Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - raio quebrando a todo momento
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


raio quebrando a todo momento

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
toth12329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2019
santa catarina
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar toth12329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: raio quebrando a todo momento
    Postado: 04 Set 2019 as 17:53
Olá, estou com um problema muito irritante em minha bike, tenho uma caloi explorer expert aro 29, tenho ela a mais de 4 meses e ultimamente os raios da roda traseira e dianteira estão quebrando com muita frequência, tenho 100kg e estou cogitando a ideia de trocar as rodas.
Estou pensando em pegar aros vzan extreme de 36 furos com raios mais grossos porém teria que trocar os cubos também.
Vale a pena fazer esta troca de 32 para 36 furos?
Ou seria mais CxB continuar nos 32 furos sem trocar o cubo, em vista que estou com a grana curta?

Faço um pedal diário durante a semana, varia entre 20 a 36km diarios entre cidades, não pego trilha, nada do genero, não aguento mais ter que levar toda a semana a bike na oficina para trocar os raios quebrados... Aguardo resposta, valeuuuu!!!  
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2019 as 21:45
Originalmente postado por toth12329 toth12329 escreveu:

Olá, estou com um problema muito irritante em minha bike, tenho uma caloi explorer expert aro 29, tenho ela a mais de 4 meses e ultimamente os raios da roda traseira e dianteira estão quebrando com muita frequência, tenho 100kg e estou cogitando a ideia de trocar as rodas.
Estou pensando em pegar aros vzan extreme de 36 furos com raios mais grossos porém teria que trocar os cubos também.
Vale a pena fazer esta troca de 32 para 36 furos?
Ou seria mais CxB continuar nos 32 furos sem trocar o cubo, em vista que estou com a grana curta?

Faço um pedal diário durante a semana, varia entre 20 a 36km diarios entre cidades, não pego trilha, nada do genero, não aguento mais ter que levar toda a semana a bike na oficina para trocar os raios quebrados... Aguardo resposta, valeuuuu!!!  


cara, estranho quebrar tanto raio.
a sua roda ja e bem forte com 32 raios.
como esta sendo feita a raiacao? x2 ou x3?
talvez valha trocar de mecanico
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2019 as 23:14
Tb acho que é problema de montagem

Recomendo um novo mecanico, 32 raios já é forte o bastante pra seu peso. 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2019 as 23:14

Instalar os raios num aro requer critérios para uma boa montagem.

Recomendo prestar atenção na disposição dos raios para saber se o mecânico que as montou fez certo. O vídeo abaixo mostra bem uma montagem legal:

https://youtu.be/wOvwea1-EvE

O detalhe importante são os raios do lado do freio. Recentemente tive problemas com raios estourando em duas rodas traseiras e, em ambas os casos, os raios estavam no lado do freio (mais precisamente no cruzamento em X de um raio com outro).

Infelizmente no vídeo acima não mostra mas existe um dispositivo para medir a tensão de aperto dos raios para que todos eles estejam equilibrados.



Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2019 as 23:18
Eu reconstruí uma antiga GT com rodas VZAN EXTREME aro 26 com 36 furos e raios de inox de diâmetro normal. Peso 115 kg e em 2 anos, nenhum problema nas rodas foi observado.
É certo que as rodas de aro 26 são mais fortes que as de aro 29, mas pela minha experiência, não haveria razão para você ter problemas.

Então tem que entender porque essas rodas estão quebrando tantos raios.

Uma possibilidade é que os raios estejam desequalizados, ou seja, não possuem a mesma tensão. Se alguns ficarem frouxos, outros ficam sobrecarregados e podem quebrar.
Precisa testar essa equalização e ver se as rodas não giram tortas e/ou desalinhadas.

Se eu fosse trocar os aros, montaria rodas totalmente novas. Você vai ter que trocar os aros e os raios. Só vai sobrar os cubos das rodas originais.

Aí você terá que pagar todo trabalho do mecânico de cortar os raios e reaproveitar os cubos. Capaz de se você comprar os cubos novos e não ter o trabalho de desmanchar as rodas originais, gastando menos e usando cubos melhores.

Há ainda duas opções para você: usar raios grossos e usar raios de inox. Isso reforça a roda.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2019 as 23:26
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:



O detalhe importante são os raios do lado do freio. Recentemente tive problemas com raios estourando em duas rodas traseiras e, em ambas os casos, os raios estavam no lado do freio (mais precisamente no cruzamento em X de um raio com outro).



Isso ocorre porque os raios do lado do freio de alguma forma estão sendo mais exigidos e provavelmente se desgastando no ponto de cruzamento. É mais provável que o problema esteja na geometria do guarda-chuva, que tensiona mais esses raios.

Em carros de alta performance de 1 século atrás eram comuns as rodas raiadas, e esse efeito de quebra de raios era constante. Haviam duas soluções possíveis para esse problema.
Uma delas era amarrando ou até mesmo fazendo uma solda com estanho entre os raios que se cruzavam. Tem um vídeo da Pedaleria onde o Edu Capivara faz esse método.

Outra, quando ocorria rompimento de raios por desgaste no cruzamento era usar algum lubrificante naquele ponto. Podia ser óleo ou mesmo uma folha plástica instalada entre ambos.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2078
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2019 as 01:37
Troque de mecanico, certeza que o problema esta ai...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
toth12329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2019
santa catarina
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar toth12329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2019 as 11:23
Agradeço a resposta de todos, após ler os comentários acredito que trocar de mecânico e pegar aros vzan com raios novos seria a melhor opção então?

Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2019 as 12:14
Originalmente postado por toth12329 toth12329 escreveu:

Agradeço a resposta de todos, após ler os comentários acredito que trocar de mecânico e pegar aros vzan com raios novos seria a melhor opção então?



nao, so trocar o mecanico e enrraiar as rodas com o padrao x3
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2078
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2019 as 12:18
Originalmente postado por toth12329 toth12329 escreveu:

Agradeço a resposta de todos, após ler os comentários acredito que trocar de mecânico e pegar aros vzan com raios novos seria a melhor opção então?

Se após trocar de mecânico, o novo enraiar corretamente , e voltar a acontecer o problema, ai sim invista em um jogo novo de raios e aro.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2019 as 14:54
Originalmente postado por toth12329 toth12329 escreveu:

Olá, estou com um problema muito irritante em minha bike, tenho uma caloi explorer expert aro 29, tenho ela a mais de 4 meses e ultimamente os raios da roda traseira e dianteira estão quebrando com muita frequência, tenho 100kg e estou cogitando a ideia de trocar as rodas.
Estou pensando em pegar aros vzan extreme de 36 furos com raios mais grossos porém teria que trocar os cubos também.
Vale a pena fazer esta troca de 32 para 36 furos?
Ou seria mais CxB continuar nos 32 furos sem trocar o cubo, em vista que estou com a grana curta?

Faço um pedal diário durante a semana, varia entre 20 a 36km diarios entre cidades, não pego trilha, nada do genero, não aguento mais ter que levar toda a semana a bike na oficina para trocar os raios quebrados... Aguardo resposta, valeuuuu!!!  

Além de procurar outro mecânico, tu pode experimentar utilizar raio "grosso" na roda... Fica um pouco mais pesada mas aumenta a resistência.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X