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Bike usada - compensa?

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G_b1k3rgabriel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G_b1k3rgabriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike usada - compensa?
    Postado: 26 Jul 2019 as 18:37
Bem, já fiz um tópico perguntando sobre uma bicicleta usada. Tenho muitas dúvidas nisso, pois me parece mais vantajoso comprar uma usada bem equipada do que uma nova, pelo mesmo valor, mas pelada. Queria saber a opinião de vocês, e dicas de como avaliar bem uma bike usada.

Aproveitando o tópico, vi um anúncio, gostaria de saber a opinião sobre tbm.

Quadro Specialized (ano 2013), de carbono, 27.5
Relação 1x11, câmbio traseiro SLX e pedivela deore xt.
Proshock ultra.

Preço 4900
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 18:46
Se você não sabe a procesência. Fuja. Uma boa revisão e troca dos compo entes pode custar mais um tanto.

Sou da opinião de qur bike usada é pra quem sabe comprar e com valor bom. Adquirir uma 27,5 antiga por praticamente R$5.000,00 é loteria.

Se dispõe deste valor, existem ótimas opções com quadro em alumínio, suspensões mais modernas (Manitou/Rovkshox), e grupo decente (Deore M6000, eficiente e de baixa e barata manutenção), pesando praticamente o mesmo que uma bike de carbono com 6 anos de uso.

Na minha opiniâo vai de nova! Pois negociando bem pode-se comprar uma Sense Impact Pro (NX 11v) ou Oggi 7.3 (Deore 20v), ótimas opções, com garantia e performance parecida a da velha 27,5.

Editado por dimas2dimas - 26 Jul 2019 as 18:47
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https://www.strava.com/athletes/11470031

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hurry-gurits Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 19:25
Tente nao abrir varios topicos sobre o mesmo assunto, use a busca, certeza que ira conseguir sanar sua duvida.
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khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
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G_b1k3rgabriel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G_b1k3rgabriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 19:31
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Se você não sabe a procesência. Fuja. Uma boa revisão e troca dos compo entes pode custar mais um tanto.

Sou da opinião de qur bike usada é pra quem sabe comprar e com valor bom. Adquirir uma 27,5 antiga por praticamente R$5.000,00 é loteria.

Se dispõe deste valor, existem ótimas opções com quadro em alumínio, suspensões mais modernas (Manitou/Rovkshox), e grupo decente (Deore M6000, eficiente e de baixa e barata manutenção), pesando praticamente o mesmo que uma bike de carbono com 6 anos de uso.

Na minha opiniâo vai de nova! Pois negociando bem pode-se comprar uma Sense Impact Pro (NX 11v) ou Oggi 7.3 (Deore 20v), ótimas opções, com garantia e performance parecida a da velha 27,5.


Cara, aí que ta o problema. Em todas as lojas da cidade é muito difícil de encontrar um bom negócio. Preços aqui costumam ser acima da média em bikes novas.

Ainda sobre a bicicleta que mencionei, o cara tem nota fiscal, e disse ter trocado peças. É válido procurar algum mecânico de confiança pra avaliar, ou já é um ano muito passado?
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G_b1k3rgabriel Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Jul 2019
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Tente nao abrir varios topicos sobre o mesmo assunto, use a busca, certeza que ira conseguir sanar sua duvida.


Ah sim. Criei o tópico pois queria titia uma dúvida específica sobre a bicicleta que citei.
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Gustavo455 Ver Drop Down


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Indaiatuba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 20:10
Cara não adianta postar sobre a bike sem fotos, pode ter bike de 1990 em melhor estado que outras 2019, o que irá mudar é como a pessoa anda e cuida.
Bikes 27,5 não tiveram uma boa aceitação no brasil, se pensar em dar up e pegar uma melhor saiba que o preço de revenda está cada vez pior.

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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente postado por G_b1k3rgabriel G_b1k3rgabriel escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Se você não sabe a procesência. Fuja. Uma boa revisão e troca dos compo entes pode custar mais um tanto.

Sou da opinião de qur bike usada é pra quem sabe comprar e com valor bom. Adquirir uma 27,5 antiga por praticamente R$5.000,00 é loteria.

Se dispõe deste valor, existem ótimas opções com quadro em alumínio, suspensões mais modernas (Manitou/Rovkshox), e grupo decente (Deore M6000, eficiente e de baixa e barata manutenção), pesando praticamente o mesmo que uma bike de carbono com 6 anos de uso.

