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eixo da catraca empenado - Tito Urban ID

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brunojp7 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Out 2017
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    Postado: 16 Abr 2020 as 14:10
A minha Tito Urban teve o eixo traseiro empenado e percebi pela dificuldade em passar a blocagem. Acho  que a causa pode ser uma ladeira em paralelepípedo. O cubo é Cairu, de cataraca, com 36 furos. 
Eu tinha a opção de trocar por um cubo com freehub, mas preferi permanecer com a catraca, pois não quero fazer upgrade.
A Tito Urban tem cambio Shimano Tourney FX, corrente KMZ Narrow Z, pedivela Shimano FC171, movimento central CAiru e cubos Cairu.

Antes de ter o eixo empenado, o cambio traseiro prendeu na roda e empenou também. Foi trocado por um Shimano Tourney, a alavanca foi trocada. 
Para a correção foi gasto 600,00 reais com cambio traseiro, cera lubrificante, manopla de cambio, cubo, blocagem, sapatas traseiras de freio V-brake e manoplas anatômicas. Minha decisão de permanecer com a catraca foi correta ? O que vocês consideram ?
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azazel66 Ver Drop Down
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achei meio caro esse reparo... ao meu ver, foi um cambio urbano, um eixo, um passador urbano, sapatas e alinhamento?
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dwsmartins Ver Drop Down
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Sem entrar na discussão do valor do reparo, acho que vc devia ter trocado por um freehub. O eixo é melhor apoiado, com os rolamentos nas extremidades, ao contrário do cubo de catraca que tem os rolamentos embaixo das flanges. O eixo passa no meio da catraca e fica no ar, sem apoio, por isso empena com mais facilidade.

Esse vídeo da ParkTool explica isso, mas tá em inglês.
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christianmdt Ver Drop Down


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nossa, achei o reparo carissimo.
com esse valor voce comprava rodas novas e muito melhorrs.
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edd Ver Drop Down
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Não entendi pq precisou trocar o passador... o câmbio e passador originais já não eram Shimano?
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brunojp7 Ver Drop Down
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Olá pessoal,

O passador/alavanca precisou ser trocado por causa de uma queda que sofri. Resolvi trocar o cubo por um com freehub Shimano que encontrei. Na conta entraram o manete passador, o câmbio Tourney 7v traseiro, kit de freios V-brake, manoplas ergonômicas, cera de corrente, cassete, cubo freehub, raios, mão de obra com revisão geral, tudo foi para 700,00 reais.

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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Achei caro, sinceramente, mas ja que já pagou, bora pedalar e ser feliz...
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gscs Ver Drop Down


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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Olá pessoal,

O passador/alavanca precisou ser trocado por causa de uma queda que sofri. Resolvi trocar o cubo por um com freehub Shimano que encontrei. Na conta entraram o manete passador, o câmbio Tourney 7v traseiro, kit de freios V-brake, manoplas ergonômicas, cera de corrente, cassete, cubo freehub, raios, mão de obra com revisão geral, tudo foi para 700,00 reais.



Em que loja de João Pessoa vc fez esse serviço?
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marcos_netto Ver Drop Down
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A pergunta do nobre colega lembrou-me da minha sogra.

Confused

A véia toda vez que compra algo no shopping, depois de pagar e sair com a mercadoria da loja, vai em todas as outras lojas procurar o mesmo produto para saber se fez boa compra e pagou barato...

LOL

Dito isso, eu acho que pagou caro por um "conserto". Como foi dito, poderia ter feito um upgrade com outros componentes.

Esqueça isso e vá pedalar.

Marcos Netto

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brunojp7 Ver Drop Down
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Valeu Marcos_neto

pelos preços que vi pela internet achei que as peças estavam na média. 

Eis a catraca antiga:

O cassete, o cubo freehub e o câmbio novos

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brunojp7 Ver Drop Down
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GSCS,

eu fiz o conserto na Bike Sul, no bairro Bancários, os componentes eu comprei em comércio local.


