Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda para montar do zero uma Bike simples barata
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda para montar do zero uma Bike simples barata

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda para montar do zero uma Bike simples barata
    Postado: 21 Jul 2018 as 12:01
Fala pessoal meu nome é Leaandro sou de Campo Grande MS, to iniciando no mundo na bike, to com grana curta, mas assim mesmo quero curtir dar uma pedaladas, pensei em montar um bike com peças usas, mas preciso da ajuda de voces para ter uma ideia de como iniciar. Tenho 1,65 com 62kg. ja agradeço voces amigos 
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 14:31
Vc nao conhece NADA sobre bikes e msm assim pretende montar uma do zero? É possivel, mas da trabalho! Defina a finalidade dessa bike e o seu orcamento.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 14:39
Orçamento baixo mesmo rsrsrs
Tenho alguma ideia de montagem
Finalidade é andar cidade nas ciclos
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 15:26
Monta uma contra pedal com quadro antigo entao. Melhor coisa q vc faz...
Pega um quadro de Monark antigo, um pedevela monobloco, monta as rodas c aros 27 da vzan, cubo generico na frente e contrapedal atras...
Mesmo assim eu acho que nao sai por menos de $600 uma brincadeira dessa. Montar a bike do zero sai mais caro q comprar uma ja montada.

Editado por joaoandre1990 - 21 Jul 2018 as 15:37
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 15:31
Vou dar uma buscada bicicletaria aqui e buscar um quadro , restante das peças ? A roda posso colocar que modelo? O amigo tem alguma ideia que sirva inspiração ?
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 15:38
Acabei de editar meu comentario anterior. Mas vou tentar fazer um checklist pra ta dar um norte.

Editado por joaoandre1990 - 21 Jul 2018 as 15:39
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 16:17
Quadro da monark 10?
Voltar ao Topo
Luan - RPO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
*
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 17:01
Olá, amigo. 

Seja bem-vindo ao fórum e aos pedais. 

Deixe-me tentar ajudá-lo também:

1º Quais são seus objetivos com a bici? 

Pretende apenas dar algumas voltas pela cidade? Quer fazer trilhas? Quer algo mais veloz? Quer usá-la para ir ao trabalho? Quer levar carga ou as crianças na bike?

2º Qual é, de fato, o seu orçamento? 

Coloque aqui qual é o limite que você dispõe para gastar com a bike.

3º Você já procurou ou considera bicicletas usadas?

Eu considero meio arriscado alguém que não tem muita intimidade com o mundo das bicis montar uma logo de caro. 

Acho mais simples comprar uma montada. Nesse sentido, com o orçamento apertado, vale muito a pena comprar uma usadinha. 

Eu olhei apenas algumas páginas da seção "ciclismo" na OLX de Campo Grande e encontrei umas que, talvez, sirvam para você, veja:

Caso decida comprar uma usada, assegura-se que a bicicleta possui procedência (nota fiscal) e que esteja em boas condições (leve a uma bicicletaria para saber o desgaste de peças da relação e outras questões).

4º Pesquise sobre "bikefit" e faça um virtual. É a partir do bikefit que você ajustará as medidas da bike ao seu corpo para ter uma pedalada agradável. Pela sua altura, provavelmente o quadro deve ser do tamanho 15 ou 16, no máximo um 17, com um ou outro ajuste (redução da mesa, p. ex.).

5º Compre itens de segurança, como capacete e luzes de iluminação.

6º Aprenda a fazer a manutenção básica da sua bike (trocar pneu, lubrificar a relação, regular o freio etc).

Um abraço.   



Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 17:04
Antes de mais nada tenha em mente o seguinte: essa lista e só um norte pra começar a montar uma bicicleta DO ZERO (ou seja, SEM NENHUMA peça em mãos). É importante lembrar que garimpando se encontra muita coisa boa e barata, dependendo, da pra montar uma bicicleta completa. O valor aproximado que eu estou colocando é da peça NOVA.
Recomendo que vc aproveite o fórum para fazer algumas buscas, pois nesse momento existem vários tópicos ativos de usuários que estão montando suas bicicletas por conta própria.
Outra coisa importante... Essa é a MINHA visão. Portanto é muito provável que se 10 pessoas fizerem uma lista, teremos 10 listas diferentes. Se EU fosse montar uma bike boa e barata usando peças novas (fora o quadro), seria assim:

- Quadro e garfo: de Monark 10 usado, que dá pra encontrar por uns ($100) nas oficinas de bairro, com sorte vc já pega um com a pintura em bom estado, senão já prepara mais uns ($100) pra jateamento e pintura.

