Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sobre GPS e ciclismo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sobre GPS e ciclismo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sobre GPS e ciclismo
    Postado: 03 Mar 2019 as 23:46
Saudações ciclísticas.

Eis aqui uma questão que me ocorreu lendo os posts sobre ciclocomputadores, GPS e afins: existe alguma forma de outra pessoa ver a posição do ciclista pelo GPS que ele está usando? Não me refiro à espionagem, nada do tipo, mas só a possibilidade de que caso algo aconteça, a família possa saber qual a posição do GPS pra uma possível necessidade. Se não me engano o Strava tem essa função, mas aí precisa estar com o celular o tempo inteiro e ainda pagar pelo acesso.
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 00:16
Se não me engano o google tem como compartilhar a localização em tempo real para usuários que a pessoa escolher

https://support.google.com/maps/answer/7326816?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt-BR
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 00:40
Mas aí  teria que levar o celular. A questão é fazer isso sem o celular, usando o sinal de gps do próprio ciclocomputador.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 11:42
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Mas aí  teria que levar o celular. A questão é fazer isso sem o celular, usando o sinal de gps do próprio ciclocomputador.

Até onde eu sei não tem como, GPS é unidirecional o que vc precisa é ENVIAR sua localização e não apenas receber. Logo, precisa de um celular ou algo que o valha
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 11:53
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Saudações ciclísticas.

Eis aqui uma questão que me ocorreu lendo os posts sobre ciclocomputadores, GPS e afins: existe alguma forma de outra pessoa ver a posição do ciclista pelo GPS que ele está usando? Não me refiro à espionagem, nada do tipo, mas só a possibilidade de que caso algo aconteça, a família possa saber qual a posição do GPS pra uma possível necessidade. Se não me engano o Strava tem essa função, mas aí precisa estar com o celular o tempo inteiro e ainda pagar pelo acesso.


O garmin a partir do 530 tem esta opção
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 12:44
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Saudações ciclísticas.

Eis aqui uma questão que me ocorreu lendo os posts sobre ciclocomputadores, GPS e afins: existe alguma forma de outra pessoa ver a posição do ciclista pelo GPS que ele está usando? Não me refiro à espionagem, nada do tipo, mas só a possibilidade de que caso algo aconteça, a família possa saber qual a posição do GPS pra uma possível necessidade. Se não me engano o Strava tem essa função, mas aí precisa estar com o celular o tempo inteiro e ainda pagar pelo acesso.


O garmin a partir do 530 tem esta opção

Huumn.. Bom saber. Obrigado =D
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 15:49
Ainda existe o dedicado, que eu só conheço o Spot, mas devem haver outros. Sei que o pessoal do voo livre usa destes, dado o risco de cair em qualquer lugar - e até onde sei, existe o sensor de impacto, para caso de queda seguida de inconsciência.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 15:56
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Saudações ciclísticas.

Eis aqui uma questão que me ocorreu lendo os posts sobre ciclocomputadores, GPS e afins: existe alguma forma de outra pessoa ver a posição do ciclista pelo GPS que ele está usando? Não me refiro à espionagem, nada do tipo, mas só a possibilidade de que caso algo aconteça, a família possa saber qual a posição do GPS pra uma possível necessidade. Se não me engano o Strava tem essa função, mas aí precisa estar com o celular o tempo inteiro e ainda pagar pelo acesso.


O garmin a partir do 530 tem esta opção

530, que modelo é esse?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 16:27
Acho que foi um engano... Essa nomenclatura se refere ao GNS530, usado em voo... 

https://buy.garmin.com/en-US/US/p/119

O Bryton 530, e o Garmin 520 são para ciclismo...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 16:48
Garmin so faz isso quando conectado a um celular com rede de dados.
Pra fazer o que vc quer somente com GPS sem depender da cobertura de celular vc precisa de um equipamento que envie dados via GPS/satélite. Como o Spot que já foi citado.
Voltar ao Topo
bahzitchiu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2012
cascavel - pr
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bahzitchiu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 19:39

Vou dar minha dica/opniao, estou pensando seriamente em comprar um motorola talk about t800.

"The TALKABOUT T800 allows you to share and track locations with your travel companions. No cell service? No problem. Just download the TALKABOUT app and connect your smartphone via Bluetooth, and you'll have the ability to locate a friend’s campsite, share your current location and send messages, all while exploring off the grid. You can also control your radio settings from the TALKABOUT app. Skiing, hunting or at a music festival, the T800 has an IPX4 rating and a range of up to 35 miles* to keep you connected no matter where your adventures lead."

Ou seja, tenho q levar o celular, porem se estiver sem cobertura e dentro do range do radio, consigo mandar mensagens e localizacao. Achei interessante, por nao precisar de assinatura, mas precisa estar no range para funcionar.
 
[ ]'s

PS: no caso eu deixaria um dos aparelhos em casa conectado ao cel da esposa.

110 dolares o par.


Editado por bahzitchiu - 04 Mar 2019 as 19:40
Voltar ao Topo
Luan - RPO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
*
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 20:52
Salve!

O autor do tópico já destacou que procura um aparelho que substitua o celular, mas permitam-me dar uma dica que nem todos sabem: o Whatsapp também tem a função de compartilhar a geolocalização do usuário de forma gratuita, ao contrário do Strava, p. ex.

