Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Adaptações para grupo STX 7v da Shimano |
Responder |
Autor | |
Lucas de Bem
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Fev 2019 Brasília Offline Mensagens:6 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 24 Fev 2019 as 15:06 |
Olá pessoal, sou novo no mundo das bicicletas e recentemente achei uma Giant Sedona de 199X. Ela veio com um grupo original STX da Shimano, que pelo que fiquei sabendo corresponde a um grupo intermediário dos atuais. Acontece que levei minha bike numa revisão e me empurraram umas peças do basicão Tourney, sendo elas um pedivela, um cassete e uma corrente porque mediram com uma chave que a relação já estava com um uso superior a 100% (acho que tem a ver com a folga no cambio traseiro) e porque o cassete original dela também estava meio solto depois de 20 anos de uso. Isso NADA (3 componentes da linha Tourney) por uns 300 reais, o que achei muito caro.
Eis a questão do tópico. Existe alguma maneira de manter parte da relação original dela e adaptar alguns componentes atuais de forma a corrigir esses probleminhas referentes ao uso prolongado da relação? de preferência de melhor qualidade que os da linha Tourney? Ah! a relação original é de 7v e minha intenção é de usar a bike na cidade, mas sempre que puder pegar uns estradões de terra e quando puder, poder fazer uma viagem sem ficar grilado de botar ela em caminhos de terra alternativos às BRs passando pelos interiores. Se puderem me dar recomendações de peças específicas, exemplos utilizados por vocês, o que for, já vai me ajudar! Valeu!! |
|
RuanRAC
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2829 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
Olha são 20 anos e realmente tua relação pode estar gasta, mas quanto a manutenção das peças o que EU sei que dá pra fazer:
- trocar as roldanas do câmbio traseiro, isso é até fácil. O problema é a mola, não sei se dá pra trocar. - trocar corrente e catraca (acho que o teu é catraca) foram pro saco, ai é trocar mesmo. - a pedivela, em alguns modelos dá pra trocar só o a coroa, isso é possível medindo o BCD e vendo como ela é encaixada. a uns 6 anos o pessoal falou desse grupo aqui: https://www.pedal.com.br/forum/equivalente-a-shimano-stx_topic47952.html como fica claro ele é equivalente a um alivio/deore atualmente, o problema é que esses grupos estão já com 9 ou 10 velocidades sendo incompatíveis com o teu atual, Hoje pra 7v só resta o Touney e o altus (cassete hg200, câmbio m301 e corrente pra 6, 7 ou 8 velocidades.)
|
|
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
|
|
am.araujo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
Você teria algumas fotos pra gente avaliar? Pelo que eu vi, o grupo STX era bem moderno pra época, daria pra deixar ele bom trocando cassete por um m40 ou hg41 e a corrente por uma kmc x8, vc acha o cassete no mercado livre por 50 reais aproximadamente e a corrente também. O pedivela é mais resistente, mas pela idade é possível que esteja gasto mesmo, geralmente quando um pedivela está muito gasto os dentes da coroa ficam finos igual a ponta de uma faca, ai vc pode avaliar a troca só da coroa que está gasta. Mas seria bom mandar umas fotos pra ter certeza que são os mesmos componentes que eu vi na web.
|
|
Lucas de Bem
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Fev 2019 Brasília Offline Mensagens:6 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Fala Ruan,
A bike ainda está na revisão, hoje devo pegar ela. O pessoal da bikeshop ia tentar ver se conseguiam fazer com que eu pegasse a bike sem precisar trocar de imediato os componentes que estavam desgastados segundo eles. Vou verificar esses detalhes que você falou e ver o que eles falam. Já tinha visto o post quando pesquisei antes de fazer o meu... imaginei que não desse pra tornar compatível com os atuais de 9/10v. Pelo pouco que li, parece que dá para adaptar para até 8v em alguns casos.. Não sei se seria o meu! Mas valeu de qualquer jeito!!
