Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino de base às cegas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino de base às cegas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treino de base às cegas
    Postado: 27 Fev 2019 as 22:15
Saudações ciclísticas.

Tenho lido bastante sobre treino de base, talvez a falta do treino de base venha sendo a causa de alguns desconfortos que venho tendo nos pedais. Em todo canto alguém fala sobre treinar entre X% a Y% da FC max, e tanto de cadência, e próximo ao limiar anaeróbico e tal tal e tal. Enfim, a questão é que pra conhecer essas informações é necessária alguma instrumentação, e boa parte dos mortais não tem condições de ter uma cinta pra monitorar FC, ou um medidor de cadência, ou nem mesmo conhecer a FC max, e aí fica a questão: dá pra fazer treino de base sem "instrumentação"? Como?

Apenas pra deixar um relato, comecei recentemente a fazer o seguinte: deixei de lado minha MTB por um tempo e estou pedalando mais de speed. Li em algum lugar que o ponto ideal de esforço é aquele em que a respiração torna-se mais forte, mas sem colocar a língua pra fora. De preferência respirando de boca fechada. E também que deve se evitar fazer força, portanto nada de querer subir morro. E tentar pedalar por bastante tempo nessas condições citadas. No entanto, não tenho como manter uma rotina certinha em número de horas pedaladas, mas na medida do possível eu vou a algum lugar com um trecho com pouco desnível, e fico pelo menos 1 hora pedalando sem me permitir ficar exausto. O chato é que tenho sempre a impressão que não to fazendo direito, ou acho q poderia estar pegando mais pesado, ou que deveria estar pegando mais leve... Sem os equipamentos adequados fica difícil. Enfim, chega de lero lero, fica a questão: como treinar base sem medidores adequados?
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1009
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2019 as 23:03
A maneira de treinar sem instrumentos é usando a persepção de esforço. Base tradicional é, de uma maneira bem geral, longas distâncias na zona 2. Zona 2 para quem não tem instrumento nenhum seria o que vc descreveu, ou seja, vc consegue conversar. Mas pode fazer subidas, e não não forçar. Pedal de mais de 2 hs, pelo menos no fds. Em tempo, a poucas décadas atrás não havia esses instrumentos e as pessoas treinavam, então pegue sua bike é vai fazer uns pedais longos.

Editado por zoda - 27 Fev 2019 as 23:08
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2019 as 23:33
Mas que tipo de desconforto vc vem sentindo nos pedais? E quais seriam os objetivos com o treino? (Competições, cicloturismo, deslocamento urbano, fazer trilhas...)
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 03:07
O treinamento tradicional de base resume-se a acumular um certo volume de treino dentro do regime aeróbio para melhorar a eficiencia metabólica. Isto era feito durante o inverno, ou pre-temporada no hemisfério norte e o monitoramento do treino era feito exclusivamente através da frequencia cardiaca basal e durante os treinos.

Se voce está querendo aliviar desconfortos na pedalada a base tradicional nao é o mais indicado. Eu diria que voce deve primeiramente reavaliar o teu bike fit de acordo com as tuas metas e entao treinar souplesse, combinando com o metodo tradicional de base, mas com o foco de melhorar a eficiencia mecanica da pedalada pela memória muscular.

Isto se faz através de intervalos em altas cadencias (mais de 100rpm) com o tronco estável e intercalados com recuperacao parcial.

Mas antes verifique o teu fit na bike para evitar lesoes.


Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 08:13
Dá pra treinar sem medidor de frequência cardíaca, usando a percepção de esforço (embora não seja muito prático). Antes de inventarem monitores de FC todo mundo treinava assim, "às cegas", até os profissionais.

Uma boa forma de mensurar a percepção do esforço é por meio da escala de Borg abaixo. Ele quantifica o esforço de 0 a 20, sendo 0 repouso total e 20 esforço máximo.



Aí você relaciona os 5 grupos de esforço acima com as 5 zonas de frequência cardíaca (sendo a zona 5 subdividida em Z5a, Z5b e Z5c).



