Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Conte sua exp. com uso de suspensão [2018]
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Conte sua exp. com uso de suspensão [2018]

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Conte sua exp. com uso de suspensão [2018]
    Postado: 03 Dez 2018 as 16:21
Conte sua experiencia de uso de suspensão em uso urbano e cicloturismo [2018]

Eu busquei esse tema de suspensão para uso urbano e não achei nada recente.  Se tiver por favor, coloque o link do post e pode deletar esse daqui. 

Mas eu gostaria aqui de ouvir experiencia de que tem ou teve  a experiencia.  A teoria até entendo, mas muitas vezes não é aplicável ou sensível.

Vira e mexe esse tema vem na minha cabeça. 

Eu uso a bike diariamente para ir para o trabalho.  50% ruas e 50% ciclovia.  E muitas vezes pedalo do lado esquerdo da ciclovia para não atrapalhar os apressadinhos.  E o lado esquerdo da ciclovia é como se fosse uma trilha.

Já tive varias bikes, com e sem suspensão. Atualmente uso um garfo rígido da mosso m5 em um quadro da Sl200 da soul aro 29.  E queria mais conforto e segurança.  Já até utilizo a técnica do braço mole na pancada, mas tem alguns que você não consegue prever.  Não estou preocupado com performas, mas também não queria perder o que já tenho.  

A minha ideia é colocar uma suspensão que funcione abaixo de 500,00(quero nova) e colocar pneus mais finos (Hoje utilizo pirelli acho que 700x45). 

Um tema importante para esse caso, é arrasto do pneu x peso da BIKE. 

A idéia de usar pneus mais vazios eu já fiz isso e é horrível porque o arrasto fica muito maior.  Parece que pesava uns 10 kilos a mais a bike.

Alguém tem alguma boa experiência com suspensão até R$ 500,00.  Pode falar também as más, rs. 

Eu mesmo tive uma boa experiencia com uma bike trek aro 26, com a suspensão suntour 3030.  Mas com o tempo a eficiência começa a ficar ruim e mesmo depois da manutenção a suspensão não voltou a ficar como era no inicio.  

Abraços, 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2018 as 18:41
Eu só parei de usar por causa da manutenção mesmo.

Não me preocupa tanto com peso nem sinto a suspensão roubando tanta potência , mais uma vez por mês tinha que abrir pra limpar e engraxar.

Com garfo não tem isso.
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2018 as 18:46
Lembro que antes de colocar o garfo a gente conversou bastante sobre esse tema.  Curiosidade:  que suspensão vc usava?   

A manutençao, no caso de mola, uma limpeza e lubrificação por ano? 

valeu!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2018 as 19:12
1 vez por mês de mola mesmo , a minha escolha por mola é justamente pela facilidade de dar manutenção em casa.
40 a 60km por dia eu rodava com ela.

Usava uma rst blaze agora to com uma xcr 32 , diferença é que a xcr torce bem menos.

Jamais usaria uma suspensão a ar pra cidade , manutenção muito cara , pra mim não justifica.

Como mencionado , acho que foi vc mesmo em outro tópico , nem sempre vc consegue desviar de tudo , principalmente a noite.

Com o garfo sempre dá um pouco de cisma , já dei um pancadão com o meu e não deu nada mais podia ter dado , pulso ficou doendo 30 segundos.
Com a suspa não esquentava com nada , degrau escada etc , outro dia desci uma escada com a move , pra mim faz diferença sim mesmo sendo uma suspa básica de mola e na hora que ela toma pancada eu fico sussegado porque foi feita pra isso mesmo.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2018 as 07:48
Sempre andei em bikes com garfo rígido, mas depois de experimentar uma com suspensão, não quero outra coisa. Gosto de suspensão tipo motocicleta, aquela bem "molinha" onde ela desce suave e volta suave tb. O problema é que esse tipo de suspensão é muito cara, mas tem as suspensões "mais ou menos" (Salto TSW) que, mesmo sendo de mola, funciona muito bem. Minhas mãos agradecem, meus braços agradecem, minhas costas agradecem e meu pandeiro agradece, hehehe... Mas note, há pessoas que não veem lógica em usar uma bike com suspensão na cidade. Mas isso é de cada um: se o ciclista tiver condições, é válido ter uma suspensão na bike; se o ciclista for um duro OU achar que não precisa de uma, fique no garfo rígido mesmo. Ah sim, estou falando de suspensão dianteira... Wink

Vídeo sobre garfo rígido x suspensão:

https://www.youtube.com/watch?v=wUwLVaJXTOg

Vídeo da suspensão Salto TSW:

https://www.youtube.com/watch?v=D7TKloo0CV0
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2018 as 09:33
Originalmente postado por MarcosMori MarcosMori escreveu:

Conte sua experiencia de uso de suspensão em uso urbano e cicloturismo [2018]

Eu busquei esse tema de suspensão para uso urbano e não achei nada recente.  Se tiver por favor, coloque o link do post e pode deletar esse daqui. 

