo, esperam retomar em Setembro só.
Ai ele partiu pra uma Rockrider 500 e alguma coisa da Decathon que é uma bike legal, mas pelo preço (casa dos 3000) acho que consegue coisa melhor (se tiver paciencia).

Os preços das bikes dispararam muito por conta do dolar, isso atrapalhou bastante tudo (em cima da restricao de producao).


É verdade, flabombarda. Nessa pandemia os estoques estão muito baixos e os preços altos. Estou pensando com carinho em colocar uma suspensão na bike, como citado na primeira resposta desse tópico. Acho que a ideia de comprar outra bike vai acabar ficando pra outro momento mesmo, até porque minha Activ tá novinha e já investi um bom dinheiro nela, rs. Muito obrigado por sua participação.
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 16:18
A minha opinião é compre um prolongado de espiga do garfo, fazendo isso muda a geometria da bike de atack para conforto. Dessa forma suspensão no garfo já não faz diferença.

Abraço
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2020 as 19:50
Sua bike usa caixa de direção semi-integrada e não é cônica, então a suspa que vc tem que comprar tem que ser reta tb (espiga reta). Eu achei a XCR32 meio cara, quase 900 pilas (vc acha essa suspa mais barata) pra uma suspensão de mola, mesmo que tenha ajuste de retorno. A XCM30 está em torno de 500 pilas (qdo comprei estava 420 mangos). Procure na internet por vídeos de usuários da XCR32 e XCM30 e veja se vale a pena, eu peguei a XCM pq era mais barata mesmo e tem peças de reposição, que já até comprei algumas só pra garantir, hehehe...

Originalmente postado por emersonyamamoto emersonyamamoto escreveu:

Olá, sidserra. Muito obrigado por sua opinião. Depois do que você escreveu, comecei realmente a considerar colocar uma suspensão na bike em vez de vendê-la. Até porque já investi um bom dinheiro nela (mesa, guidão, bagageiro). Acredito que uma suspensão irá aumentar e muito meu conforto. Andei pesquisando uns modelos de várias marcas (Suntour, Rockshox, Proshock, Manitou) e a que tem melhor custo benefício aparentemente é a Suntour mesmo (para uso recreativo).


Outra coisa: eu não faço ideia se a minha Activ tem a espiga reta ou cônica. Esses modelos de suspensão com espiga reta são os indicados para o meu tipo de bike? 

Obrigado mais uma vez pela participação.

Voltar ao Topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 19:43
Fala, pessoal! Como sempre faço, vim trazer o resultado das decisões que tomei baseado nas postagens de vocês. 

Acabei decidindo por instalar uma suspensão mesmo, visando mais conforto.

Acabei optando pela SR Suntour XCR32. Apesar da diferença relevante de preço pra XCM30, acabei escolhendo ela por alguns motivos:

- Bengala de 32mm contra 30mm da XCM.
- Regulagem de retorno, que a XCM não tem.
- Ligeiramente mais leve (2,6 Kg vs 2,8 Kg).
- Não tenho certeza, mas parece que a XCM é apenas mola, enquanto essa XCR é mola/óleo.
- Trava no guidão (acho que a XCM também tem essa opção).

A diferença de preço talvez não valesse esses benefícios, mas acabei optando por ela a fim de ter uma suspensão melhor, no geral (o que talvez não faça diferença nenhuma pra mim, rs).

Além disso, o mecânico que instalou ela pra mim, sugeriu que eu colocasse mais dois espaçadores na mesa, visando levantar um pouco mais o guidão, trazendo ainda mais conforto na pilotagem.

Quando comprei a Activ, não fiz test-drive mas sabia que ela tinha uma posição mais agressiva. Como foi minha primeira bicicleta "de verdade", eu comprei pra experimentar mesmo e acabei não me adaptando tanto à essa posição. Sei que essas coisas que mudei nela no decorrer do tempo (mesa, guidão, suspensão, espaçadores) a tornam muito mais "confort, porém, preferi esse modo de pilotagem por se encaixar melhor na minha realidade.

A diferença de peso com a suspensão realmente não é algo que não se perceba. Só de andar dá pra perceber o peso extra. Porém, a primeira volta com ela depois de ter instalado a suspensão me trouxe impressões maravilhosas. A bicicleta está super confortável. Dá vontade de ficar andando horas, como eu queria.

Agradeço muito a opinião de todos, e abaixo seguem umas fotos da suspensão já instalada.















Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2020 as 22:14
Sim a xcm é 1 mola com trava mecânica ou 2 molas ,a xcr é mola com óleo do lado direito.

Vc controla o retorno justamente diminuindo a passagem de óleo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X