- Peças menores:
Mesa standard ($60)
Caixa de direção nova, made in china ($30)
Guidao riser ($60)
Manopla ($25)
Canote ($60)
Selim ($40)
Pedivela monobloco completo, com jogo de centro, coroa e corrente ($70)
Pedal de nylon com refletor ($30)
Contra pedal da Velostel ($90)

- Rodas:
Aros 27 da Vzan ($50 o par)
Raio inox ($70 o par)
Cubo dianteiro ($40)
Pneus ($100 o par)
Câmaras ($50 o par)

- Montagem: varia bastante de lugar pra lugar, mas acredito que uns ($70) pra montar as rodas e mais ($80 ~ $100) pra montar o restante.

Com peças novas sairia em torno de (MIL REAIS), mas eu acho que usando peças usadas dá pra diminuir pela metade, basta garimpar... Enfim, essa é a minha visão, espero ter ajudado, e espero tb que apareçam outras opiniões.


Editado por joaoandre1990 - 21 Jul 2018 as 17:05
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 17:09
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:


3º Você já procurou ou considera bicicletas usadas?

Eu considero meio arriscado alguém que não tem muita intimidade com o mundo das bicis montar uma logo de caro. 

Acho mais simples comprar uma montada. Nesse sentido, com o orçamento apertado, vale muito a pena comprar uma usadinha. 

Eu olhei apenas algumas páginas da seção "ciclismo" na OLX de Campo Grande e encontrei umas que, talvez, sirvam para você, veja:

Caso decida comprar uma usada, assegura-se que a bicicleta possui procedência (nota fiscal) e que esteja em boas condições (leve a uma bicicletaria para saber o desgaste de peças da relação e outras questões).

4º Pesquise sobre "bikefit" e faça um virtual. É a partir do bikefit que você ajustará as medidas da bike ao seu corpo para ter uma pedalada agradável. Pela sua altura, provavelmente o quadro deve ser do tamanho 15 ou 16, no máximo um 17, com um ou outro ajuste (redução da mesa, p. ex.).

5º Compre itens de segurança, como capacete e luzes de iluminação.

6º Aprenda a fazer a manutenção básica da sua bike (trocar pneu, lubrificar a relação, regular o freio etc).

Um abraço.   






Olha, eu pretendia dar continuidade na minha resposta pra falar sobre:
A possibilidade de comprar uma usada;
O tamanho ideal da bicicleta,
Os itens de segurança;
E a manutenção básica.

Mas já que fizeram o trabalho por mim, e muito bem feito, eu te desejo boa sorte e to indo tomar uma gelada! hahahah
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:436
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 17:51
Melhor pegar uma aro 26 usada e ir ajeitando. Procure fazer um bike fit virtual, mas basicamente procure por uma bike tamanho 17.

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 18:36
Montar uma bike é diversão​ e desafios certos.
Mas nunca é opção econômica, EXCETO se tiver bom conhecimento de bikes Old School q tende ter peças mais baratas SE escolher montar uma bike como o colega disse: revestida de simplicidade que não quer dizer baixa qualidade, mas pra isso precisa de certa familiaridade.
Voltar ao Topo
PILOTO DE FUGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2015
Pelotas RS
Offline
Mensagens:328
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PILOTO DE FUGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 19:15
Todo mundo ja falou mas eu assino embaixo
Se quer uma opção barata e funcional, bike com marchas e tal, procura uma mtb de alumínio usada, dê preferência por modelos com componentes modernos como caixa de direção over e canote com carrinho, um amigo meu tem uma caloi aluminium q de aluminium tem so o quadro, o resto da bike inteiro com tecnologias antigas e de aço, sofrendo com a ferrugem

Ja agora se tu quer mesmo montar a bike do zero, uma opção que eu mesmo penso em fazer no futuro é arrumar um quadro de speed antigo, caloi 10, monark 10, "pejô", botaria rodas de alumínio aro 700 de parede simples e cor natural, com o quadro eu removeria toda a tinta com o decapante e poliria ele todo, deixaria ele no aço natural mostrando todas suas marcas de usinagem e construção, eu particularmente acho fantástico o acabamento que o aço pode chegar com um pouquinho de trabalho em cima, e claro, pra nao enferrujar dnv o quadro teria de passar um verniz por cima.
De resto montaria ela single speed, pneus 700x23 ou 700x25, procuraria se tem no mercado (infelizmente acho q n existe) manetes de freio para speed com design mais moderno, semelhantes aos sti's, que dê para usar os manetes como opção de pegada, e que fique com os cabos escondidos.
Acho interessantíssimo bikes vintage, mas eu realmente nao gosto dos manetes de caloi 10 original e tal, que só servem como freio e nao como apoio, com aqueles cabos chamando toda atenção do mundo na frente da bike, enfim
Bom, so pra terminar o textao, ficaria uma bike inteira com cores naturais, polidas e cromadas, uma bike purista, single speed com uma relação bem longa (pq aqui tem perna hehe) talvez uma relação 50x12, ou alguma relação que mantenha os 30kms a uns 80rpm de perna, FREIOS NAS DUAS RODAS, speed sem freio (no caso das fixas) eu acho a coisa mais idiota do ciclismo, totalmente sem sentido uma bike dura, rapida e esportiva que tu nao pode passar de 20km pq a merda da bike nao tem como parar de forma eficiente
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 21:30
Oi amigo Luan então objetivo mesmo é usar para dia dia , deixar carro de lado um pouco.
Então até 15 anos eu tinha mais intimidade com bike por isso tenho como posso dizer básico para intermediário .
Ideia de montar e voltar ter aquele contato e fazer que fui atrás corrir atras mesmo .
Orçamento coloquei uns mil reais mais ser projeto precisar vamos colocando um pouco mais.
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 21:31
Cara vc deu uma luz grande ajudou ter um roteiro é saber onde buscar valeu mesmo
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 21:32
Beleza vou dar buscada
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 21:33
Vou usar simples mas com cuidado nos detalhes
Voltar ao Topo
Leaandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2018
Campo Grande
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leaandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 21:38


