Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - "Escalada" está fora de moda?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


"Escalada" está fora de moda?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rafael80_PVH Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2018
Porto Velho - R
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael80_PVH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: "Escalada" está fora de moda?
    Postado: 15 Ago 2019 as 13:00
No Brasil nem tanto, mas me parece que no exterior com a popularização das bikes de enduro e all mountain, escalar está saindo de moda.

https://www.pinkbike.comews/poll-has-climbing-become-unfashionable. - https://www.pinkbike.com/news/poll-has-climbing-become-unfashionable.html
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 03:27
não acho que é uma questão de moda em si, simplesmente quem vai a um evento de enduro no modo "for Fun" para curtir as trilhas, vai querer descer todas nos 2 dias pelo menos 1 vez... isso dá uma altimetria enorme e a grande maioria não treina diariamente pra isso... aí quando pinta uma oportunidade de salvar o corpo do esforço repetitivo de subir para estar mais descansado para descer, é só sucesso, como ocorreu no Ururocky este ano em Urubici... 2 trucados "opcionais" fizeram a alegria da maior parte dos ciclistas que prestigiaram o evento... afinal, além das 4 especiais não cronometrados de cada dia, ainda rola a viagem de horas no sábado e no domingo pra chegar e depois voltar de lá... recebi estas fotos dos amigos de pedal que participaram e se divertiram pra kct





"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 09:24
Acho que não esta fora de moda, o que esta acontecendo é uma popularização dos parques com transporte para subir os morros...

Porem o pessoal do Enduro ate que sobe mais que a galera do Downhill, e o Enduro deixou o pessoal do XC mais perto do Downhill, com bike mais aptas a diversas situações, e não uma especifica... 

A Sense Enduro Cup contou com uma altimetria boa entre os estágios, pessoal mais amador chegava com os tempos bem em cima.....

Sobre a pesquisa do Pinkbike, acho que a resposta é que MTB tem haver com descidas e subidas....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 09:40
Mesmo o público do Pinkbike sendo muito mais voltado para gravidade, veja o resultado da enquete...
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 11:41
Legal da foto é ver uma Spz Levo no caminhão

Ah cabra preguiçoso!

No mais, acho que tá começando a rolar uma "desfitneza" no ciclismo. Na ânsia da galera de querer tudo logo, não se faz mais base e nem requer um corpo treinado em chá de selim para as provas. As provas ficam mais curtas e mais fáceis (pelo menos falando da minha região).
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 12:10
Eventos como esses tem aspectos comerciais envolvidos... O melhor do MTB é descer, mas para descer, tem que subir (que óbvio né genius).

Acontece que o cara que é ciclista de fim de semana, não tem tempo/disposição/necessidade de treinar base e ficar monstro pra ser escalador e curtir as descidas... Ele vai direto pras descidas. Um evento desses colocando um caminhão pra subir a galera do hobby, enche de inscritos. Se fizer os caras escalar, não consegue reunir meia duzia.

O MTB é muito ligado ao hobby, a diversão, a sair do cenário de concreto e interagir com a natureza... Rendimento? deixa pro ciclismo de estrada!

Quer ser escalador? Perfeito, bora subir serra de bike road! E depois curtir a merecida descida.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 12:27
Aaaa dependendo da modalidade do evento...

A copinha de XC que tem aqui na região, apesar de ter muito estradão, os organizadores estão sempre procurando as piores subidas de cada cidade para deixar o desafio mais competitivo... E vemos provas ai das maratonas do Ravelli, Desafio Brou, Brasil Ride... Os cara estão tiram o coro da galera nas subidas....

Agora as provas de Enduro o cara já vai de bermuda, capacete fechado, equipamento de proteção, bike mais pesada, estão mais para atletas de Donwhill, ai ve um caminhão vassourão para ajudar o pessoal, e não vai subir? 

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Legal da foto é ver uma Spz Levo no caminhão

Ah cabra preguiçoso!