Na minha opiniâo vai de nova! Pois negociando bem pode-se comprar uma Sense Impact Pro (NX 11v) ou Oggi 7.3 (Deore 20v), ótimas opções, com garantia e performance parecida a da velha 27,5.


Cara, aí que ta o problema. Em todas as lojas da cidade é muito difícil de encontrar um bom negócio. Preços aqui costumam ser acima da média em bikes novas.

Ainda sobre a bicicleta que mencionei, o cara tem nota fiscal, e disse ter trocado peças. É válido procurar algum mecânico de confiança pra avaliar, ou já é um ano muito passado?

Bike usada, com mais de 2 ou 3 anos é loteria. Se conhecer o dono anterior, saber o histórico e e tiver menos de 3 anos de uso, pode ser bom negócio caso seja bike top de linha, com componentes mantidos (muitas vao tendo peças substituidas por inferiores).

Investir R$5.000,00 numa bike usada é, para mim, uma loucura! Tenho uma speed de carbono que ando nos finais de semana e uma de aluminio pra treinar. O cuidade tem que ser dobrado com bike de carbono (graxa, torque dos parafusos, cuidados com lavagem, tudo de forma mito específica). Como usuário, entendo que quadro de carbono é totalmente satisfatório para o primeiro dono (pode ter havido reparo mal feito, trincas escondidas por pintura).

Se você está num nivel iniciante ou até mesmo intermediário, uma bike com Deore, bons freios e suspensão a ar/óleo vai te atender perfeitamente por anos, sem falar que novo é novo e ponto final (sem surpresas que podem levar a desanimar da bike).

Bike é igual carro, componentes antigos quando trocados podem ser mais caros que os modelos novos. Manutenção pode tornar a bike inviável e o dissabor de problemas ocultos é desanimador. Fora que se você decidir vender a revenda será praticamente impossível pelo conjunto de fatores já mencionados (bike antiga, componentes antigos, medida de aro pouco usada) ou seja, você vai se casar com a bike.

Se eu estivesse comprando uma mtb hoje, estaria procurando por algo assim:


Uma bela bike nacional, modelo 2018, com grupo SLX M7000 completo (inclusive freios), é 2x11 (tem range muito bom) e é imbatível no valor que se pede por ela R$6.000,00 (parcelável), ou ainda mais barata a vista (R$5.600,00) e com frete grátis (loja recomendada). Não é uma bike de ponta (só faltou ser boost e tem geometria mais moderna, embora nesta faixa de preço os modelos com eixo boost tenham componentes muito inferiores), mas é muito bem montada, tem peso de 12,3kg (muito bom por sinal) e tem uma suspensão que requer pouquíssima manutenção. Na minha opinião, é muito superior ao modelo de 6 anos atrás, com componentes e quadro em situação desconhecida)


Editado por dimas2dimas - 26 Jul 2019 as 22:03
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Gustavo455 Ver Drop Down


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Indaiatuba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 20:04
Em minha opinião eu diria para investir em uma Sense impact SL 2019, bike está com quadro boost e uma geometria atualizada, eixo de 15mm, freios deore... bike realmente top e com garantia.
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christianmdt Ver Drop Down


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rio de janeiro
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bicicleta usada, carro usado...e a coisa que mais compensa!
a curva de desvalorizacao do novo para o usado e brutal.
a frase custa muito caro dar o primeiro pum no carro vale para a bicicleta tambem.
fora das bizarrisses de ciclistas com 150 quilo, ou que produzem 800 watts rm seus treinos, a chances de pegar uma bike que foi pouco e nada usada e enorme.
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Gryphon Ver Drop Down
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Eu penso da seguinte forma: coisa usada nunca vale muito, mesmo que com pouquíssimo uso.

Quando você compra alguma coisa usada, o que você compra na verdade é o que resta da vida útil daquela coisa. Este é o primeiro pensamento chave.
O segundo pensamento chave é porque o antigo dono está se desfazendo daquela coisa.

A soma destes dois pensamentos te levam ao terceiro: qual o risco que eu corro comprando essa coisa, e que valor compensaria o prejuízo causado por esse risco?

O risco que você corre pode ser desde ter componentes gastos, estragados ou de baixíssima qualidade e que podem quebrar no próximo minuto de uso a até mesmo uma quebra que represente a perda total do bem. Esse risco aumenta ainda mais quando você não conhece o dono e muito menos sabe como aquela coisa foi usada.

