Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - FTP Test: em pé ou sentado?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


FTP Test: em pé ou sentado?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: FTP Test: em pé ou sentado?
    Postado: 05 Jun 2019 as 11:50
Bom dia a todos!

Me deparei com uma dúvida sobre a forma de se realizar o teste de FTP. Como não encontrei nada a respeito, que me dirimisse a dúvida, pergunto-lhes: durante a realização do teste devo permanecer sempre sentado ou posso me levantar?

Obrigado!
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 14:03
Bom dia

Qual protocolo de FTP voce segue?

Caso seja o de 20 min do Coggan (https://www.hunterallenpowerblog.com/2013/01/what-is-ftp.html), o ideal eh nao dar aquele "ultimo gas" no final, pois ele esta testando exatamente o seu FTP, que eh um esforco no seu limite aerobico. Se voce contribui para isso com esforcos anaerobicos o seu FTP pode ser super estimado e isso pode deixar seus treinos baseados em zonas mais dificeis.

Se for outro protocolo, desconsidere o que eu disse pois pode ser invalido.


Editado por helder.lopes - 05 Jun 2019 as 14:53
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 14:15
Originalmente postado por helder.lopes helder.lopes escreveu:

Bom dia

Qual protocolo de FTP voce segue?

Caso seja o de 20 min do Coggan ( https://www.hunterallenpowerblog.com/2013/01/what-is-ftp. - https://www.hunterallenpowerblog.com/2013/01/what-is-ftp.html), o ideal eh nao dar aquele "ultimo gas" no final, pois ele esta testando exatamente o seu FTP, que eh um esforco no seu limite aerobico. Se voce contribui para isso com esforcos anaerobicos o seu FTP pode ser super estimado e isso pode deixar seus treinos baseados em zonas mais dificeis.

Se for outro protocolo, desconsidere o que eu disse pois pode ser invalido (como no caso do Ramp Test usado no Trainer Road, onde voce deve ir ate a falha).

Helder, o que realizo é no smart trainer, via Zwift (FTP short test). Acho que entendi! Vou analisar a similaridade do Coggan com o que eu faço, e conforme for, monto um baseado em seu texto.

Obrigado pela ajuda!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 14:33
O FTP short test do Zwift vc não deve pedalar em pé e como dito acima evita entrar na zona anaerobica.

O Ramp teste do Zwift tb não pode ser pedalado em pé. Eu não me dei bem com ele, mesmo pedalando sentado e seguindo as instruções ele super estimou meu ftp em 20%
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2019 as 15:08
o zwift shorter eh bem parecido com o do Coggan, so toma um pouco menos de tempo por conta do warmup menor.
Lembre-se de uma coisa: o importante com os testes de FTP eh sempre manter o mesmo protocolo entre um teste e outro, ou seja, manter a consistencia.
 
So assim voce sabe o quanto realmente evoluiu ja que o protocolo seguido para realizar a medicao foi o mesmo.
 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 06:05
Eu diria diferente... Porque não testar os dois?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 07:18
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

O FTP short test do Zwift vc não deve pedalar em pé e como dito acima evita entrar na zona anaerobica.

O Ramp teste do Zwift tb não pode ser pedalado em pé. Eu não me dei bem com ele, mesmo pedalando sentado e seguindo as instruções ele super estimou meu ftp em 20%

Não me dei bem com ele também. Achei meio esquisito na verdade! Se você desiste e zera a cadência, ele dá um valor mais alto que você desistir e continuar pedalando "meio mole".

Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 07:18
Originalmente postado por helder.lopes helder.lopes escreveu:

o zwift shorter eh bem parecido com o do Coggan, so toma um pouco menos de tempo por conta do warmup menor.
Lembre-se de uma coisa: o importante com os testes de FTP eh sempre manter o mesmo protocolo entre um teste e outro, ou seja, manter a consistencia.
 
So assim voce sabe o quanto realmente evoluiu ja que o protocolo seguido para realizar a medicao foi o mesmo.
 

Compreendi. Obrigado, Helder!
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 07:20
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu diria diferente... Porque não testar os dois?

Não custa nada experimentar! Vou fazer das duas formas, nas mesmas condições de descanso para sentir a diferença.

Valeu Ismah!
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 08:11
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu diria diferente... Porque não testar os dois?

Acho que nao deixei claro o que eu quis dizer...

A ideia eh primeiro definir qual protocolo seguir, e depois usar sempre o mesmo protocolo para aferir seu FTP nos proximos meses de treino da temporada.

Caso seja a primeira vez que o FTP test eh realizado, eu acho bem valido testar mais de um protocolo, e depois de decidir qual o melhor para voce, manter-se nele para comparar sua evolucao.

Ou seja, nao ficar alternando entre um teste e outro cada vez que for medir o FTP.