Mas eu gostaria aqui de ouvir experiencia de que tem ou teve  a experiencia.  A teoria até entendo, mas muitas vezes não é aplicável ou sensível.

Vira e mexe esse tema vem na minha cabeça. 

Eu uso a bike diariamente para ir para o trabalho.  50% ruas e 50% ciclovia.  E muitas vezes pedalo do lado esquerdo da ciclovia para não atrapalhar os apressadinhos.  E o lado esquerdo da ciclovia é como se fosse uma trilha.

Já tive varias bikes, com e sem suspensão. Atualmente uso um garfo rígido da mosso m5 em um quadro da Sl200 da soul aro 29.  E queria mais conforto e segurança.  Já até utilizo a técnica do braço mole na pancada, mas tem alguns que você não consegue prever.  Não estou preocupado com performas, mas também não queria perder o que já tenho.  

A minha ideia é colocar uma suspensão que funcione abaixo de 500,00(quero nova) e colocar pneus mais finos (Hoje utilizo pirelli acho que 700x45). 

Um tema importante para esse caso, é arrasto do pneu x peso da BIKE. 

A idéia de usar pneus mais vazios eu já fiz isso e é horrível porque o arrasto fica muito maior.  Parece que pesava uns 10 kilos a mais a bike.

Alguém tem alguma boa experiência com suspensão até R$ 500,00.  Pode falar também as más, rs. 

Eu mesmo tive uma boa experiencia com uma bike trek aro 26, com a suspensão suntour 3030.  Mas com o tempo a eficiência começa a ficar ruim e mesmo depois da manutenção a suspensão não voltou a ficar como era no inicio.  

Abraços, 

eu uso a sr suntour xct, como ando na cidade ela é excelente pra na minha opiniao, logicamente as vezes cometo loucuras com ela, mas para a buraqueira da cidade funciona muito bem. Mas, tb tem a xcm que é um pouco melhor que ela, se vc manter a manutenção em dia, funcionara perfeitamente

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2018 as 09:40
Pelo seu relato não esta preocupado com performance, então não tem mal nenhum de colocar uma suspa para ganhar conforto, visto que as demais alternativas já não te atenderam (calibragem, posição, etc)... Bike urbana é uma coisa muito pessoal, pois o foco não é andar rápido (para alguns sim, rs), e sim se locomover com conforto....

O ideal seria uma suspensão para urbana, infelizmente muito difícil de achar no Brasil, são suspensões para bikes 700c ou 29 com 30mm a 60mm de curso, como a usada na Oggi Lite Tour, nas Bikes urbanas da Tito, etc...

Então o caminho é se adequar as opção que temos por aqui, ai as dicas são sempre as mesmas, quanto mais leve melhor, se tiver trava (pode ser ombro) é melhor para subidas, que tenha uma boa rede autorizada para obter peças de reposição... Porem quanto mais atender esses requisitos, mais cara vai ser, rs... 

Boa sorte e boas pedaladas....  


Editado por rafael_rtg - 04 Dez 2018 as 09:42
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2018 as 10:37
O uso de suspa é polêmico mesmo por que é mais uma questão pessoal. Pra quem pedala mais tranquilo, faz ali seus 15 kms por hora, ter uma suspa é legal, pedalando mais relaxado quanto maior o conforto, melhor a bike. Porem pra quem faz 20~25 kms por hora, a suspa pode mais atrapalhar do que ajudar, ainda mais na cidade que é um anda-para sem fim.

