Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cassete Sunrace M680 e pedivela FCM918, fica não?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cassete Sunrace M680 e pedivela FCM918, fica não?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cassete Sunrace M680 e pedivela FCM918, fica não?
    Postado: 24 Set 2019 as 11:17
Salve pessoal!

A relação da minha Dama tá desgastada e eu tô querendo aproveitar e fazer um upgrade pra aumentar o range, mas não quero trocar o sistema 8v pra 9v ou mais por diversas razões. Até o momento, eu estava com a seguinte lista (falando somente da transmissão):

- pedivela Shimano FC-T4060 48-36-26D
- movimento central Shimano SM-BB52 (externos, tipo "Hollowtech II")
- cassete Shimano CS-HG50-8 11-34D
- corrente KMC x8 prata ou dourada
- câmbios FD-M371 na frente e RD-M370-SGS atrás

Já confirmei que a operação dos câmbios 9v com o cassete e corrente 8v é tranquila, não se preocupem. A dúvida é que esse pedivela é caro, o dobro do preço desse outro que eu tô vendo, e ainda tem relatos de maior durabilidade do ponta quadrada, mas não achei um comparável da Shimano no Brasil e a importação é inviável. Pesquisando os da SunRace, achei algo dentro do que queria (pedivela de relação ampla com coroas removíveis e eixo de ponta quadrada) e peguei embalo pra trocar o cassete tb:

- pedivela SunRace FCM918 48-36-26D
- movimento central Shimano BB-UN26 (ponta quadrada, durável, já testado e aprovado por mim)
- cassete SunRace CSM680 11-40D (vai precisar de usar o prolongador já incluso pra descer um pouco o câmbio traseiro)

O resto ficaria igual. Alguém aqui tem experiência com os componentes da SunRace, particularmente esse pedivela e esse cassete? A troca de marchas no cassete fica muito prejudicada devido ao uso do prolongador?

Em tempo: eu sei que range não é tudo, mas eu tenho uma cadência mais lenta e pesada, daí não sinto falta de marchas próximas. Apesar do meu uso ser urbano, já vi que meu perfil se aproxima bastante de um cicloturista, que gosta de marchas muito leves pra subidas carregadas e ao mesmo tempo de outras pesadas para ganhar tempo nas descidas.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 11:18
O título do post deveria ser terminado com "fica bão". Maldito corretor...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 14:32
Minha bike usa cambio/passadores shimano. Nunca me deu dor de cabeça e sempre torci o nariz pra sunrace. 
Há pouco tempo resolvi dar um up nela e descobri q meu cassete é sunrace 😂.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 14:55
Cara eu ja to usando cassetes Sun Race desde 2014 quando voltei a pedalar, usei de 7v 12/32, 7v 11/34, 8v 11/34 e agora estou usando na MTB um 9v 11/40 com Alivio M4000 e na Hibrida um 8v 11/32 com uma mistureba de pedivela Acera M391 44/32/22 e cambio traseiro Sun Race M97, corrente também ja to na terceira e pro meu uso urbano e rodovia da City Tour e estradão de terra e ciclotur com a MTB a Sun Race ta funcionando de boa, eu mesmo monto e regulo estes componentes e apenas no M980 9V com o Alivio M4000 que levei pra afinar a regulagem mas no fim era a gancheira que entortou em um tombo e fazia o ultimo cog ficar ''rateando".

O M980 ja ta batendo 2 mil kms e na segunda corrente e ta firmão, o M66 de 8v rodou quase 4 mil kms na minha saudosa Gtzinha e os de 7v duraram bem também, as correntes mesmo sendo mais baratas não enferrujam mesmo depois de pedais em longas chuvas ou depois de lavadas nas revisoes.

Contato que eu tive com pedivelas da Sun Race foi um de coroas fixas 44/32/22 ponta quadrada que instalei na bike de um amigo e ta funcionando normals as trocas de marchas com um cambio Tourney.

Agora pensa na possibilidade de reduzir este cassete pra um Sun Race 11/34 ou no maximo um Bolany 11/36 pra 8v (tem no Mercado Livre) pois no M4000 de 27v 40 dentes ja trabalha muito forcado, no seu sera bem ruim de regular e pode não ficar bom, uma pena não trazerem cassete Sun Race de 8v 11/36 pois deve ser bom pra caramba tambem, achei apenas da Bolany pra comprar aqui mas na minha urbana/road LOL o 11/32 ta perfeito até pra subir o Pico do Jaragua LOL na coroa do meio 32D, a de 22 ta la mas faz tempo que não uso
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 14:59
Originalmente postado por GermanoPM GermanoPM escreveu:

Minha bike usa cambio/passadores shimano. Nunca me deu dor de cabeça e sempre torci o nariz pra sunrace. 
Há pouco tempo resolvi dar um up nela e descobri q meu cassete é sunrace 😂.