|
|
Lucas de Bem
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Fev 2019 Brasília Offline Mensagens:6 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Valeu demais pelas dicas! Não entendo nada das nomenclaturas que você citou, mas me parece que são modelos de marcas distintas para cassetes similares, perfeito? Como respondi ao outro colega, vou pegar a bike hoje na revisão. Assim que conseguir dou uma examinada nesses detalhes e coloco fotos dos seus componentes pra pegar o feedback! |
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Seriam minhas palavras tbm. Mas o rápid firme é de 7V né? Seria um custo adicional comprar o de 8V mas recomendaria o primeiro da base que vale a pena: Altusv 8v SL M310 ou ST M310 se seu STX for manete + trocador acoplado. O Cassete q deve estar gasto. O BCD dessa pedivela é provavelmente 110 e pior de 5 furos q é muito difícil de achar. As pedivelas anos 90 eram 5 furos, não sei quando isso mudou prós atuais 4 furos. Mas o grupo STX e o primo irmão STX -RC eram bons de guerra e talvez não precise trocar coroa alguma. Tenho funcional o câmbio traseiro do STX RC de 1998 até hj Editado por Ligeirinho - 25 Fev 2019 as 13:01 |
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Ah: Não esqueça de postar fotos do resultado de sua decisão. Obrigado
|
|
am.araujo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Sim, o cassete M40 é da sunrace e o HG41 é da shimano, são produzidos em aço niquelado, não sei se são tão duráveis como o antigo STX, mas o funcionamento deles é preciso e duram um bom tempo, com a corrente kmc fica um conjunto bem forte e 100% compatível com qualquer grupo shimano de 7v. Cassete e corrente são itens que vc troca de tempos em tempos, as vezes as coroas do pedivela também, é inevitável se vc roda muito com a bike. Como seu grupo é antigo, não vai encontrar mais peças da mesma linha, mas dá pra usar outras que são compatíveis. Ainda tem a enorme vantagem que poucas pessoas usam 7v hoje em dia, então os preços estão mais em conta.
|
|
Joao Angú
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Mai 2018 Brasil Offline Mensagens:387 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Lucas, minha relação é um pouco mais nova do que a sua, a minha é Alivio 2000, p voce ter ideia o cambio traseiro ainda era fabricado no Japão , essa relação está em uso até hoje, já troquei a coroa do meio , o cassete troquei em 2017 e correntes foram inúmeras. Eu nunca experimentei esse grupo STX, mas creio que ele deve ser mais resistente do que o meu e bem mais preciso. Para voce ter ideia do desgaste das coroas do meu pedivela a coroa menor 22 eu coloquei a para trabalhar ao contrario ( de trás p frente) a do meio é nova como contei e a grande apresenta desgastes igual relataram aí em cima, os dentes estão afinando. Se fosse no meu caso eu tentaria trocar menos peças se possível .
|
|
Joao Angú
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Mai 2018 Brasil Offline Mensagens:387 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Esqueci de mensionar, os trocadores que vieram na minha manete eu tive que serrar e coloquei os SL M310 isso em meados de 2016, pq eles apresentaram problema . O movimento central já troquei tambem pq na época ( em meados de 2016 ) apresentou 1 pequena folga, mas depois de uns 13 anos p mim está de bom tamanho. Provavelmente ano que vem irei migrar para deore 9v, p mim esse kit já rodou bem, só não sei quantos kms. As rodas da minha bike tem a mesma idade do kit e vou trocá las pq o mecanico me falou que para meu uso elas já estão velhas e os cubos eu mesmo já constatei que já deram o que tinha que ter dado.
|
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
João Angulação se seus cubos forem STX ou STX RC posso ter interesse. São aqueles cor de cobre? Só se dispensa o cubo se as bacias tiverem chegado ao fim e há quem troque as bacias.
|
|
| |
Joao Angú
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Mai 2018 Brasil Offline Mensagens:387 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Ligeirinho, meus cubos são os que vinham na linha alivio, se eu não me engano era FH MC18 e HB MC12 o dianteiro, não era mais a linha STX /STX RC. As bacias eu não me lembro como estão, mas os cones já desgastaram muito. O mecanico que lubrificou a ultima vez, me ligou quando abriu e me ofereceu um par novo, mas como eu já tenho os deore aqui para isso mesmo, falei para apenas lubrificar.
|
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |