Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rolamento de metal ou cerâmica no pulley?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rolamento de metal ou cerâmica no pulley?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rolamento de metal ou cerâmica no pulley?
    Postado: 13 Out 2019 as 09:57
Os rolamentos de cerâmica parecem ser muito frágeis. Da impressão de q vão criar folga rapidamente.
Preferem de cerâmica ou metal?
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2019 as 10:24
Esquece essa de frágeis, eles são confiáveis e muito melhor.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2019 as 10:47
Entendi mas tem q olhar um de marca decente né. Pq eu tenho um aqui zero em minhas mãos e o rolamento tem uma folga grande.
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2019 as 12:45
Minha intenção é eliminar a folga axial na roldana.
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 09:40
Rolamento de cerâmica normalmente tem as esferas cerâmicas e as pistas em metal.
Como a cerâmica é mais dura ela come a pista e abre folga.
É bem documentada a baixa durabilidade desse tipo de rolamentos comparando aos tradicionais.
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 14:06
Pois é. Estou pensando em pegar uma roldana com rolamento blindado mesmo mas ta dificil achar uma com rolamento de qualidade no ali...
Se alguem puder me indicar, agradeço.
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 17:52
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Rolamento de cerâmica normalmente tem as esferas cerâmicas e as pistas em metal.
Como a cerâmica é mais dura ela come a pista e abre folga.
É bem documentada a baixa durabilidade desse tipo de rolamentos comparando aos tradicionais.


Tem um teste bem amplo do Friction Facts confirmando isso. Cerâmica só tem vantagens nos primeiros 150km, depois os bons rolamentos de aço ganham de lavada.

SKF e NSK, respectivamente suecos e japoneses, são algumas das marcas que se destacaram no relatório. Tem uma marca alemã tb que eu não me lembro o nome. Falaram bem da NTN, japonesa, mas não me lembro de encontrar deles à venda, pelo menos aqui em BH.

Se a questão for tão importante, procura saber qual é a série do rolamento da roldana que vc estiver pensando em comprar, dai vê numa loja especializada se tem dele disponível. A ideia é comprar um componente mais barato que possa trocar o rolamento depois.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2019 as 07:46
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 11:17
Obrigado pelas repostas galera.
Agora, eu queria saber se tem roldana de plástico com rolamento. Só encontro de metal. Tô procurando por roldanas de 11 dentes.
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2019 as 18:43
Pessoal

Eu acabei comprando essas roldanas da shimano:


Porém o meu câmbio é esse:


Será q vai dar certo?
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
Gutonobre Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2017
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2019 as 16:28
Uso roldanas de cerâmica no meu cambio SRAM GX, não tive problema até o momento, são da marca americana Kogel, muito bem avaliados (ao ponto de serem comparados com a CeramicSpeed)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X