Eu lendo aqui no fórum, eu vi que tem uns cubos antigos Parallax e encontrei na net um Parallax de 9/10 velocidades. Para colocar ele eu teria que trocar também cambio, manete, cassete, corrente. Pesquisei em lojas de outros estados, o cambio eu achei Alivio M4000, alavancas Deore, corrente KMC Z9 e penso que é mais jogo eu colocar na Caloi Comfort 26, porque pego trilha de estradão nela. A Caloi comprei em 2016 e ainda está com cubos Shunfeng e Tourney TX 7v. Os preços que pesquisei ficam menos de 1.000,00 reais.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Tô pegando o bonde andando, mas deixa eu entender.

Pq vc quer cubos parallax que são antigos e difíceis de de achar (e estão ficando caros por isso)?

O câmbio traseiro Tourney TX800 (imagino que seja esse que você tem) aceita bem até 8v pelo manual. Mesmo o TY300, apesar de ser indicado pra 6/7v, funciona tranquilamente com 8v (usei um assim por um bom tempo e milhares de quilômetros, ainda tá em bom estado guardado na caixa de peças usadas). Porque não usar ele?

As correntea KMC série Z têm um desempenho inferior na troca de marchas em troca de maior durabilidade. Isso não é peça de marketing ou declaração da KMC, é fruto de observação minha. Não é uma pergunta, é só uma informação pra você priorizar o que for mais importante.

R$1000,00 me parece bastante caro, mas talvez seja feito da pandemia. O dinheiro é seu, não vou julgar, mas acho importante dar a informação.

E qual a intenção do upgrade? Se for só por trocar, não tem muito sentido. Qual a sua intenção?
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brunojp7 Ver Drop Down
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Dwsmartins,


Como tenho conhecimento limitado acerca da mecânica de bicicleta, dos componentes, estou me informando antes de proceder a mudanças. Quanto aos cubos Parallax, ouvi falar muito bem deles aqui no forum, são duráveis e o que tenho na Caloi Comfort é Shunfeng, reconhecidamente de qualidade inferior. Então numa quebra dos Shunfeng eu já teria um plano B. O uso da Caloi é misto de asfalto e trilha leve de estradão.

Mais um detalhe: na bicicletaria falaram que é preciso trocar o pedivela, mas o meu é Shimano FC-M131, então acho que não precisa trocar. Cotei corrente, câmbio traseiro, par de cubos Parallax, montagem de roda, cassete, manetes por 600,00 até 800,00 reais, com peças compradas em lojas de.outros estados pela internet. Nas lojas locais uma corrente Shimano 9v tá pela bagatela de 300,00 reais!

Editado por brunojp7 - 28 Set 2021 as 10:16
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Olá DswMartins. Relativo ás correntes KMC (tenho ainda na caixa umas últimas da Z51 e Z72) qual seria hoje uma outra marca/modelo com custo - benefício no mercado atualmente pra 8V?...
Saberia me dizer?
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dwsmartins Ver Drop Down
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Olha, eu uso cubos M430 e, tirando o fato de eu ser um moedor de catracas e freehubs, são bastante duráveis e não me dão problema com desgaste de esferas, eixos empenados ou coisa que o valha.

O problema do freehub não é exclusivo desse modelo: já moí uma catraca chinesa, outra catraca Shimano, um núcleo do freehub Shimano RM30 e outro núcleo de freehub Shimano M430. O problema é meu peso (120kg+) e o fato de eu ser fominha de morro...

Mas minha esposa usa os mesmos M430 e nunca teve problemas com eles, apesar de tb ser fominha de morro, pois ela pesa uns 70kg.

Nunca usei os Parallax e, pra ser sincero, nunca peguei um na mão. Mas o que li sobre eles é que eram um design onde o corpo do cubo era mais grosso, com mais espaço pra cones maiores e esferas idem. As linhas Deore LX, XT e XTR que vinham com essa característica, mas algum tempo depois todos os cubos das linhas já eram do mesmo tipo.

Imagino que os fabricados entre 1992 e 2000 sejam mais robustos, até pq vi relatos do corpo do cubo ser de aço cromo-molibdênio, mais resistente que o alumínio usado atualmente, porém mais pesado.

Após essa época, surgiram cubos com corpo em alumínio, que tem a vantagem de ser mais leve. Mas o design Parallax continuou nesses modelos e perdura até hoje, sem o uso do termo.

