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Bicicleta Marcel Geurtis |
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hugobci
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Cadastrado em: 06 Fev 2009 SP Offline Mensagens:39 |
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Postado: 06 Jun 2018 as 16:38 |
Olá! Recentemente a esposa adquiriu uma bicicleta pelo OLX, que pretendemos "levantar" pra usar no dia-a-dia, levar as crianças (2 e 7 anos) na escola, que já fazíamos de bike elétrica. Não sei se ela é antiga o suficiente para essa parte do fórum, mas ela tem ao menos a vibe "vintage". Não consegui ainda identificar com certeza qual a marca, mas tem esse registro no quadro: "Made in Belgium - Marcel Geurts ind." O que sei sobre a bike: - A bike é muito levinha! (A elétrica tem 30 kg, então estou muito feliz de trocar de veículo) - quadro em "cromoly" - Isso por si só tem bastante texto sobre, aqui no fórum mesmo :D - Rodas são ou 28" ou 700c (estou aprendendo a diferença e como identificar isso) - Sistema de marchas nexus 7 velocidades (é muuuuuuito gostoso de usar), mas é bem pesado. - Selim Brooks b66s (deu trabalho pra tirar, o canote estava engripado) Por hora estou "canibalizando" uma bike elétrica quebrada, da marca dafra (modelo DBL), para colocar assento e pedaleira de garupa, selim, e o que mais der. Porém, estou com um problema grave! Para os primeiros testes, montei as peças todas que vieram num saco, como para-lamas, bagageiro, etc. para efeitos de teste. Mas, a cada passeio os parafusos caem pelo caminho das ruas esburacadas e as peças vão se soltando. Eu sei que não são parafusos adequados para a bike (já que peguei parafusos de restos de reforma da casa rsrs ). Mas, existe algum tipo de parafuso mais adequado para aguentar as vibrações das nossas lisas ruas paulistas? Parafuso Allen? Arruelas especiais? Travas químicas? Algum site sobre parafusos pra eu estudar o assunto? Depois dos parafusos pretendo cuidar da pintura, mas isso é assunto para mais adiante no tópico. :D Antes: Durante: Já com selim trocado luzes instaladas paralamas cobre-barro no paralamas dianteiro paralamas traseiro Assento garupa Pedaleira garupa Suporte pra cadeira dianteira instalado Já estamos conseguindo andar com a bike e muito feliz apesar das coisas se soltarem! Obrigado pela atenção, e boa pedalada! |
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Uma dica: Use porcas autotravantes do sistema Parlock. Elas são assim: Essas porcas possuem um anel de nylon que agarra no parafuso. É uma porca relativamente barata (mas mais cara que uma porca comum) e resolve bem o seu caso. Para você ter uma noção, um dos piores tipos de parafuso para se dar aperto é o de inox. Ele gera pouco atrito e se solta mesmo com grande aperto. Basta ter alguma vibração onde ele está instalado. Parafusos de inox são muito usados em restaurações porque são pontos a menos para corrosão, especialmente em equipamentos de ferro fundido ou aço. O jeito de usar uma porca e ela não soltar um parafuso de inox é uma porca Parlock. Não são tão comuns e também nunca usei, mas sei que tem porcas Parlock de inox. Além disso, uma das vantagens dessas porcas é que elas ficam bem mais estéticas que as porcas convencionais quando precisam ser montadas visíveis. |
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hugobci
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Cadastrado em: 06 Fev 2009 SP Offline Mensagens:39 |
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Olá! Segui a dica e substitui as porcas que estavam caindo por essas do tipo parlock, elas dão um pouco mais de trabalho pra instalar pois resistem à instalação, mas ficaram muito bons! Andei uns 8km e nada se soltou!
