Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reformar Caloi aspen ou comprar nova
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Reformar Caloi aspen ou comprar nova

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gpngiovani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2018
RS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpngiovani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reformar Caloi aspen ou comprar nova
    Postado: 04 Nov 2018 as 14:00
Olá pessoal, tudo bem!? 
Não entendo nada de bike, só sei andar e olhe lá!! Tenho uma Caloi aspen guardada  +/-15 anos pelo menos, e a uns 3 anos atrás deixei ela em uma casa de ciclista para para dar uma geral, foi colocado "suspensão", trocado pneus e regulado o câmbio, mas foi só dinheiro jogado fora. 
Quero começar a andar, sair do sedentarismo e minha dúvida é se vale a pena investir nela, ou comprar uma nova. Pergunto pelo custo beneficio, sei que tem bike de tudo que é valor e qualidade, por isso pergunto se essa aspen é boa e se vale o investimento, eu acho ela pesada, não sei fazendo alguns upgrade ela melhore. 
Não tenho dinheiro para investir em uma bike top, por isso a ideia inicial é reformar ela, será que vale apena ?

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2018 as 14:44
Ao que me parece a bike está bem conservada e andando.

Se esse é o caso eu só tiraria essa suspensão e colocaria um garfo de aço comum mesmo desses de 40 50 reais , ao longo do tempo só trocaria o que fosse estragando.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2018 as 15:02
E ajustaria a bike para sua altura. Esse selim enterrado está errado.

Editado por Leo Amaral - 04 Nov 2018 as 15:02
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2018 as 09:35
Tenho uma Aspen 2011 que utilizo pra mobilidade urbana, 6km morro acima na ida e o mesmo morro abaixo na volta, com uns 200m de deslocamento vertical (dados do Google Maps). O quadro é virtualmente idêntico à sua.

Ela veio extremamente básica e a intenção era essa mesma. Não queria uma bike que a bandidagem crescesse o olho, mas entendia que teria de trocar as peças ruins dela. Mas hoje vejo que foi um erro, apesar de gostar muito dela.

Eu pesava 157kg na época, hoje com 117kg, e fui na lógica de que a peça mais pesada era eu, então nunca peguei nada pela leveza, priorizando a durabilidade e praticidade. Tudo que troquei nela sempre foi nessa linha de pensamento.

Os aros pareciam que iriam dobrar a qualquer momento, os pedais de plástico quebraram só com meu peso, os freios cantiléver eram nulos em qualquer descida e os manetes do freio de plástico ainda dobravam quando colocava mais força. Fora o selim, que era torturante. Primeira vez na oficina e sai de lá com uma conta maior do que o valor dela.

O movimento central de três peças e o perdível de plástico foram os próximos, e ainda fui enganado por um mecânico FDP que sambou a linha da corrente e tive que pagar duas vezes pelo serviço. Mais grana indo embora...

O guidão era muito estreito e eu cometi o erro de pegar um leve, que não aguentou quatro meses e entortou, dai troquei de novo pelo atual. A catraca ching ling também abriu o bico e tive que trocar por outra Shimano.

No último ano, quando comecei a pedalar diariamente, tive problemasrepetidas vezes com o eixo empenando. Pesquisei e descobri que o eixo do cubo de catraca, com rosca, tinha a tendência a empenhar mesmo, e que a solução era trocar por cassete. Devia ter feito isso quando troquei a catraca, o que aconteceu pouco tempo antes. Esse foi o mais caro de todos: passadores pra 24v, cubo traseiro pra cassete 8v/9v, cassete 8v, câmbios traseiro e dianteiro... Deixei uma boa grana na mão do mecânico!

No total, somando tudo e excluindo os erros e enganos, gastei uns R$1600,00 nela, incluindo o preço da própria. Teria sido melhor comprar uma de R$1800,00 já com 24v, sistema de cassete, quadro de alumínio, freios e aros bons. Mas acabou que eu me apeguei pela bicha...