Duas bikes podem estar aparentemente no mesmo estado de conservação, mas uma pode ter sido usada para dar voltas na pracinha enquanto outra pode ter sido usada para saltar e ter várias trincas não aparentes.  Só que você não sabe visualmente diferenciar uma da outra, embora os riscos reais sejam bem diferentes entre ambas. Aí para não sair no prejuízo a melhor estratégia é maximizar o risco presumido e desvalorizar a bike na proporção do possível prejuízo, qualquer que seja o estado dela.

Isso vai esbarrar no velho paradoxo do "o meu vale muito e o seu não vale nada". O dono sempre vai querer maximizar o valor do bem e você sempre vai ter boas razões para minimizar esse valor. Em muitas situações, isso gera uma condição em que as duas partes não chegam num acordo. Às vezes, o valor que é razoável para você pode ofender o vendedor, mas isso faz parte dos negócios.

Eu já passei por situações onde um amigo me pediu para ver um carro e chegando lá descobrimos que era um carro turbo preparado. O carro visualmente estava impecável e o dono pedia o dobro da tabela FIPE, mas na hora de negociar o valor, eu chutei menos da metade da tabela FIPE. O raciocínio é exatamente o que eu passei aí em cima.
- O que meu amigo iria comprar seria o que resta de vida útil do carro, certo?
- Ninguém pendura um turbo num motor para enfeite, certo?
- Carro com preparação forte é um carro que é exigido acima dos limites de fábrica, certo?
- Carro abusado é carro que pode estar cheio de peças para quebrar ou mesmo que sofreram desgaste acelerado, e o risco de quebra prematura e cara de um carro destes é elevado, certo?
- Em outras palavras, um carro abusado tem menos vida útil que um carro bem conservado, certo?
- O dono quer vender porque, depois de investir tanto no carro? Será que é porque o carro está moído e ele maquiou o carro para vender às vezes até com lucro? É possível e salutar pensar isso de um dono e um carro desconhecidos, certo?

Se você somar essas respostas, vai ver que o risco de comprar esse carro ao invés de outro é muito maior e que o preço que compense a compra deste carro tem de contemplar o custo de uma caríssima reparação (retífica de motor e câmbio juntas, por exemplo). Então, qual o preço justo para esse carro? O que o vendedor gastou no carro não  o valoriza na mesma medida do que foi investido, na visão do comprador. Ao contrário, serve de demérito para mostrar que o risco do carro é maior e o carro vale menos que o carro todo original.

Porém, seguindo a premissa do "o meu vale muito e o seu não vale nada", no discurso de venda do dono do carro, o dinheiro investido na preparação do carro valorizou o bem e por isso ele justifica o preço acima do valor de tabela.
Quando isso ocorre o melhor é agradecer e procurar outro carro, deixando aquele carro para outro incauto.
Se fizer a oferta justa em função do risco que o carro oferece, não só o negócio não vai se realizar como o vendedor vai se sentir ofendido com a oferta. Porém, antes um carro original com arranhados e amassadinhos honestos do que um carro todo transformado e maquiado.

Outra situação eu vejo comumente com smartphones. Sujeito compra um iPhone top, usa 2 meses e quer revender "pros amigos" por 97% do valor do novo. É aquele sujeito que está constantemente de celular novo, geralmente top, causando inveja nos amigos.
Aplique o mesmo questionamento: ele está vendendo um aparelho tão caro num prazo tão curto por que?  Se o dono não quer mais o aparelhe depois de um tempo tão curto, algum motivo existe.
Será que o aparelho tem algum defeito ou concepção ruim que não agradou ao dono? Ou o dono quer usufruir do bem top por um tempo e ainda lucrar em cima?

Qual o seu risco de comprar um aparelho destes? Será que se o comprador está decidido a comprar um aparelho daqueles, por 3, 5 ou 10% a mais não compensa comprar um novo, com nota, garantia e risco zero?
Se considerar esse risco, que valor para o aparelho usado seria compensador?

Mesmo que seja o caso do dono apenas querendo alta rotatividade de aparelhos para ele sempre aparecer com aparelho novo e depois até ter um lucro em cima disso, é importante frisar que ele usufruiu do aparelho, portanto ele tirou valor agregado pelo uso do aparelho. Portanto ele não sofre perda pela desvalorização do bem. Esse é um problema dele e não do comprador.

Notaram que mesmo com pouquíssimo uso, o preço do aparelho usado tem que ser bem baixo para compensar?
Tirou da caixa, o aparelho perde de cara entre 30 a 40% do valor pago por ele.

