Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Melhorando a Caloi Sport Comfort
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Melhorando a Caloi Sport Comfort

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rafa2you Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa2you Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Melhorando a Caloi Sport Comfort
    Postado: 06 Out 2018 as 17:37
Olá galera, sou novo aqui mas já leio as dicas e debates da comunidade há algum tempo. Portanto, começo com um obrigado pelas dicas anteriores. =)

Tenho uma Caloi Sport Comfort que uso mais pra lazer e às vezes pra ir ao trabalho. Um dia ainda pego uma road, mas essa Caloi acho uma ótima urbana/mista para o que eu preciso e para o meu tamanho.

Um dos pontos mais críticos que vejo nela é o aro de parede simples, que amassa com muita facilidade (e começa a pegar no freio). Outra é que por ser 26" dá um pouco de trabalho acompanhar as 29" nos passeios. Minha relação hoje é 14-28 atrás e 28-38-48 na frente (acho).

Aí eu pensei em trabalhar essas 2 coisas. Eu já sei que por eu não querer trocar de câmbio e passadores (21v) nem freios (vbrake) me restringe as opções de peças, mas acho que consegui algo que vai melhorar minha vida sem tanto custo. Quando eu ficar melhor de $ e de forma física eu invisto numa road e mantenho essa só pra passeios em família mesmo.

Gostaria que os senhores me dissessem se estou comendo alguma bola ou esquecendo de algo:

Minha lista de compras:
- Aros VZAN AERO 260 com 36 furos (2x)
- Raios e niples de aço inox (2 kits de 36)
- Par de cubos Shimano (RM30 e RM40) para cassete de 7V (na verdade não achei outros, pq queria mesmo algum com rolamentos)
- Cassete Sunrace 7v 11-34 (vou ganhar nas duas pontas, embora o 11 seja mais importante hj do que os 34)

Duas dúvidas sobre esse setup:
1. Por sair de 28 e ir pra 34 vou precisar trocar de corrente, né? Vocês recomendam alguma de bom custo/benefício?
2. O câmbio traseiro (é um Shimano TX, acho) alcança os 34? Senão eu pego um cassete 11-28 pra não correr nenhum risco. =(

Obrigado desde já galera, e bom pedal. =)

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 21:12
O brother , a base da sua bike é a mesma que da Caloi Alumínum. Neste fórum tem um tópico extenso sobre a Alumínum caso interesse. Cassete de 7 velocidades existem 2 que são fáceis de encontrar, o Sunrace que você citou, que é ótimo para deslocamento urbano, pois tem um bom range entre velocidade final e para subidas, porém cheio de buracos, dificultando manter um ritmo constante (Gap muito alto entre uma marcha e outra)e tem um Shimano 12/28 que é mais linear não tem buracos como o Sunrace e privilegia manter uma conta via maior no ritmo da pedalada.
Quanto aos aros e cubos ok. Mas desencana desse negócio de acompanhar 29, se não tiver perna e pegar uma 29 para acompanhar outra é pior que na 26.

Provavelmente será necessário aumentar um pouco a corrente. Vai de kmc z51 se não estiver errado o número. Mas é série z.

O câmbio TX é próprio pra megarange, serve de boa.


Editado por Hugobh77 - 06 Out 2018 as 21:16
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 21:41
Essa bike é muito simples e também é cara, pelo preço dela dava pra pegar uma GoNew 29 ou TK700 que são bem superiores. Porem pra vc pegar outra bike agora fica bem complicado, então talvez sua única alternativa é fazer isso mesmo, tente economizar ao máximo e montar um kit barato, pq se ficar muito caro não vai valer a pena. O cambio suporta 34T, mas vc vai precisar trocar a corrente também.
Voltar ao Topo
rafa2you Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa2you Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2018 as 00:21
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

O brother , a base da sua bike é a mesma que da Caloi Alumínum. Neste fórum tem um tópico extenso sobre a Alumínum caso interesse. Cassete de 7 velocidades existem 2 que são fáceis de encontrar, o Sunrace que você citou, que é ótimo para deslocamento urbano, pois tem um bom range entre velocidade final e para subidas, porém cheio de buracos, dificultando manter um ritmo constante (Gap muito alto entre uma marcha e outra)e tem um Shimano 12/28 que é mais linear não tem buracos como o Sunrace e privilegia manter uma conta via maior no ritmo da pedalada.
Quanto aos aros e cubos ok. Mas desencana desse negócio de acompanhar 29, se não tiver perna e pegar uma 29 para acompanhar outra é pior que na 26.

