Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas a respeito da calibragem dos pneus
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas a respeito da calibragem dos pneus

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Luiz h s santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2018
Serrana SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz h s santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas a respeito da calibragem dos pneus
    Postado: 08 Jul 2019 as 19:06
Galera como iniciante no MTB tenho algumas dúvidas a respeito de calibragem de pneus para MTB

Atualmente estou utilizando dois pneus vittoria barzo 29x2.25 estou utilizando tubelless minha dúvida é a seguinte na banda lateral do pneu está escrito o seguinte tubelless pression de 29 Psi min a 58 Psi Max ou seja devo seguir essa recomendação e não utilizar abaixo dos 29 psi ou posso utilizar um pouco menos que isso sem problemas com a pouca experiência que tenho já sei que 29 Psi para MTB é muita coisa mas também tem uma questão peso 102 quilos sei que sou um pouco pesado para querer andar com muita baixa pressão mas pôr meus pedais serem quase 100% só de estradão sem muitas pedras grandes e coisa assim nem muito buracos só mais costeletas na estrada mesmo então minhas dúvidas são

posso utilizar menos de 29 Psi que o fabricante dos pneus recomenda ir baixando a calibragem aos poucos já ouviu dizer que em pressões muito baixas o pneu pode até sair do aro sei que não vou poder usar tão baixo assim pôr conta do peso queria poder baixar a pressão principalmente na roda dianteira para poder ter mais controle dá bike
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2019 as 23:08
Tenho o mesmo pneu... uso na casa dos 25. Mas tenho 80kg. Com 102 não creio que seja muito interessante baixar dos 24-25 na frete e dos 28-29 atrás

Voltar ao Topo
Luiz h s santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2018
Serrana SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz h s santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2019 as 23:48
Ótimo bom saber então posso utilizar menos de 29 Psi sem problemas ? Vou baixando aos poucos com cuidado e ir testando até encontrar a calibragem ideal que não fique muito duro e que fique seguro para meu peso valeu
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 08:25
O meu medidor de PSI é na base da "dedada", apertando o pneu com o indicador e polegar e vendo o qto eu consigo afundar os dedos nele. Com o tempo vc aprende mais ou menos uma "tabela sensorial" do PSI dos seus pneus: se afunda pouco, está com mais psi; se afunda mais, está com menos psi, hehehe... O problema de psi baixo x peso do ciclista é que o aro acaba baixando mais do que deveria, mordendo o pneu/câmara (o aro desce tanto que "quase" atinge o solo, dobrando o pneu/câmara) ou, como vc falou, o pneu pode acabar saindo do aro ou, no mínimo, dobrar e fazer com que vc derrape com mais facilidade.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 08:40
Originalmente postado por Luiz h s santos Luiz h s santos escreveu:

Ótimo bom saber então posso utilizar menos de 29 Psi sem problemas ? Vou baixando aos poucos com cuidado e ir testando até encontrar a calibragem ideal que não fique muito duro e que fique seguro para meu peso valeu


nao use menos do que o fabricante recomendou.
voce e bem pesado e o pneu deve baixar ate perto do limitr.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 10:53
A pressão mínima indicada garante duas coisas fundamentais:

- O aro não vai "morder" o pneu numa eventual pancada;
- O pneu não vai "destalonar" do aro, ou seja, desmontar o pneu numa curva forte;

Obviamente, esses efeitos ocorrem de modos diferentes considerando um ciclista de 60kg e outro de 102kg. O fabricante, para chegar a essa informação usa dados médios de peso. 

Sugestão: Rode com 29PSI e avalie o desempenho. Conforto é uma coisa subjetiva e distante no MTB. Se achar necessário, vai reduzindo 1 PSI por vez, mas não se afaste muito desse valor. 
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 11:35
A pressão dos pneus variam do peso do ciclista? Os meus são Maxxis Ikon Race com câmara, peso 83-85 KG, não sei quantos psi estão, mas geralmente qual o recomendado?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 12:01
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A pressão dos pneus variam do peso do ciclista? Os meus são Maxxis Ikon Race com câmara, peso 83-85 KG, não sei quantos psi estão, mas geralmente qual o recomendado?

Então, o fabricante recomenda um valor de referência, normalmente gravado na lateral do pneu o valor máximo. Para este valor, ele pressupõe uma série de fatores que variam de acordo com cada ciclista: Conforto, situação do pavimento, prevenção de furos, peso do ciclista, etc.

Em resumo, qual a melhor pressão? É aquela onde não esteja furando excessivamente, não esteja amassando o aro, em casos de terra esteja com uma boa aderência e tração e por último que tenha o conforto adequado a pedalada.