Sob essa ótica, talvez seja melhor pensar qual cubo vc está comprando. Qual o modelo exato dele (é algo tipo FH-RM30-8, FH-M430, FH-RM70, etc)?
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dwsmartins Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Olá DswMartins. Relativo ás correntes KMC (tenho ainda na caixa umas últimas da Z51 e Z72) qual seria hoje uma outra marca/modelo com custo - benefício no mercado atualmente pra 8V?...
Saberia me dizer?

Ligeiro, realmente não sei. Eu uso hoje em dia a X8 Gold, que vai ser em breve alternada com uma X8 preta e prata, mas tô me mantendo nelas porque o desempenho da troca ficou melhor na minha Xica, que tem relação além do limite do câmbio e troca marcha feito caminhão. Usei uma Z8.3 (ou era Z8.1?) que durou um absurdo e ainda foi pra antiga aro 20" da minha filha. A minha comparação delas foi bem na base da experiência mesmo.

Mas, como você pode ver, todas foram KMC. Usei antes uma Z7 que veio numa Caloi Aspen de 2011 que eu tive e ela também durou um absurdo. Entre a Z7 e a Z8 eu usei um par de SunRace que eu me arrependi amargamente: ambas partiram antes mesmo de alongar.

No final das contas, só usei KMC e SunRace, sendo que odiei a SunRace. Nunca experimentei as Tec, mas um colega disse que tá gostando, apesar de eu ter percebido um ruído meio alto na transmissão dele depois que instalou ela. As minhas X8 funcionam com um silêncio e suavidade que impressiona, contanto que estejam limpas e lubrificadas.

A patroa tá com uma X8 Gold tb e vai alternar com uma Z8.3, já que a relação dela tá perfeitamente dentro do que o manual recomenda. A nova bike da minha filha veio com uma Z7, que eu percebo ser mais ruidosa que a minha e a da minha esposa, mas tá dentro do esperado.

Basicamente é tudo que eu posso dizer de corrente. Nunca peguei Shimano pq mesmo as mais baratas geralmente são mais caras que as KMC, pelo menos na minha área. Pode ser que tenha coisa melhor e mais barata, mas por hora é o que eu tenho em mãos.
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brunojp7 Ver Drop Down
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dwsmartins,

A minha Tito Urban tem cubo RM-30 freehub, corrente KMC Z narrow muito silenciosa, meu peso é de 71 kg. O percurso da minha cidade tem algumas ladeiras com 400m até 1,3 km de extensão e ruas com paralelepípedos. As trilhas eu faço na Caloi Comfort aro 26. Uma vez que quebrou o cambio e o cubo eu entrei no fórum e estudei mudar a catraca pra freehub. Estudando de novo eu descobri que existe cubo Parallax - eu fico pensando, gastei grana, podia estar com 9 velocidades e continuo com 7v. Só posso concluir que o conhecimento que tenho é limitado e que o mundo das bicicletas é diversificado.

Estou pensando em vender os cubos Shunfeng, o câmbio Tourney TX, as catracas (tenho a antiga da Tito) e comprar os novos componentes. Vi um pedivela lindo, o FC-MC33 da linha dos Parallax de 94, mas a corrente é IG. Pergunto se tem alguma KMC compatível com o padrão IG.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

dwsmartins,

A minha Tito Urban tem cubo RM-30 freehub, corrente KMC Z narrow muito silenciosa, meu peso é de 71 kg. O percurso da minha cidade tem algumas ladeiras com 400m até 1,3 km de extensão e ruas com paralelepípedos. As trilhas eu faço na Caloi Comfort aro 26. Uma vez que quebrou o cambio e o cubo eu entrei no fórum e estudei mudar a catraca pra freehub. Estudando de novo eu descobri que existe cubo Parallax - eu fico pensando, gastei grana, podia estar com 9 velocidades e continuo com 7v. Só posso concluir que o conhecimento que tenho é limitado e que o mundo das bicicletas é diversificado.

Estou pensando em vender os cubos Shunfeng, o câmbio Tourney TX, as catracas (tenho a antiga da Tito) e comprar os novos componentes. Vi um pedivela lindo, o FC-MC33 da linha dos Parallax de 94, mas a corrente é IG. Pergunto se tem alguma KMC compatível com o padrão IG.