Provavelmente será necessário aumentar um pouco a corrente. Vai de kmc z51 se não estiver errado o número. Mas é série z.

O câmbio TX é próprio pra megarange, serve de boa.


Valeu pelas dicas, Hugo. Vou procurar o tópico e avaliar melhor sobre o cassete pra decidir então.
Voltar ao Topo
rafa2you Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa2you Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2018 as 00:38
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Essa bike é muito simples e também é cara, pelo preço dela dava pra pegar uma GoNew 29 ou TK700 que são bem superiores. Porem pra vc pegar outra bike agora fica bem complicado, então talvez sua única alternativa é fazer isso mesmo, tente economizar ao máximo e montar um kit barato, pq se ficar muito caro não vai valer a pena. O cambio suporta 34T, mas vc vai precisar trocar a corrente também.


Então... eu comprei essa bike em 2013, e na época foi a que achei melhor opção pra mim. Não sei nem se já tinha a TK por aqui ou se era confiável. Descartei muita marca desconhecida na época, acabei ficando entre Caloi ou desembolsar um pouco mais pra pegar uma Trek de entrada, mas sinceramente não gostei das 29. Até hoje acho meio altas pra mim.

Essa Caloi com aro 26, quadro 17 e avanço regulável me deixou bem à vontade, bem confortável. O câmbio Tourney TX mantém bem a regulagem, o selim é bem confortável e os pneus mistos vão bem na terra batida de qdo visito a sogra. Aliás, vou deixar essas rodas originais (que detesto) com esses pneus pra usar na roça e botar uns praieiros pra andar mais leve sem perder o conforto na cidade. =)
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2021 as 17:20
A minha Caloi Sport Confort hoje tem os cubos Shunfeng que vieram nela, o Tourney TX e 7v.
Estou planejando mudar a relação com cubo freehub Shimano, cassete 9v, Alivio M4000, corrente,  manete e na frente botar cubo Shimano também.
Vou usar na minha cidade que tem subidas e usar em trilhas de estradão.

O que acham ? Será que precisa abrir o quadro traseiro pra caber o cassete 9v ? Vou ganhar velocidade e menos gap ? 
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2021 as 05:38
Bom dia.

O que acham ? 

Não vale a pena, muito investimento em uma bike antiga, pesada, aro 26, freios V-brake. Veja o quanto vai gastar e quanto gastaria paara tocar de bike.

Será que precisa abrir o quadro traseiro pra caber o cassete 9v ? 
Provavelmente não, o cassete de 9v deve caber no seu quadro.

Vou ganhar velocidade e menos gap ? 

Não vai ganhar velocidade, o cambio não faz andar mais rápido. Provavelmente cai te oferecer marchas mais pesadas e mais leves. Se voce fizer mais força, vai andar mais rápido, mas depende de você e não da bike.

Menos gap ? 

Ai também depende do cassete 9v, se for comparar um 7v com cogs 14-28 com um 9v e cogs 11-40, o de 7v tem menos gaps mas a amplitude do 9v é bem maior. 