No mais, acho que tá começando a rolar uma "desfitneza" no ciclismo. Na ânsia da galera de querer tudo logo, não se faz mais base e nem requer um corpo treinado em chá de selim para as provas. As provas ficam mais curtas e mais fáceis (pelo menos falando da minha região).


Editado por rafael_rtg - 16 Ago 2019 as 12:29
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 15:37
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Aaaa dependendo da modalidade do evento...

A copinha de XC que tem aqui na região, apesar de ter muito estradão, os organizadores estão sempre procurando as piores subidas de cada cidade para deixar o desafio mais competitivo... E vemos provas ai das maratonas do Ravelli, Desafio Brou, Brasil Ride... Os cara estão tiram o coro da galera nas subidas....

Agora as provas de Enduro o cara já vai de bermuda, capacete fechado, equipamento de proteção, bike mais pesada, estão mais para atletas de Donwhill, ai ve um caminhão vassourão para ajudar o pessoal, e não vai subir? 

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Legal da foto é ver uma Spz Levo no caminhão

Ah cabra preguiçoso!

No mais, acho que tá começando a rolar uma "desfitneza" no ciclismo. Na ânsia da galera de querer tudo logo, não se faz mais base e nem requer um corpo treinado em chá de selim para as provas. As provas ficam mais curtas e mais fáceis (pelo menos falando da minha região).

Descer é arte, subir faz parte ClapClapClap, me incluo nessa turma que se puder ter uma ajuda não tem vergonha nenhuma, e empurrar a bike faz parte... subir pedalando deixo para os profissionais patrocinados, meu patrocinador exige os 3B´s da vida adulta, Breja, Bike e  bacon ..kkk  
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 16:15
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Aaaa dependendo da modalidade do evento...

A copinha de XC que tem aqui na região, apesar de ter muito estradão, os organizadores estão sempre procurando as piores subidas de cada cidade para deixar o desafio mais competitivo... E vemos provas ai das maratonas do Ravelli, Desafio Brou, Brasil Ride... Os cara estão tiram o coro da galera nas subidas....

Agora as provas de Enduro o cara já vai de bermuda, capacete fechado, equipamento de proteção, bike mais pesada, estão mais para atletas de Donwhill, ai ve um caminhão vassourão para ajudar o pessoal, e não vai subir? 

[QUOTE=StFred]Legal da foto é ver uma Spz Levo no caminhão

Ah cabra preguiçoso!

No mais, acho que tá começando a rolar uma "desfitneza" no ciclismo. Na ânsia da galera de querer tudo logo, não se faz mais base e nem requer um corpo treinado em chá de selim para as provas. As provas ficam mais curtas e mais fáceis (pelo menos falando da minha região).




Descer é arte, subir faz parte ClapClapClap, me incluo nessa turma que se puder ter uma ajuda não tem vergonha nenhuma, e empurrar a bike faz parte... subir pedalando deixo para os profissionais patrocinados, meu patrocinador exige os 3B´s da vida adulta, Breja, Bike e  bacon ..kkk  
[/QUOTE


Eu colocaria mais B's aí: falta bar, bife, bucet...., entre outros
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 18:27

Já para mim, qualquer pedalada tem que ter uma boa subida, senão , não tem graça!

Pelo menos uns 1.000m de ganho de altitude, seja de mtb ou estrada... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2019 as 13:11
eh bem isso mesmo, cada evento possui suas características e há muitos ciclistas que curtem escalar no MTB, prova disso tb aqui na região é a subida da serra do Rio do rastro, que vai completar 12 anos em 2020 e atrai milhares de ciclistas para subir os 23km entre Lauro Müller e Bom Jesus da Serra... um amigo que participa disse que dá tanta gente que até foi separado em 2 eventos por ano, um só para MTB e outro só para road bikes

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2019 as 13:32
Acho que nas modalidades enduro / Trail, o foco do pessoal mesmo são as descidas técnicas. Subida só pra poder descer depois (e se tiver assistência pra subir o pessoal agradece!)
Essa modalidade não é pra mim, sou um biker que gosta de subir e detesta descer.. ainda bem que tem provas de uphill, pena serem poucas.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 20:07
Vejo no enduro um espírito mais independente e aventureiro, que naturalmente se faz arriscar menos - principalmente em locais remotos. Onde se tem por objetivo, uma trilha completa (ou sequência delas), e não só as partes de descida. Se tem um lado mais freeride, mesmo em competições. Desde que se chegue no ponto pré-determinado, no tempo pré-determinado, qualquer caminho é válido. Não necessariamente arriscar tudo, e chegar muito rápido te leva a vitória - o que força a arriscar ainda menos.