Porém o melhor meio de determinar as zonas não é em função da frequência cardíaca máxima, mas sim da frequência cardíaca de limiar de lactato. Mas pra descobri-la você vai precisar de um monitor de FC.

Se você quiser realmente seguir uma rotina de treinos, recomendo fortemente a aquisição de um monitor. Um dos mais básicos já vai te ajudar e não custa muito. Você pode usar um monitor desses tipo relógio preso no guidão. Se você pesquisar no mercado livre vai ver que é mais acessível do que você imagina.

Voltar ao Topo
tiagolage Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2015
RS
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 08:20
Como disseram, é possível treinar sem o monitor de frequência cardíaca. Porém, se você quer "treinar" a esse nível, não dá pra fazer sem. Não é prático e vc sempre vai ficar na dúvida.

Na Decathlon vc acha por 170 reais. Não acho tão caro pelo benefício que oferece. Tenho um gonew que comprei lá, já fazem dois anos. Funciona.

Sobre os desconfortos que anda tendo, talvez a causa possa ser outra. Se explicar melhor, dá pra te direcionar.

Abraço
Niner air 9
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 10:29
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 12:10
Originalmente postado por 288vm 288vm escreveu:

não sei a qualidade, mas com 50,00 vc compra um
Esse não usa cinta, mede direto no pulso. Já li reclamações a respeito da precisão da medição no pulso de relógios de marca, então imagino como não deve ser furada a marcação dum relógio desses. Recomendo um que use cinta.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 12:34
Relógio pra ciclismo é realmente complicado. De marcas boas e caras já não tem uma precisão e confiabilidade legal, melhor partir pra cinta mesmo.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 12:34
Com um pouco de dedicação e concentração você consegue começar a dividir seus níveis de esforços sem os medidores.... 

No começo você pode se concentrar para chegar em 3 níveis: Tranquilo - Moderado - Forte (sem esforço máximo)

Depois que conseguir mensurar esses três esforços com facilidade, pode começar a pensar em 04 níveis: Tranquilo - Moderado - Forte - Maximo.... 

Esse máximo é arriscado explorar 100% sem ter um sensor cardíaco, então tente fazer algo como sub-máximo, onde você conseguira se recompor em cima da própria bike, no tranquilo ou moderado, sem precisar descer da bike, sem ficar com dor nas costelas, ofegante, etc... 


Então é treinar pesado, mas sem se quebrar....

Eu dividiria:

1- Leve: Pedal de passeio, que você conversa, da risada, interagi com os demais...
2- Moderado: Pedal onde você esta focado na bike, sem muita conversa e interação, sabe que esta se esforçando levemente... Normalmente fazemos isso automaticamente quando sabemos que o treino é longo e temos que guardar energia....
3- Forte: Aqui não tem muita conversa, é foco na pedalada, na respiração, é aquele treino de 1 hora que você quer dar o seu melhor durante todo o pedal...
4-Esforço máximo: Aqui você quer ganhar o KOM no Strava, mas quer terminar o pedal vivo também, rs... É a hora dos Sprints, tiros, respiração mais difícil de se controlar...  Não exagere muito no começo 1 minuto, 2 minutos, se conseguir 3 esta ótimo, diminua o ritmo para moderado, descanse, vai de novo....


Nossa respiração é um ótimo medidor de esforço, e se você esta quebrando devido a respiração, pode ter certeza que o risco de estar pedalando errado também é grande, e isso pode gerar lesões... O risco não é só cardíaco...
   



Editado por rafael_rtg - 28 Fev 2019 as 12:38
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 12:41
Treino de cadencia é mais difícil de fazer sem o medidor....

Mas você conhece sua perna sabe seu giro... 
Então so coloca alguns treinos que você vai estar focado em girar mais rápido e mais leve do que esta acostumado... Então se usa cog 11 na reta, vai de 12/13, e isso o treino todo...

Assim como treinar o outro lado também é bom... Se você sobe de cog 28. experimenta fazer um treino subindo com a 25....