Espero ter ajudado.
Bons pedais



Vale mais a pena substituir a bike. 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2021 as 09:09
Já fiz upgrade em bike básica antiga. Indo diretamente ao assunto, não vale a pena financeiramente. Mas tem alguns "se":

* Se vc mesmo for fazer a troca, e não um mecânico

* Se vc conseguir pesquisar bem e obter preços de oportunidade mas peças

* Se vc puder aguardar o melhor momento pra fazer essas trocas

* Se vc planejar bem e trocar um item já pensando na troca de outro, pra evitar desperdício de peças

* Se vc e te der as limitações do quadro atual e não criar expectativas falsas com os upgrades

Podendo responder sim pra todos essas questões, aí rola. Mas o caso é que pra quase ninguém isso funciona.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2021 as 09:51
Gustavoct e dwsmartins,


Muito obrigado pelas respostas precisas. Eu sei que o quadro é limitado. Eu acho pesado e difícil de manter velocidade, ela roda amarrada. Andei lendo tópicos daqui sobre a Comfort e são antigos. O pessoal fala em cubos Parallax, aros Vzan de parede dupla, remoção da suspensão pra aliviar peso, mas eu nunca tinha visto colocar 9v.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2021 as 09:53
Eu não tenho pressa pra comprar as peças. Mas todo o serviço entrego pro mecânico fazer o que vai gerar MOB. Na minha cidade as peças estão caras, então o jeito é conseguir pela internet. Cheguei a ver anúncio de câmbio Alívio M4000 por 80 pilas e desconfio de ser falso.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2021 as 10:14
Consegui cubos Parallax freehub, 36 furos. Agora posso pensar nos aros Vzan Extreme, cassete HG400 9v 12-32 ou 34, manete, corrente.
São Parallax Alívio os cubos.


E pra colocar esferas de cerâmica, qual deve ser o diâmetro das esferas destes cubos ?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2021 as 01:39
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Consegui cubos Parallax freehub, 36 furos. Agora posso pensar nos aros Vzan Extreme, cassete HG400 9v 12-32 ou 34, manete, corrente.
São Parallax Alívio os cubos.


E pra colocar esferas de cerâmica, qual deve ser o diâmetro das esferas destes cubos ?

Olha, esferas de cerâmica são pra aplicações de alta velocidade, tipo turbina de avião. Tá pensando em ultrapassar a velocidade do som na bike?

Cara, vc já tem cubos no mínimo razoáveis, não inventa. Esferas de zircônio (o material cerâmico propriamente dito) vão comer os cones e as bacias como se não houvesse amanhã. A vantagem desse tipo de componente pra bicicleta é poder rodar com o mínimo de graxa ou até sem graxa (aí se usa óleo mesmo), o que reduz as perdas por viscosidade da graxa, algo menor que 5W de potência. Só faz sentido pra quem compete e tem patrocínio, pq vai colocar isso somente pro dia da corrida e depois foda-se.

Vai devagar aí, sô...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2021 as 21:42
dwsmartins e colegas de fórum,

Obrigado pela explicação. Vou desencanar disso de usar cerâmica. Consegui os cubos, falta chegar. Aos poucos vou comprando as peças.
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 18:40
Com a compra dos cubos Parallax MC-10 Qveio no pacote um cassete 11-28 7v e eu vou desistir de colocar 9v. Hoje faço percurso de 16 km com ladeiras em 60 min. Quando tiver com os aros Vzan Extreme que quero colocar com os cubos e cassete posto os tempos.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 19:25
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Com a compra dos cubos Parallax MC-10 Qveio no pacote um cassete 11-28 7v e eu vou desistir de colocar 9v. Hoje faço percurso de 16 km com ladeiras em 60 min. Quando tiver com os aros Vzan Extreme que quero colocar com os cubos e cassete posto os tempos.


Desencana dos extreme. Não são mais fabricados com pistas para v-brake. O que encontrar (se encontrar), será resto de estoque. Rodas, quadros e pneus melhor qualidade para 26 aqui no BR só no mercado de usados.

Além disso, para o seu uso é melhor se preocupar com uma montagem boa do que qual a folha. Os escape 260 (e os genéricos) já atendem bem.


Editado por hug0.dts - 28 Out 2021 as 10:52
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2021 as 10:36
hug0.dts,

obrigado pelo esclarecimento. Vou mandar pro mecânico montar, eu não manjo de de alinhar e de apertar os raios.

Pesei o cubo traseiro MC-10, a blocagem e o cassete 7v e deu 754g. Ele é pesadinho, mas não me importo, eu percorro no máximo 40km na Caloi Sport Comfort.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X