Aplicando esse raciocínio às bikes, imagine que o vendedor esteja oferecendo uma bike intermediária, que originalmente vinha com grupo intermediário, mas ela está equipada com um grupo top, por um preço acima da tabela.
Comece a se questionar:
- Porque o vendedor está vendendo a bike?
- Porque o grupo original foi trocado por um top?
- Quão velha é a bike para justificar essa troca?
- Que risco estas duas perguntas podem esconder?
- Que valor seria justo para essa bike, considerando a compensação do risco de adquirí-la?
- Este valor é compatível com o preço pedido pelo vendedor?

Às vezes o negócio compensa. Muitas vezes, não. É assim que se faz uma negociação de qualquer coisa usada.

Outra dica: toda venda possui uma "gordura" no preço de venda para ter espaço para negociações. Entretanto nunca sabemos quanta "gordura" o vendedor estipulou para colocar a coisa a venda. Então é natural presumir uma "gordura" de 15% sobre o valor que o dono considera como justo para a venda.
Quando estiver negociando, veja o preço oferecido e calcule mentalmente qual o valor ideal que provavelmente está na cabeça do vendedor.
É um preço justo ou próximo disso para você?

Se estiver, então sinta como o vendedor se comporta para fazer sua contra-oferta. Dependendo da situação, o natural é oferecer 15% abaixo do valor oferecido, e ceder na negociação na mesma medida que o vendedor ceder com o preço dele. Sentir a facilidade ou dificuldade com que cada lado cede nessas margens geralmente é um indício de quanta "gordura" cada lado tem para cortar até chegar no seu preço justo.
Entender este mecanismo é importante porque muitas vezes oferecer 15% abaixo pode ofender o vendedor pela grande diferença de valores e inviabilizar um bom negócio. Então você pode usar uma "gordura" menor que 15% (10%, por exemplo), mas mostre que você está menos disposto a ceder do que ele.

Esses detalhes servem de baliza para você comprar desde um chaveiro a uma refinaria de petróleo usados.
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hugoky Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 18:30
Não tem regra. De fato uma usada você consegue muita barganha, pois quase ninguém quer comprar bike cara usada. Só as baratas de 1500.
Existem muitos motivos para a pessoa vender, muitas vezes é porque o cara usou até o limite, aí bota para vender.
Mas muitos vendem porque compraram sem fazer bike fit e viu que deu B.O, comprou na empolgação e viu que não precisava de tanta bike, esta fudido de grana e é o primeiro ben para se conseguir dinheiro, e tem o ciclo o cara compra uma de 1500, depois pega uma de 4 mil, ai ja quer uma de 8 mil, aí já quer uma de carbono, aí já quer uma full e povo vai perdendo dinheiro nisso.
O negócio é olhar bem, e sempre fazer a oferta sabendo quanto vai gastar para trocar a relação inteira dela.
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hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 18:34
Mas no fim, eu acho que compensa sim, se tiver dinheiro a vista, você consegue uma Scott, Specialized por um preço bom, e muitas vezes com pouco uso.
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euripedesroo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Set 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 20:29
Se fosse 29 por esse preço eu pegava, mas 2013 é muito antigo, tem mais de 5 anos, tudo bem que é um grupo legal, mas é antigo demais. Com a chegada dos grupos de 12v essa bike vai perder valor de mercado rapidinho.
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Jaozeiro Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 21:17
Sou iniciante, mas o que percebo é que nos últimos anos o ciclismo tem evoluído muito rápido.

Bikes de 2013 não são atuais.
Bikes de 2015 não são atuais, já tem coisa defasada.
Bike de 2019...hummm, "melhor esperar porque os modelos 2020 já estão pra sair".

Muita coisa defasa rápido, sai da moda, perde valor.
E o estimulo ao consumo do novo é cada vez maior. Parece uma "obsolescência percebida", só que nas bikes, ao invés dos eletrônicos.


- "Pô, quero trocar o pneu da minha bike."
- "Não. Melhor juntar mais mil e comprar a bike 'x' nova na loja porque já vem com esse pneu."

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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 23:43
Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Mas no fim, eu acho que compensa sim, se tiver dinheiro a vista, você consegue uma Scott, Specialized por um preço bom, e muitas vezes com pouco uso.


Sim, sabendo comprar, usado vale muito mais a pena que novo. Mas é aquela coisa: o custo tem de espelhar o risco.