Não existe receita de bolo. É vivência e prática

IMPORTANTE: Alguns pneus recomendam pressões máximas acima do que o aro suporta. É importante verificar também a pressão máxima do aro para aquela medida de pneu. Esse teu caso do maxxis, a máxima é de 60 ou 65PSI, depende do composto. 

https://www.maxxis.com/catalog/tire-278-140-ikon# - https://www.maxxis.com/catalog/tire-278-140-ikon#


Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 12:07
Vou fazer um teste com 30psi na dianteira e 32 na traseira, para terra, será que fica muito baixo?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 16:24
Creio que não, já vi relatos de pessoas usando 25PSI... Observe bem o ARO e o pneu, caso apareçam marcas de batida, aumente a pressão.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 11:46
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A pressão dos pneus variam do peso do ciclista? Os meus são Maxxis Ikon Race com câmara, peso 83-85 KG, não sei quantos psi estão, mas geralmente qual o recomendado?


depende tbm da medida, quanto maior o pneu, menor os PSI... eu uso maxxis 2.35x29 com 24 psi na dianteira e 28 na traseira (com câmara), furei uma vez por mordida o traseiro.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 17:00
eu uso schwalbe kojac com 100psi atras e na frente, pneu aro 18", 72 kg

Editado por christianmdt - 10 Jul 2019 as 17:00
Voltar ao Topo
bigbarrel Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbarrel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2019 as 20:03
Usei muito tempo o Maxxis, crossmak e IKON, nunca destalonaram, mesmo com baixa calibragem... Recentemente estou andando com um Barzoo grafeno na frente, e já destalonou total 1 vez e 4 vezes deu aquela dobrada e vazou ar... Estou meio decepcionado, pois caí 2 vezes por causa disso já.... 

Alguém mais já teve esse problema, lembrando que estava usando 29 libras, conforme o recomendado, será que terei q andar com ele estourando numas 25 libras para segurar?

valeu,
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2019 as 23:09
Originalmente postado por bigbarrel bigbarrel escreveu:

Usei muito tempo o Maxxis, crossmak e IKON, nunca destalonaram, mesmo com baixa calibragem... Recentemente estou andando com um Barzoo grafeno na frente, e já destalonou total 1 vez e 4 vezes deu aquela dobrada e vazou ar... Estou meio decepcionado, pois caí 2 vezes por causa disso já.... 

Alguém mais já teve esse problema, lembrando que estava usando 29 libras, conforme o recomendado, será que terei q andar com ele estourando numas 25 libras para segurar?

valeu,

destalonar seria, sair do aro?

Uso barzo na frente e mezcal atrás e nunca deu nada... dobrada em pneu com 29 libras? 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2019 as 13:36
Originalmente postado por bigbarrel bigbarrel escreveu:

Usei muito tempo o Maxxis, crossmak e IKON, nunca destalonaram, mesmo com baixa calibragem... Recentemente estou andando com um Barzoo grafeno na frente, e já destalonou total 1 vez e 4 vezes deu aquela dobrada e vazou ar... Estou meio decepcionado, pois caí 2 vezes por causa disso já.... 

Alguém mais já teve esse problema, lembrando que estava usando 29 libras, conforme o recomendado, será que terei q andar com ele estourando numas 25 libras para segurar?

valeu,

Sua roda é recomendada para tubeless??
Voltar ao Topo
bigbarrel Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbarrel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2019 as 16:12
Claro que não :), mas os maxxis nunca deram isso, uso já a alguns anos... por isso do meu apontamento
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2019 as 16:31
Então, pela roda não ser tubeless, o encaixe pra segurar o pneu é bem menor, então quem segura o pneu acaba sendo a rigidez do mesmo. Os outros que funcionavam bem deveriam ter uma carcaça mais firme.

Em resumo, não tem o que fazer. Volte aos modelos que já testou e aprovou ou troque a roda.
Voltar ao Topo
bigbarrel Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbarrel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2019 as 15:43
faz, sentido valeu pela ajuda :)
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2020 as 07:05
Reativando o post para comentar minha experiência com esse pneu e a pressão.

Peso 72 kg e com equipamentos, água, etc, devo ir aos 75 kg. Já minha bike está na casa dos 12 kg com a tranqueiraiada. Sendo assim, considera-se que o peso total é de 87 kg.

Tenho os pneus há mais de 1 ano. Já usei xc-race barzo 2.25 na frente e atrás, xc-race mezcal 2.25 com o barzo na frente e, atualmente, xc-trail barzo 2.1 em ambas rodas.