Ela é pesada, mas o quadro é resistente pra burro e ainda amacia as pancadas dos buracos. Não colocaria ela na trilha, mas a minha Dama de Ferro vai deixar saudade se um dia der algum problema no quadro. Torço pra que isso não aconteça!!!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2018 as 10:29
Corrigindo a digitação: perdível de plástico é pedivela de plástico.

Em tempo: alguém sabe se tem como editar um post já publicado? Não achei a opção.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2018 as 10:40
Precisa de uma determinada quantidade de posts pra poder editar.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2018 as 10:54
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


No total, somando tudo e excluindo os erros e enganos, gastei uns R$1600,00 nela, incluindo o preço da própria. Teria sido melhor comprar uma de R$1800,00 já com 24v, sistema de cassete, quadro de alumínio, freios e aros bons. Mas acabou que eu me apeguei pela bicha...


Muito importante esse trecho!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2018 as 09:37
Realmente ainda to pouco ativo. Bora mudar isso então!!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2018 as 09:47
Sim, importantíssimo! Eu realmente me apeguei pela bike por tudo que ela representa pra mim, o aprendizado que ela me proporcionou e pela "personalidade" que ela adquiriu. Além do mais, ela tem um rodar macio que me agrada. Mas é fato que ela saiu mais cara que uma outra já com as peças boas e a minha experiência serve de referencia pra quem quer comprar uma bike.

Apesar de tudo, acho que posso vir a ter outra bike, mas enquanto ela resistir vai ser a primeira!
Voltar ao Topo
gpngiovani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2018
RS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpngiovani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2018 as 14:14
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Tenho uma Aspen 2011 que utilizo pra mobilidade urbana, 6km morro acima na ida e o mesmo morro abaixo na volta, com uns 200m de deslocamento vertical (dados do Google Maps). O quadro é virtualmente idêntico à sua.

Ela veio extremamente básica e a intenção era essa mesma. Não queria uma bike que a bandidagem crescesse o olho, mas entendia que teria de trocar as peças ruins dela. Mas hoje vejo que foi um erro, apesar de gostar muito dela.

Eu pesava 157kg na época, hoje com 117kg, e fui na lógica de que a peça mais pesada era eu, então nunca peguei nada pela leveza, priorizando a durabilidade e praticidade. Tudo que troquei nela sempre foi nessa linha de pensamento.

Os aros pareciam que iriam dobrar a qualquer momento, os pedais de plástico quebraram só com meu peso, os freios cantiléver eram nulos em qualquer descida e os manetes do freio de plástico ainda dobravam quando colocava mais força. Fora o selim, que era torturante. Primeira vez na oficina e sai de lá com uma conta maior do que o valor dela.

O movimento central de três peças e o perdível de plástico foram os próximos, e ainda fui enganado por um mecânico FDP que sambou a linha da corrente e tive que pagar duas vezes pelo serviço. Mais grana indo embora...

O guidão era muito estreito e eu cometi o erro de pegar um leve, que não aguentou quatro meses e entortou, dai troquei de novo pelo atual. A catraca ching ling também abriu o bico e tive que trocar por outra Shimano.

No último ano, quando comecei a pedalar diariamente, tive problemasrepetidas vezes com o eixo empenando. Pesquisei e descobri que o eixo do cubo de catraca, com rosca, tinha a tendência a empenhar mesmo, e que a solução era trocar por cassete. Devia ter feito isso quando troquei a catraca, o que aconteceu pouco tempo antes. Esse foi o mais caro de todos: passadores pra 24v, cubo traseiro pra cassete 8v/9v, cassete 8v, câmbios traseiro e dianteiro... Deixei uma boa grana na mão do mecânico!

No total, somando tudo e excluindo os erros e enganos, gastei uns R$1600,00 nela, incluindo o preço da própria. Teria sido melhor comprar uma de R$1800,00 já com 24v, sistema de cassete, quadro de alumínio, freios e aros bons. Mas acabou que eu me apeguei pela bicha...

Ela é pesada, mas o quadro é resistente pra burro e ainda amacia as pancadas dos buracos. Não colocaria ela na trilha, mas a minha Dama de Ferro vai deixar saudade se um dia der algum problema no quadro. Torço pra que isso não aconteça!!!