Eu mesmo tenho muitas coisas compradas usadas e não me arrependi, mas tem que saber o que está comprando, reconhecer riscos, saber o valor real, saber negociar e, também, saber esperar pela boa oportunidade.
Em todas essas etapas precisa de muita determinação e paciência. Mas se chega lá.
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 23:54
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Sou iniciante, mas o que percebo é que nos últimos anos o ciclismo tem evoluído muito rápido.

Bikes de 2013 não são atuais.
Bikes de 2015 não são atuais, já tem coisa defasada.
Bike de 2019...hummm, "melhor esperar porque os modelos 2020 já estão pra sair".

Muita coisa defasa rápido, sai da moda, perde valor.
E o estimulo ao consumo do novo é cada vez maior. Parece uma "obsolescência percebida", só que nas bikes, ao invés dos eletrônicos.


- "Pô, quero trocar o pneu da minha bike."
- "Não. Melhor juntar mais mil e comprar a bike 'x' nova na loja porque já vem com esse pneu."



Essa é uma questão delicada.

Já teve gente aqui que perguntou o que comprar com menos de R$ 1.000,00 para começar. Novo, não tem nada que preste. Mas tem muita bike boa dos anos 90 ressurgindo para o Sol depois de 20 anos a preços muito interessantes só porque são MTB aro 26, fora de moda.

Eu sei que o sonho de todo principiante é aquela bike vistosa, dos sonhos que custa R$ 20.000,00. Mas será que o principiante vai saber tirar proveito do que uma bike dessas pode oferecer?
Comprando uma MTB aro 26 dos anos 90 dá para ter um grupo top de época contra uma bike nova que é um desastre.

- Ah, mas a aro 26 está defasada!!! Quero uma aro 29!!!
Se preferir uma aro 29 por menos de R$ 1.000,00 vai ficar complicado...

Tem muita aro 26 seminova baratinho porque a moda é da aro 29. Muito da própria aro 29 matando a aro 26 foi modismo para impulsionar vendas, e tem muita modinha em cima da 29 que continua sendo só pra vender mais bikes.
A melhor das bikes é aquela que atende às suas necessidades e ao seu bolso.
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gm1987 Ver Drop Down


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Bikes 29er com quadros S e M chegam a ser ridículas, mas nem vou entrar nesse mérito do modismo e desinformação LOLLOLLOLLOL

Quanto a bikes usadas, depende do conhecimento para avaliação. Se tu não conhece NADA de mecânica de bikes, comprar algo usado pode ser uma furada... Agora se tem noção, sabe avaliar o equipamento, é o mais sensato a se fazer. Há inumeros casos de pessoas vendendo bikes usadas pq compraram pra iniciar uma atividade física e o sedentarismo ganhou, compraram quadro errado, estão apertados de grana, etc etc etc.

Nem toda bike usada está sendo vendida pq está moída, como muitos pregam aqui no fórum. 
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Bikes 29er com quadros S e M chegam a ser ridículas, mas nem vou entrar nesse mérito do modismo e desinformação LOLLOLLOLLOL

Quanto a bikes usadas, depende do conhecimento para avaliação. Se tu não conhece NADA de mecânica de bikes, comprar algo usado pode ser uma furada... Agora se tem noção, sabe avaliar o equipamento, é o mais sensato a se fazer. Há inumeros casos de pessoas vendendo bikes usadas pq compraram pra iniciar uma atividade física e o sedentarismo ganhou, compraram quadro errado, estão apertados de grana, etc etc etc.

Nem toda bike usada está sendo vendida pq está moída, como muitos pregam aqui no fórum. 


Concordo contigo, mas geralmente quem compra errado, compra bike basica, no maximo intermediária, raramente voce acha alguém que comprou bike full para sair do sedentarismo, ou de tamanho errado, pois são mais especificas e muito mais caras.

O que mais tem é cara que montou uma bike " do jeito que quis" gastou 3.000/3.500, ficou apertado de grana ou viu que gastou muito numa bike basica e quer recuperar a grana, mas ai descobre que a bike não vale nem 2.500. E que comprar pronta e de marca renomada é mais negócio tanto financeiro, como de qualidade.

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gm1987 Ver Drop Down


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Exato, bikes full eu comparo a carros esportivos... Ninguém compra um esportivo por acidente, compra pra moer mesmo... Então comprar uma full usada, é um caso a parte.

Mas o mais importante a ser citado neste assunto, é: PROCEDÊNCIA.

