Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como escolher um freio: disco ou v-brake / no aro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como escolher um freio: disco ou v-brake / no aro?

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como escolher um freio: disco ou v-brake / no aro?
    Postado: 20 Ago 2018 as 23:42
É um assunto bem pouco discutido, mesmo em carros o assunto ainda é pouco discutido.
Com a aprovação da UCI, quanto ao uso de discos de freio para road bikes do pro tour, a discussão surgiu com veemência.

Em algum lugar do fórum, surgiu essa questão, e tivemos colocações bem interessantes.
Nosso colega Gryphon, engenheiro mecânico de longa data, falava que prefere o v-brake, pois na chuva a eficiência do freio diminui, acompanhando o menor atrito com a pista. Quando o sistema a disco, já praticamente não sofre alterações na chuva...

Voltando mais no tempo, era bastante falado que freios a disco, favoreciam acidentes, inclusive capotamento, dado sua maior facilidade de travar a roda. Ainda nessas, debaixo de chuva, lama etc as coisas se agravariam muito...

Bem... Isso tudo tem seus fundos de verdade, e a questão toda gira sobre dimensionamento segundo as propostas...

É sim verdade que a potência de um freio a disco é absurdamente maior, e que ele pode levar a travamentos indesejados, muito facilmente.
Caímos na questão modulação, ou seja a capacidade de frear com maior ou menor intensidade.

No uso cotidiano, o freio é exigido mais vezes, com menor intensidade, devido ao acelera e para do trânsito urbano. Por sua vez, no DH, no enduro e no free ride, muitas vezes vemos freios com pinças de 4 pistões, e discos de 203 mm (ou 8")... Um contraste e tanto, de realidades!

Aí é que está o pulo do gato...! Tudo depende de objetivos que teremos. Para cada situação, é mais ou menos interessante ter um ou outro freio.

No uso cotidiano, como deslocamento, a diferença entre ter uma fixa sem freio, e uma bike com freios gigantes, não é tão relevante... Uma freada aqui outra ali, sem desenvolver grande velocidade. No máximo um susto, de alguém cortando o caminho...
Ali parece que realmente o freio é desnecessário... Porém existem mais coisas, mais situações...

Quem foge da realidade de um grande centro, pode desenvolver boa velocidade nos pedais, nem que seja indo ao trabalho. Quanto maior a velocidade, menor o tempo de reação e ação. Mesmo que numa condução preventiva, onde se age para prevenir um acontecimento, e não reage a uma situação que já aconteceu, a regra prevalece.

No entanto, uma coisa pouco falada é a fadiga, ou seja como o freio se comporta ao longo do uso.
Como disse acima, na cidade as freadas não são fortes, mesmo sendo sucessivas. O que no MTB, mesmo XC (cross-country), numa descida ingrime e com curvas seguidas, é bem diferente...
Se for qualquer freio, ele vai abrir o bico uma hora, e te deixar na mão...
LEMBRANDO QUE NÃO É RECOMENDÁVEL FREAR AO FAZER CURVAS!

Eis que mais um colega de banda, resolveu pedalar, e me convidou para pedalar algumas vezes. Nada extremo, estradas de asfalto pelo interior, alguma coisa de estradão de terra, mas nada demais. Até onde sei, a única experiência dele com bike é a da infância, e uma volta com a filha de 4 ou 5 anos...
Numa dessas voltas, comentava da manutenção cara do sistema hidráulico, do preço das pastilhas... Ele me comentou então, do seu v-brake, que ao leve toque está freando, custa barato, etc... Fiquei matutando, e me perguntando se realmente eu preciso de todo esse freio, e realmente, na maioria dos casos a resposta é: não, eu não preciso...

Hoje, entretanto sou brindado com este vídeo sobre o tema...

https://www.youtube.com/watch?v=hwnJhxoJu9c


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2018 as 12:42
então, eu concordo que o v-brake é mais barato e sim, ele é pouca coisa pior que um freio mecânico e sensivelmente pior que um hidráulico (um shimano m315 pelo menos). Ai é que está a questão, dinheiro é uma medida muito objetiva na medida que opinião pessoal é subjetiva demais, em economia o pessoa prefere falar de utilidade (o conceito se aproxima do que se conhece por utilidade popularmente mas não é exatamente igual) e utilidade depende (perdoem-me os economistas qualquer erro) da sua percepção de valor. Pra quem tem uma bike básica de 500, 1000 ou 2000 reais a utilidade de um freio v-brake tende a ter melhor custo benefício que um mecânico básico e até mesmo que um hidráulico (custo-benefício!!!)

a questão é que na medida que você tem mais disponibilidade de recursos começa a fazer sentido freio hidráulico. Mas concordo em uma questão, em uma bike básica urbana o caboclo tem que escolher o que FUNCIONA!!! Não adianta querer freio hidráulico se a coroa da pedivela empena com uma "patada" , se os raios são de papel ou se os o canote do selim entorta com um adulto normal (sim, já vi acontecer tudo isso).

resumindo, freio depende do orçamento (não incluí speeds por questões obvias), é melhor ter tudo razoável que uma única coisa boa.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2018 as 13:25
👏👏👏
Em síntese, "É melhor estar preparado e não ter a oportunidade, do que ter a oportunidade não estar preparado".
Essa escolha de freios está sendo ditada pelo mercado, hoje a oferta de freios a disco é muito grande, o que reduziu consideravelmente o seu custo.
Aplicando os conceitos do vídeo, um vbrake em um aro 29 e pneus Slick em condições de asfalto seco seria excelente, pois teria um efeito alavanca grande e uma área de contato dos pneus também. Fora que teria um resfriamento mais eficaz.
No que tange aos hidráulicos, vale a questão da experimentação.
O que seria melhor? Uma freio Deore com disco RT10 160mm ou um M315 com disco de 203mm icetec na roda dianteira.
No quesito versatilidade é inegável que o freio a disco é mais seguro.