É isso mesmo que eu queria evitar, acabar tendo um custo maior fazendo um upgrade do que comprar uma nova, mas por outro lado da pra ir melhorando aos poucos.

Valeu mesmo pelo por colocar a sua experiencia, acho que vou dar uma olhada em uma nova, que seja um bom custo benefício, o problema é conhecer as marcas.

Abração!!





Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2018 as 05:53
Originalmente postado por gpngiovani gpngiovani escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Tenho uma Aspen 2011 que utilizo pra mobilidade urbana, 6km morro acima na ida e o mesmo morro abaixo na volta, com uns 200m de deslocamento vertical (dados do Google Maps). O quadro é virtualmente idêntico à sua.

Ela veio extremamente básica e a intenção era essa mesma. Não queria uma bike que a bandidagem crescesse o olho, mas entendia que teria de trocar as peças ruins dela. Mas hoje vejo que foi um erro, apesar de gostar muito dela.

Eu pesava 157kg na época, hoje com 117kg, e fui na lógica de que a peça mais pesada era eu, então nunca peguei nada pela leveza, priorizando a durabilidade e praticidade. Tudo que troquei nela sempre foi nessa linha de pensamento.

Os aros pareciam que iriam dobrar a qualquer momento, os pedais de plástico quebraram só com meu peso, os freios cantiléver eram nulos em qualquer descida e os manetes do freio de plástico ainda dobravam quando colocava mais força. Fora o selim, que era torturante. Primeira vez na oficina e sai de lá com uma conta maior do que o valor dela.

O movimento central de três peças e o perdível de plástico foram os próximos, e ainda fui enganado por um mecânico FDP que sambou a linha da corrente e tive que pagar duas vezes pelo serviço. Mais grana indo embora...

O guidão era muito estreito e eu cometi o erro de pegar um leve, que não aguentou quatro meses e entortou, dai troquei de novo pelo atual. A catraca ching ling também abriu o bico e tive que trocar por outra Shimano.

No último ano, quando comecei a pedalar diariamente, tive problemasrepetidas vezes com o eixo empenando. Pesquisei e descobri que o eixo do cubo de catraca, com rosca, tinha a tendência a empenhar mesmo, e que a solução era trocar por cassete. Devia ter feito isso quando troquei a catraca, o que aconteceu pouco tempo antes. Esse foi o mais caro de todos: passadores pra 24v, cubo traseiro pra cassete 8v/9v, cassete 8v, câmbios traseiro e dianteiro... Deixei uma boa grana na mão do mecânico!

No total, somando tudo e excluindo os erros e enganos, gastei uns R$1600,00 nela, incluindo o preço da própria. Teria sido melhor comprar uma de R$1800,00 já com 24v, sistema de cassete, quadro de alumínio, freios e aros bons. Mas acabou que eu me apeguei pela bicha...

Ela é pesada, mas o quadro é resistente pra burro e ainda amacia as pancadas dos buracos. Não colocaria ela na trilha, mas a minha Dama de Ferro vai deixar saudade se um dia der algum problema no quadro. Torço pra que isso não aconteça!!!


É isso mesmo que eu queria evitar, acabar tendo um custo maior fazendo um upgrade do que comprar uma nova, mas por outro lado da pra ir melhorando aos poucos.

Valeu mesmo pelo por colocar a sua experiencia, acho que vou dar uma olhada em uma nova, que seja um bom custo benefício, o problema é conhecer as marcas.

Abração!!







Ultimamente as MTBs da Decathlon tem me chamado a atenção. Estou pensando em comprar uma RockRider 340 pra patroa, que tem metade do meu peso, deixar usar até moer, como diz o misera, e depois pensar em upgrades pontuais (transmissão 24v é um "downgrade" pra garfo rigido, pq suspensão de entrada não me parece uma boa). Com garantia de 2 anos nas peças (tudo Shimano, até conduítes) e vitalícia no quadro, acho que pode ser uma boa. Só deve demorar pra chegar nisso.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X