Bruno,

dei uma olhada no eixo do rm-30 e não acho que tenha ele tenha uma vedação muito legal. É mais interessante buscar o M430, que tem vedação melhor e que está custando praticamente a mesma coisa (Mercado livre). Certeza que não vai lhe dar dor de cabeça caso pegue uma chuva.

Porém eu aconselharia você a comprar um cubo para disco. Como V-brakes meio que morreram, é melhor já deixar a bike pronta para futuros upgrades ou que possibilite a sua reutilização em outra bicicleta.

Quanto ao pedivela, o problema de você optar por um de 5 parafusos (BCD 110mm) é encontrar coroas para MTB compatíveis quando precisar fazer a substituição. Esse padrão hoje só permanece em bicicletas de estrada, que usa coroas com maior número de dentes. Se for a sua intenção, ok. Se não, prefira substituir por um pedivela de 4 parafusos (BCD 104mm) pois encontrará facilmente as partes para reposição.


Editado por hug0.dts - 29 Set 2021 as 17:43
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Acabei de ver o preço de 85 dinheiros em comércio nacional. Na minha cidade chove bem, e a bicicleta fica guardada onde pega chuva. Esse ano gastei toda a TEC-50 por causa da chuva. A bicicleta sempre tava rangendo a corrente e lá ia eu botar cera e no outro dia mesma coisa.

Valeu a dica hug0.dts.
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Pessoal,


Encontrei cubos Alívio Parallax à venda. São bons ? Não são HB-MC12, mas é freehub 36 furos.
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Bruno, qual o código dos cubos que vc achou? Geralmente vem impresso no corpo do cubo.
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Dwsmartins,


Um é Alivio FH-MC10 e o outro é freehub, mas o adesivo está desgastado e tá impossível de ler. Os dois são Parallax 36 furos.

Editado por brunojp7 - 11 Out 2021 as 07:20
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Dwsmartins,


Um é Alivio FH-MC10 e o outro é freehub, mas o adesivo está desgastado e tá impossível de ler. Os dois são Parallax 36 furos.


Segundo o manual, esse cubo é para cassete de 7v. Comprou sabendo disso, certo?

É bom que você mande revisar o cubo por inteiro, incluindo o free Hub. É um cubo um tanto antigo e tem cara de que já rodou um bocado.
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:



Grato pelas info DswMsrtins.
Quanto sos cubos da foto sao do primeiro modelo do Alivio 1(994). Veio em 36 e 32 furos.Na foto parecem bem usados mas pra saber o desgate deve se abrir tantos a bacia/cones do cubo quanto do freehub. Guardo um desses pra colocar numa futura bike aro 24 ou 26 tamanho 16, se achar .. Pra minha filha. Tenho tambem os trocadores com as manetes. Decentes e honestos pra uso corriqueiro com cassete Megarange Shimano ou o 11-34 tambem 7V da Sunrace nas cidades.

Editado por Ligeirinho - 13 Out 2021 as 07:15
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dwsmartins,

Eles vão ser revisados, já que são usados e não se sabe a procedência. Vou ficar de olho se aparece de 9v. As trilhas de estradão que faço tem subidas, uma delas tem uma serra de 400m que um dia pretendo subir.
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

dwsmartins,

Eles vão ser revisados, já que são usados e não se sabe a procedência. Vou ficar de olho se aparece de 9v. As trilhas de estradão que faço tem subidas, uma delas tem uma serra de 400m que um dia pretendo subir.

Foi o Hugo que comentou da revisão, não eu.

Editado por dwsmartins - 13 Out 2021 as 06:23
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Chegaram hoje os cubos MC10. Na compra veio um cassete Hiperglide-C 7v 11-28. Vou mandar revisar com graxa de no qualidade, ver o estado do cassete.

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brunojp7 Ver Drop Down
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Coloquei num balde junto com as blocagens com Algoo pra lavar, vai passar a noite.
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 já economizou uns trocados. rs
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Os dois cassetes são de 28 dentes,o que chegou agora e o que está na Tito Urban. Se um fosse 32 compensava botar dois pinhões e aumentar pra nove marchas. Pelo jeito vou ficar com 7v e ela vai dar pro meu uso. Posso trocar os aros por VZAN Extreme e botar pneus menores que os de 1.95 que estão na Caloi.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2021 as 15:01
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Os dois cassetes são de 28 dentes,o que chegou agora e o que está na Tito Urban. Se um fosse 32 compensava botar dois pinhões e aumentar pra nove marchas. Pelo jeito vou ficar com 7v e ela vai dar pro meu uso. Posso trocar os aros por VZAN Extreme e botar pneus menores que os de 1.95 que estão na Caloi.