O complicado é a questão do custo, eu nunca me animei a pegar uma suspa por que geralmente os modelos que me atenderiam daria pra comprar um garfo de carbono e deixar a bike mais rápida ainda, ai prefiro nem pensar nessa ideia pq a tentação é grande.
Voltar ao Topo
PedroMLA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2018
MG
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar PedroMLA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2018 as 19:42
Para uso do dia a dia como o seu, acho que bike com garfo rígido seria a melhor opção mesmo, já que o uso, apesar de longo não é tão intenso. Uma suspensão de 500 reais não vai te entregar tanto conforto assim, a não ser que seja uma usada e melhor.
Se vc pensa em pegar alguma trilha mais pesada com ela, sugiro uma suspensão sim, pois já tive essa experiência do garfo rígido e parece que a bicicleta vai despedaçar em sua mão de tanta porrada que toma, além da mão sair completamente assada do pedal! kkkk
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2018 as 11:42
Na minha bike de ir pro trabalho (bike comum de aço), ela tinha uma suspensão de elastômero. Quando retirei, achei a bike muito "dura". Mudei os pneus para uns mais largos, diminui uns 10 psi na calibragem, e ficou sucesso. Meu problema com a suspensão era na hora de pedalar em pé pq ela ficava afundando :/
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2018 as 15:00
Eu passei de uma 26 com garfo curvo e em aço  - disparado o garfo mais confortável, fora os carbono - para uma suspensão double crown.
É meio bizarro, mas já observava na época que as single crown simples, flexionavam e flexionavam muito. Em contra partida, o movimento das double crown era mais linear, e flexionava menos.
Entre outras coisas, os tubos de 35 mm ajudaram e ajudaram muito, mas o peso...
Tanto que já são 5 anos, e a Zoom está lá guardada e intacta. 

Em algum momento aqui no meio, eu "agroboy", comecei a conversar com "urbanboys", que andavam de road/speed pela cidade vizinha, que tem o centro totalmente asfaltado a muitos e muitos anos. Comecei a ter contato com algumas clássicas Caloi 10, Peugeot 10 e Monark Speed 10, algumas importadas no encontro de antigas. Dali passei para as de carbono nos workshops demonstrativos das marcas.
Notei que para o asfalto em si, não há bem necessidade de uma suspensão. Está mais relacionado a coisas não-previstas, como uma frenagem muito forte, e ao descer degraus - literalmente, ou não, como guias de calçada, degraus no asfalto e por aí vai. Em parte o problema estava em mim, e no posicionamento.

Com a troca da bike, vieram as rodas grandes, e blocagens. A bike, veio uma Mode de mola.
Esta nunca me deixou satisfeito. Criou folga antes dos 300 km, e torcia absurdamente nas frenagens, ao ponto da roda tocar o arch/brace. Como eram de aço as canelas, e a blocagem de alumínio, nunca deu certo, e as rodas sempre se moviam dentro do dropout...

Ainda não tenho um interesse tão grande em fazer trilhas, acho mais seguro e divertido o estradão, o deslocamento e a velocidade. Os trechos técnicos de baixíssima velocidade, são uma brincadeira. 

Hoje, estou com rodas absurdamente rígidas (em proporção as anteriores ao menos), pneus mais finos e um garfo rígido. O que mudou foi muito pouco, mais mesmo foram os impactos. A vibração está sendo providenciado manoplas em EVA.

Em proporção, ter uma "suspensão" não-funcional, é algo meio bizarro. Quando comparamos que uma suspensão de 500 pila, gira nos 2,5 kg pra mais, e o segundo garfo mais barato do mercado, pesa 900g, tem algo que me inclina a usar o garfo.
Ainda nem chegamos na manutenção, que de qualquer modo, EU faria em casa.

O facto, é que notadamente não há impactos na cidade asfaltada, pela regularidade do asfalto. Numa hipótese mais real, há leves ondulações poucas vezes sentidas, e/ou rápidas que são sentidas como vibração. Aqui temos um problema mais complexo, que voltaremos mais a frente.

Há uma errata de que a suspensão é para conforto. Isso é consequência de haver mais estabilidade entre roda e terreno. O mundo ideal, se criaria a anulação perfeita, mas isso não é possível.
É difícil dizer a que ponto se justifica ter uma suspensão para a cidade. Saiu de moda, mas as que usam elastômeros realmente tem uma funcionalidade boa para anular vibração.
É difícil dizer até que ponto isso é justificável. Pode-se ter resultados semelhantes, com uso de guidão de carbono e manoplas de espuma.

Porém para impactos de maiores intensidades, não há muito o que ser feito. Se a suspensão não dissipar de forma lenta, o impacto é apenas adiado em algumas frações de segundo.

Aí entramos no trabalho deste gringo, sobre suspensões. Ele explica como funcionam as suspensões do ponto de vista da engenharia mecânica, de uma forma prática.

No conjunto todo, há uma ressonância em uma frequência X, que provavelmente é alterada com diferentes ajustes, tanto de preload da mola, como da massa do conjunto, mas principalmente é influenciada pelo rebound. A série de vídeos, é bastante elucidativa e com legendas em português.

https://www.youtube.com/watch?v=A1dUV6pYztg&list=PL4tH8eqoJoZ-puE8n0kDNVdCuKL7ySEAv



Editado por Ismah/Cabelo - 06 Dez 2018 as 15:14
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2018 as 18:45
O que o Ismah disse é irretocável. Só vou colocar um pouco mais da minha experiência prática.