Abraços!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 23:44
Com 110 doletas, já dá para comprar um segundo celular que faça esse papel... BUT... Em todos os casos, ainda precisamos transmitir estes dados de alguma forma... Se não for via satélite, ainda existe a chance de estar num ponto cego...

Os melhores GPS que conheço, substituem os teodolitos em marcações e medições de terra. A precisão é de 5 cm (!). Custa uns 120 mil a brincadeira, mas ele se paga... Enfim, o fato é que em mata fechada, eles tem uma certa dificuldade em marcar o local. Dos 30 segundos em campo aberto, algumas vezes vai para a ordem de minutos... Os dados de fato, são armazenados num aplicativo de celular ou nele mesmo.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Deymed Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deymed Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 08:11
E pq não carregar o celular durante o pedal? Não vejo problema algum levá-lo no bolso da camisa

Eu quando saio para os treinos, se acontecer alguma coisa com a bike q não dê para pedalar ou furar a 2° Câmara (só carrego uma reserva) envio a minha localização para minha esposa via Whatsapp e ela já sabe onde me buscar

E me equivoquei, o modelo é Garmin 520. O strava tbm tem esta opção de rastreio

Editado por Deymed - 05 Mar 2019 as 08:12
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 09:37
Originalmente postado por Deymed Deymed escreveu:

E pq não carregar o celular durante o pedal? Não vejo problema algum levá-lo no bolso da camisa

Eu quando saio para os treinos, se acontecer alguma coisa com a bike q não dê para pedalar ou furar a 2° Câmara (só carrego uma reserva) envio a minha localização para minha esposa via Whatsapp e ela já sabe onde me buscar

E me equivoquei, o modelo é Garmin 520. O strava tbm tem esta opção de rastreio

Talvez não seja questão de carregar ou nao o celular, mas sim uma questao de falta de cobertura de rede nos locais que a pessoa pedala.
O beacon do Strava é um serviço pago, meio sem sentido agora com as alternativas no celular, como o compartilhamento de localização em tempo real do Whatsapp.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 10:17
Até onde sei, todos os GPS exigem conexão do celular p/ esse envio.

Os garmin mais novos (520 plus, 1030 etc.) tem uma função de socorro - se o aparelho percebe uma "queda", ele envia uma mensagem de texto p/ número salvo com um texto padrão de socorro e a localização GPS.

Na prática, o mais em conta é andar com o celular com a função de localização do whatsapp.

PORÉM, como a ideia é ficar sem celular (considerando pedais em área sem cobertura), só conheço o SPOT, que faz a função de acompanhamento (outra pessoa consegue ver onde vc está passando) e tem funções de socorro/resgate, tudo via GPS, SEM conexão de celular.

O lado negativo: o aparelho não é tão barato e exige assinatura.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 19:32
Como faram GPS não tem comunicação bi-direconal...

O Garmin usa a conexão da rede de celular...

O Spot usa uma conexão de satélite, igual aqueles celulares por satélite, por isso é caro....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 22:32
Na verdade, senhores, a questão inicial era apenas a dúvida se existiria ou não a possibilidade de, a partir do GPS de um ciclocomputador, uma outra pessoa poder saber onde estou. Isso, obviamente, pra casos extremos, algum acidente ou qualquer outra coisa que requeira a informação. O ciclismo, mountain bike ainda mais, nos leva a lugares de difícil acesso e comunicação ruim, o que entendo fazer parte do esporte. Particularmente, o que mais me cativa no mtb é justamente ir a lugares e por caminhos onde o carro seria inviável, mas ai tem sempre o risco de algo acontecer. Quanto ao celular, já q saímos com ciclocomputador, o celular poderia ser dispensado. Mas um colega lembrou mto bem das situações onde talvez possamos e precisemos pedir ajuda. Já aconteceu comigo algumas vezes.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 22:54
Sim Ireno, isso que quis responder também...

Aparelhos de GPS sem comunicação externa via satélite ou redes de celulares não são localizaveis...

Na verdade esse "mito" de que qualquer aparelho de GPS pode ser localizado, surgiu um pouco nos filmes, onde se encontrava qualquer pessoa ou carro apenas "rastreando" o GPS...

Mas o GPS por si não transmite sinal, ele faz as leituras da distância que está de três ou mais satélites de GPS, faz a triangulação e define as coordenadas X e Y do plano cartesiano...

Se ele tiver uma conexão externa como redes de celulares (celulares e alguns ciclos) ou satélites de comunicação (spot), esse segundo sistema de comunicação irá transmitir a sua localização...

Editado por rafael_rtg - 05 Mar 2019 as 22:54
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2019 as 06:57
Ireno, se vc costuma pedalar em áreas remotas sem qlqr sinal de celular e sozinho, o Spot pode ser interessante.

Segue um tópico de um cara que comprou e passou as impressões iniciais:

Voltar ao Topo
P. Balan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2017
Água boa
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P. Balan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2019 as 09:54
O beacon do strava ou do garmin só funciona se tiver internet 3g, locais com cobertura 2g não funciona legal.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2019 as 20:19
Texto interessante. Bem básico, mas esclarecedor para quem está começando:

https://road.cc/content/feature/257365-stuff-they-dont-tell-you-about-gps-bike-computers?amp
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X