No máximo 1 treino por semana deste tipo, e curtos de 1 hora no máximo...




Editado por rafael_rtg - 28 Fev 2019 as 12:42
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 12:59
Assunto interessante.
Deixo aqui um texto da Biketribe (tradução) como colaboração
http://www.biketribe.com.br/limiar-de-lactato-por-que-ciclistas-de-todos-os-niveis-devem-conhecer-este-assunto/
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 13:30
Particularmente não uso muito batimento como referência.
Um treino com 5 ou 20 minutos em L3 você vai ver que para a mesma potência (medida pelo power meter ou esforço ou carga no rolo) vai gerar uma curva de batimento ascendente.
Cadência para ter uma ideia usa um cronômetro ou alguma referência de 15 segundos, conta quantas pedaladas deu e multiplica por 4.
Dá para evoluir muito sem cinta, power meter... Claro que ajudam, mas o teu corpo sempre vai ser o medidor mais importante!
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 13:31
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 20:32
Alguns colegas perguntaram sobre o desconforto de que falei no começo. Trata-se de uma dor de cabeça que eu sinto em praticamente todos os pedais que faço, e uma baita fadiga muscular, além de diversos desconfortos pelo corpo. Fiz um bikefit pra minha speed recentemente, e muuuuuito do problema foi resolvido. Dor no pescoço, na lombar, nas mãos, se não foram resolvidas pelo menos foram reduzidas significativamente. Mas a fadiga e a dor de cabeça não. Acontece que desde quando comecei a pedalar, eu meio que tenho me forçado fisicamente, sem pensar mto a respeito. Desde os primeiros passeios eu já quis subir morros, ou pedalar boas distâncias ou por mto tempo. Pra terem idéia, meu primeiro pedal de speed, eu fiquei chateado por não ter conseguido uma média de 25km/h no mínimo. Enfim, daí, vejam vcs, como disse no começo do tópico eu tenho pesquisado sobre treino de base e to tentando colocar algumas coisas em prática, só que às cegas. E pra minha felicidade, todas as vezes que treinei procurando não me "afogar" na respiração, não puxar mto nas subidas, eu consegui terminar os treinos sem dor de cabeça, cansado sim, mas ainda bem disposto. Além disso, em todos os treinos minha velocidade média foi relativamente maior do que antes. Bem, era isso.

Quanto aos instrumentos, por saber que existe um número que definiria meu melhor estado aeróbico para treinar, fico bitolado na coisa de saber se estou pedalando na FC correta, e por isso a impressão de que seja necessário ter algum medidor pra treinar direito.
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 20:58
Colega, acredito ser possível treinar sem nenhuma métrica, mas discordo do teu ponto de vista em relação a ficar preocupado se está fazendo os esforços nas zonas de FC corretas, se quiser fazer um treino baseado em FC. tem obrigatoriamente que ter uma forma confiável de medir a mesma. Em relação ao preço dos equipamentos acima mencionados, também não acho que sejam proibitivos,comparado com os demais equipamentos que necessariamente utilizamos, vc mesmo menciona ter duas bikes, acredito que valem o investimento.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 02:57
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Trata-se de uma dor de cabeça que eu sinto em praticamente todos os pedais que faço, e uma baita fadiga muscular, além de diversos desconfortos pelo corpo.


Neste caso pare de treinar e procure um médico para avaliar. Saúde é coisa séria e o stress do treino pode ser perigoso para voce.
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 07:42
Está se alimentando antes / durante o treino?
Pedais longos é interessante reposição, por exemplo através daquele gel.
Me parece que vc exauriu a reserva de glicogênio...


Editado por miniic - 01 Mar 2019 as 07:42
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 07:46
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

E pra minha felicidade, todas as vezes que treinei procurando não me "afogar" na respiração, não puxar mto nas subidas, eu consegui terminar os treinos sem dor de cabeça, cansado sim, mas ainda bem disposto. Além disso, em todos os treinos minha velocidade média foi relativamente maior do que antes. Bem, era isso.
Então essas dores de cabeça que você sente são resultado do esforço intenso. Eu também sentia dor de cabeça após competições quando comecei a competir. Depois, com o tempo (e treinamento), meu corpo se adaptou e não sentia mais nada. De qualquer forma, recomendo que você procure um médico e faça os exames de praxe (teste ergométrico e exames de sangue) pra se certificar que não há nenhum problema que te impeça de fazer esforços intensos.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 08:55
Pode ser alimentação, falta de hidratação, excesso de esforço, ou algum problema cardiovascular... Se nunca fez check-up completo é bom fazer....


Mas também pode ser fadiga ao excesso de força...

Veja minha dica de esforço máximo, começar com 1 minuto e chegar até no máximo 3 minutos... Principalmente quando não se tem medidor de frequência cardíaca...

Temos que ter em mente que não somos super atletas, nosso corpo não tá acostumado a fazer um Sprint de 5 minutos de esforço máximo, a chance de fadiga e lesão é muito grande....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 09:20
Outra coisa, nada adianta treinar sem regularidade, apenas fim de semana, seu corpo não vai se adaptar nunca... Pelo menos três vezes por semana, de forma regular por meses....

Uma serie ótima de videos do samuca:



Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 11:52
Essa questão de ir ao médico, fiz um check-up completo há alguns dias, tudo normal... Só o antigo sedentarismo de anos a ser vencido.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 11:54
E como está hidratação e alimentação antes / durante o pedal?

Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Essa questão de ir ao médico, fiz um check-up completo há alguns dias, tudo normal... Só o antigo sedentarismo de anos a ser vencido.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 12:19
Então resta verificar alimentação, hidratação, treinos regulares e gradativos.....

Veja os videos do Samuca que postei, excelentes comentários....

Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

Essa questão de ir ao médico, fiz um check-up completo há alguns dias, tudo normal... Só o antigo sedentarismo de anos a ser vencido.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 12:35
Venho acompanhando aqui o desenrolar do tópico e na minha humilde opinião, treino às cegas não existe. Para ser treino tem que seguir algum parâmetro para alcançar algum objetivo.
Ex: pedalar por uma hora.Começo hoje e percorro 10km nesse período de tempo 3x por semana (é o mínimo para qualquer atividade). Daqui a três meses certamente vou estar pedalando uma distância maior no mesmo período de tempo.

Se for por distância, vai ser natural reduzir o tempo.

Se for uma subida, que vou até um 1/3, a medida que for fazendo essa subida ao longo do tempo, vai ser natural zerar ela algum dia.

Citaram o Samuca, e realmente ele dá muitas dicas de treino e uma das primeiras que eu vi ele dando para quem quer começar a treinar e fazer por tempo, não ficar em distância em um primeiro momento. A evolução vem com o tempo e a medida que ela chega, aí sim vamos implementando outros métodos. Já começar do zero querendo trabalhar zona cardíaca não tem necessidade.

Editado por Hugobh77 - 01 Mar 2019 as 12:36
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 12:46
Eu mesmo depois de anos sem pedalar e vários quilos a mais a única coisa que queria era conseguir dar a volta na Pampulha novamente e o monitor cardíaco eu usava só pra não exagerar no esforço e dar uma PT no meio do pedal.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 13:08
Evolução gradativa que citei...

Se em determinado trecho, pedal de 20km por ex., você faz a 20 km/h, não adianta amanha ou semana que vem você se matar, ficar ofegante, com dor de cabeça para andar a 22 km/h...

A evolução é gradual, o Samuca fala em três semanas de treino, e na quarta tentar fazer algo diferente para sentir como esta sua evolução....

Mas o processo de treino de base pode se estender por 3, 4 meses.... 

E ele cita ao menos três treinos básicos na semana: 

1 - Treino com esforço forte (abaixo do máximo) por ate 1:10;
2 - Intervalado de Tiros Maximo com descanso da metade de tiro: por ate 40 minutos + aquecimento
3 - Treino longo de media/baixa intensidade: acima de 1,5 Horas ate 3 horas....




Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Começo hoje e percorro 10km nesse período de tempo 3x por semana (é o mínimo para qualquer atividade). Daqui a três meses certamente vou estar pedalando uma distância maior no mesmo período de tempo.


Editado por rafael_rtg - 01 Mar 2019 as 13:17
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 13:49
Sim Rafael, concordo contigo. Enquanto eu fazia meu texto você mandou seu post. Esses três vídeos aqui são sensacionais. Mais simplistas e dão resultado.
Acho que os atuais são esses aprimorados.

Esse é o que ele fala sobre tempo ou distância.
https://youtu.be/trV82t-ic1I

Estrutura treino básico.
https://youtu.be/hKjL3qUpkEc

Sem treinador e sem tempo
https://youtu.be/Mjcm5zCJhSM



Editado por Hugobh77 - 01 Mar 2019 as 13:49
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 19:11
É, o que tenho feito já que não tenho instrumentos é pedalar por um tempo definido. Regularidade tem sido meu maior problema. Tem semanas que consigo treinar 3x, outras que vou 1x. Grande parte disso é falta de disciplina, reconheço esse problema, mas estou melhorando nisso tbm.

Quanto à alimentação, eu já li as coisas mais diversas possíveis aqui nesse fórum. Eu não tenho paciência de comer e ficar esperando 1 hora ~ 1 hora e meia pra sair pra pedalar, então o que quase sempre faço é comer alguma coisa com alto IG. Geralmente pão branco ou bolachas dessas cream cracker. Dô um jeito de misturar alguma aveia, flocos de arroz, coisas do tipo, e queijo, e ovo. E sempre, sempre, sempre, eu bebo café com leite, desde que me entendo por gente eu não passo um dia sequer sem beber café com leite pelo menos umas 3 vezes por dia. E depois do pedal, normalmente um ovo cozido e pão integral. Durante o pedal, as vezes levo bananinhas, as vezes paçoca, as vezes um sanduichezinho pequeno, e raramente gel.

Quanto à hidratação, minhas garrafinhas somam 800 mL. Quando faço um pedal curto é isso que eu bebo, quando o pedal é mais longo eu misturo mel, limão e uma pitadinha de sal na água, e sempre que posso vou completando a água pelo caminho.

Bem, é isso.

Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 19:35
Pra pedalar durante o dia, não consigo sair de casa com menos de 1,5 litro de água...
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2019 as 15:53
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Treino de cadencia é mais difícil de fazer sem o medidor....

Mas você conhece sua perna sabe seu giro...


Quem tiver saco, pode usar um metrônomo visual. É bem fácil de conseguir isso na china, e custa na média 2 a 5 USD... Basicamente, LED's que piscam em um BPM (Batidas Por Minuto) pré-definido. Pode parecer bobagem, mas ajuda bastante...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 02:52
Em caso de compra o melhor seria comprar um computador com cadencia?

Aqui vai uma dica de um post antigo: Se nao tiver um computador com cadencia voce pode monitorar o treino usando as tabelas abaixo.

Elas mostram a velocidade para uma dada cadencia de acordo com a marcha engatada.

Esta para 90rpm.

C/K 53 39
12 
  50 37
13   47 34
14   43 32
15   40 30
16   38 28
17   36 26
19   32 23
21   29 21
23   26 19
25   24 18

Esta para 110rpm.

C/K 53 39
12
   62 45
13   57 42
14   53 39
15   49 36
16   46 34
17   44 32
19   39 29
21   35 26
23   32 24
25   30 22

 

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 02:53
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2019 as 19:55
Também estou treinando as cegas, chega uma hora que não dá mais certo.
No começo qualquer estimulo que você der, você evolui muito. A medida que você vai melhorando, só pedalar, sem estudar não dá.
Eu treino 3x por semana, sentando a marreta no pedivela, e não está mais funcionando, vou ter que começar a pedalar do jeito certo, com frequencia cardíaca, e com mais períodos, hiit, limiar, longo e etc.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X