Tenho uma Schwinn com suspensão e uma GT reconstruída com garfo rígido. As duas são para aro 26 e tem dimensões básicas de quadro semelhantes e ambas usadas em condições urbanas. A Schwinn também uso no circuito de terra do parque público aqui perto de casa.
A maior diferença técnica entre ambas são os pneus: pneu misto de 2 polegadas na Schwinn e 1,5 polegadas slick na GT.

Para começar, para uso urbano, não sinto tanta necessidade da suspensão. Andei a minha vida toda de bike "queixo duro" e isso me deixou com a impressão que a frente mole por conta da suspensão agrada principalmente os ciclistas "nutella".

Como disse o Ismah, uma suspensão não é instalada em nenhum veículo para conforto, mas para manter o pneu grudado no chão por mais tempo. Se o ajuste estiver adequado, prejudica mais do que ajuda, e nesse aspecto é bom lembrar que carro de corrida usa suspensão dura. Suspensão molenga não é a melhor.

Neste aspecto eu percebo nitidamente nas curvas rápidas mais agressivas. Na GT eu sinto que se estiver pedalando rápido e fizer uma curva apertada, é possível mirar e passar sobre uma moeda de 1 centavo se eu quiser. A Schwinn não me passa a mesma confiança. Ela é mais imprecisa na manobra, e o molejo associado com folgas que o garfo rígido não possui acabam transmitindo uma falta de firmeza que gera certa insegurança.

O garfo com suspensão também eleva muito o head tube, afetando toda geometria da bike. O centro de gravidade sobe, o cáster é mais angulado, o trail é aumentado... O resultado é uma bike muito mais "mansa". Andando rápido com a GT, se aparecer um buraco na frente, só de pensar a bike já desviou. Já na Schwinn isso é mais complicado. Ela não manobra na mesma velocidade. Acredito que a maior massa da suspensão colabore para isso também.

Em frenagem de emergência, a GT durona oferece uma precisão e confiança que a Schwinn molengona não tem.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 14:11
Extrapolando um pouco o caso as curvas... Em todas, notei que as curvas fechadas - leia-se, as que se não pode pedalar - se faz na inércia.
Deste modo, quando iniciamos a curva, com a suspensão, a frente afunda. Isso muda a geometria razoavelmente. Notava que se mirar no centavo sugerido, com o afundamento, era jogado para fora da curva (por precessão com o novo ângulo de caster), quando não derrapava em pedras soltas ou "areia".

Isso explica plenamente, porque as empresas tem focado em automações do controle da força que vem "de cima" (impactos vindos da bike contra a bike-suspensão), e das que vem "de baixo" (impactos vindos do terreno contra a roda-suspensão).
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 14:34
No meu caso eu não noto muito esse comportamento , mais eu tbm gosto de andar com o peso mais pra trás e forçando o pedivela pra jogar a traseira.

Uma coisa que eu tenho que deixar claro sobre o garfo o que me incomoda não é o impacto no corpo , é no garfo , tive experiências ruins com garfos de alumínio com espiga de aço , de tanto levar pancada e forçar em freadas muito fortes a espiga se descolou.

Nos garfos igual da gt do Gryphon , todo em cro-mo onde a parte central e espiga é uma peça só e não um tubo embuchado no outro com a/c de 36cm em média tenho muito mais fé.

Depois preciso testar um todo em alumínio pra ver se é confiável igual aos todo em aço , mais os de alumínio com aço ainda me deixam cismados , por enquanto o da move tem suportado bem mais ele é v-brake o que ajuda bastante , os que descolaram eram disco.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 16:10
Tudo é relativo, ele já teve experiência com as duas, sabe o que quer (eu acho)...

Não acho suspensão em urbanas coisas de Nutella, ainda mais se o cara tiver uma pegada bem tranquila...

Assim como uma suspensão so terá uma boa leitura se tiver ajuste de retorno e Sag, ou no mínimo Retorno e Compressão...

Uma suspensão mais simples pode não oforecer o que ele procura, conforto sem abrir mão do desempenho...

Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 17:00
Pessoal, 

Eu não estou respondendo porque estou observando e lendo com muita atenção os que estão escrevendo.  Penso que o que vcs estão escrevendo é baseado em experiencias.  

