Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Recomendação à iniciantes: bicicletas 29 na cidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Recomendação à iniciantes: bicicletas 29 na cidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Recomendação à iniciantes: bicicletas 29 na cidade
    Postado: 16 Dez 2019 as 08:23
Olá, estou terminando um projeto de bicicleta urbana para rodar pela cidade do Rio e passei por maus bocados ao longo do percurso, venho aqui dividir minha experiência com bikes urbanas numa cidade cheia de morros, ideal para o MTB.
Aqui vale salientar que a bicicleta normalmente usada como meio de transporte não pode ser algo caro e pouco duradouro, para a maioria das pessoas. Tudo que falarei aqui é visando essa filosofia.

MTB 29

Por terem preço acessível com os ganhos em escala de produção, as MTB 29 são as bicicletas ideais para quem quer conforto. Fazem de tudo sem grandes demandas de habilidade por parte do ciclista e aguentando o tranco independente do seu peso, por exemplo. Por isso são tão vendidas. Roda grande, pneus 29", suspensão dianteira - realidade brasileira -, freios a disco, normalmente com guidon Flat e aros parede dupla. Isso caracteriza as bicicletas 29 modernas. Já tive a oportunidade de ter uma Caloi 29r com freios V-brake e posso dizer que são muito melhores que os disco mecânicos das 29 mais baratas, mas hoje só temos opção de mecânico ou hidráulico. Se precisa de melhores freios, faça logo o upgrade para a segunda opção, pois quase nenhum freio mecânico é 100% mesmo. Ambos dão mais manutenção que os antigos V-brake, mas nada insuportável. Outra característica importante é a relação - que é "naturalmente" mais longa nas 29 - , e aqui fica uma dica preciosa, se você não é um atleta de ponta, opte, após o desgaste natural da relação e coroas, por pedivelas bastante reduzidos, com uma coroa de 22 dentes, no caso do triplo. Isso te garantirá uma bicicleta mais leve nas subidas, dependendo da cidade, isso é bastante importante. A relação traseira também ganha muito com pinhões de 34 dentes para cima, seja K7 ou rosca. Vale salientar que, com a roda maior, a relação 14-34 de rosca vale a pena para quem quer gastar o mínimo possível numa relação ~15% mais leve que a 14-28 quem vem nas bikes de supermercado, graças a relação mais longa proporcionada pela roda sente-se menos falta do k7 de 11d. Se você é um ciclista acima do peso ou sem um grande preparo, 27V é o ideal, ou 24V com 34 ou mais no pinhão. Outra coisa básica que faz bonito na cidade é o movimento central ponta quadrada selado, poucos contras no ambiente urbano com o pró do baixo custo. Pneus de arame de 1,95 são mais leves e ideais na cidade, resistentes a furos e trabalham com pressão facilmente fornecida pelos postos de gasolina da cidade, algo importante, assim como o preço, pneu também gasta. Sobre a suspensão, o curso não é o mais importante, já que não estamos em ambiente competitivo e só queremos conforto. A trava é um upgrade muito bom também visando subidas. Claro que as a ar são melhores, mas é uma questão de peso, pois em conforto em baixas e médias velocidades ambas são parecidas, contanto que tenha um ajuste de pré-load.

EX de bike 29" "zerada" para cidade com custo mínimo:

Quadro 29" alloy
Pneu e camara 1.95
Aro Parede dupla
Cubos Alloy
Raios inox
Canote c/ carrinho
Selim
Mesa Alloy
Guidon alloy
Pedivela 22/32/42 alloy
Corrente 8V/9V
K7 11-34 8V/11-40 9V
Passadores 8v/9V
Cambio 8V/9V
Movimento selado
Freio a disco
Manetes Alloy
Caixa de direção Over.
Pedais plataforma
Suspensão 80mm com trava.