Quem nunca?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 15:19
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Cara eu ja to usando cassetes Sun Race desde 2014 quando voltei a pedalar, usei de 7v 12/32, 7v 11/34, 8v 11/34 e agora estou usando na MTB um 9v 11/40 com Alivio M4000 e na Hibrida um 8v 11/32 com uma mistureba de pedivela Acera M391 44/32/22 e cambio traseiro Sun Race M97, corrente também ja to na terceira e pro meu uso urbano e rodovia da City Tour e estradão de terra e ciclotur com a MTB a Sun Race ta funcionando de boa, eu mesmo monto e regulo estes componentes e apenas no M980 9V com o Alivio M4000 que levei pra afinar a regulagem mas no fim era a gancheira que entortou em um tombo e fazia o ultimo cog ficar ''rateando".

O M980 ja ta batendo 2 mil kms e na segunda corrente e ta firmão, o M66 de 8v rodou quase 4 mil kms na minha saudosa Gtzinha e os de 7v duraram bem também, as correntes mesmo sendo mais baratas não enferrujam mesmo depois de pedais em longas chuvas ou depois de lavadas nas revisoes.

Contato que eu tive com pedivelas da Sun Race foi um de coroas fixas 44/32/22 ponta quadrada que instalei na bike de um amigo e ta funcionando normals as trocas de marchas com um cambio Tourney.

Agora pensa na possibilidade de reduzir este cassete pra um Sun Race 11/34 ou no maximo um Bolany 11/36 pra 8v (tem no Mercado Livre) pois no M4000 de 27v 40 dentes ja trabalha muito forcado, no seu sera bem ruim de regular e pode não ficar bom, uma pena não trazerem cassete Sun Race de 8v 11/36 pois deve ser bom pra caramba tambem, achei apenas da Bolany pra comprar aqui mas na minha urbana/road LOL o 11/32 ta perfeito até pra subir o Pico do Jaragua LOL na coroa do meio 32D, a de 22 ta la mas faz tempo que não uso


Valeu pelo feedback, João!

No meu caso, eu sei que vai dar uma forçada no câmbio e que a precisão das trocas vai cair um pouco. A própria SunRace inclui o prolongador de gancheira junto com o cassete e alerta quanto à perda de precisão. No entanto, eu queria saber quanto que perde.

Mas a corrente eu vou insistir na KMC mesmo, ainda que mais cara. Atualmente estou com uma SunRace 8v que durou menos que a KMC Z8 que a antecedeu. Mas o caso é que a KMC foi guerreira, durou mais de 7000km sem apresentar nenhum elo travado, apesar de ter desgastado 0,75%, segundo o medidor de desgaste. A SunRace atual tá abaixo disso ainda, mas tem apresentado alguns elos enrijecidos, o que dá pra relevar, já que tem uns 4000km...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2019 as 15:36
Se voce ja ta ciente que vai perder um pouco da precisão então manda ver, atente também pra não esquecer e ir subindo os cogs estando no coroão LOL eu mesmo to usando o cambio traseiro Sun Race por desatencão um dia eu fui subindo os cogs e acabei engatando o coroão com o meu cog maior que é o de 32, o cambio era um Alivio M410 de cage longo e torceu tudo Cry tava tão focado que vacilei e encavalou, desentortei ele mas não voltou a ser o mesmo e tive de colocar a corrente de 116 elos e o cambio novo pra resolver os ruidos, foi vacilo meu em usar a corrente curta e cruzar a marcha LOL mas o cambio era bem antigo e foi bem usado e ja tava frouxo e com folgas.

Suas correntes estão durando bem mais que as minhas mesmo quando usava Shimano ou KMC, mas imagino que foram meu tipo de pedalada e tipo de uso, gosto de pedalar mais devagar e pesado, se preciso subo pedalando em pé e nas viagens com bagagem e terra o tempo todo subindo come tudo mesmo, tai a vantagem de usar grupo mais barato e usar sem pena LOL

Depois posta ai o que voce decidiu e montou na magrela
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2019 as 21:16
Atualizando o tópico:

Consegui rachar a ponta do pedivela. O pedal direito quebrou o eixo e junto deu uma rachadura de um dos lados da rosca no pedivela. Esse pedivela, um Shimano FC-M131, já tava com 11500km e 8 anos, então acho que teve uma boa vida.