Eu mesmo no comeco realizei o Ramp Test e o 20 Min Test. Mesmo tendo resultados parecidos, acabei ficando com o 20 min Test pois acho ele mais "justo".
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 08:16
Originalmente postado por helder.lopes helder.lopes escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu diria diferente... Porque não testar os dois?

Acho que nao deixei claro o que eu quis dizer...

A ideia eh primeiro definir qual protocolo seguir, e depois usar sempre o mesmo protocolo para aferir seu FTP nos proximos meses de treino da temporada.

Caso seja a primeira vez que o FTP test eh realizado, eu acho bem valido testar mais de um protocolo, e depois de decidir qual o melhor para voce, manter-se nele para comparar sua evolucao.

Ou seja, nao ficar alternando entre um teste e outro cada vez que for medir o FTP.

Eu mesmo no comeco realizei o Ramp Test e o 20 Min Test. Mesmo tendo resultados parecidos, acabei ficando com o 20 min Test pois acho ele mais "justo".

Para comparar, tem que ser feito da mesma forma. Eu entendi. Como eu me levando do selim tanto na rua, quanto no treino que realizo no Zwift (Absa Epic - MTB) que ele mesmo me manda levantar, acho que vou seguir um protocolo no qual eu levante também.

Meu raciocínio está certo?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 08:25
Não. Está errado.
Conforme eu já expliquei na minha primeira mensagem nenhum deles deve ser pedalado em pé.

Nem o FTP test de 1h, nem o FTP Short test de 45min e nem o Ramp Test.

Obs: aconselho a seguir as dicas de quem tem e usa...

Editado por ghd - 06 Jun 2019 as 20:06
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 09:56
Acho que voce precisa ler mais sobre a definicao de FTP, e tambem sobre a separacao de zonas de treino do Coggan.

Desse jeito voce vai aprender porque nao eh recomendado realizar esforcos anaerobicos no FTP Test.

Se quiser recorrer a livros, recomendo  o proprio Training and Racing with a Power meter, do Coggan.
Mas na internet tem varios artigos interessantes no blog do training peaks e no blog do Coggan.
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 19:31
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Não. Está errado.
Comforme eu já expliquei na minha primeira mensagem nenhum deles deve ser pedalado em pé.

Nem o FTP test de 1h, nem o FTP Short test de 45min e nem o Ramp Test. 

Obs: aconselho a seguir as dicas de quem tem e usa...

Originalmente postado por helder.lopes helder.lopes escreveu:

Acho que voce precisa ler mais sobre a definicao de FTP, e tambem sobre a separacao de zonas de treino do Coggan.

Desse jeito voce vai aprender porque nao eh recomendado realizar esforcos anaerobicos no FTP Test.

Se quiser recorrer a livros, recomendo  o proprio Training and Racing with a Power meter, do Coggan.
Mas na internet tem varios artigos interessantes no blog do training peaks e no blog do Coggan.


Obrigado, pessoal!

Realizei o teste de 1 hora agora pouco, e, tirando a vontade de desistir em todo momento, deu tudo certo.
Pedalei sentado a todo momento, assim como a última vez que fiz o teste, e constatei uma melhoria de 20% em relação ao anterior. =)

Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 20:07
Tá e qual o resultado do FTP e seu peso?
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 20:16
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Tá e qual o resultado do FTP e seu peso?


Deu 218 watts e eu peso 70,5 kg.... ~3,1 w/kg

Não é muito, mas considerando que eu operei o LCA em fevereiro e comecei a vida no pedal logo após, me sinto bem. Minha perna está muito melhor que antes da cirurgia e o joelho tem muito mais “suporte” agora.

Meu FTP em 21/04 havia dado 182 watts.
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 23:54
Se foi aferido com um medidor de potência (sem ser virtual power), 3W/kg é um valor bem satisfatório.

Atualmente estou com 3.2W/kg (215W, 67kg)
Voltar ao Topo
rodrigogalli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogalli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2019 as 05:45
Originalmente postado por helder.lopes helder.lopes escreveu:

Se foi aferido com um medidor de potência (sem ser virtual power), 3W/kg é um valor bem satisfatório.

Atualmente estou com 3.2W/kg (215W, 67kg)


É um Cycleops Hammer, Helder.

Vc usa o zwift?
Voltar ao Topo
helder.lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Nov 2016
Ibaté, SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar helder.lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2019 as 08:31
Opa, legal ein
 
Eu Tenho um rolo fluido "dumb" (cycleops fluid2) e um medidor de potencia na minha bike.
 
Nao uso o Zwift. Eu cheguei a usar o Trainer Road alguns meses mas parei.
Atualmente uso so o Golden Cheetah (um software open source) para analise dos treinos e para ver meu PMC.

Para realizar o treino eu uso meu Garmin Edge 520. Uso o Training Peaks (versao free mesmo) para montar os workouts baseados em potencia (%FTP).
Eh meio Chato ficar olhando apenas pro head unit durante o treino Indoor mas eu ja me acostumei
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X