O DH, por si só já explica, e é lugar de se arriscar 90%, o que justifica um circuito fechado, e tudo mais. O objetivo é ser o mais rápido só num trecho determinado, ou seja "quem chega primeiro vence", mas diante do risco de por todo mundo junto, se opta por cronometragem.
As vezes se restringe a uma descida muito breve e acentuada, como o RedBull Rampage, que fecha com um salto ainda. Diante disso, comercialmente, esse é barbada de explorar.

Ser rebocado, pode fazer sentido no DH, mas no enduro é parte da diversão. Logo... Se estão sendo rebocadas, ao meu entender, as pessoas estão fazendo DH, ainda que chamem de enduro.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 23:49
Segue o vídeo postado dias atrás da experiência All Mountain que mencionei com as fotos acima



Apesar do formato Enduro, não rolou cronometragem oficial, quem quis fazer as especiais no domingo e marcar tempo usou o Strava... então é mais um rolezão entre a galera, para curtir as trilhas e o pessoal

As 3 primeiras especiais precisavam escalar praticamente a mesma estrada, imagina subir 6x ela em 2 dias... além de +2x a subida da 4a especial... acaba ficando repetitivo e monótono


Editado por raulino - 24 Ago 2019 as 00:24
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2019 as 17:21
Eu acho que não "está caindo de moda" o uphill, na verdade eu conheço poucas pessoas que gostam de subir e não muito de descer. 
Acho que na verdade o Enduro, trail, all moutain, está com muito mais popularidade e visibilidade do que digamos 10 anos atrás. Isso é tão nítido que até as bikes de XC estão saindo mais capazes, com mais curso e geometria mais agressiva. Os percursos de XCO tem se tornado mais técnicos também.

Lembro que comprei minha primeira full, em 2009, de all moutain. Haviam pouquissimas pessoas que tinham esse tipo de bike na época. Pedalei pouco com ela pois raramente tinha compania. 
Foi só em meados de 2012 a 2013 que começaram a aparecer muitas pessoas com bikes full AM, trail, enduro, etc.

De lá pra cá a popularidade do All Moutain (aqui incluo trail e enduro) só aumentou, e vi muitas pessoas migrando das bikes simples de XC hardtail pra full de all moutain. Até mesmo vi pessoas que saíram do DH pra o all mountain, pois se identificaram muito mais com a possibilidade de poder pedalar as bikes até a trilha e morro acima sem depender de resgate. Então de certa forma segregou um pouco o próprio XC pois as pessoas passaram a ter opção de bikes que possibilitavam a elas mais diversão.

Eu ultimamente tenho subido bastante, e tenho treinado isso. Meu objetivo é aproveitar o melhor possível meu tempo, hoje consigo fazer pedais com 1000m de altimetria em 2h no total, por exemplo. Ou seja, em 2 horas eu desco 1000m de trilhas. Melhor que isso, só comprando uma elétrica (deve cair pra 1h esse mesmo pedal) mas aí perde a graça do desafio. Pra terem idéia antigamente um pedal desse levava 4 a 5h e era muito sofrido.

Mesmo pra quem pratica o "All Moutain", os pedais vão ser MUITO mais proveitosos se conseguir subir rápido e sem muito sofrimento, por isso é importante treinar subida. Agora, SÓ SUBIR não é pra mim não. Não diria que eu gosto de subir, eu só tolero e tento fazer isso o mais rápido que consigo pra minimizar o tempo de sofrimento rs.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X