Recomendação:
https://www.magazineluiza.com.br/bicicleta-aro-29-mountain-bike-schwinn-a20-eagle-29-freio-a-disco-21-marchas-cambio-shimano/p/224551200/es/bclt/?&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=4646&seller_id=magazineluiza&product_group_id=347905627604&ad_group_id=12586120584&gclid=Cj0KCQiA89zvBRDoARIsAOIePbDzb1uEcKgfl5MSmISG24fas0AS-kfhTtC7qsMM4yjz5Xj12uvDTmkaAr0wEALw_wcB - https://www.magazineluiza.com.br/bicicleta-aro-29-mountain-bike-schwinn-a20-eagle-29-freio-a-disco-21-marchas-cambio-shimano/p/224551200/es/bclt/?&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=4646&seller_id=magazineluiza&product_group_id=347905627604&ad_group_id=12586120584&gclid=Cj0KCQiA89zvBRDoARIsAOIePbDzb1uEcKgfl5MSmISG24fas0AS-kfhTtC7qsMM4yjz5Xj12uvDTmkaAr0wEALw_wcB

estava por 950 na black friday 2019, vale ficar de olho.
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 08:36
https://www.netshoes.com.br/bicicleta-dropp-z3-27v-aro-29-cambios-shimano-freios-hidraulios-e-suspensao-com-trava-no-ombro-laranja-JWY-0047-042?campaign=gglepqpla&gcl=aw.ds&gclid=CjwKCAjw0vTtBRBREiwA3URt7iZxtnzRpRm_8f6NBLgr1B0PYgQVMdxMZZkx3u9WIDNCoUWRixuX8xoCfgUQAvD_BwE&utm_source=me-s_zanx__,me-s_zanx__&utm_medium=txt,post&utm_campaign=me-s_zanx-_-tnfild__tca___-_-txt-_-_var_me__afiliados__,me-s_zanx-_-tnfild__tca___-_-post-_-_var_me__zanx__::N3T:AF-PG-00-00-00-TD-00-MAS-00:N3T::_httpwwwvigcom_&utm_term=1390680&zanpid=2641619114778883072 - https://www.netshoes.com.br/bicicleta-dropp-z3-27v-aro-29-cambios-shimano-freios-hidraulios-e-suspensao-com-trava-no-ombro-laranja-JWY-0047-042?campaign=gglepqpla&gclsrc=aw.ds&gclid=CjwKCAjw0vTtBRBREiwA3URt7iZxtnzRpRm_8f6NBLgr1B0PYgQVMdxMZZkx3u9WIDNCoUWRixuX8xoCfgUQAvD_BwE&utm_source=me-s_zanx__,me-s_zanx__&utm_medium=txt,post&utm_campaign=me-s_zanx-_-tnfild__tca___-_-txt-_-_var_me__afiliados__,me-s_zanx-_-tnfild__tca___-_-post-_-_var_me__zanx__::N3T:AF-PG-00-00-00-TD-00-MAS-00:N3T::_httpwwwviglinkcom_&utm_term=1390680&zanpid=2641619114778883072


1500,00
Voltar ao Topo
Jaozeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 10:19
Discordo de algumas coisas.

"Morro" em cidades eu entendo como uma rua de asfalto com forte aclive, e não uma montanha com terra, pedras e raízes.
Logo, não é necessária uma mtb com suspensão. Ainda mais essas suspensões pesadíssimas e que servem de enfeite, que equipam as bikes de entrada.

Em relação a freio: não sei de onde tiraram que o v-brake é melhor que o freio a disco mecânico.
O v-brake é um sistema totalmente exposto e vulnerável a qualquer intempérie e além disso arregaça o aro das rodas aos poucos. O freio a disco mecânico freia igual (ou melhor), é um sistema mais isolado e não depeende do aro.

Pra mim só por isso já vale a pena o disco mecânico ao invés do v-brake.
Freia igual ao hidráulico? Não. Tem a tal "modulação"? Não. Tem ajustes mais frequentes? Sim.

Mas em compensação tem uma manutenção simples, qualquer um faz, ao passo de que o hidráulico tem uma manutenção que poucos sabem fazer e anualmente a pessoa terá de levar em alguma boa bicicletaria ($$$) pra trocar o fluído de freio.

E as bikes dos links que você postou eu nunca vi na vida, nem ninguém aqui do Forum falar sobre elas...

Para cidade eu fico com a Sense Move ou Caloi City Tour Sport. São bikes boas, conhecidas, simples e leves (pesam 12kg).

Editado por Jaozeiro - 16 Dez 2019 as 10:24
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 10:59
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Discordo de algumas coisas.