Muito obrigado! Agora o sistema de freio vai ser o próximo item a receber manutenção, faz um barulho horrível e muito forte. Talvez esteja sem pastilhas/campanas (ou como quer que seja que a shimano chama isso). |
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Gryphon
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Vai tranquilo que essas porcas não soltam tão fácil. Quanto aos freios, não ficou muito claro o tipo que sua bike usa. Se for um freio ferradura, cantilever ou V Brake, você pode comprar sapatas para V Brake e seguir este tutorial da Pedaleria:
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hugobci
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Cadastrado em: 06 Fev 2009 SP Offline Mensagens:39 |
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O sistema de frenagem traseiro faz parte do sistema de marchasnexus. É uma peça fechada, não sei como é a parte que sofre desgaste, se é compatível com coisas facilmente encontradas em bicicletarias
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hugobci
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Depois de muito chafurdar na internet, descobri que é um freio do tipo "inter-m", basicamente um freio com lonas, como o freio tambor de carros. A manutenção consiste em injetar graxa adequada para altas temperaturas por um orifício, e o barulho, vindo da falta de lubrificação, some. Arrisquei o procedimento, e melhorou a frenagem, parou de travar a roda com facilidade e o barulho durante a frenagem sumiu.
Ainda não descobri se há necessidade de trocar as lonas e a busca por essa peça à venda, foi frustrante em diversos idiomas. Por hora, está aprovado!😁 |
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hugobci
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Detalhe do freio, fica dentro dessa capa com o adesivo "inter-M" e os avisos para não tocar (esquenta fácil e rápido). https://flic.kr/p/281EiUc - https://flic.kr/p/281EiUc - IMG_20180607_205618684 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Imagem recuperada do Youtube, onde é possível ver um sistema inter-m aberto, com as "lonas" de freio na bancada https://flic.kr/p/26C7crF - https://flic.kr/p/26C7crF - Screenshot_20180607-202008.png by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Teste drive após colocar os Parlocks para parar de cair as peças: https://flic.kr/p/27Zy2kZ - https://flic.kr/p/27Zy2kZ - IMG_20180607_113709872 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Detalhe da pedaleira de garupa: https://flic.kr/p/27WKMSv - https://flic.kr/p/27WKMSv - IMG_20180605_180516321 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Selim Brooks b66s marrom que veio com a bike. https://flic.kr/p/KNRx3b - https://flic.kr/p/KNRx3b - IMG_20180605_172903607 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Acho que é meio pequena pra mim, com 1,95. Mas para a dona da bike, está no tamanho perfeito. https://flic.kr/p/26UbnoE - https://flic.kr/p/26UbnoE - IMG_20180607_113758780 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr
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ivan.gomes
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Cara, só por curiosidade: pagou quanto nessa raridade?
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hugobci
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Paguei 600. Ainda tem muito a fazer, mas eu já estou inclinado a trocar a minha MTB em uma bicicleta desse estilo. rsrs --------------- O próximo passo é tentar encaixa a capa que cobre a corrente, que pode ser vista nessa imagem, mas só tenho a parte azul do cobre corrente, a parte prata, que fixaria o suporte o vendedor não tinha: https://flic.kr/p/25mxQx3 - https://flic.kr/p/25mxQx3 - bike by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr A peça de proteção de saia (não sei o nome), está muito detonada. Está nos planos fazer algo para substituir, mas também não sei por onde! O farol traseiro e o farol dianteiro são ambos acionados por um dínamo. A peça veio no saco de peças perdidas, sem lâmpadas. Penso em ver se vale a pena instalar ambas, usando leds, e no lugar do dínamo usar apenas indução magnética, para fazer uma graça, já que consegui colocar lanterna e farol movidos a pilhas recarregáveis. Detalhe do dínamo e da trava de segurança da roda traseira: https://flic.kr/p/287wDsa - https://flic.kr/p/287wDsa - bike2 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr Detalhe do farol: https://flic.kr/p/287wDvB - https://flic.kr/p/287wDvB - bike3 by https://www.flickr.com/photos/hugobci/ - hugobci, no Flickr |
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