Pressão: recomendo que utilize o site da Vittoria para ter uma base, pois o que está escrito nos pneus são parâmetros gerais de peso e terreno. Se eu colocar 29 psi, ando num boi que pula mais que o touro bandido e, além de perder o conforto, a bike não sobe lugar algum.
Os 2.1 estou debravando ainda, mas os 2.25 eu utilizava 20 a 22 psi. CUIDADO! Pois dependerá do terreno também. Na Serra da Canastra, por exemplo, consegui furar os dois pneus de uma vez por que o aro mordeu (andando que nem um retardado nos rock gardens).
Acredito que seja bom você utilizar mais o bom senso. O indicado no site vai te dar o menor valor de pressão real que você andará com segurança. Menos que isso, você terá que agir com cautela e escolher a pressão certa para o trecho certo.

Observo que esses pneus, por serem leves, em especial o xc-race, são enjoados. Eles rasgam a lateral que é uma beleza! Fora isso, são ótimos pneus.


Abraço a todos.
Voltar ao Topo
allandomel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2020
Sumaré
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allandomel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 10:07
estava com a duvida sobre a calibragem deste pneu, fiz uma busca no google e achei esse post e aqui vai minha primeira publicação.


estou saindo de uma Cannondale FSI 5 com pneus Schwalbe racing ralph e racing ray 2.25 (Traseira/Dianteira)
aqui a calibragem minima recomendada é de 26 PSI.
Agora estou com uma BMC Teamelite 02 que veio com pneus Vittoria Barzo 2.25.
aqui a calibragem minima recomendada é de 30 PSI.

Me chamou a atenção a calibragem minima do BARZO ser 20% maior comparada ao Ralph/RAY.

Na pratica: Na cannondale eu usava 20 PSI na frente e na traseira e as vezes até menos. Nunca tive problemas com os Aros e nem com perda de pressão por qq motivo que seja, rasgos, etc.

Agora to usando a BMC com 30PSI, nao notei que a bike ficou "pula-pula"no estradão e nao notei perda de tração na trilha. Acredito que 25 PSI no Barzo vai emular bem o 20 PSI do ralph/ray.
PS: a BMC tem canote e guidão de carbono, acho que isso ajuda a tirar um pouco do pula-pula, reflexo da leitura do terreno.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 10:58
Tenho uma BMC tbm, mas com cockpit de alumínio. Ela tem os mesmos pneus.

Peso atualmente 80Kg.

Uso 31 na traseira e 29 na frente, não pula, não perde tração e roda bem nos trechos de asfalto.

Depois que chegar nos 75Kg vou pensar em baixar a pressão LOL
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 13:53
Eu uso Barzo/Mezcal 2.25
Em estradão rodo com 30 psi
No xco gosto de uns 23,25, (se for pegar paredões com inclinação MUITO grande, eu baixo mais o traseiro)
Mas não baixo muito pq eu salto bastante e pego muita descida com bastante pedra e raiz (tenho 85kg)
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 13:57
Originalmente postado por bigbarrel bigbarrel escreveu:

Usei muito tempo o Maxxis, crossmak e IKON, nunca destalonaram, mesmo com baixa calibragem... Recentemente estou andando com um Barzoo grafeno na frente, e já destalonou total 1 vez e 4 vezes deu aquela dobrada e vazou ar... Estou meio decepcionado, pois caí 2 vezes por causa disso já.... 

Alguém mais já teve esse problema, lembrando que estava usando 29 libras, conforme o recomendado, será que terei q andar com ele estourando numas 25 libras para segurar?

valeu,

Uma vez aconteceu uma coisa estranha no meu Barzo (dianteiro): No final de uma descida muito íngreme, errei a linha e o guidão acabou virando na areia
O ar escapou todo, e quando fui ver o que aconteceu, é que tinha entrado uma pedrinha entre o talão do pneu e o aro.
Voltar ao Topo
wagner marinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2014
mar de espanha
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagner marinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 18:32
Ola. Tenho um kenda 700x40 com calibragem de 50-85. Se eu converter para tubless quanto posso diminuir de pressao? 10% 20%?
prefiro morrer que perder a vida
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 14:47
Uso o Continental RaceKing 2.2
55-50 psi frente e 45-50 psi atras (a) 120 kg do "piloto".

Como ando muito em estradão e asfalto, a alta pressão é aliada! mas morro abaixo eu desço bem de boas (até porque a alta pressão faz com que tenha menos grip).

Um dia desci um famoso morro aqui de Farroupilha com cerca de 25 libras atrás e umas 30 na frente.
Na descida parecia estar sobre trilhos! Na subida parecia que eu tinha um lastro de uns 50 kg junto!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X