"Morro" em cidades eu entendo como uma rua de asfalto com forte aclive, e não uma montanha com terra, pedras e raízes.
Logo, não é necessária uma mtb com suspensão. Ainda mais essas suspensões pesadíssimas e que servem de enfeite, que equipam as bikes de entrada.
Realmente, na cidade não temos raízes nem barro, mas para a maioria dos ciclistas, é mais fácil e confortável descer um meio fio, ou subir, com uma 29 com garfo de suspensão, Isso sem falar de paralelepípedos, boeiros desnivelados, buracos e remendos, etc... Eu tenho uma bicicleta "queixo duro" aro 26 atualmente e, por mais que eu goste muito, é inegável que qualquer 29er deixa ela no chinelo no quesito conforto.
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:


Em relação a freio: não sei de onde tiraram que o v-brake é melhor que o freio a disco mecânico.
O v-brake é um sistema totalmente exposto e vulnerável a qualquer intempérie e além disso arregaça o aro das rodas aos poucos. O freio a disco mecânico freia igual (ou melhor), é um sistema mais isolado e não depeende do aro.

Pra mim só por isso já vale a pena o disco mecânico ao invés do v-brake.
Freia igual ao hidráulico? Não. Tem a tal "modulação"? Não. Tem ajustes mais frequentes? Sim.

Mas em compensação tem uma manutenção simples, qualquer um faz, ao passo de que o hidráulico tem uma manutenção que poucos sabem fazer e anualmente a pessoa terá de levar em alguma boa bicicletaria ($$$) pra trocar o fluído de freio.
Então continuaremos discordando. Eu já tive freio mecânico de diversas marcas, incluindo shimano, que era o melhor. TODOS, eu disse TODOS eles são inferiores em poder de frenagem se comparados ao Cantilever que uso na minha bike - que é de levantar a roda de trás. Vbrake, nem se fala. O disco é uma alavanca de 160~180mm, o vbrake é uma alavanca do tamanho do raio da roda. Claro que o Hidráulico multiplica sua força e fica uma beleza, mas o mecânico não é um freio forte. Tem vantagens? Claro, praticamente não é preciso desempenar a roda, por exemplo, mas falar que Vbrake consome o aro e que isso é um problema é uma apelação, pois um aro dura mais que 3 jogos de disco.
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

E as bikes dos links que você postou eu nunca vi na vida, nem ninguém aqui do Forum falar sobre elas...

Para cidade eu fico com a Sense Move ou Caloi City Tour Sport. São bikes boas, conhecidas, simples e leves (pesam 12kg).


Por acaso a Schwinn colorado é da mesma empresa que a caloi.

Ok, para você, um ciclista mais experiente, talvez sim, seja melhor uma bike mais simples, mas acabei de ajudar um amigo que pesa 100Kg a comprar uma bike nova para perder peso e o que ele me pediu foi algo confortável, o que é o que a maioria quer.
Afirmar que uma bike de 12Kg será superior a uma Bike de 16Kg no dia-a-dia do ciclista só faz sentido se você vai subir muita ladeira ou competir contra alguém. Se for subir ladeira, realmente as bikes que você postou são escaladoras natas, mas se for pra descer meio fio, dar volta na orla, ser meio de transporte, etc... Uma bike com suspensão com trava faz mais sentido que uma queixo duro, a não ser que você seja muito experiente e tenha algum fetiche com mãos formigando e braços torneados. 



Eu acho mais jogo pagar 1500 numa MTB 27V com trava na suspa e freio hidráulico que pagar 2000 numa urbana que cobra muito por algo que deveria ser, no mínimo o mesmo preço. E no fim das contas, 90% das pessoas serão mais felizes com uma MTB.

Mas respeito sua opinião. Minha bike pessoal tem muito mais a ver com a city tour que com a colorado, por exemplo. Eu tenho fetiche por mãos formigando. Mas no geral, MTB 29" tem C/B imbatível.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2019 as 20:36
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Discordo de algumas coisas.

"Morro" em cidades eu entendo como uma rua de asfalto com forte aclive, e não uma montanha com terra, pedras e raízes.
Logo, não é necessária uma mtb com suspensão. Ainda mais essas suspensões pesadíssimas e que servem de enfeite, que equipam as bikes de entrada.


Em relação a freio: não sei de onde tiraram que o v-brake é melhor que o freio a disco mecânico.
O v-brake é um sistema totalmente exposto e vulnerável a qualquer intempérie e além disso arregaça o aro das rodas aos poucos. O freio a disco mecânico freia igual (ou melhor), é um sistema mais isolado e não depeende do aro.