Pensei em algo assim
Voltar ao Topo
EduardoPenha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2019
Rondônia
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoPenha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2019 as 14:13
Fala galera, aproveitando o post... tenho uma bike fulera lá em casa que até da pra andar, tem várias marchas e tudo, porém quero pegar uma melhor mas não to com tanta grana agora... iria pegar uma soul ace por 999 mas to sem limite no cartão, achei um kit shimano Tourney por 500,00 nos cartões. Vem completo, com cubos / pedicela / passadores / freio e tudo. O que acham? Depois trocaria a suspensão e o quadro. Poderia ser uma possibilidade?
Voltar ao Topo
Sakuraba. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2009
Niteroi - RJ
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sakuraba. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2023 as 11:13
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

Olá, amigo. 

Seja bem-vindo ao fórum e aos pedais. 

Deixe-me tentar ajudá-lo também:

1º Quais são seus objetivos com a bici? 


2º Qual é, de fato, o seu orçamento? 


3º Você já procurou ou considera bicicletas usadas?

6º Aprenda a fazer a manutenção básica da sua bike (trocar pneu, lubrificar a relação, regular o freio etc).



Oi colega, resolvi postar aqui pois estou mais ou menos na mesma pegada do outro colega. Vou tentar resumir aqui.

1) meu objetivo basicamente é ir ao trabalho. Trecho todo de asfalto, com poucas subidas e descidas leves. Tenho 1,82m de altura. Outra motivação é que sempre quis ter uma bike em que realmente tivesse as peças que eu quisesse, não as que já vinham nas prontas de loja. Não quero comprar uma pronta e ficar trocando. Em especial, as cores. Quero ela branca e vermelha, e as poucas opções que existem, tem outras coisas que não gosto ou não posso comprar.

2) coloquei orçamento inicialmente por peça. Como vou comprar aos poucos, e só mandar montar depois de um tempo, quero ir deixando elas em casa por um tempo, até pra ir mexendo nelas, só pra me acostumar um pouco com a ideia de eu mesmo montar um dia. Não tive como aprender por várias razões, mas quero pelo menos começar a pelo menos ter mais intimidade com montagem básica até o ano que vem. 

Pelo menos nessas primeiras peças, tenho preferência a comprar pelo Mercado Livre, mesmo que fique um pouco mais caro. A logística de entrega deles me facilita muito. Depois, posso ponderar comprar algo pessoalmente em lojas físicas do RJ, Niterói e arredores. Talvez o quadro eu tenha que conceder um pouco nas cores, por ter poucas opções. Então, talvez pegue um todo branco ou branco com detalhes pretos/cinzas.

- Quadro 26 (pelo que vi, pra minha altura é tamanho 19: quero gastar até R$ 600,00. As opções que vi:

First Shelby 29 - R$ 417,91


Quadro Bike Soul 26 Alumínio Mtb Freio Disco C/ Gancheira - R$295
Tipo freios disco e Vbrack
Direção over ahed set
Canote 27.2
Caixa central 34.7


- garfo rígido: R$ 300,00 (não tenho a menor ideia sobre marcas)

- freios: provavelmente serão os convencionais (não à disco, mas se a diferença de preço não for grande, pondero também)

- selim vazado branco e vermelho: são poucas as opções que vi. Pelo que vi, tenho que ver o diâmetro se encaixa no quadro. Não sabia que tinha muitas variações.


Pra começar, são essas peças que tenho em mente. As demais: cubo, mesa, câmbio e essas coisas, vou postar depois.

Agradeço desde já qualquer indicação ou sugestão
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X