Já comprei o pedivela SunRace M918, câmbios Shimano FD-M371 (dianteiro, abraçadeira alta, apropriado pra coroa 48-36-26D) e RD-M370-SGS (traseiro, cage longo, capacidade de 45D e cassete até 34-11D). Comprei também uma corrente 8v nova que eu vou testar a lubrificação com parafina.

Ainda não comprei o cassete SunRace M680, vou testar com o cassete atual Shimano CS-HG50-8 34-11D que eu já tenho, mas como ele tá com 6000km não sei se vai ser uma boa. O caso é que ele tem a dimensão recomendada para o câmbio, sem adaptações.

To disposto a testar com o cassete 40-11D, mas não sei se vou ficar satisfeito com o resultado. Se o cassete atual ficar pulando, vou comprar o 40-11D e o prolongador de gancheira pra testar, se não gostar eu compro outro 34-11D e vendo o 40-11D.

Os pacotes estão previstos de chegar até o dia 14 de outubro e eu já to desmontando a Dama aqui. Vou postando à medida que tiver notícias. Me desejem sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 17:15
Salve pessoal!

Foi mal não postar durante esses dias, mas pintou uma chance de fazer um pedal com minha filha no recesso do dia das crianças, dai eu fiquei meio insano pra montar tudo. Junte a essa ansiedade o fato de 2 das 5 encomendas feitas pelo mercadolivre terem dado problema e vão ver a falta de oportunidade que rolou. Pra vcs terem uma ideia, nós demos uma volta quase completa na Pampulha aqui em BH ontem, domingo, mas a bike só ficou pronta à 01:00 da manhã de sábado pra domingo.

Na pressa eu nem testei o cassete CS-HG50-8 11-34D de 8v que eu já tinha (que é 100% compatível com a configuração, segundo a própria Shimano), fui direto pro SunRace CSM680 11-40D tbm de 8v. Com a roda e cassete no lugar, dava pra ver que o câmbio Shimano RD-M370-SGS iria pegar na cog 40D só de posicionar ele na mão mesmo, então já sapequei o prolongador de gancheira SunRace SP570.

O parafuso do prolongador tem indicação de 80kgf.cm, o que equivale a cerca de 8Nm, o que é bastante pra um parafuso de alumínio. Usei o torquimetro e apertei segundo a indicação, fazendo o mesmo com o câmbio. Ficou bem sólido, sem folgas ou molejos.

Coloquei a coroa SunRace FCM918 no movimento central Shimano BB-UN26 que já estava lá. Depois eu pensei que talvez deveria trocar ele tb, que já está com quase 12000km rodados, mas por hora era o que dava. Encaixe sólido, mas o central tá com uma folga quase imperceptível, nada relacionada com o pedivela.

O câmbio dianteiro Shimano FD-M371 foi colocado sem maiores problemas, dai coloquei os cabos e pré ajustei os parafusos limitadores dos câmbios. Coloquei a corrente e tentei o dimensionamento com várias técnicas:

* a técnica Shimano, que coloca na combinação de cogs grandes, fora do câmbio traseiro, e acrescenta dois elos, deu uma folga na combinação de cogs pequenos;

* a técnica da coroa grande com cog traseiro pequeno, passando pelo câmbio e deixando o cage vertical tb não ficou boa.

No final, acabei fazendo o seguinte: testei a combinação de cogs pequenos passando pelo câmbio, deixando o cage mais pra trás possível, sem raspar na corrente, depois testei o tamanho com os cogs grandes, passando tb pelo câmbio, pra ver se ainda cabia.

A corrente ficou com 114 elos e eu teria deixado com 113 se possível, mas os elos tem que ser em pares, não dá. Com tudo montado, testei na configuração de cogs pequenos e percebi uma folga pequena na corrente, que acabei tirando apertando o parafuso B do câmbio traseiro, que o afasta um pouco para trás. Ficou um pouco longe do cassete, mas tá OK.

A corrente merece um capítulo à parte: lubrifiquei com parafina pura, derretida numa panela bem limpa que só vai ser usada pra isso.