Pra quem entende do assunto e vai ter uso específico de uma bike o vbrake é mais viável economicamente, mas pra quem é leigo um disco hidráulico é mais indicado.


Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2018 as 13:57
É tudo discutível, e se cai numa questão de escolha pessoal...
O fato que proponho, é discutir necessidades frente as aplicações, e o quanto vale a pena pagar adiantado em nome da segurança. E o quanto as visões podem estar equivocadas - vide a turma das motorizadas com v-brake de alumínio encapado...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2018 as 15:42
Depende realmente da aplicação e do objetivo , problema é que muitas pessoas são leigas no assunto e vão por aparência.

No caso que vc citou Hugo , que o vbrake seria bom , seria não , é... no caso da move que eu uso estou plenamente satisfeito , o freio é uma delícia mesmo o manete sendo de plástico , lembrando que eu troquei o freio original wg sports pelo shimano que eu tinha.

Essa foi uma das críticas que eu fiz na linha nova da sense , a move 2019 agora é disco aposto muito mais por uma questão de agradar o mercado do que real utilidade.

Começando pelo fato , aqueles que tem mais recurso ou mesmo os que não tem tanto assim , se o kra pega 2 onibus pra ir pro trabalho e deixa de usa-lo pra usar a bike com a grana que ele gastaria de onibus ele paga uma active parcelada.

Então como falaram acima se a pessoa tem essa filosofia sobre os freios que o disco é sempre melhor e geralmente esses querem um hidráulico e não um mecânico ele tinha a opção de ir na active ao invés da move.

Agora na prática o que vc tem , cubos piores catraca de rosca mais limitada , a roda é bem simples raios comuns aro não tem nem ilhós , o freio é mecânico genérico dificilmente ele vai freiar melhor que um vbrake no aro 29 , vc tem um maior esforço sobre o garfo uma roda que vai desalinhar mais facilmente com o tempo mesmo vc não tendo mais potência e numa frenagem muito forte essa torção tbm prejudica a direção e ainda tem um custo maior e a desvantagem de não encontrar a pastilha em qualquer lugar.

Daí vc fica igual o outro lá no outro tópico , gastando dinheiro e dizendo que sua roda quando vc freia se move pro lado hehehe e ao mesmo tempo sem tanta potência assim , isso numa bike urbana. E aí ? É melhor só porque ta de disco ?

O problema é que ninguém na real liga muito pra isso , a maioria das pessoas querem o disco e hj ele já domina o mercado , quando eu comprei a move comprei porque era 29 com vbrake , já sabia que seria uma das últimas oportunidades de pegar algo assim.

Em relação ao calor eu sei que um russo ai já filmou os 2 com camera infravermelha e mostrou que o vbrake tbm esquenta , mais eu posso descer 400m com o freio apertado e colocar a mão no aro de boa , sei porque já fiz isso e tbm ja pus a mão (sem querer) no disco depois de uma descida de 270m na qual a frenagem era forte mais não constante , ficou uma marca igual ao disco estampada na mão , demorou uns 2 meses pra sumir ardeu pa carai.

Então hj quem ainda acha que o vbrake é útil pra ele ficou limitado as bikes 26 praticamente

As prórpias pessoas tbm nem sempre disseminam o conhecimento de forma idônea e deixar as pessoas decidirem o que é melhor pra elas , aqui no fórum mesmo nas discussões que teve sobre disco vs vb é sempre a mesma coisa , o povo diz que o disco hidráulico é perfeito super potente não dá papino nenhum e tals se regula sozinho é a nona maravilha do mundo , já quando vão relatar sobre o vbrake eles sempre falam daquela experiência que eles tiveram lá em 1990-1998 , quando os vbrakes usavam mola igual de cantilever , as sapatas eram daquele modelo que a base é molenga vc apertava o parafuso ela se mexia , se gastava muito tempo até conseguir ajustar ela bem no aro , aros aliás que eram de parede simples pouca tecnologia empenava fácil,

Hj os aros são duplos as sapatas orbitais , a move até o momento rodou um bocado usando uma sapata gts de 2 real na traseira e agora ela está chegando no ponto de regular novamente , desde que tinha comprado ela ainda não precisei regular novamente mais isso é outra coisa que o povo faz maior drama como se vc tivesse que mexer todo dia.

E volta e meia vc vê tópico sobrea ajuda freios disco hidráulico , onde a manete não fica na altura que a pessoa gosta fica variando tem que fazer sangria fica raspando , tira roda tem que mexer no calíper , fica muxiba , estraga um o´'ring tem que comprar outro e por aí vai , mais na hora de discutir um vs outro não é incomum vc ver , "hidráulico vc pos uma vez e cabou e o resto da vida só trocar pastilha nem que regular tem".

Vamos ver se dessa vez saí algo produtivo.

Editado por misera - 21 Ago 2018 as 16:12
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X