Pra mim só por isso já vale a pena o disco mecânico ao invés do v-brake.
Freia igual ao hidráulico? Não. Tem a tal "modulação"? Não. Tem ajustes mais frequentes? Sim.

Mas em compensação tem uma manutenção simples, qualquer um faz, ao passo de que o hidráulico tem uma manutenção que poucos sabem fazer e anualmente a pessoa terá de levar em alguma boa bicicletaria ($$$) pra trocar o fluído de freio.

E as bikes dos links que você postou eu nunca vi na vida, nem ninguém aqui do Forum falar sobre elas...

Para cidade eu fico com a Sense Move ou Caloi City Tour Sport. São bikes boas, conhecidas, simples e leves (pesam 12kg).


Engraçado que as vezes as pessoas me pedem sugestão de bike pra cidade. Tenho citado justamente a Sense Move mas acabam comprando uma mountain pra usar na cidade. Vai entender...




Editado por Ligeirinho - 16 Dez 2019 as 20:37
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2019 as 10:55
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:



Em relação a freio: não sei de onde tiraram que o v-brake é melhor que o freio a disco mecânico.
O v-brake é um sistema totalmente exposto e vulnerável a qualquer intempérie e além disso arregaça o aro das rodas aos poucos. O freio a disco mecânico freia igual (ou melhor), é um sistema mais isolado e não depeende do aro.

Pra vc ver como experiências são muito pessoais, pois eu já considero um bom V brake muito melhor que os freios mecânicos.

A força empregada nos manetes num freio mecânico é muito maior, isso cansa ao longo do pedal. O V brake é simples de regular, a bike freia muito mais com menos esforço. Claro que nem tudo são flores. O freio perde precisão quando o aro empena, na chuva ele fica mais fraco se as pastilhas forem ruins e por estar mais próximo dos pneus, ele toma mais lama.

Para mim os freios à disco mecânicos existem mais pela padronização do mercado do que por sua qualidade frente aos v-brakes. Mais barato produzir componentes (quadros, cubos, aros) para um sistema só de frenagem. Fora que se vc tem um freio mecânico fica instigado a investir num hidráulico, assim movimentando o mercado de peças.


Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
LeeSigma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2016
Cambuci-RJ
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeeSigma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2019 as 12:03
Amigo, sou novo no Fórum, não achei onde criar um post pra isso. Então gostaria da sua ajuda se possível:

Minha bike é uma KHS Alite 150, freios a disco. Porém estou com uma necessidade de colocar um motor nela devido a alguns fatores. Só que o motor 4 tempos 49cc não é compatível com freios a disco traseiros. Existe alguma possibilidade de eu conseguir fazer a troca dos freios à dsico para os convencionais? Tem ideia de quanto me custaria?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 16:26
Originalmente postado por LeeSigma LeeSigma escreveu:

Amigo, sou novo no Fórum, não achei onde criar um post pra isso. Então gostaria da sua ajuda se possível:

Minha bike é uma KHS Alite 150, freios a disco. Porém estou com uma necessidade de colocar um motor nela devido a alguns fatores. Só que o motor 4 tempos 49cc não é compatível com freios a disco traseiros. Existe alguma possibilidade de eu conseguir fazer a troca dos freios à dsico para os convencionais? Tem ideia de quanto me custaria?


Pelo que vi aqui, ela não tem os bosses (pinos) necessários para os freios v-brake. Se esse for realmente o caso, essa opção não é viável. E antes que alguém fale algo, não recomendo o uso daquelas abraçadeiras de pino pra cantiléver, não dá pra confiar algo tão importante quanto o freio a uma peça tão frágil. Eu tentaria pesquisar se dá pra usar com o roller brake da Shimano, é a única alternativa aceitável que me veio à cabeça.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2019 as 10:00
V-Brake X Disco mecânico...
26 x 29er
MTB X híbrida...
Flamengo X Vasco...
Bolsonaro X Lula...

Nunca haverá um consenso. Muito mais gosto pessoal do que argumentos. Big smileBig smileBig smileBig smile
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 10:39
v-brake só em speed pra andar em asfalto dos sonhos .... andou em lugar com muito buraco chance de entortar aro ? esquece v-brake ....  MTB sem a menor chance de v-brake

Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 10:40
apenas minha opinião ... mas ... tem ""gosto"" pra tudo ...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X