Mas antes eu deixei a corrente nova de molho no querosene por duas vezes, depois em um desengraxante alcalino para uso em oficinas (um tal de Degras 275, feito por uma loja de produtos de limpeza daqui de BH, a Coimbra, mas eu não gosto dele pq precisa escovar pra funcionar direito e mesmo com luvas ainda queima as mãos, mas queria acabar com ele), por último em desengordurante de cozinha Azulim limão limpeza pesada (que eu gosto muito de usar na transmissão, limpa rapidinho!).

Nos molhos em querosene eu deixei durante a noite ou durante o trabalho (umas 10 horas em cada), e nos molhos em desengraxante/desengordurante eu deixei por uma hora agitando a cada 10min.

Queria ter parado no Degras, mas ele havia deixado uma camada oleosa na corrente, não é à toa que eu não gosto dele. Enxaguei bem, com água morna, e imediatamente depois sequei com o secador de cabelo, enquanto já derretia a parafina (o guia que eu segui indica que a corrente pode enferrujar rapidamente depois dos banhos de molho, então tem que ser rápido).

Deixei a corrente na parafina derretida por 20min, com a panela em cima de um grill elétrico a 90° (fiquei com medo do vapor da parafina pegar fogo em cima da chama do fogão), depois tirei da "sopa de corrente" e pendurei pra esfriar. Fiz o mesmo com o missing link.

Claro que a corrente ficou meio dura, mas eu "quebrei" um pouco a parafina superficial na mão mesmo e não percebi nenhuma rigidez depois do primeiro quarteirão pedalado.

Pedalei cerca de 25km ontem, sem nenhum problema apresentado. A 6ª, 7ª e 8ª marchas estão um pouco mais demoradas pra entrar, mas se esse é o preço por usar o prolongador de gancheira, eu ainda estou no lucro! A marcha mais leve tem relação 26/40=0,65, enquanto a mais alta está 48/11=4,36, nada menos que 671% de amplitude!

Range não é tudo, já me alertou o Ismah/Cabelo, mas nesse caso era exatamente isso que eu queria: ganhei uma bicicleta que mantém uma boa velocidade de cruzeiro no plano e ao mesmo tempo é fácil de empurrar nesses morrões belorizontinos. E faz tudo isso sem deixar de ser uma Dama!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 17:29
Esqueci de postar fotos!


A foto geral dela, antes do pedal.


Detalhe da relação. A parafina ainda está descascando, só rodei uma volta no quarteirão.


Close do cassete. Queria achar essa gancheira preta, mas depois eu pinto ela.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 17:54
Caramba, voce não tinha dito que era pra uma Aspen Old School, deu uma atualizada nela, marcha agora tem pra encarar qualquer morro de ''Bélzonti'' LOL

Num tem nada a ver mas reparei que ta com garfo de rosca com mesa aheadset certo?

Se for fica de olho na parte que tem rosca, ela fragiliza o tubo e sem o reforco interno do expander e tubo da mesa padrão Stander que ela usava pode quebrar esta parte do garfo, brother meu fez isso na bike dele e quase deu M....  na época em que comecamos a atualizar nossas antiguinhas querendo gastar pouco LOL e faziamos estas adaptacoes, colocavamos Vbrake em manete de cantilever...
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 18:30
Valeu pelas recomendações, João! Mas a mesa tá com o adaptador correto, com o expander. So usei uma arruela espaçadora de 5mm por questões estéticas mesmo.

Ela é robusta pra caramba. Mas com um quadro pesado desses, era pra ser mesmo... Dessa vez eu desmontei ela toda e aproveitei e deu uma geral, inclusive inspecionei o garfo. Só ficou de fora a coifa do cabo de freio dianteiro, que eu perdi no desmonte, mas vou colocar outra rapidinho.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2019 as 09:19
Ah ta, se ta com o Spander pra reforcar o tubo beleza, a bike ta bem legal e pratica, depois de testar legal faz um review e diz se conseguiu vencer todas subidas que tentou com ela.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 16:34
Reativando o tópico e fazendo o review.

Comentei com alguns que a Dama quebrou o quadro. Não rolou acidente nem nada, provavelmente eu ainda andei três dias com o quadro quebrado, só percebi quando entrei em uma curva rápida e ela fez um ruído estranho.

Voltando ao tópico, a pedivela é muito boa, tem um acabamento muito bom (melhor que os de entrada da Shimano), mas percebi que os ganchos que ajudam a corrente a subir pra coroa maior não são tão proeminentes quanto na Shimano. Talvez por isso a troca de marcha na frente é um nadinha mais demorada, mas nada que afete o uso urbano ou cicloturismo. Aqui rola um negócio interessante: a coroa de relação ampla se encaixa até melhor no cicloturismo do que no urbano, então ela é ótima pra quem quer montar uma bike pra isso.