Não funcionaria pois o espaçamento é diferente. No máximo conseguiria um 8v.

Você até pode usar os cogs de 7v/8v hats montar um de 9 mas precisaria dos espaçadores corretos.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2021 as 16:01
Obrigado pelo esclarecimento hug0.dts. Vou levar ao mecânico e ver o espaçamento e outros detalhes. O cassete é daquele que não desmonta os cogs, só desmonta dois e o resto fica preso. A não ser que leve a um torneiro mecânico, se der certo, coloca um cog de 30 e outro de 32 dentes.

Eu pensei de botar esfera cerâmica, mas já desencanei.

Editado por brunojp7 - 21 Out 2021 as 16:04
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brunojp7 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2021 as 16:59
Hoje foi dia de se divertir e desmontar os cubos pra trocar a graxa. Comprei graxa azul de sabão de lítio própria pra rolamento, com resistência a temperatura acima de 100 oC e hidrorepelente. Eu vi aqui no Fórum estas características.
As tampas de borracha tinham linha enrolada, terra e graxa velha. Lavei tudo no detergente e engraxei o eixo, as peças e a câmara de esferas. Eu notei na desmontagem que não tinha graxa sobrando na câmaras das esferas. Botei bastante graxa. Será que muita graxa nas esferas prejudica ?
Vou aproveitar e fazer manutenção na Caloi e na Tito.





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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2021 as 17:45
Bruno, graxa de lítio não deve ser usada onde tiver vedações em borracha ou plástico. Já comprei exatamente esse graxa e deu ruim.

Use a graxa da Algoo, que não é cara e não dá BO com isso. Ou a graxa da Shimano, que é mais cara e teoricamente melhor.

E quanto a usar demais ou de menos, vou citar o Calvin Jones da ParkTool responde do sobre quanto usar de graxa: pacaraio! Vai na marca de 4:57 pra ver...



Editado por dwsmartins - 20 Nov 2021 as 17:54
Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins

Caramba, vou limpar as borrachas. A de fora tá mais fácil de limpar, mas a borrachinha de dentro essa tá mergulhada na graxa.

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dwsmartins Ver Drop Down
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Relaxa que o efeito não é rápido. Mas as borrachas ressecam e esfarelam com alguns meses.

Eu havia iniciado um tópico e postado algumas mensagens com dicas de mecânica. A terceira mensagem é tudo o que eu sei sobre graxas.

https://www.pedal.com.br/forum/dicas-de-mecanica-poste-as-suas_topic101230.html
Bora pedalar, senão estressa!
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Hoje foi dia de se divertir e desmontar os cubos pra trocar a graxa. Comprei graxa azul de sabão de lítio própria pra rolamento, com resistência a temperatura acima de 100 oC e hidrorepelente. Eu vi aqui no Fórum estas características.
As tampas de borracha tinham linha enrolada, terra e graxa velha. Lavei tudo no detergente e engraxei o eixo, as peças e a câmara de esferas. Eu notei na desmontagem que não tinha graxa sobrando na câmaras das esferas. Botei bastante graxa. Será que muita graxa nas esferas prejudica ?
Vou aproveitar e fazer manutenção na Caloi e na Tito.






Nesse cubo da direita o antigo dono alargou os furos para usar raios grossos. Se atente a isso quando for instalar na sua bike.




Editado por hug0.dts - 21 Nov 2021 as 17:43
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brunojp7 Ver Drop Down
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Bem observado hug0.dts.

Já estou pensando em vender a Caloi Comfort e comprar uma Trek série 800, só que não encontrei ainda na minha cidade. Da época dela tive uma Caloi Aspen 18v.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Esses cubos vão esperar um novo aro, provavelmente Vzan Extreme ou Escape. O meu objetivo é melhorar a rolagem e a durabilidade de cubos.
O pneu traseiro da Caloi Comfort hoje está careca no meio e com cravos nas laterais.
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