Sempre verifiquem a procedência de uma bike usada. Nota Fiscal é comum não ter, pois muita gente não guarda de verdade, porém sempre prefira comprar bikes com nota ou ao menos solicite ao vendedor uma declaração assinada em cartório (se o cara for malandro, vai recusar. Se for honesto e perdeu a nota, ele irá fazer deboas e tu fica livre de responder por receptação). Porém tem vários indícios que colaboram com a procedência. Dificilmente tu achara uma specialized de 5k em bairros mais pobres. Perfil do vendedor, local onde mora, estilo, etc tudo ajuda a avaliar a procedência da bike.




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hugoky Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2019 as 14:51
Quando é essas bike full, carbono essas acima de 15 mil. Já não compensa, ao menos que seja caso muito especifico.
Mas geralmente o cara vende porque gastou o Shox, Suspensão ruim, grupo meio baleado.
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BERNARDI Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2019 as 18:36
Sobre comprar bike usada como nossos colegas citaram acima é complicado, você não sabe o histórico da bike, você não sabe se foram feitas revisões, se a relação está gasta, se a suspensão foi revisada, se for carbono tem a fadiga do material e trincas que você nem percebe, enfim, você só vai ter certeza é se o pneu está gasto ou não, leve a bike em um lugar de confiança e passa para verificarem a relação e sobre a suspensão só fazendo uma revisão mesmo, pois embora esteja funcionando tem modelos que tem que ser feito revisões a cada 50 horas às mais tops e outros a cada 150 horas.Marcas no câmbio traseiro é sinal que já levou chão e pode estar com ganharia torta ou mesmo o câmbio.
pedalamanha.blogspot.com.br
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Trek Madone 5.2
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rbatista Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2019 as 14:42
Boa tarde!

No caso específico, eu não compraria a citada bile. Mas vou citar aqui minha experiencia.
No inicio de 2016 resolvi comprar um bike, mas o capim estava curto para uma bike decente nova. Aí apos pesquisar bastante encontrei uma Scott Scale com pouco mais de 1 ano de uso e com Upgrades de Rodas, Relação e suspensão. Paguei aproximadamente 6 mil reais por um quadro Scott de alumínio, Rovas roval Aro 29, relação Sram x9 e suspensão Reba.
Com este valor, eu compraria um bike nova. Porem, bem simples.
Já rodei mais de 5 mil Km com a bike, troquei relação duas vezes, fiz revisão na suspensão 2 vezes e a bike ainda me atende como se fosse nova.

Neste tempo, tenho usado "sem dó" em trilhas super divertidas aqui da regidão de BH e Nova Lima (perdidas, boca de sapo, Milkshake, holocausto. dentre outras) e a bike nunca me deixou na mão.
 Aí no sábado, conversando com um amigo que investiu aproximadamente 5 pilas em uma bike nova, ele me disse que não costuma usar a bike de (de entrada) nas referidas trilhas, pois sempre volta com raios quebrados, cambio desregulado e até problemas na suspensão. ai ele acaba usando mais em estradões.

Bom, apesar da bike dele estar bem mais nova que a minha, entendo que fiz melhor negocio que ele.
MTB, porque se sujar faz bem!
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Italouu Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Nov 2014
Recife
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Italouu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2019 as 21:53
Sou da opinião que depende. Principalmente de seu conhecimento ao avaliar uma bicicleta usada.
Já tive cerca de 10 bicicletas (speed, mtb, hibrida) desde que comecei a pedalar.
E TODAS eu comprei usadas ! E não me arrependo de nenhuma.
Comprar uma bike usada em bom estado é um ótimo negócio sim. 
Já tive alguns gastos é claro, mas nunca peguei uma bike danificada.
.
Por sinal, depois de 2 anos sem eu pedalar... (Vendi na época a 29 e a speed).
Tô voltando agora, e comprei essa semana uma 26 usada em excelente estado.
É uma bike 26 (ano 2010) com susp fox, roda mavic, grupo xt/slx... e peguei no preço bom.
É claro que se eu pegasse ela toda surrada, o custo de manutenção iria passar o valor da bike.
Mas pelo contrário, a bike esta toda original, ate os pneus originais com cravos.... 
(Era de um senhor português que não utilizava mais, trouxe ela de Portugal).
.
Enfim, pelo valor pago numa bike dessa, eu só pegaria uma 29 de entrada.
.

Vamos Treinar, ninguém quer ser feio !
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