Quanto ao cassete, fiquei surpreso pela qualidade do acabamento e pela possibilidade de desmontar as cogs individualmente. Eu estava usando ele com o prolongador de gancheira, mas na Xica (a bike nova) ele não encaixou pelo fato da gancheira ter um formato diferente, daí eu arrisquei e descobri que não é necessário. Acabou que a demora pra 6ª, 7ª e 8ª marchas na traseira não existe mais, mas percebi um troço meio estranho: quando eu acerto pra 5ª ficar 100%, a 6ª fica meio esquisita e chega a rolar um phantom shift (mudança de marcha sem acionar) em algumas situações raras, mas quando eu acerto a 6ª é a 5ª que fica esquisita! Estou pensando em brincar com espaçadores no cassete pra tentar resolver essa, talvez entre a 5ª e a 6ª.

Talvez o problema seja o missing link KMC que eu tô usando com a corrente SunRace (acabei comprando SunRace mesmo pq não achei KMC 8v aqui em Belo Horizonte). Vou testar com a emenda da própria SunRace e ver se isso diminui.

No geral, não recomendo pra quem faz trilha técnica e off-road, mas pra quem faz cicloturismo, parece que casa perfeitamente.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2019 as 13:29
Revendo o review, galera. Um mês depois do último post, rodei mais uns 300km (a chuva não deixou rodar mais) e acho que a lua de mel terminou.

Quando instalei a coroa, eu já sabia que o central Shimano BB-UN26, instalado em 2011 e com mais de 12000 rodados, teria de ser trocado em breve, então eu não dei atenção quando percebi que a corrente estava raspando no câmbio dianteiro na descida do pé direito. Achei que era culpa do central e toquei a vida.

Mas depois de trocar o central a coisa só amenizou, aí ficou evidente que todo o empenamento era do braço do pedivela ou das coroas mesmo. Chequei o alinhamento colocando uma abraçadeira tipo zip tie e acompanhando o alinhamento de cada coroa, como se costuma fazer pra desempenar a roda sem tirar do garfo: as duas menores, que são de aço, estão bem alinhadas (não 100%, mas tá OK), enquanto a maior, que é de alumínio, está com dois locais desalinhados, ambos para dentro. Como o desalinhamento se manifesta somente na coroa grande, concluí que não era o braço do pedivela.

Mas ainda não entendi direito como isso ocorreu. A bicicleta não caiu e nem ficou apoiada em local inadequado (sou muito chato com isso, já empenei um câmbio dianteiro apoiando uma bicicleta em outra durante o bloco da bicicletinha no carnaval). A única possibilidade que eu vejo é que o alumínio dela é mais macio do que deveria e ela entortou com o meu peso (114kg). Isso só evidencia que ela é mais frágil que a Shimano FC-M131 basiquinha que eu tinha antes, que foi instalada em 2011 e me aguentou com 157kg...

Quanto ao cassete, acho que entendi o problema do phantom shift e, de quebra, o porquê da Shimano não fazer um cassete tão amplo em 8v: o pulo de um cog pra outro é tão alto que qualquer coisinha faz a corrente roçar no cog anterior. E quando eu digo qualquer coisinha, é qualquer coisinha MESMO: o comportamento fica pior em dias frios ou muito quentes, o que me forçou a soltar o cabo do câmbio traseiro um clique ou dois em dias frios e apertar um clique nos dias quentes. Talvez se eu usar uma corrente 9v isso se resolva, mas a razão de manter 24v foi usar uma corrente mais barata e com relatos de maior durabilidade. Se eu quisesse usar 9v eu teria ido pra 9v, pô!

É isso. O pedivela é feito de um material mais maleável do que deveria ser e o cassete não tem a precisão que eu esperava. Bora usar até moer e trocar no futuro pelo conjunto pedivela FC-T4060, central SM-BB52 e cassete CS-HG50-8. Sinceramente, decepcionei com a SunRace.

Editado por dwsmartins - 03 Dez 2019 as 13:31
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2019 as 21:36
Olá, tenho uma bike 24V com pinhão 11/32 e estava pensando em passar pro 11/40 da sunrace na próxima troca de relação para ganhar nas subidas - estou ficando velho. Alguns motivos são:

Custo de aquisição (mesmo passador)
Custo de manutenção (corrente e pinhão mais baratos)
Robustez (corrente grossa e gaps largos)
Peso (mais leve que 27V)

Hoje em dia uso um cambio 8v m-390 e tenho medo do mesmo não trabalhar bem no cog 40 pois a própria Shimano só tem pinhões até 34 dentes com 8V, então fico com medo do mesmo não guardar corrente suficiente ou não descer apropriadamente para a marcha mais leve sem o prolongador de gancheira. Uma das minhas dúvidas é: posso usar um cambio m-4000 9V com passadores 8V no K7 Sunrace já que, em 9V temos k7s maiores? Pega regulagem direito? Funciona bem sem prolongador? É melhor trocar o câmbio pra não forçar?

Atualmente o câmbio está bem preciso e o comentário do amigo falando de phantom shift me deixou desanimado...

Uso um pedivela Shimano 22/32/42.


Vida longa as 24V!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 06:14
Cara, vou atualizar o tópico com a situação atual.

Insisti mais um pouco no cassete SunLixo, depois de tentar desentortar na bancada os cogs individualmente. Depois de 3 DIAS (sim, não deu nem uma semana) eu havia entortado vários cogs de novo, e dessa vez eu percebi que alguns dentes haviam sido entortados pra frente tb!

Voltei em definitivo pro cassete CS-HG50-8 que tava antes. Fui forçado a voltar a corrente anterior tb, já que a nova tá pulando no cassete antigo. Ainda to com o pedivela SunLixo FCM918, que tá com a coroa grande um pouco torta, o suficiente pra irritar num sprint em alta velocidade, com a corrente raspando do lado de fora e de dentro, devido à força aplicada nos pedais. To usando até moer, o que não deve demorar muito.

Agora é economizar pra trocar pelo que devia ter sido desde o início: peças Shimano. E inclusive, vou migrar pra 27v, apesar do valor mais alto da corrente. Decidi isso depois de ver um teste que indicou que as correntes mais finas (9v, 10v e acima) estão durando tanto ou até mais que as de 8v. Tá certo que a corrente 9v tá quase o dobro de uma 8v da mesma marca (pelo menos aqui na minha área), mas os grupos mais avançados estão todos em 9v ou mais. Cheguei a conclusão que não dá pra remar contra essa maré.

Se a necessidade for de uma relação mais leve, eu recomendaria coroas menores. Eu uso um conjunto 48-36-26D pq dou mais certo com cadências lentas e pesadas (já cheguei a pensar em um conjunto triplo pra speed de 50-40-30D), mas se fosse o caso, tem opções até 40-30-20D prontas no mercado. Com alguma adaptação, da pra fazer algo ainda menor. Talvez seja melhor do que colocar um cassete de baixa resistência que por si só já é uma adaptação: câmbios 8v e 9v aceitam até 34 ou 36 dentes no maior cog do cassete, então tá forçando um pouco o limite.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 06:28
Esqueci de relatar o empenamento do cassete. Isso foi antes do post anterior.

O cassete com problema de phantom shift rolava de lidar, mas um dia eu vi que tava impossível pedalar no 5º ou 6º cogs. Parei pra tentar regular a tensão do cabo (virou rotina com esse cassete) e vi que o 5º cog havia entortado pra cima do 6º! Olhando com calma, percebi que o 1º também estava torto (e eu não sei como, pq quase nunca usava ele).

Terminei o pedal pro trabalho (6,5km de ida, com ganho de elevação de quase 200m, tudo subida) com os cogs que ainda funcionavam e já entrei em contato com um colega de trabalho que mexe com metais pra ver o que dava pra fazer. Pedi a patroa pra levar o imobilizador e o extrator de cassete, tirei ele lá no trampo mesmo e levei pro colega. Colocamos os cogs individualmente na morsa de bancada e fomos desempenando um a um (única vantagem da SunLixo é que o cassete não é rebitado e desmonta todo, facilita a limpeza e manutenção). Coloquei na Xica (minha bicicleta) e testei: parecia tudo OK!

Achei que isso havia resolvido o problema e pensei que tivesse sido uma “pernada” (leia: navalhada de ciclista) na troca de marchas que havia causado o empenamento. Ledo engano!

Como disse antes, em apenas 3 dias os cogs estavam novamente empenados, mas dessa vez haviam dentes individuais entortados pra frente. Imagino que, por ser um cara pesado e pegar um trecho com subida significativa todos os dias, isso tenha acontecido. Mas o cassete Shimano nunca apresentou isso, mesmo depois de 8000km e 3 correntes. Ele só está com os dentes gastos, o que faz com que uma corrente nova pule bastante, mas ainda tenho a última corrente do rodízio e to usando ela.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 09:01
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Esqueci de relatar o empenamento do cassete. Isso foi antes do post anterior.

