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Quando trocar rolamento roda bike |
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Bikeraço
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Cadastrado em: 30 Set 2016 Timoteo Offline Mensagens:52 |
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Postado: 31 Ago 2019 as 19:03 |
Olá pessoal.
Estou com um par de rodas Vzan Everest XC com mais de 10.000km rodados. Até o momento os rolamentos não apresentam folgas ou irregularidades no giro (falta de graxa). Nunca foram desmontados. Como identificar a hora de trocar os rolamentos? Só se tiver folga? Com o aumento da vida útil, é perceptível o aumento do atrito em decorrência da degradação da lubrificação? Parece que a roda não está girando tão solta como no início |
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dwsmartins
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Cadastrado em: 16 Abr 2018 Belo Horizonte Offline Mensagens:1515 |
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Eu faço a revisão, limpeza e lubrificação a cada 6 meses ou 3000km. Se estiver algo fora do comum, troco as esferas ou rolamentos, conforme o caso. Nunca tive que trocar as pistas das esferas, mas já troquei um cubo inferior por outro melhor antes que me desse esse problema.
Essa é a minha experiência. Na verdade, eu tb quero saber quando é a hora de trocar o cubo. Imagino que com boa manutenção, ele deve durar bastante, já que as peças que desgastam são removíveis. Ainda assim, devem haver situações onde a troca seja mais vantajosa. |
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Bora pedalar, senão estressa!
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rafasheila
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Cadastrado em: 06 Mar 2010 santa cruz Offline Mensagens:277 |
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VZAN recomenda a manutenção a cada 1500 km, se vc já rodou 10000 km, já passou bastante da hora de uma revisão. Mesmo achando que a cada 1500 km seja um exagero, sempre melhor gastar um pouquinho com manutenção e lubrificação e não arriscar ficar na mão na trilha ou danificar uma roda cara por rolamentos der 20 reais.
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"sempre acho que consigo fazer a curva, ás vezes acerto"
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Rolamentos de qualidade, a graxa é especificada para a vida útil do rolamento. Ou seja, considerando que nestes cubos tenham bons rolamentos, não há necessidade alguma de abrir a vedação dos rolamentos e "relubrificar".
A vida útil deles, tu irá perceber na suavidade de funcionamento. Folgas, pequenos "trancos" na rotação já indicam o fim da vida dele. Até mesmo esse atrito adicional que você percebe (roda mais pesada) já é um indício que está chegando ao fim da vida. Nessa condição, não seria urgente a substituição deles, porém já é um motivo fazer o reparo a melhoria no giro da roda.
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Uma coisa interessante que vejo muito. Rolamento blindado não se "relubrifica", se troca. Ao tirar a capa de vedação para lavar e trocar a graxa, ela perde a funcionalidade de vedação, deixando o rolamento mais suscetível a entrada de sujeira. O correto é trocá-los quando apresentar funcionamento inadequado.
Diferentemente de cubos cone/esfera, estes quando não são vedados (selados) necessitam troca constante da graxa.
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