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raio quebrando a todo momento |
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toth12329
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Cadastrado em: 04 Set 2019 santa catarina Offline Mensagens:2 |
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Postado: 04 Set 2019 as 17:53 |
Olá, estou com um problema muito irritante em minha bike, tenho uma caloi explorer expert aro 29, tenho ela a mais de 4 meses e ultimamente os raios da roda traseira e dianteira estão quebrando com muita frequência, tenho 100kg e estou cogitando a ideia de trocar as rodas.
Estou pensando em pegar aros vzan extreme de 36 furos com raios mais grossos porém teria que trocar os cubos também. Vale a pena fazer esta troca de 32 para 36 furos? Ou seria mais CxB continuar nos 32 furos sem trocar o cubo, em vista que estou com a grana curta? Faço um pedal diário durante a semana, varia entre 20 a 36km diarios entre cidades, não pego trilha, nada do genero, não aguento mais ter que levar toda a semana a bike na oficina para trocar os raios quebrados... Aguardo resposta, valeuuuu!!! |
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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cara, estranho quebrar tanto raio. a sua roda ja e bem forte com 32 raios. como esta sendo feita a raiacao? x2 ou x3? talvez valha trocar de mecanico |
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ajunio3
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Cadastrado em: 25 Nov 2017 Bahia Offline Mensagens:399 |
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Tb acho que é problema de montagem
Recomendo um novo mecanico, 32 raios já é forte o bastante pra seu peso.
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furukawa
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Cadastrado em: 22 Jun 2012 Floripa Offline Mensagens:1927 |
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Instalar os raios num aro requer critérios para uma boa montagem. Recomendo prestar atenção na disposição dos raios para saber se o mecânico que as montou fez certo. O vídeo abaixo mostra bem uma montagem legal: https://youtu.be/wOvwea1-EvE O detalhe importante são os raios do lado do freio. Recentemente tive problemas com raios estourando em duas rodas traseiras e, em ambas os casos, os raios estavam no lado do freio (mais precisamente no cruzamento em X de um raio com outro). Infelizmente no vídeo acima não mostra mas existe um dispositivo para medir a tensão de aperto dos raios para que todos eles estejam equilibrados. |
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Eu reconstruí uma antiga GT com rodas VZAN EXTREME aro 26 com 36 furos e
raios de inox de diâmetro normal. Peso 115 kg e em 2 anos, nenhum
problema nas rodas foi observado.
É certo que as rodas de aro 26 são
mais fortes que as de aro 29, mas pela minha experiência, não haveria
razão para você ter problemas. Então tem que entender porque essas rodas estão quebrando tantos raios. Uma possibilidade é que os raios estejam desequalizados, ou seja, não possuem a mesma tensão. Se alguns ficarem frouxos, outros ficam sobrecarregados e podem quebrar. Precisa testar essa equalização e ver se as rodas não giram tortas e/ou desalinhadas. Se eu fosse trocar os aros, montaria rodas totalmente novas. Você vai ter que trocar os aros e os raios. Só vai sobrar os cubos das rodas originais. Aí você terá que pagar todo trabalho do mecânico de cortar os raios e reaproveitar os cubos. Capaz de se você comprar os cubos novos e não ter o trabalho de desmanchar as rodas originais, gastando menos e usando cubos melhores. Há ainda duas opções para você: usar raios grossos e usar raios de inox. Isso reforça a roda. |
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Isso ocorre porque os raios do lado do freio de alguma forma estão sendo mais exigidos e provavelmente se desgastando no ponto de cruzamento. É mais provável que o problema esteja na geometria do guarda-chuva, que tensiona mais esses raios. Em carros de alta performance de 1 século atrás eram comuns as rodas raiadas, e esse efeito de quebra de raios era constante. Haviam duas soluções possíveis para esse problema. Uma delas era amarrando ou até mesmo fazendo uma solda com estanho entre os raios que se cruzavam. Tem um vídeo da Pedaleria onde o Edu Capivara faz esse método. Outra, quando ocorria rompimento de raios por desgaste no cruzamento era usar algum lubrificante naquele ponto. Podia ser óleo ou mesmo uma folha plástica instalada entre ambos. |
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2078 |
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Troque de mecanico, certeza que o problema esta ai...
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scott single track 95 26" cromo
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toth12329
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Cadastrado em: 04 Set 2019 santa catarina Offline Mensagens:2 |
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Agradeço a resposta de todos, após ler os comentários acredito que trocar de mecânico e pegar aros vzan com raios novos seria a melhor opção então?
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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nao, so trocar o mecanico e enrraiar as rodas com o padrao x3 |
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2078 |
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Se após trocar de mecânico, o novo enraiar corretamente , e voltar a acontecer o problema, ai sim invista em um jogo novo de raios e aro.
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Além de procurar outro mecânico, tu pode experimentar utilizar raio "grosso" na roda... Fica um pouco mais pesada mas aumenta a resistência.
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