O cassete com problema de phantom shift rolava de lidar, mas um dia eu vi que tava impossível pedalar no 5º ou 6º cogs. Parei pra tentar regular a tensão do cabo (virou rotina com esse cassete) e vi que o 5º cog havia entortado pra cima do 6º! Olhando com calma, percebi que o 1º também estava torto (e eu não sei como, pq quase nunca usava ele).

Terminei o pedal pro trabalho (6,5km de ida, com ganho de elevação de quase 200m, tudo subida) com os cogs que ainda funcionavam e já entrei em contato com um colega de trabalho que mexe com metais pra ver o que dava pra fazer. Pedi a patroa pra levar o imobilizador e o extrator de cassete, tirei ele lá no trampo mesmo e levei pro colega. Colocamos os cogs individualmente na morsa de bancada e fomos desempenando um a um (única vantagem da SunLixo é que o cassete não é rebitado e desmonta todo, facilita a limpeza e manutenção). Coloquei na Xica (minha bicicleta) e testei: parecia tudo OK!

Achei que isso havia resolvido o problema e pensei que tivesse sido uma “pernada” (leia: navalhada de ciclista) na troca de marchas que havia causado o empenamento. Ledo engano!

Como disse antes, em apenas 3 dias os cogs estavam novamente empenados, mas dessa vez haviam dentes individuais entortados pra frente. Imagino que, por ser um cara pesado e pegar um trecho com subida significativa todos os dias, isso tenha acontecido. Mas o cassete Shimano nunca apresentou isso, mesmo depois de 8000km e 3 correntes. Ele só está com os dentes gastos, o que faz com que uma corrente nova pule bastante, mas ainda tenho a última corrente do rodízio e to usando ela.


Uma curiosidade, essa bike nao fica em bicicletario, e toma batida de outras bikes?
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 13:13
Bem, ainda vou tentar... Estou mudando toda a relação da bike. Vou colocar um Pedivela Fc-mc20 alívio; um K7 M680 11-40, uma corrente KMC X8 e um câmbio Alívio m4000 com 45D que, de acordo com essa imagem, aguenta o tranco. (20 de amplitude na frente - 10 sem cruzar corrente - e 29 atrás, da 39D)
Curiosamente meu M-390 não poderia, pela mesma fonte.




Depois posto como ficou...
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 14:28
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Esqueci de relatar o empenamento do cassete. Isso foi antes do post anterior.

O cassete com problema de phantom shift rolava de lidar, mas um dia eu vi que tava impossível pedalar no 5º ou 6º cogs. Parei pra tentar regular a tensão do cabo (virou rotina com esse cassete) e vi que o 5º cog havia entortado pra cima do 6º! Olhando com calma, percebi que o 1º também estava torto (e eu não sei como, pq quase nunca usava ele).

Terminei o pedal pro trabalho (6,5km de ida, com ganho de elevação de quase 200m, tudo subida) com os cogs que ainda funcionavam e já entrei em contato com um colega de trabalho que mexe com metais pra ver o que dava pra fazer. Pedi a patroa pra levar o imobilizador e o extrator de cassete, tirei ele lá no trampo mesmo e levei pro colega. Colocamos os cogs individualmente na morsa de bancada e fomos desempenando um a um (única vantagem da SunLixo é que o cassete não é rebitado e desmonta todo, facilita a limpeza e manutenção). Coloquei na Xica (minha bicicleta) e testei: parecia tudo OK!

Achei que isso havia resolvido o problema e pensei que tivesse sido uma “pernada” (leia: navalhada de ciclista) na troca de marchas que havia causado o empenamento. Ledo engano!

Como disse antes, em apenas 3 dias os cogs estavam novamente empenados, mas dessa vez haviam dentes individuais entortados pra frente. Imagino que, por ser um cara pesado e pegar um trecho com subida significativa todos os dias, isso tenha acontecido. Mas o cassete Shimano nunca apresentou isso, mesmo depois de 8000km e 3 correntes. Ele só está com os dentes gastos, o que faz com que uma corrente nova pule bastante, mas ainda tenho a última corrente do rodízio e to usando ela.


Uma curiosidade, essa bike nao fica em bicicletario, e toma batida de outras bikes?


Hurry, ela fica ocasionalmente. Na maioria das vezes, ela fica guardada num canto da minha sala de trabalho, onde ninguém mexe. Nos últimos meses, tava rolando chuva aqui e eu não gosto de deixar ela molhando, então na maioria esmagadora das vezes ela não ficou no bicicletário, particularmente depois da troca das peças. Realmente não acredito que tenha sido isso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 15:34
Cara que chato, imagino a decepcão.

To tentando entender o porque dos cogs terem entortado, me lembrei de uma bike que eu detectei um problema de um amigo meu, no caso da dele era um cassete desmontavel de 11/34 8v igual eu usava na GT, o cubo dele era um M430 Alivio e o cassete era de 8v, ficou uma folga de uns 2 a 3mms e era o suficiente pra o cassete ficar dancando no freehub e as marchas ficarem imprecisas, como eu vendo o sofrimento dele durante o pedal fui olhar e vi esta folga, em casa eu tenho as ferramentas e usei uma arroela pra calcar o cassete e resolveu esse jogo, como ele rodou pouco até eu resolver não estragou o cassete, mas exatamente por ele ser desmontavel eu imagino que os cogs iriam empenar caso ele continuasse a rodar com aquele jogo pois o cassete chegou até a marcar o freehub e na hora que aplicava forca ele deformava os cogs maiores pois não tinham apoio, ele voltou na loja onde instalou cassete e corrente e explicou para os caras e eles disseram que aquela folga era minima e não prejudicaria e a minha arroela sim era gambiarra e poderia prejudicar o alinhamento do conjunto LOL ah ta.

Tirando isto ou voce ter uma forca descomunau no arranque, eu não imagino o que pode ser além de um cassete premiado feito de uma liga ultra mole LOL pois eu ja uso como te disse a muito tempo a marca e sou apenas elogios, até marcas de bikes mais renomadas passaram a usar os cassetes Sun Race pra melhorar o range das bikes e reduzir também os custos deles LOL
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2019 as 15:51
Força descomunal não tenho, mas jogo meu peso com vontade no pedal pra arrancar rápido. A força aí é a da gravidade, pelo visto...

O cassete sunrace é totalmente desmontável e marcou bastante o corpo do freehub, do mesmo jeito que você relatou o seu caso. Acredito que, apesar do acabamento superficial ser muito bom (até melhor que os da Shimano, sinceramente), algo na têmpera do metal não estava legal. Na (des)troca pelo shimano CS-HG50-8 eu percebi que as tolerâncias da sunrace são maiores tb: o cassete Shimano entra bem justinho no freehub, chega a ser meio chato colocar ele lá, enquanto o sunrace entrava facilmente.

Uma folga no sentido da tração da corrente pode gerar impactos maiores, isso é um fato. É como uma pessoa em um carro sem cinto: em caso de colisão, ela vai continuar se movendo e colidindo com painel, parabrisa, etc; enquanto outra pessoa com cinto ficará segura e não irá bater nas partes duras do carro. Na minha cabeça, essa hipótese tem sentido: os cogs com maior folga da sunrace acabam colidindo várias vezes com o corpo do freehub e a corrente, e os impactos decorrentes facilitam a deformação da peça.

Talvez com freehubs da própria sunrace isso não aconteça devido à tolerâncias menores entre as peças do próprio fabricante. Sei lá...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
fabio.pereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2023
Porto Alegre
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio.pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2023 as 08:41
dwsmartins, sem querer fugir do assunto do tópico entrando em outra seara sobre procedimentos de manutenção, etc, acho que posso contribuir, embora tardiamente, com o que penso sobre montagem de cassetes baseado na experiência adquirida nas manutenções de bikes minhas, de familiares e de amigos.
Penso que a transferência de força entre o cog e o cassete não deva ocorrer somente através do ponto de contato entre ambos, mas sim do contato de todos os cogs com o cassete. O que garante isso é o atrito entre eles através dos espaçadores formando uma peça única sem colisões e impactos como descreveste.
Talvez, na ocasião que ocorreu a marcação do teu cassete, o aperto do lock ring estava abaixo do necessário para garantir esse atrito.
Já vi mecânicos de oficina montarem o cassete sem medir a força aplicada no lock ring, talvez porque fazem isso todo o dia e já possuem um feeling do que é 40Nm, embora eu ache improvável atingirem a precisão de um torquímetro.
Eu como faço eventualmente, apelo à ferramentas de medida para não correr o risco de errar, mas é claro, de vez em quando, faço algo errado, faz parte.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X