Eu vi ultimamente um video bem antigo sobre suspensao que falava que uma de mola para uso urbano serve bem.  E os de hoje, falam que somente as mais caras de oleo e ar funcionam.  Não sei, parece que tem um aspecto comercial nas análises dos youtubers. 

Bom,  eu tenho também uma specialized pitch comp, que comprei para trilhas e  que tem  a suspensão SR Suntour XCM 650b customizado.  O que será esse customizado?   

Mas é uma outra bike, eu já andei com ela na cidade, e com certeza faz diferença, para mim, ter uma suspensão. 

Só queria para a minha urbana fazer uma compra mais segura sem gastar mais dinheiro do que é necessário. 

 Mas estou aprendendo bastante com as discussões! 

O que é um ciclista nutella?   De repente eu sou!!! uehhh? rsrsr, qual é a suspensão para um ciclista nutella?

Já faz 8 anos que venho de bike para o trabalho, e queria apenas um conforto para as minhas mãos e ombros.   Haaaa,  e tenho 57 anos!!! aff nem acredito quando escrevo isso. 
 
Acho que a idade deve pesar nisso também!. 


 Abraços e muito obrigado!!








Editado por MarcosMori - 07 Dez 2018 as 17:01
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 19:12
Antigamente existiam suspensões boas a mola com bastante qualidade , sem falar que vc encontrava molas pra comprar , macia média dura , vc podia acertar ela bem para o seu peso.

Hj as de mola são as mais básicas e geralmente não tem uma boa parte hidráulica , aí o povo vai comparar suspensões de 1000 reais com suspensões de 250 , suspa de 2500 3000 6000 reais contra outras de 500.

Agora se muitas pessoas aqui concordam que vc nem precisa de suspensão na cidade imagina andar com uma de 1500-3000 reais onde a revisão custa quase o preço de uma básica de mola , a de mola vc abriu limpou passou graxa e cabou , é uma manutenção super simples de fazer.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 19:21
Se vc vai comprar uma pra andar só na cidade eu digo pra comprar uma híbrida com suspensão de pouco curso tipo 50mm , depois vc pode colocar um garfo sem alterar muito a geometria dela e sem gastar tanto , um garfo básico de 150-300 , ou então uma rígida que foi projetada pra aceitar suspensão.

Já uma rígida que foi projetada pra usar garfo vai ser sempre aquilo , se vc colocar qualquer suspensão nela mesmo que seja pouco curso já vai alterar a geometria e correr risco de quebrar o tubo de direção.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2018 as 14:03
Talvez apenas eu desconheça-as, mas existem suspensões BOAS, com tão pouco curso e acessíveis no país?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2018 as 14:24
A única suspensão de curso pequeno, 50mm para uso urbano com preço acessível por volta de 390,00 seria a RST Dawa para aro 700. O seu visual é bem passeio mesmo, nada agressivo e só aceita vbrake.
Voltar ao Topo
Clerecutzo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2012
Angra dos Reis
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Clerecutzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 13:14
Galera, vou opinar um pouco.

Ao longo do tempo como ciclista, tive algumas suspensões e testei outras. Segue as conclusões que tirei:

Suspensão apenas com molas não controlam o retorno, chegando a ser perigoso (caso de grande curso e pressão como as que se intitulam "downhill"). É como um carro sem amortecedor. Além de ficar mais pesada.

Vou classificar aqui suspensões por níveis de qualidade (do pior pro melhor):

1-apenas molas: nem são consideradas suspensões. Alterei minha E70R deixando-a apenas com mola seguindo um tutorial com o intuito de não ter q trocar mais os elastômeros, ficou horrível.

2-molas com elastômeros: aqui ela começa a ser progressiva no amortecimento e retorno. Proshock ER80, mesmo assim tem "kick";

3-elastômeros: já apresentam um controle de retorno e são mais leves que mola. Proshock ER70;

4-elastômeros com diferente densidades: esse já faz um controle de retorno, sem regulagem porém progressiva. RockSHOX antiga (n lembro o modelo);

5-molas e óleo: as molas absorvem os impactos e o óleo controla o retorno. Nesse tipo já se encontra controle de retorno porém são pesadas. RST;

6-Ar e óleo: leves e com vários ajustes. Proshock Onix;

Em vários modelos podem ser encontrados o ajuste de pré-carga onde se regula a "pressão" da suspensão. Não confundir com o controle de retorno.

Alguns modelos tb possuem "trava".
Mosso Atlantis Supreme 27.5
Soul SL70 Tuning
Caloi Aluminum Tuning
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X